Terça, 15 de junho de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 





ESTRANHO: DUDU NÃO 
TEM APARECIDO NA RBS




O MENINO LOBO

Texto do Getúlio Valls.


Em 1867, um grupo de caçadores rondando a selva indiana de Uttar Pradesh avistaram uma toca de lobos e começaram a se aproximar dela com cautela. Mas, para seu choque, eles descobriram que um membro da matilha era um garotinho de cerca de seis anos de idade. Os caçadores decidiram levar a criança embora: espantando a matilha para fora da caverna com fumaça e matando a mãe loba no processo. Eles chamaram o menino de Dina Sanichar e o levaram para um orfanato próximo na esperança de civilizá-lo.


Mas Sanichar nunca pode ser civilizado. O menino continuou a andar de quatro enquanto comia apenas carne crua e até mastigava ossos só para afiar os dentes. Enquanto isso, ele se comunicava apenas em grunhidos e uivos de lobo, e nunca aprendeu uma linguagem humana. 

Eventualmente, a história de Sanichar inspirou uma das obras mais duradouras da literatura ocidental, "O Livro da Selva" de Rudyard Kipling - embora a história real seja ainda mais incomum do que o romance jamais poderia capturar. Aprenda a trágica história do Mowgli da vida real que inspirou "Mogli - O menino lobo".


-

...Em formato de entrevista-depoimento, transformou-se numa novela eletrizante. (Tibério Vargas Ramos)

...Devorei o livro numa tarde noite de sábado e confesso, fiquei com a sensação de quero mais... (Gustavo Victorino)

...Divertido, tem uma graça envolvente. Parabéns! (Anonymus Gourmet)

...meu querido colega AO que me foi apresentado pelo autor da biografia numa tarde qualquer no Tuim. Leiam o livro!! (Rogério Mendelski)

ÚLTIMOS EXEMPLARES DA PRIMEIRA EDIÇÃO!!

O livro está a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.
Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.
Quem tiver pressa, posso mandar por Sedex, mas aí tem um custo extra de absurdos 25 reais para a EBCT. APENAS PARA O RS - DEMAIS ESTADOS É OUTRO VALOR.
Ah, sim, o livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59


-


TININDO TRINCANDO PRA SEMPRE - O jornalista Vanderlei Cunha escreve:

Há exatamente um ano, minha estimada amiga Lorenza Alberici da Silva, linda bento-gonçalvense que forma um coruscante par com o também amigo Luciano Callegari, convidou-me para compartilhar 10 álbuns brasileiros que influenciaram meu gosto musical. Postei 1 álbum todos os dias, 10 dias consecutivos. Sem explicações, sem recomendações (quase impossível...), apenas a capa do álbum. Um ´amarcord´ imagético de sonoridades marcantes em beleza, poesia e sensibilidade.

Podemos chamá-los de ´discos de cabeceira´.

Na trilha proposta por Lorenza, todo dia eu convidava alguém novo para fazer o mesmo - 10 álbuns, 10 dias.

A quarta homenagem foi para um disco que ouvi em casa durante quarenta anos e depois acabei dando como presente para uma amiga que não parava de ´´chorare´´ por esta bolacha preta dos Novos Baianos, sob inspiração direta de um velho compositor, violonista e cantor baiano chamado João Gilberto.

Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi Carvalho, Jorginho Gomes e Luiz Galvão fizeram a festa.

Resultado: ´ACABOU CHORARE´, de 1972, é um daqueles momentos em que a música popular brasileira te faz feliz por te dar o privilégio de ouvi-la em toda a sua beleza e poder de criação.

Pois é, Lorenza!

O 'ACABOU CHORARE' não acabará jamais, até porque tem João Gilberto como alumbramento.

A canção, que deu origem ao título do disco (de 1972), foi escrita por Luiz Galvão e musicada por Moraes Moreira. Luiz estava estranhando a quantidade de abelhas que haviam entrado pelo apartamento e pousavam em sua mão. 

Segundo ele próprio conta,"Telefonei para João Gilberto contando que estava fazendo uma letra sobre essa relação com a abelhinha. João me disse: 'Fenomenal! Eu estava falando com o poeta Capinan, e ele lembrava que a abelha beija a flor e faz o mel, e eu gostei e completei: 'E ainda faz zun-zun.' Perguntei a João: 'Posso usar isso?' E ele aprovou dizendo: 'Deve'. Não parou por aí, João contou-me que Bebel, sua filha, quando eles moraram no México, levara uma pancada e ele, preocupado, acudiu com a aflição de pai nessas horas, mas Bebel reagira corajosamente e, na sua inocência de criança, falava uma língua em formação, acalmando-o: 'Não, acabou chorare."

"Acabou Chorare", que é cantada por Moreira e possui apenas um acompanhamento de seu violão e, depois, da craviola de Pepeu Gomes, é explicitamente influenciada em João Gilberto, quase uma imitação de sua estética e voz, e tem um grande traço de bossa nova. A canção terminou norteando toda a proposta do disco homônimo, de trazer à tona um país alegre e jocoso, em contraste com aqueles anos tristes que assolavam o Brasil. (Fonte: Google)


-



RECADO DA LARISSA MARTINS - Olá amigos! Uma ótima sugestão de presente para crianças de 5 a 7 anos é o livro *A LATA ENCANTADA*, da professora Cristiane Smanioto Nascimento, *com ilustrações do Miguel Martins Maiocchi (foto).

O projeto “A Lata Encantada” surgiu em 2011, em uma escola, com crianças em processo de alfabetização. Criado por uma professora apaixonada em ler, em escrever e encantar seus alunos na magia do processo. Uma história que desperta para o lúdico estimulando as crianças a brincarem e construírem palavras montadas com sílabas dentro de uma lata. Que belas palavras podemos construir em nossas vidas?

O livro está a venda no site da editora ou pode ser adquirido diretamente comigo ou com a autora.

Segue o link para adquirir o seu exemplar:

https://farol3.com.br/produto/a-lata-encantada/


-

PERGUNTINHA

Ainda não cassaram o deputado estadual Ruy Irigaray?


-


O GLOBO



-



ONCOLOGIA PEDIÁTRICA -  A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovouo projeto de lei (PL 3921/20) de autoria do deputado Bibo Nunes que institui uma Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica, para atender a faixa etária de 0 a 19 anos. O projeto é conclusivo na CCJ.

De acordo com Bibo Nunes, autor da proposta, o projeto é fruto de um amplo debate feito por quem trabalha com a oncologia pediátrica no Brasil inteiro. “Criamos a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer Infantil em parceria com o Instituto do Câncer Infantil e o Instituto Ronald McDonald, que tem como madrinha a primeira dama Michelle Bolsonaro, para que o parlamento pudesse discutir o assunto e criar políticas públicas juntamente com quem entende e trabalha diariamente com a causa”, disse.

O relator da proposta, deputado Carlos Jordy (PSL/RJ), votou pela constitucionalidade do projeto e ressaltou sua relevância. “Um projeto de grande importância por tratar de políticas diferentes para crianças e adultos já que atualmente as políticas de tratamento são as mesmas fazendo diminuir a eficácia do tratamento. Por isso parabenizo o deputado Bibo”, completou Jordy. 

Com a finalidade de aumentar os índices de sobrevida, reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, a proposta cria diretrizes da Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica para promover a melhoria das condições de assistência à saúde das crianças e adolescentes com câncer infantojuvenil; promover o tratamento universal e integral às crianças e aos adolescentes, priorizando o diagnóstico precoce; garantir o acesso a rede de regulação, preferencialmente, aos centros habilitados; e garantir o acesso a rede de apoio assistencial.

Bibo Nunes ressalta que o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil, gerando significativo impacto para as famílias e sociedade. “O câncer em idade pediátrica acomete cerca de 8.460 brasileiros e, ao contrário do que acontece com adultos, o câncer em crianças não tem fatores de risco associados reconhecidos. As causas do câncer infantil têm uma associação de causas genéticas para as quais os métodos de prevenção de câncer em adultos não se aplicam na maioria dos casos. E no Brasil não há diretrizes específicas para combater o câncer infantil”, conclui. 

Anualmente 300 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes são registrados no mundo, conforme pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas as chances de cura em países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) podem ser menores em comparação aos países com alto IDH.

Hoje, as crianças e os adolescentes com câncer em países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) podem ter até 85% de chances de sobrevida. Em países com baixo IDH, no entanto, as chances podem ser bem menores. No Brasil, por exemplo, atualmente são de 64%. Os dados demonstram ainda que o investimento na saúde da população afeta diretamente as chances de sobreviver da doença.

MEDIDAS EDUCATIVAS

Bibo Nunes lembra que o sucesso no tratamento do câncer infantil depende de medidas educativas para o diagnóstico precoce e a regulação, visando o pronto encaminhamento para início do tratamento em centros especializados seguindo protocolos clínicos.

DIRETRIZES DO PROJETO

O projeto ressalta em suas diretrizes, o respeito à dignidade humana, o tratamento universal e integral às crianças e aos adolescentes, priorizando o diagnóstico. O acesso a rede de regulação, preferencialmente, aos Centros habilitados e a rede de apoio assistencial em Casas de Apoio e Instituições habilitadas. Além disso, define na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS, uma Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica objetivando a atenção ao câncer infantojuvenil nas ações e programas para o câncer, assim como integrá-la no seu planejamento estratégico.

A proposta estabelece também oncologia pediátrica nos serviços e ações previstos no Plano de Atenção para o diagnóstico e o tratamento do câncer, pactuado, integrado e aprovados nas instâncias colegiadas de gestão do SUS, de forma a assegurar a resolubilidade do atendimento em oncologia pediátrica, além de implantar planos estaduais de atenção em oncológica pediátrica e instituir uma linha de cuidado em oncologia pediátrica.

Por fim, o texto determina que sejam atualizados os centros habilitados em oncologia pediátrica para facilitar o diagnóstico precoce.


-





XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX






XXXXXXXXXX


INTERVALO

Interessante



Postei esta foto no Facebook, com este texto:

Algumas pessoas acham este prédio L-I-N-D-O!! Pra mim é uma verruga numa paisagem bonita. Além disso, dá a impressão, para quem não sabe do que se trata, de uma garagem.
Talvez por isso jamais tenha visitado.
Vocês nem imaginam os adjetivos que recebi. De tudo. E publiquei nu grupo de pessoas que se dizem "sensíveis para a arte". Claro, muita gente concordou comigo e até mesmo esculachou muito mais o prédio. Mas o curioso é que as pessoas se acham na obrigação de discutir tudo. Uma maioria se acha no direito de tratar de qualquer assunto, mesmo que não tenha a menor ideia do que se trata.


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X


EU ATESTO: SÃO IMPERDÍVEIS!!

OS ALFAJORES
DA ROCHELLE!!





Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

  
      PEÇA AGORA MESMO
Combinamos entrega ❤️ 51 99996-3361 ❤







-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X


PIADINHA



4 comentários:

  1. Para mim, esse prédio do Ibere Camargo é um HORROR. UMA CHAGA na paisagem da linda POA. Quem pensa o contrário, paciência, tem TODO O DIREITO, e segue o baile...

    ResponderExcluir
  2. O caso do Rui Irigaray, mostra que a AL gaúcha não é tão diferente das demais. Se fosse o Jardel, ja teriam enchido o gabinete dele de cameras. Para provar o que todos ja sabem.

    ResponderExcluir
  3. Nunca quis ter Facebook e cada que passa tenho certeza que fiz a escolha certa. Tem muita gente chata nas redes sociais. Além disso deixa muitas pessoas ansiosas.

    ResponderExcluir