Sexta, 31 de janeiro de 2025

 


FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com




ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)






DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

- PODERIAM VOLTAR OS PROGRAMAS PARA CRIANÇAS NAS MANHÃS E TARDES. E TAMBÉM OS PROGRAMAS DE VARIEDADES.
PELO MENOS NÃO ENSINARIAM COMO SE TORNAR CRIMINOSO, COMO OS PROGRAMAS QUE EXISTEM HOJE.





nesta sexta,
a cesta do
j.p. da fontoura


TEXTOS DE
JOÃO PAULO
DA FONTOURA*






José Custódio de Sá e Faria
Fundador de Taquari
e sexto governador da capitania do
Continente do Rio Grande de São Pedro





Caros leitores, grande parte dos municípios, ou a maioria, tem um fundador.

Neste exato momento a nossa coirmã Lajeado, a partir de um responsável trabalho de pesquisa histórica cometido pelo meu colega professor Schierholt, aponta para a oficialização do nome do taquariense Antônio Fialho Vargas, como o fundador, em março de 1855, deste belo município do Vale do Taquari

 

E nós, taquarienses, ‘Habemus’ fundador?



Sem dúvida, temos sim, é o coronel José Custódio de Sá Faria (não há foto nem pintura do coronel). Inclusive eu o aponto na página 22 da minha monografia São José de Tebicuary. Ali no livro, como há um contexto, não há muita necessidade de explicações. Mas aqui, neste espaço, eu o farei, ou tentarei fazer.

 

Explico e justifico.

 

O nosso estado só passa a existir, como uma unidade administrativa da colônia brasileira, em 19 de fevereiro de 1737, quando da fundação do Forte/Presídio de Rio Grande, e, em consequência, do povoado do Rio Grande, o primeiro povoado do nosso estado.

O fundador foi o brigadeiro José da Silva Pais, que acabou sendo o nosso primeiro governante, ou comandante militar, pois iniciamos nossa existência  como uma simples Comandância Militar, status mantido até 1761, quando então nos tornamos uma Capitania.

 

Em 1763 (um ano antes da fundação do povoado de Taquari, o sexto povoado do nosso estado) quem governava a nossa então capitania já há algum tempo era o coronel Inácio Elói Madeira.

E, nesse ano, ocorreu a inditosa invasão do sul do Brasil quando o governador de Buenos Ayres dom Pedro de Ceballos, liderando numerosa tropa, invade e toma a fortificação de São Pedro, em 18 de abril de 1763 – a porta de entrada da capitania de São Pedro do Rio Grande.

 

E é a partir dessa tragédia que os eventos conspiram para a formação do povoado de Taquari, ou melhor, Tebiquary.

O governador coronel Inácio, junto com seus soldados e parte da população local, foge dos espanhóis e vem para Viamão – em cuja câmara se instala a nova sede provincial.

Como esse coronel governador não gozava mais das simpatias do vice-rei conde da Cunha, ele é substituído pelo coronel Custódio, à quem caberá organizar as defesas da capitania.

Custódio está no Rio de Janeiro. Ele então embarca e consegue chegar a Viamão, onde, em 16 de junho, toma posse como governador provincial.

Uma das suas primeiras decisões é organizar a defesa da nossa terra.

Então ele decide fundar duas fortificações, e uma delas em um passo do rio Tebiquary. Junto aos soldados, ele manda vir os 60 casais açorianos. Isso ocorre por volta de aproximadamente meados do mês de julho de 1764. Essa fortificação, em terra batida e com vinte canhões, foi executada a partir de um mapa detalhado e colorido (esta relíquia histórica está sob a guarda do Arquivo do Exército – Rio de Janeiro).

O local exato da fortificação ainda não é conhecido, mas com esse mapa, vontade política e um ‘determinado’ grupo de especialistas, creio ser possível determiná-lo.

Portanto, sem dúvida, Taquari é fundada por ordem do coronel José Custódio de Sá Faria. Com isso, aproveito e provoco nossos historiadores locais para que criemos algo que marque, destaque esse eminente nome. Uma rua, um ginásio, uma praça com seu nome vai bem, mas o melhor mesmo é que nossos edis oficializem o nome desse coronel Custódio como FUNDADOR de Taquari.

(Importante, por Lei municipal, os edis taquarienses já o fizerem!)

 

Une petite bio,

Nascido em Portugal, em local não precisado, por volta de 1723, e falecido em Bueno Aires, Argentina, em 08 de janeiro de 1792, esse importante e decisivo personagem da fundação de Taquari e, mais ainda, de todo o território que hoje abrange o Sul do Brasil, a Argentina e o Uruguai, foi quase tudo em sua laboriosa vida: engenheiro militar, cartógrafo, arquiteto, geógrafo e administrador colonial.

Foi, como acima descrito, um laborioso governante da nossa capitania quando da invasão dos castelhanos de Ceballos.

Com aproximadamente 22 anos, formou-se na Academia Militar das Fortificações de Portugal em 1745; partiu de Lisboa para o Brasil em 1751 como integrante da comissão de demarcadores do Tratado de Madri – que havia sido lavrado um ano antes, em 1750.

Essa comissão, designada pelo Vice-Rei do Brasil, Gomes Freire de Andrade, teria a importante tarefa de assentar os limites ultramarinos das possessões dos reinos de Portugal e Espanha.

Executados os trabalhos no Sul, ele volta ao Rio de Janeiro em 1759, substituindo o próprio Gomes como governador da Capitania.

Quando veio, era somente um sargento-mor, mas dez anos após, em 1760, devido aos seus trabalhos magnificamente executados (entre outros feitos cartográficos, preparou os dois mapas que ornariam a ‘História Topográfica e Bélica da Nova Colônia do Sacramento’, somente publicada em 1900!), teve confirmada a patente de tenente-coronel, dada provisoriamente por Gomes em 1756, pelas autoridades da Corte.

José Custódio comandava um regimento de infantaria na capitania do Rio de Janeiro quando nova e grave crise eclode no sempre turbulento Sul: tropas castelhanas, lideradas pelo governador de Buenos Aires Dom Pedro de Ceballos, invadem e tomam a fortificação de São Pedro, a porta de entrada da capitania.

Custódio é então nomeado governador-militar assumindo, na câmara de Viamão, em 16 de junho de 1764, o pesado encargo de limitar o avanço desses inditosos castelhanos.

(Eis a razão pela qual Taquari somente foi fundada, estima-se, em julho de 1764. Antes era impossível, pois o homem que decidiu fundar a tranqueira às margens do Rio Tebiquary, só assumiu seu cargo de governador, como já dito e amplamente documentado, em 16 de junho de 1764.)

Mas, em política as coisas nunca são simples, um pesado opróbrio desaba sobre sua cabeça.

Em 18 de maio de 1767, ele tentou reconquistar a fortificação e a vila de Rio Grande em, é o que parece, desacordo às ordens emanadas pela corte na Metrópole.

Esse homem, valoroso homem, foi apeado do governo, preso e substituído pelo brigadeiro José Marcelino de Figueiredo, isso em 1769.

Somente escapou de ser enviado a Lisboa, para ser  julgado, visto ter sido defendido pelo vice-rei, conde da Cunha, cujas ordens secretas Custódio apenas as executara.

Além de militar conspícuo e um cidadão de elevado espírito patriótico, era também possuidor de vasta erudição como comprovam seus trabalhos legados à história.

Entre 1772 e 1775, já brigadeiro, atuou em São Paulo e em Mato Grosso. Em 1776, com a iminência de uma nova ação espanhola no sul do continente, mais uma vez sob os auspícios do determinado Dom Pedro de Ceballos, seu velho conhecido, o velho militar torna à ilha de Desterro e ao continente de Santa Catarina, cobiçados agora do general espanhol.

Os portugueses acabam derrotados, cabendo ao brigadeiro assinar a rendição das suas tropas. Submetido ao ódio do Marquês de Pombal, que o ameaça publicamente de execução, deserta do seu posto, tendo seus bens (todos) confiscados e vendidos em hasta pública.

Mesmo sendo depois absolvido em Conselho de Guerra, viveu o resto da sua vida em terras espanholas, mais precisamente em Buenos Aires, onde em pouco tempo torna-se o arquiteto e urbanista mais importante da região.

Sobre ele, escreve Ceballos, seu antigo inimigo e que o acolheu na desgraça: “não há nas duas nações que haja visto e reconhecido como ele, nem tenha seu conhecimento dos confins de ambos os domínios neste continente.”

Está enterrado, o fundador de Taquari, no Convento de Santo Domingo, em Buenos Aires.

Tenho um amigo argentino, o eng, Falconi, de Buenos Ayres, que me disse que vai bater uma foto do túmulo e me enviar para nosso arquivo público. Ainda aguardo.

 

Post scriptum,


Este meu texto acima foi escrito originalmente há uns seis anos, e tinha como objetivo incentivar, dar subsídios, para que as autoridades municipais da minha Taquari honrassem a biografia do José Custódio de Sá e Faria como fundador de Taquari. Houve êxito.

Como prova da sua elevada importância e valor, os pesquisadores e historiadores Luisa Durán Rocca e Ramón Gutiérrez escreveram e editaram o livro/documento – lindíssimo – JOSÉ CUSTÓDIO DE SÁ E FARIA – Um engenheiro na América além das fronteiras, editado pela UFRGS, em 2020, e no qual, para minha honra, tenho uma pequena contribuição.


*joão paulo da fontoura é escritor e historiador diletante, membro da ALIVAT – Academia Literária do Vale do Taquari, titular da cadeira nº 26.


Quinta, 30 de janeiro de 2025

 


FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com




ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)








DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

- PODERIAM VOLTAR OS PROGRAMAS PARA CRIANÇAS NAS MANHÃS E TARDES. E TAMBÉM OS PROGRAMAS DE VARIEDADES.
PELO MENOS NÃO ENSINARIAM COMO SE TORNAR CRIMINOSO, COMO OS PROGRAMAS QUE EXISTEM HOJE.


OLÁ!

PROCON PORTO ALEGRE - O serviço de proteção e defesa dos direitos do consumidor da Capital celebra 18 anos de existência nesta quinta, dia 30, com a entrega oficial da nova sede do órgão. A mudança para o novo local ocorreu entre abril e maio de 2024, mas o térreo do prédio, onde estão instalados o atendimento presencial, o atendimento eletrônico, a central de fiscalização e o Núcleo de Apoio aos Superendividados, foi atingido pela enchente e precisou ser completamente reconstruído.

O Procon opera no local desde o dia 5 de agosto do ano passado. O evento ocorre a partir das 14 horas, na sede do Procon Porto Alegre, localizada na rua Sete de Setembro, 723. Vinculado à Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o órgão tem o propósito de atender os consumidores para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, bem como apurar esses atos nas esferas administrativa e judicial.

COMUNICAÇÃO

- MILTON CARDOSO E A RÁDIO LIVRE BRASIL - 95.5 FM


                                                                                                           
São Paulo 101.3 FM
Rio de Janeiro 93.7 FM

- TRANSFORM - Como está bonita a jornalista e empresária Fátima Torri. 

- VOLTA - SBT anuncia o retorno do palhaço Bozo. 

- POR ONDE ANDA? - O Renato Mate? Há alguns anos ele estava no SporTV. No Rio.

PAGOU? TUDO BEM - OnlyFans patrocina o futebol da Band TV.

- DE SEGUNDA A SEXTA -  MILTON CARDOSO TAMBÉM ESTÁ AO MEIO-DIA NA 95.5 FM

A CENA DO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE QUE O JORNAL DO ALMOÇO NÃO MOSTROU (APESAR DE TODO PAPO DESCOLADO)


- PERGUNTINHA AO PESSOAL DO JA - Se fosse um sujeito de cueca, sem trejeitos, vocês dariam um pau no absurdo?

POLÍTICA

- OLHA O NÍVEL DO DEPORTADO


- BIBO NUNES E O MANDATO

https://issuu.com/gabrielvieira1/docs/revista_web_21f62551ad027f/1?ff


- A ANÁLISE DO GOVERNADOR TARCISO


- OK, PENSA NELE


ACREDITE SE QUISER

MARIA ANTONIETA DO STF TERIA DADO CARTEIRADA NO AEROPORTO - Por Fernão Lara Mesquita:

Sonia Racy, do Estadão, contou a história sem dar nomes. A “mulher de um jovem ministro do STF” teria dado uma carteirada no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.
Entrou no corredor de embarque sem passar pelo detetor de metais e foi interceptada. Mas se recusou a voltar atrás. Embarcou sem cumprir a regra internacional de segurança passando por cima da lei, da Polícia Federal e do comandante do avião.
Na sequência, Claudio Tognolli, da Rádio Jovem Pan, apurou que a infratora foi Viviane Barci de Moraes, esposa e sócia de Alexandre de Moraes.

A notícia é de 15/05/2018, publicada no site da Jovem Pan.


REGISTRO

- ALESSANDRA NEGRINI ESTÁ COM 54 ANOS.
E CONTINUA UMA GATA!
NA FOTO ABAIXO OS CARAS EXAGERARAM NO RETOQUE:


- NA REAL, ELA ESTÁ ASSIM:





PERGUNTINHA

-  COMO PERGUNTARIA O JORNALISTA FLÁVIO DUTRA, A ALESSANDRA NEGRINI AINDA DARIA UM CALDO AOS 54 ANOS?

PENSANDO BEM

- CARA CHATO!!



RECORDAR É VIVER

- JOHNNY MATHIS - 86 ANOS


JORGE VERCILLO


DEUSAS

´´´´

   

PIADINHA



Quarta, 29 de janeiro de 2025

 



FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com




ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)








DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

- POR FAVOR, QUE VOLTEM OS DESENHOS ANIMADOS E OS PROGRAMAS DE VARIEDADES. O FANTASIA!! E CHEGA DE CRIMES!!

OLÁ!

ROMÁRIO É O CARA - Por Paulo Morel:


Vale a pena assistir o documentário 'Romário, o Cara', apresentado na TV Band nesta semana, de segunda a sexta-feira. Quando vemos os prodígios que fazia o Baixinho, no Vasco, no PSV, no Barcelona e Seleção Brasileira, entendemos melhor porque a Seleção do Brasil sub-20 levou o humilhante 6x0 da Argentina no final de semana, com jogadores de cabelos nevados e chuteiras coloridas.

No primeiro episódio, ontem apresentado, Romário conta que não gostava das enormes corridas dos treinos do Vasco. Pegou um atalho. Tomava o ônibus que passava em redor e se juntava ao pelotão de frente, lá adiante, tomando o cuidado de se molhar nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas para parecer suado como os demais. Os outros corriam 7 km, o Baixinho ficava por 1 km. Palavras dele mesmo no documentário.

COMUNICAÇÃO

- MILTON CARDOSO E A RÁDIO LIVRE BRASIL - 95.5 FM


                                                                                                           
São Paulo 101.3 FM
Rio de Janeiro 93.7 FM

- ISTO É - Não conseguiram continuar. Fim.

- FABIANA LEMOS - Boa repórter da RBS TV. E lindinha! 

DE UM LEITOR - Ontem, ao ouvir uma notícia, quase caí da cadeira. O repórter pronunciou o sobrenome da vítima de assassinato como "Muller", com som de "u" na primeira sílada. Evidentemente que o sobrenome se trata de Müller, em que o "u", por ser tremado, tem som de "i". Pouco importa se grafaram com ou sem trema: Müller (ou Muller) se pronuncia "Míller". Olha, tem que ter paciência... Depois da Avenida "Goéti", em Porto Alegre, tudo pode acontecer.

ELA FICA! - A queridona Catia Fonseca não vai sair da TV Band. O novo diretor do Melhor da Tarde será o carioca Mario Meirelles, que conta com 35 anos de experiência como diretor de programas e transmissões de shows ao vivo da Globo.

- A partir de sábado estreia na Globo o Bom Dia Sábado, um telejornal para todo o Brasil sob o comando de Sabina Simonato e Marcelo Pereira. Começa às 6h50min e bate de frente com o excelente jornal da Record, o Fala Brasil, às 7h35 min.

- JORNAL DO ALMOÇO - Não esperava que os editores fossem adeptos do jornalismo canalha. Pois numa matéria animadíssima sobre carnaval em Porto Alegre, os defensores da diversidade não mostraram aqueles animadinhos fdliões que apreciavam um Jesus Cristo "estilizado", completamente gay, tirando a roupa ao som de uma musiquinha ridícula. E não venham dizer que não sabiam, porque eu recebi o vídeo umas cinco vezes.

- DE SEGUNDA A SEXTA -  MILTON CARDOSO TAMBÉM ESTÁ AO MEIO-DIA NA 95.5 FM

- E  OS MÉRITOS? - Escreve Leo Iolovitch:


Em quase todas legendas dessa foto li expressões negativas. Como se eles fossem a cúpula do mal, responsáveis pelas mazelas do mundo. Gostem ou não gostem deles, há um fato inegável, essa turma, mais o Bill Gates, o finado Steve Jobs e alguns outros mudaram o mundo. Apenas isso. Se vocês está lendo esse post, deve-se à criação de um deles e por aí vai. Falar mal de quem fez sucesso, criticar, negar méritos a quem os têm, hoje é prática corrente. Se é rico é fascista, se é milionário é agente do demônio, dizem isso escrevendo num Mac ou na plataforma Windows, comprado na Amazon, postando no X, no grupo de whatsapp, no FB ou Instragam. 
Reconhecer o mérito alheio não faz mal a ninguém.

POLÍTICA

BIBO NUNES, DEPUTADO FEDERAL DO PL - Acompanhe os principais destaques do nosso mandato e saiba quais municípios foram beneficiados com os recursos que destinei ao longo de toda minha atuação parlamentar!

https://issuu.com/gabrielvieira1/docs/revista_web_21f62551ad027f/1?ff


MAIS DE 100 PARLAMENTARES JÁ ASSINARAM
O PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA


- NÃO VAI CAMINHAR - O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que o governo Lula elabora um novo projeto de lei para regulamentar as redes sociais. A proposta atribui às empresas a responsabilidade sobre o conteúdo publicado nas redes sociais. 
Essa é a segunda tentativa do governo petista de emplacar a regulamentação das redes sociais no país. A primeira iniciativa, do chamado PL das Fake News, foi derrotada pela oposição no Congresso Nacional, que conseguiu arquivar a proposta.
"Não vamos permitir que esse projeto avance”, afirmou Zucco. “Vamos conversar com cada brasileiro e convocar a população a lutar pelos seus direitos. O governo federal quer calar a voz de milhares de pessoas e impedir que elas se manifestem contra seus interesses.”
A proposta em discussão prevê que empresas de tecnologia assumam um dever de precaução, o que as obrigaria a remover conteúdos considerados inadequados, mesmo sem decisão judicial.
Zucco questionou qual seria o órgão responsável pela fiscalização das big techs. “E sabe quem fiscalizaria essas regras? Sim, o próprio governo.” “Deixa eu adivinhar aqui”, prosseguiu. “Postagens chamando Lula de ladrão seriam removidas imediatamente, mas as que se referem a Bolsonaro como genocida passariam batidas.”
Para Zucco, a prerrogativa das plataformas de poder remover conteúdos que possam disseminar “desinformação sobre políticas públicas” pode ser utilizada com motivações políticas. 
“Este governo incompetente vem sendo massacrado nas redes sociais por decisões impopulares e absurdas, como foi a questão do monitoramento das movimentações financeiras de até R$ 5 mil dos trabalhadores brasileiros”, declarou. “Agora, com a popularidade de Lula lá embaixo, a solução é pavimentar o caminho rumo a uma ditadura.”

ACREDITE SE QUISER


REGISTRO

FINALMENTE A DEMOLIÇÃO


A demolição do prédio Galeria XV de Novembro, popularmente conhecido como Esqueletão, foi retomada nesta terça, dia 28, após liberação do Ministério do Trabalho e Emprego e instalação da proteção para trabalho em altura. A empresa FBI Demolidora, empresa responsável pelo serviço, atendeu às determinações para adotar procedimentos visando minimizar riscos aos trabalhadores. 

A partir de agora, a demolição vai ocorrer do 9° ao 19° andar de formas manual e mecânica, conforme planejamento inicial. Do 9º ao térreo, será feita implosão. A conclusão dos trabalhos deve ocorrer no final de 2025. A obra tem um custo de R$ 3.79 milhões.

"A obra vai ganhar ritmo agora com uma adaptação maior aos equipamentos e a logística interna do canteiro. Estamos trabalhando na requalificação do Centro Histórico, com obras robustas, e o Esqueletão é um símbolo desse investimento", explica o secretário André Flores.

Cerca de 1.080 toneladas de caliça já foram retiradas do canteiro de obra. Foram mais de 50 viagens de caminhão para descartar os rejeitos. A estimativa da Smoi é que sejam removidas de 10 a 15 toneladas de ferro do Esqueletão. O prédio tem 13 mil metros quadrados e está localizado entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Otávio Rocha.

PERGUNTINHA

- POR QUE AS PMS DE TODO BRASIL NÃO SEGUEM O EXEMPLO DA PM DE MINAS GERAIS E TENTAM SE INTEGRAR À SOCIEDADE?

     

PENSANDO BEM

- ESCOTEIROS MODERNINHOS

RECORDAR É VIVER

- QUEM CONTA É JANETE SCHUBERT:

No dia 8 de Janeiro de 1973 ocorreu um dos mais brutais crimes políticos cometidos pela ditadura empresarial-militar no Brasil. Trata-se do monstruoso assassinato da poetisa, intelectual paraguaia Soledad Barrett Viedma, que depois de traída por seu companheiro, um "cachorro" da ditadura infiltrado, Cabo Anselmo, foi cruelmente torturada e morta em Pernambuco.
Soledad estava grávida de quatro meses, e mesmo assim não foi poupada. Soledad foi encontrada nua, dentro de um barril numa poça de sangue, tendo aos pés o feto de 4 meses, expelido provavelmente durante as sessões de torturas. Este foi um dos mais hediondos crimes cometidos nos anos de chumbo da Ditadura Militar, no Brasil. Soledad recebeu quatro tiros na cabeça e apresentava marcas de algemas nos pulsos e equimoses no olho direito.


JORGE VERCILLO


DEUSAS


 

PIADINHA



]]]

Terça, 28 de janeiro de 2025

 


FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com




ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)








DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

SE AS TVS NÃO PODEM MOSTRAR UMA PESSOA SEMINUA, COMO SE ADMITE OS MAIS VARIADOS CRIMES QUE SE "ENSINA" DIARIAMENTE?


OLÁ!

- UMA PESSOA QUE NÃO GOSTA DE BOTECO BOM SUJEITO NÃO É. PORQUE É UM LUGAR DE APRENDIZADO, DE DIVERTIMENTO, DE VIDA.
ASSISTAM:


COMUNICAÇÃO

- MILTON CARDOSO E A RÁDIO LIVRE BRASIL - 95.5 FM


                                                                                                           
São Paulo 101.3 FM
Rio de Janeiro 93.7 FM

- SANDRO KLUGE E O PORTA-VOZ - No passado (anos 80), toda a comunicação do governo se dava através de um Porta-Voz, que normalmente era um cara que vinha do Itamaraty – ou seja, sabia a arte de falar nada, dizendo tudo e vice versa.
Faz tempo que vejo que tudo o que é politico (não interessa de que lado seja) falando m... a “três por dois”. Não tem NENHUM que seja inteligente no falar com jornalistas – que também já faz tempo, deixaram de saber ler e escrever – não é a totalidade, mas não são poucos.
O fato de se ter um telefonezinho com câmera, e acesso a web não faz de qualquer pessoa um “rei da mídia”. Como já ouvi uma vez: “a diferença entre um cara inteligente e um burro é que um deles não abre a boca”.

- DE SEGUNDA A SEXTA -  MILTON CARDOSO TAMBÉM ESTÁ AO MEIO-DIA NA 95.5 FM

PEPINO TELEVISIVO - Quem conta é o Sérgio Cunha, direto de SP:
O projeto Verão Maior Paraná, festival que combina shows musicais e eventos esportivos,  provoca a demissão de Douglas Santucci, diretor de programação da Bandeirantes,  por suspeitas de desvio de receita.  A emissora no Paraná é feita em parceria com o Grupo J Malucelli e este evento é uma das maiores fontes de receita da Band Paraná.
Douglas Santucci teve papel destacado na cobertura da Lava Jato.
A denúncia tambem envolve Amado Osman, diretor geral da televisão Bandeirantes Paraná desde 2016, também dispensado.

RÁDIO DO VALÃO - São uns pândegos!!

- DE UM LEITOR - Zapeando no rádio, hoje (segunda), parei na emissora do Almirante, programa das 10:00 hs. Lá estavam madame Conká e Pé Grande enchendo o saco e descendo a lenha no americano Donnald Trump com o voo das algemas & correntes.
Ambos puxavam argumentos furados, ridículos, para justificar suas críticas, em clara demonstração de desprezo com a capacidade cognitiva dos ouvintes - pura boçalidade.
Daniel Palácios, esquerdóide por conveniência, argentino, GloboLixo, entrevistado sobre o tema, entre muitas bobagens, chegou ao cúmulo de identificar o presidente colombiano, ex-guerrilheiro das Farcs, como de CENTRO-ESQUERDA.
A patota canhoteira perdeu a vergonha na cara, se é que um dia a tiveram!!

O SUCESSO DOS DOMINGOS - Paulistão, na Record, bate a Globo. Além do futebol, que ficou em primeiro lugar no Ibope na média geral, Tom Cavalcante à frente do Acerte ou Caia também fez a Globo passar sufoco -- ficando dez minutos na liderança. O Acerte ou Caia bateu um recorde, com 7,3, e ficou em primeiro lugar no Ibope por 10 minutos contra o The Wall. Contudo, Luciano Huck conseguiu reverter o estrago e fechou na liderança na média geral, com 12,1 contra 11,7 das 17h31 às 20h29. Huck/Globo 0,4 a frente do Tom/Record.

POLÍTICA

- MENTEM, MENTEM MUITO


- VÃO DIZER QUE É FAKE?


- DA CNN:

Governo Biden deportou mais de 3 mil
imigrantes para o Brasil em dois anos
Dados mostram que 32 voos chegaram ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, entre os anos de 2023 e 2025

- MUITA  SAUDADE...




- TODOS PEGAM NO PÉ DELE


- MAIS UM PARA O OSCAR


DO X: Forte depoimento de um sociólogo brasileiro que foi torturado pela ditadura Trump. Merece 100 bilhões de lei ruaney para virar filme. Direção Walter Salles e Seu Jorge no papel principal. Vai concorrer a 12 Oscars em 2027.

ACREDITE SE QUISER

- E NÓS RECLAMANDO DA VIDA


REGISTRO

- "VAMOS TIRAR JESUS DA CRUZ", GRITAM,
ENQUANTO "JESUS" TIRA A ROUPA

Consta que é carnaval em Porto Alegre


PERGUNTINHA

- E SE POR CULPA DO "AQUECIMENTO GLOBAL" FEVEREIRO CHEGASSE AO RS COM TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO.
GAUCHADA SENTIRIA SAUDADE DO CALORÃO?

  PENSANDO BEM

- PREFEITO DE CHAPECÓ, JOÃO RODRIGUES,
E O BOLSA FAMÍLIA


RECORDAR É VIVER

- VAI NESSA?


JORGE VERCILLO


DEUSAS


PIADINHA

- O RECADO DO NETO DO TRUMP