Quarta, 20 de novembro de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para








especial Imbé
PERGUNTAS A ESPERA DE RESPOSTAS





DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE IMBÉ-BRAÇO MORTO

Imbé, uma faixa de areia cercada pelas águas do mar e das lagoas onde só são permitidas construções de dois andares, está vivendo um momento decisivo: seus moradores terão que optar se aceitam as mudanças no Plano Diretor que permitem a construção de edifícios de até 15 andares, ou exigem o respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida.
Ontem aconteceu uma audiência pública na Escola de Música do município, a comunidade terá a chance de pedir respostas para as perguntas que até agora não foram respondidas.
...
A Associação Comunitária do Imbé - ACI, fundada em 1985, portanto a mais antiga do litoral norte do Estado e mais antiga que o próprio Município de Imbé, que tem como objetivo organizar e centralizar forças de veranistas e moradores da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, interesses comuns e principalmente o da preservação do meio ambiente, pergunta:

Por que permitir vários paredões que prejudicarão a iluminação, a ventilação e a paisagem deste lugar tão lindo?
A quem o progresso a qualquer custo serve?
A capacidade de produzir mais e melhor traz também consigo exclusão, concentração de renda, subdesenvolvimento e graves danos ambientais, agredindo e restringindo direitos humanos essenciais.
Será, por conta desse tipo de desenvolvimento, que seremos mais felizes?
Mas, principalmente, é preciso determinar quem escolhe a direção desse progresso e com que objetivos.
O Estatuto da Cidade veio para salvar as regiões urbanas de seu desenvolvimento injusto, díspar, desordenado e antidemocrático, combatendo a ambiciosa disputa por parte daqueles que desejam adquirir cada vez mais imóveis para fins especulativos e de reserva de valor, sem destiná-los a uma função social, de forma a impossibilitar um justo ordenamento e um adequado crescimento. Só que a grande maioria da população desconhece esta lei.
O aumento da população não amplia os espaços de uma cidade. Pelo contrário, acumula problemas, transforma-se em sobrecarga.
Quem é prejudicado?
Para evitar problemas, empreendimentos e atividades podem ser objeto de avaliação específica no momento do seu licenciamento urbanístico, através do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).
Qualquer atividade de porte mais expressivo desenvolvida em uma área urbana gera impactos nas suas imediações. Alguns empreendimentos e atividades, no entanto, interferem na dinâmica urbana de tal maneira que as normas de uso e ocupação do solo não são suficientes para evitar os conflitos decorrentes de sua implantação. Dependendo de sua dimensão e caráter, essas interferências podem impactar a qualidade de vida dos moradores e usuários da vizinhança:
· Perda de Iluminação
· Perda de Ventilação
· Perda da Paisagem
· Aumento de temperatura
· Aumento do ruído
· Aumento tráfego
· Aumento da poluição dos corpos hídricos lindeiros
· Perda da privacidade
· Adensamento populacional
· Geração de tráfego e demanda por transporte público
· Perda de áreas de Preservação Permanente
· Agravamento da travessia pela ponte, já é um caos no verão
· Sobre carregamento da infraestrutura urbana:
a) As ruas estreitas não atenderão o fluxo dos veículos. (sem solução).
b) Aumento da estrutura pública para a Limpeza de vias públicas e coleta de resíduos sólidos urbanos (exigirá novos investimentos).
c) Aumento no destino final de resíduos sólidos urbanos (novos investimentos)
d) Sistema de Tratamento de Esgotos (não exigível para unidades unifamiliares).
e) Sério problema do destino final dos efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto. (lagoa de infiltração).
f) Aumento da demanda de energia elétrica (novos investimentos).
g) Aumento da demanda de água tratada (novos investimentos).
h) O EIV é, portanto, um procedimento prévio e obrigatório para se obter licenças ou autorizações para se construir, ampliar ou funcionar, para aqueles empreendimentos que a legislação determinar como obrigatório.
i) O EIV deve contemplar todos os aspectos que o empreendimento gera na área onde será implantado e entorno, incluindo no estudo a análise e proposição de solução para: adensamento populacional; uso e a ocupação do solo; valorização imobiliária; áreas de interesse histórico, cultural, paisagístico e ambiental; equipamentos urbanos, incluindo consumo de água e de energia elétrica, bem como geração de resíduos sólidos, líquidos e efluentes de drenagem de águas pluviais; equipamentos comunitários, como os de saúde e educação; sistema de circulação e transportes, incluindo, entre outros, tráfego gerado, acessibilidade, estacionamento, carga e descarga, embarque e desembarque; poluição visual, sonora, atmosférica e hídrica; vibração; pericul osidade; geração de resíduos sólidos; riscos ambientais; impacto socioeconômico na população residente ou atuante no entorno, e; impactos sobre a fauna e flora.
A Prefeitura Municipal de Imbé apresentou e divulgou o EIV?
Afinal, quem se beneficia?
Imbé vivia normal, com seu lençol freático não contaminado, pois a fossa e o sumidouro (destino do efluente da fossa) mantinham as condições satisfatórias, aí surge a ganância por parte de empreendedores na busca de lucros!
A Prefeitura Municipal de Imbé é seduzida e pressionada por aqueles que desejam o lucro fácil. O veranista e a população de Imbé terão que ver suas ruas esburacadas e mal recompostas, enfrentar os problemas de circulação durante a implantação do Sistema de Tratamento de Esgotos e pagar pelo esgoto que não desejou. Pois já possuía o seu tratamento em sua unidade unifamiliar. Tudo isso em benefício único dos empreendedores, satisfeitos com a possibilidade de transformar aquela cidade jardim em um aglomerado de edifícios, formando uma grande barreira à iluminação, ventilação, paisagem e outras perdas já mencionadas!
Afinal qual foi o benefício social e onde está a justiça social?
Áreas de Preservação Permanente-APP
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) proíbe construções a menos de 200 metros de cursos d’água com mais de 200 metros de largura. Como foi autorizada a construção do edifício de 15 andares sobre a menos de 200 metros do rio Tramandaí, considerada pelo Conama como de preservação permanente?
Como foi autorizada a construção sem apresentação e divulgação do
Estudo do Impacto vizinhança?
Como foi autorizada a construção sem a existência do Sistema de Tratamento de Esgotos?
Como foi autorizada a construção, sem o Plano Diretor do Município de Imbé, que neste presente momento encontra-se em fase de discussão para posterior aprovação?



-



ESSE É UM CANALHA DA PIOR ESPÉCIE!
POR QUE NÃO FOI PARA A VENEZUELA?





-


NA CARA DO GOL - São dois programas semanais da Federação Gaúcha de Futebol.
Com os jornalistas Glauco Pasa e Flávio Fiorin.
Assista:





-


OFEREÇO SUGESTÕES

Porto Alegre selecionada para o Prêmio Nacional do Turismo

- Capital dos buracos
- Paraíso dos craqueiros
- Cidade do Mato nas Praças
- Terra do Despacito Júnior
- Município que o petismo foi expurgado



-


O PARTIDO DO HOMI





-


RECORDE - Do jornalista Flávio Pereira - http://flaviopereiranews.com/:

O presidente Jair Bolsonaro e seus aliados enfrentam uma luta contra o tempo para criar o novo partido,a Aliança pelo Brasil. Para disputar a próxima eleição para presidente, um partido deve ter o registro aprovado no TSE até seis meses antes do pleito – o que, no caso, seria em abril de 2022. Isso significa que, caso decida construir um partido completamente do zero, o presidente terá pouco menos de dois anos e meio para finalizar o processo de aprovação.”
A criação de um novo partido, ideia do presidente Jair Bolsonaro como solução para sair do PSL e ter uma sigla alternativa para concorrer à reeleição em 2022, não é uma missão fácil. Basta examinar que os cinco partidos com os registros mais recentes no país levaram, em média, três anos e nove meses, após serem fundados, para receber autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sem o registro oficial no TSE, uma sigla não pode concorrer em eleições.”


-


ME ENGANEI - Como era matéria da Prefeitura do Despacito Júnior, acreditei que estavam realizando melhorias na avenida Salgado Filho.

Salgado Filho se amplia e prepara alta do fluxo de passageiros

Mas é no Aeroporto. Aliás, a Prefeitura não tem nada a ver com isso.
...

ESCULHAMBAÇÃO POR TODA PORTO ALEGRE - Quem conta é o jornalista Cláudio Moretto:

Porto Alegre e os gênios da Mobilidade Urbana. Inventaram uma faixa exclusiva para onibus e na paralela uma Ciclovia na Avenida Goethe sem que ocorresse qualquer alargamento da via. Se com as três pistas liberadas como antes o trânsito já congestionava, agora piorou. E piorou mais no sentido sul-norte porque faixa e ciclovia acabam na curva onde iniciam a Dr. Timóteo e a Poty Medeiros. Carros querem ir da esquerda para a direita, ônibus querem seguir em frente ou para a esquerda. Desenharam um enorme X . Isso é que é complicar o transito. Opa, Mobilidade Urbana.Porto Alegre e os gênios da Mobilidade Urbana. Inventaram uma faixa exclusiva para onibus e na paralela uma Ciclovia na Avenida Goethe sem que ocorresse qualquer alargamento da via. Se com as três pistas liberadas como antes o trânsito já congestionava, agora piorou. E piorou mais no sentido sul-norte porque faixa e ciclovia acabam na curva onde iniciam a Dr. Timóteo e a Poty Medeiros. Carros querem ir da esquerda para a direita, ônibus querem seguir em frente ou para a esquerda. Desenharam um enorme X . Isso é que é complicar o transito. Opa, Mobilidade Urbana.



-



VAI APRENDER A FALAR EM PÚBLICO

(clica em cima que amplia)






-----X.....



ALUGUE NA CIDADE BAIXA

Casa com 8 peças, 2 banheiros
120 metros quadrados
Rua da República, 153 - parte de cima da casa
Aluguel: R$ 3.000,00
Contato pelo jlprevidi@gmail.com



-----X.....



BOA NOTÍCIA - Reunida na segunda passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia gaúcha aprovou quatro requerimentos de sustação dos dispositivos aprovados pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. No inicio do ano, estes Poderes autoconcederam aumento de 16,38% para magistrados, promotores, procuradores, defensores e conselheiros do TCE. Os requerimentos são de autoria do deputado Sebastião Melo (MDB).


-


SUGESTÃO DE HOMENAGEADOS - Luiz Adolfo Lino de Souza, presidente da ARI: "A Medalha Alberto André busca exaltar os profissionais que trabalham para o bem da população. A Medalha é um gesto de gratidão de jornalistas para jornalistas, que sempre buscaram uma sociedade melhor com seu trabalho e influência".
...
Não sei se estes já ganharam, mas merecem. Aguardo os medalhistas dos próximos anos:
Rogério Mendelski, Fernando Albrecht, Julio Ribeiro, Renato Marsiglia, Felipe Vieira, Carol Borne, Bibo Nunes, João Carlos Machado Filho, Ana Cássia Hennrich, Paulo Ricardo Moraes, Núria Saldanha, Linei Zago, Ibsen Pinheiro, Alfonso Abrahan, Alexandre Appel, Roberto Andrade, Rui Strelow, Ricardo Azeredo, Timóteo Lopes.
...
Apenas algumas sugestões, mas tem muito mais!
...
Acredito que não é critério ser sócio da entidade para o jornalista ser agraciado.


-


PENSANDO BEM - No final do ano vou dar a COMENDA DO BLOG DO PRÉVIDI
Para 10 jornalistas/radialistas
!!
...
E não adianta me fazerem propostas de "compra" da honraria.
NÃO VAI COLAR!!
(Bem, como todo Prêmio, estamos abertos ao diálogo, certo sucrilhetes da RBS?)


-



RIVER PLATE X FLAMENGO - Pra globo virou o maior clássico do mundo.


-



PERFEITA!! SOBERBA! MAGNÍFICA!
tudo que é bom: doces, salgados, bolos e tortas







-



NÃO É PIADINHA






-



PIADINHA





2 comentários:

  1. Prévidi,

    Fábrica de factoides,

    Por que repórteres mulheres da rádio Cuba Livre são, qual poderosos ímãs, atraídas por problemas nas jornadas esportivas, quando ela se deparam com gente do povo, com seres humanos normais?

    Explico. Há uma piada do saudoso humorista José Vasconcelos que insere um primor de ensinamento. Um sujeito mal humorado vem por uma estradinha vicinal do nosso interior, quando fura o pneu do seu carro; olha no porta-malas e não acha seu macaco hidráulico. Não há trânsito, quase ninguém passa por ali para ajudá-lo. Ao longe, vê uma casa com um carro igual ao seu em frente. ‘Vou pedir emprestado o macaco, por que ele não me o emprestaria? Mas se não me emprestar eu... Qual é desse pessoal? Por que não mo emprestar?’ E assim, nessa toada, ela vai seguindo até chegar à casa. Quando o dono aparece, ouve um recital de ofensas: ‘enfia esse teu macaco no teu rabo, o que tens contra mim para não mo emprestá-lo, malvado...’

    É triste, mas esse pessoal da Cuba Livre está completamente impregnado desse triste sentimento ideologizado de que o mundo está errado, ‘mundo que vota no fascista do Bolsonaro’, ‘nós somos a reserva ética da comunicação social’, e blá , blá, blá...
    Aí a jovem repórter (normalmente com sobrenome germânico ou italianos; português, pelo duro? Muito difícil!) vai para o estádio de futebol – onde transita um mar de torcedores – e vê, à sua frente, centenas de pessoas, a maioria jovens, hormônios explodindo, alegres, que certamente beberam cerveja além da conta; ela olha, assusta-se, prepara-se para entrevistar, aleatoriamente e, ‘oi bonitona, gostosa’; ‘essa é a norinha que meu pai pede’... Pronto, tá feito a tragédia!
    Juro que não consigo acreditar que o mundo do futebol é um mundo de gente preconceituosa, desrespeitadora, de má índole. Pra mim, são pessoas absolutamente normais, mas num contexto – forte – de ‘emoção, sentimento de liberdade’. Quem se insere neste contexto tem que entendê-lo, do contrário...

    Interessante que não vejo isso em outras rádios, só na Cuba Livre! Algo há! No dia seguinte espaços mil nas mídias amigas. Será isso uma tática para conseguir espaços, audiência, citação nas outras mídias? Sei não, estranho!

    ResponderExcluir
  2. O empregador que insiste em submeter a sua subordina a constantes situações de constrangimento é passível de ser processado por assédio moral.
    Essa vontade de lacrar ainda vai custar caro à Guaíba...

    ResponderExcluir