Quarta, 15 de janeiro de 2025

 


FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com




ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)






DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

- AINDA NÃO ASSISTIU A UM DOS MELHORES VÍDEOS DO "DOIS MINUTOS..."? ENTÃO CLICA AÍ, SE INSCREVE NO CANAL E DÊ UM POSITIVO!!
"ISAAC É UM MILAGRE"


OLÁ!

Informação e manipulação - artigo do jornalista Gilberto gilbertojasper@gmail.com

            Muito antes de obter o diploma de Jornalismo – conquista obtida há 42 anos na Unisinos – eu já trabalhava com comunicação. Em palestras que faço a estudantes do segmento faço questão de manifestar meu orgulho de ter nascido e trabalhado no Interior do Estado. Infelizmente ainda perdura o preconceito entre recém-saídos das faculdades que relutam em começar a carreira fora de Porto Alegre.

            Antes de entrar na faculdade, no jornal “O Alto Taquari”, da minha cidade natal, Arroio do Meio, no Vale do Taquari, durante algum tempo fui o único funcionário. Ao sair à rua carregava uma pasta de papelão com três blocos. No primeiro anotava dados para redigir a matéria. Caso o entrevistado demonstrasse empatia, oferecia uma assinatura, mediante recibo sacado do segundo bloco. O terceiro volume servia para oferecer publicidade - ou propaganda - como se dizia à época no interior.

            Ao ouvir este prosaico relato muitos estudantes ficam boquiabertos. Em época de tecnologia onipresente spa impossível imaginar-se um repórter andando a pé por toda a cidade, carregando uma pasta debaixo do braço, fazendo reportagem e acumulando atividades de venda de assinatura e publicidade. A segmentação atual exige especialização, o que impede que os profissionais conheçam todo o sistema de comunicação da empresa ou veículo em que atuam.

            Vivemos tempos de radicalização raivosa que sufoca a informação criteriosa em detrimento da opinião que muitas vezes soa mais como palpite. Até pouco tempo manifestar posicionamentos era função exclusiva de comentaristas e colunistas. Aos demais jornalistas cabia apurar os fatos – com critério, honestidade e ética - e, a partir daí,  publicar “ponto e contraponto”, mostrar os dois lados dos fatos. O julgamento cabia ao público.

            Nesta quadra da vida, onde milhões de pessoas sustentam “influencers” que dizem o que o público deve vestir, comer e consumir, pode-se constatar que os critérios estão tremendamente distorcidos. O “efeito manada” gerou pessoas tangidas por um grupo de “formadores de opinião” pouco ético por ser, na verdade, obcecados por dinheiro. Esta gente – tanto que produz quanto consome este tipo de informação/produto – costuma usar termos pouco educados para referir-se a pessoas que pensam diferente. Este é o “nível”.

            Também são dias lamentáveis para o jornalismo onde profissionais de jornalismo são, no cotidiano, cabos eleitorais, e veículos de comunicação se transformaram em comitês políticos, tangidos por polpudas verbas publicitárias oficiais. É raro encontrar conteúdos imparciais que não tratem o leitor/ouvinte/telespectador/internauta como um idiota. 

        É incomum acessar notícias contendo “os dois lados” onde são exibidos virtudes e defeitos, numa manifestação de jornalismo responsável, ético, transparente e comprometido apenas com a verdade e com o público.


COMUNICAÇÃO

- MILTON CARDOSO E A RÁDIO LIVRE BRASIL - 95.5 FM


                                                                                                           
São Paulo 101.3 FM
Rio de Janeiro 93.7 FM

- DISPARADO - O melhor colunista da RBS chama-se Eugenio Esber. Um jornalista que não escreve para ter !likes.

- BBB 25 - Que monte de gente feia.

- A PROPÓSITO DE GENTE BONITA- A foto do verão gaúcho 2025:


- DE SEGUNDA A SEXTA -  MILTON CARDOSO TAMBÉM ESTÁ AO MEIO-DIA NA 95.5 FM

- NOVIDADE - Agora, todo jornalista/radialista que é demitido a empresa e a vítima sempre dizem que a decisão da saída foi de "comum acordo". HAHAHAHA!!!!

- GLAUCO PASA? BAITA SACADA - O grande jornalista está apresentando o Jornal da Mix, das 6 às 8 horas, na FM 107.1. Mais uma dentro do Orestes de Andrade Júnior e do José Pedro Villalobos.

- A GASGUITA SE DEU MAL


POLÍTICA

- SÓ O TRUMP TEM FIXAÇÃO PELO PANAMÁ?


- PIMENTA VOLTOU PRA PLANICIE
E SIDÔNIO ASSUME

O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, falou em "faroeste digital" após mudanças na Meta e se queixou que a população não consegue ver as virtudes do governo Lula.
A declaração foi feita ontem durante discurso de posse, no Palácio do Planalto. Sidônio reclamou das mentiras contra o governo e afirmou que a comunicação é desafio para todos, não apenas a Secom.
"Medidas como anunciada pela Meta são ruins porque afrontam a soberania e criam faroeste digital", disse, em referência às mudanças de política da empresa dona do Facebook e Instagram.
"A informação dos serviços não chega na ponta. A população não consegue ver o governo nas suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema-direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade", completou.
O ministro disse ainda lamentar que a o extremismo seja distorcido para "liberdade de manipulação". Após o evento, falou com jornalistas no Planalto e, mais uma vez, criticou a decisão da Meta e demonstrou preocupação com a desinformação.

- ACREDITE - Bancos trabalham nesta semana com dólar a R$ 6,24.

- ACREDITE 2 - A picanha em açougue do Mercado Público de Porto Alegre, no final de semana passada, estava a R#165,00.

- BIBO NUNES ´OS IMPRESSIONANTES
NÚMEROS DA DENGUE NO BRASIL



- QUERO VER A REAÇÃO DO GOVERNO LULA
E DA IXQUERDA BRASILEIRA
Após ter feito sucesso no Brasil, "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, começa a chegar ao circuito internacional ao longo desta semana, entrando nesta quarta em 200 salas na França com o título "Je Suis Toujours Là".
A maior parte das resenhas do filme no país tem sido elogiosa, mas o vespertino Le Monde, que dedicou uma página ao filme brasileiro em sua edição de quarta, fez a crítica mais ácida, em texto assinado pelo crítico Jacques Mandelbaum.
Ele desaprovou a "concentração melodramática" na figura de Eunice Paiva, que faria o filme "passar com um traço leve demais pela compreensão do mecanismo totalitário". Além disso, a atuação de Fernanda Torres é, para Mandelbaum, "um tanto monocórdica".
Para Mandelbaum, a Eunice do filme beira uma representação religiosa demais do sofrimento, sobretudo na comparação com o trabalho de outra brasileira, Sônia Braga, em "Aquarius", de 2016, sobre uma mulher que tenta impedir a demolição do prédio onde mora.
O jornal dá ao filme uma estrela, em uma escala que vai até quatro.

- MÍSSIL DO IÊMEN FICA NOTELHADO DE CASA EM ISRAEL


ACREDITE SE QUISER

- PIX?


REGISTRO

- A partir de 5 de maio, a GOL começa voo de Porto Alegre para Buenos Aires, com três voos diretos por semana. A capital gaúcha passa a ser um dos 13 destinos brasileiros que possuem voos diretos da GOL para Buenos Aires.
No dia 6 começa a operar a rota exclusiva entre Caxias do Sul e o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. Serão duas frequências semanais


PERGUNTINHA

- QUANTAS PESSOAS JÁ DEVEM ESTAR PREPARANDO BOLO COM ARSÊNIO COM BASE NAS RECEITAS DIVULGADAS PELAS TVS?

PENSANDO BEM



RECORDAR É VIVER

(RECORDAR É VIVER DE ONTEM, POST DE FERNANDA TORRES, É FALSO. DESCULPE)

- PELÉ TINHA UM SALTO DE 1 METRO E 22 CM:


OS MUTANTES


DEUSAS



PIADINHA

                                            


                                                                                        

52 comentários:

  1. Grande comentário com a sensibilidade do Gilberto Jasper.

    ResponderExcluir
  2. Eugênio Esber não é mais colunista de ZH, desde que a RBS optou por uma "saída local", ou seja, prestigiar os repórteres, editores e apresentadores dos veículos da rede e deixar apenas um ou outro dos antigos colaboradores. Esber - que é, sim, o melhor articulista em atuação no RS, a meu ver, junto com outro, desta vez de dimensão nacional, Fernando Schüler, da Veja - escreve no espaço destinado a leitores e a quaisquer que queiram utilizá-lo, junto do editorial e dos artigos gerais. É uma pena que não esteja no time fixo . Pelo menos não temos de ler Cíntia Moscovich, Cláudia Tajes e Luís Augusto Fischer, insuportáveis em seus respectivos ativismos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As soluções caseiras que vêm sendo adotadas por essa empresa podem ser vantajosas economicamente, mas também são uma tragédia na qualidade dos textos e das opiniões apresentados. Isso atinge mortalmente a credibilidade do veículo e o interesse em consultá-lo.

      Excluir
  3. Sobre a gente feia no BBB. Esse é um fenômeno midiático atual. Basta olhar a publicidade, as novelas, os programas em geral. Nunca houve uma profusão de gente feia como agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um filme que ganhou o Oscar
      não faz muito tempo que é igual
      o BBB-e não é americano.

      Excluir
    2. Desculpem a besteira que escrevi
      sobre o filme que ganhou o Oscar
      que tem gente feia que nem citei
      o nome.Mas,o BBB sempre foi
      feio em todos os sentidos,mesmo.
      Lixo puro.

      Excluir
    3. Besteira ou não, deixou-nos curiosos sobre o tal filme.

      Excluir
  4. A gasguita é de uma afiliada da Record, e não da Globo. Não que isso faça grande diferença.

    ResponderExcluir
  5. Tem um garoto propaganda no SBT Rio Grande que está tendo que interpretar 4 personagens ( faz 4 merchans). Anuncia um revigorante sexual e só falta imitar a comemoração do Pelé de tão empolgado que fica. Falou hoje que os homens caso cuidem da saúde podem ter vida sexual ativa aos 90 anos. E o Chemale ao lado segurando o riso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SBT tá rolando ladeira abaixo.
      Vê se na Globo tem estas
      propagandas enganosas,tio.

      Excluir
    2. A Globo é ela própria uma propaganda enganosa.

      Excluir
    3. 09:16-Vender revigorante sexual
      é coisa de TV falida.kkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Poxa, achei que eu não ia viver o suficiente para um dia concordar com o KKKzinho, 9:49

      Excluir
  6. Esse Sidônio consegue ser pior do que o Montanha.

    ResponderExcluir

  7. """Informação e manipulação - artigo do jornalista Gilberto gilbertojasper@gmail.com"""

    * Interessante e pontual esse texto do Jasper. Nos dias de hoje, em que até mesmo o STF é parcial e decide pela capa do processo, jornalistas até mesmo falam a VERDADE, desde que pagos!
    A parcialidade de alguns jornalistas da Globo é constrangedora! Há uma publicidade na TV que tenta vender como desonestos aqueles que utilizam a TV por assinatura 'gatonet', numa parceria da Sky com operadoras, entre elas a GloboNet.
    Globo, querida, a honestidade tem que vir de ambos os lados. Vocês têm que dar exemplos.
    Mas estão pagando e caro: a web nos diz que a estreia do BBB na noite de ontem foi a pior audiência da história do programa, o qual, aliás e orgulhosamente, nunca vi uma só edição. Lixo!

    ResponderExcluir
  8. Se eu conheço algo sobre chapéus, o Pinguço está usando um legítimo Panamá Montecristo, R$ 4.000,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A birita também não é das mais baratas, Bucecha.

      Excluir
    2. Com o nosso dinheiro!

      Excluir
    3. O JOÃO SABE SE O BOZO TOMA
      ÁGUA BENTA??????QUE SUJEITO
      DEBIL-MENTAL.KKKKKKKKKKK

      Excluir
    4. O Barba se define um homem sofisticado.

      Excluir
  9. Sei que o Pelé tinha um baita impulso mas essa foto creio ser uma montagem, o zagueirão ali perto deve ter quase dois metros de altura então se usarmos essa referência o Pelé tá a quase quatro metros do solo. Confesso que estou longe de ser um perito mas é o que me parece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto é falsa. Achei a original. Na realidade, os pés do Pelé estão mais ou menos na linha do final do calção e início das coxas do zagueiro. Então, a posição do Pelé foi alçada artificialmente cerca de meio metro.
      De qualquer forma, é uma senhora impulsão, que fazia o Rei chegar mais alto do que marcadores bem maiores do que ele. Há inúmeros filmes, vídeos e fotos provando isso.

      Excluir
  10. E outro detalhe que reparei após ter postado o comentário, o zagueiro não está olhando para o alto em direção à bola o que seria o natural nessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só isso como parece estar completamente alheio a um suposto salto espetacular e iminente gol do adversário. Realmente muito estranha essa foto, parece mais fake que as "notícias" sobre a taxação do pix nas redes bolsonaristas...

      Excluir
  11. A Deusa de hoje abunda beleza!!!

    ResponderExcluir
  12. O jornalismo do analfabetismo funcional continua dando mostras de ignorância ou preguiça de pesquisar. Sobre o envenenamento de Torres a mídia toda fala em "arsênio". Errado! Vejam e leiam esta simples definição técnica.
    "O elemento químico se chama arsênio, enquanto arsênico, talvez o mais famoso dos venenos, é o nome popular de um de seus compostos, o trióxido de arsênio — também conhecido como arsênico branco".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A confusão vem do fato de que a pesquisa nas amostras é feita buscando traços do elemento químico (arsênio) e não exatamente da substância usada como veneno (arsênico). Só que as autoridades e a imprensa, todos demonstrando completa falta de conhecimento de química básica, saem a falar uma coisa no lugar da outra. Haja paciência. São esses mesmos que bradam contra as fakes news e querem o monopólio da informação.

      Excluir
    2. Finalmente alguém sensato e com conhecimento técnico para esclarecer!

      Excluir
  13. Sr. K*K*K* em luto pela derrota do governo na questão do PIX.

    ResponderExcluir
  14. Está crescendo uma onda pelo impeachment de Lula. Em que pese a insatisfação crescente do povo, creio que essa não seja uma boa estratégia. Em primeiro lugar, o impeachment é um processo longo, exaustivo, que causa um desgaste em toda a Nação, não só no meio político. Segundo, mesmo que Lula não esteja passando por um bom momento, ainda detém muita popularidade, bem diferente da situação da Dilma, que nunca teve luz própria, e mesmo assim foi muito difícil tirá-la do poder. Terceiro, fazer mais um impeachment é alimentar a narrativa pré-fabricada de golpe, que a esquerda usa sem cerimônia em qualquer momento em que se sente acuada.
    Por isso, penso que o mais adequado neste momento é movimentar o povo para que peça a renúncia do presidente. Dificilmente Lula atenderia um apelo desse tipo, mas isso teria um efeito devastador em seu ego, e faria com que terminasse seu governo completamente desacreditado e em flagrante depressão. Em seu íntimo, terminar a carreira política de forma melancólica é algo diametralmente oposto do que ele programou para si.
    Então, o slogan deve ser este: Lula, pede pra sair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula já esteve preso. Foi atacado noite dia, sem perdão , através da Operação Lava Jato. Atrás das grades, aparentemente, não caiu em depressão. Saiu e disputou a Presidência da República. Ao participar da campanha eleitoral foi insultado de tudo o que é jeito (vejam os debates no YouTube). Quando fundou o PT, em plena ditadura militar (lembrando que Bolsonaro tentou fundar um partido e não conseguiu), promoveu greves históricas. Foi retirante para fugir da seca e da fome. Já foi presidente duas vezes. Sobreviveu a uma queda e a um quase AVC. Então, a partir disso tudo, é bem difícil de imaginar o Lula renunciando e ficando em depressão...

      Excluir
    2. Também vejo chance zero do Lula renunciar. Agora, nem o próprio em seus surtos de arrogância e desconexão, iria tão longe no lustro curricular como o desenhado pelo anônimo 15:16. Só faltou o épico "inocentado pelo tribunal da ONU"!
      Nem o AVC é páreo para Lula...

      Excluir
    3. "promoveu greves históricas".
      Seria isso inaltecedor?

      Excluir
    4. Sei que é difícil, 15:16, mas entenda: Lula SEMPRE foi paparicado, mesmo nos piores momentos que você citou. A prisão na época do regime militar foi mais simbólica do que efetiva. Ele foi muito bem tratado na prisão. E mais recentemente, nem é preciso falar muito. A prisão no âmbito da Lava Jato sequer foi na cadeia, pois prepararam uma sala na sede da PF de Curitiba para abrigá-lo, com várias regalias. Se há um indivíduo que foi por décadas protegido pelo sistema, esse indivíduo é Lula, sem sombra de dúvidas. Ele passou por muitas situações na vida, mas nunca foi massivamente rejeitado pela população. Isso seria totalmente inédito em sua carreira política e, por mais resiliente que ele tenha sido, certamente não tem mais a mesma condição de suportar uma pressão popular de grande magnitude. Então, presumir que isso o atingisse psicologicamente está dentro das possibilidades lógicas.

      Excluir
    5. MEU,QUANTA GROSELHA DESTES
      BOZISTAS AQUI.KKKKKKKKKKK

      Excluir
    6. Lula foi preso-numa cela especial,
      mas foi preso.LULA 2026!!!!!!!!!!!
      E,se os bozistas chorarem,mandem
      áudio pra gente.

      Excluir
    7. Quem quase chorou anteontem foi Jaiminho, ao dar entrevista.

      Excluir
    8. Mexeram com o Lula, mexeram com KKKzinho!

      Excluir
    9. 09:02-O Bolsocorno não vai ver
      a posse do Pato Donald!!!!!!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    10. Mas que coisa. Agora, o Sr. K*K*uzinho (assim, no diminutivo), tenta fazer número, postando mais de um comentário: às 23h22, como sr. K*K*zinho; seis minutos depois, äs 23h29, posta outro, para tentar - só tentar - disfarçar. Esse sujeito não cansa de tomar lapada por todos os lados!

      Excluir
    11. Quando o KKKzinho não consegue discernir o que leu, chama de groselha. Não percebe que é a mente dele que está cheia disso, é um charco de suco estragado.

      Excluir
    12. É impressionante o nível patológico da adoração por bandidos que alguns indivíduos tem!
      Sai da arena política, tendo que ser compreendida apenas por análise psíquica.

      Excluir
  15. Sidônio é fake, mandalete da Janja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ERROU,ROBÔ!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Provavelmente depois de um tempo de abstinência, KKKzinho recaiu...

      Excluir
    3. Abstinência, mesmo: nos próximos dias, revelarei com exclusividade a doença do sr. K*K*K*.

      Excluir
    4. Parece que a cirurgia no KKKzinho foi bem sucedida. Conseguiram retirar o objeto.

      Excluir
    5. A equipe médica informou que o objeto retirado do kkkzinho foi um CARPANO.

      Excluir
    6. Ele já consegue sentar?

      Excluir