Sexta, 30 de agosto de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para





Segue a vaquinha. Tenho que tentar chegar perto do necessário para atender a determinação judicial. 
Aceito qualquer contribuição em uma das contas-poupança:

BRADESCO
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0939 3
conta poupança 1000049 1

BANRISUL
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0847
conta poupança:   39.081430.0-0
...
Se depositar, favor avisar pelo jlprevidi@gmail.com

...

O livro TODOS POR UM? COMO COMPRAR?
Basta entrar em contato, no Facebook, com Paulo Palombo Pruss. ou pelo editoraescuna@gmail.com ou paulopruss@hotmail.com







especial

Nesta sexta, uma cesta
de Jaguar!

Jornalista,chargista, escritor, desenhista e ilustrador


Eu, completamente tiete, Jaguar e Julio Ribeiro.
Há 19  anos

Tive dois contatos com o Jaguar. Pra mim, momentos históricos.
Aí na foto a segunda vez que encontrei com um dos meus principais ídolos, desde os tempos de adolescente. Foi na edição do 1º Prêmio Press, quando, antes do evento, realizamos o Meeting da Imprensa, em 2.000. Fui buscá-lo no aeroporto e depois passei o dia paparicando o cara. E escutando dezenas de histórias. E ele tomando uísque, sempre, sem parar - é inseparável de sua garrafinha.
...
Em 1978 - ou 79 - tive o primeiro contato com dois ídolos de o Pasquim: Jaguar e Fausto Wolf. Eles vieram a Porto Alegre para lançar uma edição regional do jornal. Durou alguns meses, mas eu estava no lançamento da publicação no Teatro de Cultura. Fui como repórter do Diário de Notícias.
Não me lembro como, mas lá pelas tantas, neste dia, estavam de carona no meu Opalão o Glênio Peres e o Jaguar. Paramos em vários bares e resolvemos ficar no Blue Jazz, na Joaquim Nabuco com José do Patrocínio, Cidade Baixa. Madrugada alta. Não me peçam detalhes da noitada, porque não lembro. Mas seu que larguei o Glênio na frente do seu edifício na Duque de Caxias e o Jaguar... não lembro.
Não há registro fotográfico - felizmente.

-


Um jornal com a cara do Rio:
O PASQUIM, Jaguar é um dos criadores

Jaguar participou de todas as edições, desde a fundação. Foram 22 anos.
Neste período criou também a Editora CODECRI - Corpo de Crioula.

A primeira edição - Número 1 - 26 de junho de 1969
Com uma histórica entrevista com Ibrahim Sued



Número 21 - 13 a 19-11-1969





 Número 23 - 27-11 a 01-12-1969


...
Mais algumas capas:






Quer conferir as edições de O Pasquim?
http://www.memoriaviva.com.br/


-

O mascote de o Pasquim


-


O Jaguar

"Bebi uma piscina olímpica de cerveja e destilados"







Texto do Portal dos Jornalistas - atualizado em 2016.

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, nasceu em 29 de fevereiro de 1932 (87 anos), no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, filho de pais paulistanos. Por isso, diz que não é carioca da gema e, sim, talvez, "carioca da clara".

Em 1952, trabalhando paralelamente no Banco do Brasil (onde foi funcionário até 1974, durante um curto período como subordinado do jornalista Sérgio Porto [1923-1968]), conseguiu publicar um desenho na coluna de humor Penúltima Hora de Leon Eliachar (1922-1987), no jornal Última Hora (RJ). Colocou alguns cartuns no jornal O Semanário e começou a publicar charges na página de humor da revista Manchete (RJ). Por sugestão de Borjalo (1925-2004), adotou então o pseudônimo que o tornou famoso internacionalmente.

Ganhou destaque quando foi trabalhar na revista Senhor (RJ), em 1959, onde conheceu Ivan Lessa (1935-2012) e Paulo Francis (1930-1997). Publicou também, na época, cartuns nas revistas Semana (RJ) e Civilização Brasileira (RJ), no semanário Pif-Paf (SP) e nos jornais Tribuna da Imprensa (RJ), Jornal do Brasil (RJ) e Última Hora, onde trabalhou por oito anos.

Ativista cultural, participou da criação do bloco carnavalesco Banda de Ipanema, em 1964, que ressuscitou o carnaval de rua no Rio de Janeiro e, na ocasião, congregava expressivo número de jornalistas, escritores, atores, músicos e artistas plásticos. Era um cartunista já nacionalmente conhecido quando lançou a primeira antologia de seus trabalhos, Átila, Você é Bárbaro (Civilização Brasileira, 1968). Participou da Marcha dos 100 Mil, contra o regime militar, em junho de 1968, "mas não saí na foto", diverte-se.

Em 1969, fundou, com Tarso de Castro (1941-1991) e Sérgio Cabral, o semanário O Pasquim (RJ), de grande importância no período de resistência à ditadura militar. Lançou, no tabloide, um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que foi mascote e mestre de cerimônias do Pasquim até o fechamento da publicação, em 1991. Foi preso uma vez e enfrentou vários processos no período.

Fechado O Pasquim, foi trabalhar como editor no jornal A Notícia (RJ) e, depois, como chargista e colunista de O Dia (RJ). Em 1999, juntamente com Ziraldo e outros remanescentes de O Pasquim, criou a revista de humor político Bundas (RJ), uma alternativa política à revista Caras (SP), então recém-lançada com sucesso em bancas brasileiras. Lançou o livro Confesso que Bebi: Memórias de um amnésico alcoólico (Record, 2001), que além de servir como guia gastronômico a diversos bares e restaurantes do Rio de Janeiro, continha histórias do autor vividas com diversos amigos tão cariocas como ele.

Figura-símbolo da cidade, recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1998, mas protocolou a sua devolução em 2006, quando a mesma distinção foi concedida a Roberto Jefferson, ex-deputado federal pivô do Mensalão e cassado por corrupção. Protestou diante da Academia Brasileira de Letras (ABL) contra a indicação do economista Roberto Campos (1917-2001), ligado à ditadura militar, para a vaga do escritor e dramaturgo Dias Gomes (1922-1999), de perfil completamente oposto. Jogou ovos (cozidos) contra o desafeto, "mas não acertei nenhum", resigna-se.

Recebeu, em 2004, o Prêmio Carioca Nota 10, do movimento O Melhor do Rio São os Cariocas. Em 2008, voltou a ser notícia quando ganhou, ao lado de mais vinte jornalistas, uma ação junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e foi beneficiado com um ressarcimento considerado "polpudo". Foi criticado abertamente por Millôr Fernandes (1923-2012), amigo e ex-colega de O Pasquim, que perguntava se a luta pela liberdade fora um ideal ou um investimento, mas optou por não se indispor publicamente com o companheiro.

Publicou, por 30 anos, charges, crônicas e uma coluna semanal – O Boteco do Jaguar – no jornal carioca O Dia. Está, no entanto, proibido de beber desde que foi diagnosticado, em julho de 2012, como portador de um carcinoma hépato celular. Depois de operado, publicou em sua coluna que calculava ter tomado toda "uma piscina olímpica" de cerveja desde 1950, "sem falar nos vinhos, destilados e coquetéis".

Pensava ter chegado a hora de escrever uma autobiografia, mas Ruy Castro lhe avisou que já tem estruturado na cabeça um livro sobre a vida do cartunista. "Minha autobiografia escrita por ele vai ficar muito melhor", conformou-se.


Colagens


É comum o uso de colagens e montagens, em geral de obras de arte famosas, nas histórias ou charges de Jaguar. Exatamente por causa de uma de suas charges-montagem quase a totalidade da equipe do O Pasquim é presa por dois meses pelo regime militar no final de 1970.
A obra que serviu de estopim para a detenção reproduzia o quadro de Pedro Américo (1843 - 1905) Independência ou Morte (1888), no qual a figura de Dom Pedro I (1798 - 1834) vinha acompanhada de um balão com a seguinte frase (tirada da música de Jorge Ben): "Eu quero é mocotó!".
Durante os dois meses que se seguiram, O Pasquim é editado por Millôr Fernandes (1923) e Henfil, os únicos da redação que escapam da cadeia, ajudados por artistas e simpatizantes do jornal como Chico Buarque (1944), Glauber Rocha (1939 - 1981), Odete Lara (1929), Rubem Fonseca (1925), entre outros.
Henfil, responsável por Sig neste período, "destrambelha" o ratinho intelectualizado, para diversão de Jaguar que acompanha o semanário da prisão.




-


Variadas






-

Personagens


Sig, o primeiro











Bóris, o homem tronco





Anta de tênis

(...) Quando desenhava HQ, criamos, Ivan Lessa e eu, um personagem, a anta de tênis. Tão idiota que só sabia dizer "Sou uma anta, tenho dois pares de tênis".


Bóris, o vomitador





Nenhum comentário:

Postar um comentário