Quarta, 15 de janeiro de 2025

 


FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com




ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)






DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

- AINDA NÃO ASSISTIU A UM DOS MELHORES VÍDEOS DO "DOIS MINUTOS..."? ENTÃO CLICA AÍ, SE INSCREVE NO CANAL E DÊ UM POSITIVO!!
"ISAAC É UM MILAGRE"


OLÁ!

Informação e manipulação - artigo do jornalista Gilberto gilbertojasper@gmail.com

            Muito antes de obter o diploma de Jornalismo – conquista obtida há 42 anos na Unisinos – eu já trabalhava com comunicação. Em palestras que faço a estudantes do segmento faço questão de manifestar meu orgulho de ter nascido e trabalhado no Interior do Estado. Infelizmente ainda perdura o preconceito entre recém-saídos das faculdades que relutam em começar a carreira fora de Porto Alegre.

            Antes de entrar na faculdade, no jornal “O Alto Taquari”, da minha cidade natal, Arroio do Meio, no Vale do Taquari, durante algum tempo fui o único funcionário. Ao sair à rua carregava uma pasta de papelão com três blocos. No primeiro anotava dados para redigir a matéria. Caso o entrevistado demonstrasse empatia, oferecia uma assinatura, mediante recibo sacado do segundo bloco. O terceiro volume servia para oferecer publicidade - ou propaganda - como se dizia à época no interior.

            Ao ouvir este prosaico relato muitos estudantes ficam boquiabertos. Em época de tecnologia onipresente spa impossível imaginar-se um repórter andando a pé por toda a cidade, carregando uma pasta debaixo do braço, fazendo reportagem e acumulando atividades de venda de assinatura e publicidade. A segmentação atual exige especialização, o que impede que os profissionais conheçam todo o sistema de comunicação da empresa ou veículo em que atuam.

            Vivemos tempos de radicalização raivosa que sufoca a informação criteriosa em detrimento da opinião que muitas vezes soa mais como palpite. Até pouco tempo manifestar posicionamentos era função exclusiva de comentaristas e colunistas. Aos demais jornalistas cabia apurar os fatos – com critério, honestidade e ética - e, a partir daí,  publicar “ponto e contraponto”, mostrar os dois lados dos fatos. O julgamento cabia ao público.

            Nesta quadra da vida, onde milhões de pessoas sustentam “influencers” que dizem o que o público deve vestir, comer e consumir, pode-se constatar que os critérios estão tremendamente distorcidos. O “efeito manada” gerou pessoas tangidas por um grupo de “formadores de opinião” pouco ético por ser, na verdade, obcecados por dinheiro. Esta gente – tanto que produz quanto consome este tipo de informação/produto – costuma usar termos pouco educados para referir-se a pessoas que pensam diferente. Este é o “nível”.

            Também são dias lamentáveis para o jornalismo onde profissionais de jornalismo são, no cotidiano, cabos eleitorais, e veículos de comunicação se transformaram em comitês políticos, tangidos por polpudas verbas publicitárias oficiais. É raro encontrar conteúdos imparciais que não tratem o leitor/ouvinte/telespectador/internauta como um idiota. 

        É incomum acessar notícias contendo “os dois lados” onde são exibidos virtudes e defeitos, numa manifestação de jornalismo responsável, ético, transparente e comprometido apenas com a verdade e com o público.


COMUNICAÇÃO

- MILTON CARDOSO E A RÁDIO LIVRE BRASIL - 95.5 FM


                                                                                                           
São Paulo 101.3 FM
Rio de Janeiro 93.7 FM

- DISPARADO - O melhor colunista da RBS chama-se Eugenio Esber. Um jornalista que não escreve para ter !likes.

- BBB 25 - Que monte de gente feia.

- A PROPÓSITO DE GENTE BONITA- A foto do verão gaúcho 2025:


- DE SEGUNDA A SEXTA -  MILTON CARDOSO TAMBÉM ESTÁ AO MEIO-DIA NA 95.5 FM

- NOVIDADE - Agora, todo jornalista/radialista que é demitido a empresa e a vítima sempre dizem que a decisão da saída foi de "comum acordo". HAHAHAHA!!!!

- GLAUCO PASA? BAITA SACADA - O grande jornalista está apresentando o Jornal da Mix, das 6 às 8 horas, na FM 107.1. Mais uma dentro do Orestes de Andrade Júnior e do José Pedro Villalobos.

- A GASGUITA SE DEU MAL


POLÍTICA

- SÓ O TRUMP TEM FIXAÇÃO PELO PANAMÁ?


- PIMENTA VOLTOU PRA PLANICIE
E SIDÔNIO ASSUME

O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, falou em "faroeste digital" após mudanças na Meta e se queixou que a população não consegue ver as virtudes do governo Lula.
A declaração foi feita ontem durante discurso de posse, no Palácio do Planalto. Sidônio reclamou das mentiras contra o governo e afirmou que a comunicação é desafio para todos, não apenas a Secom.
"Medidas como anunciada pela Meta são ruins porque afrontam a soberania e criam faroeste digital", disse, em referência às mudanças de política da empresa dona do Facebook e Instagram.
"A informação dos serviços não chega na ponta. A população não consegue ver o governo nas suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema-direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade", completou.
O ministro disse ainda lamentar que a o extremismo seja distorcido para "liberdade de manipulação". Após o evento, falou com jornalistas no Planalto e, mais uma vez, criticou a decisão da Meta e demonstrou preocupação com a desinformação.

- ACREDITE - Bancos trabalham nesta semana com dólar a R$ 6,24.

- ACREDITE 2 - A picanha em açougue do Mercado Público de Porto Alegre, no final de semana passada, estava a R#165,00.

- BIBO NUNES ´OS IMPRESSIONANTES
NÚMEROS DA DENGUE NO BRASIL



- QUERO VER A REAÇÃO DO GOVERNO LULA
E DA IXQUERDA BRASILEIRA
Após ter feito sucesso no Brasil, "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, começa a chegar ao circuito internacional ao longo desta semana, entrando nesta quarta em 200 salas na França com o título "Je Suis Toujours Là".
A maior parte das resenhas do filme no país tem sido elogiosa, mas o vespertino Le Monde, que dedicou uma página ao filme brasileiro em sua edição de quarta, fez a crítica mais ácida, em texto assinado pelo crítico Jacques Mandelbaum.
Ele desaprovou a "concentração melodramática" na figura de Eunice Paiva, que faria o filme "passar com um traço leve demais pela compreensão do mecanismo totalitário". Além disso, a atuação de Fernanda Torres é, para Mandelbaum, "um tanto monocórdica".
Para Mandelbaum, a Eunice do filme beira uma representação religiosa demais do sofrimento, sobretudo na comparação com o trabalho de outra brasileira, Sônia Braga, em "Aquarius", de 2016, sobre uma mulher que tenta impedir a demolição do prédio onde mora.
O jornal dá ao filme uma estrela, em uma escala que vai até quatro.

- MÍSSIL DO IÊMEN FICA NOTELHADO DE CASA EM ISRAEL


ACREDITE SE QUISER

- PIX?


REGISTRO

- A partir de 5 de maio, a GOL começa voo de Porto Alegre para Buenos Aires, com três voos diretos por semana. A capital gaúcha passa a ser um dos 13 destinos brasileiros que possuem voos diretos da GOL para Buenos Aires.
No dia 6 começa a operar a rota exclusiva entre Caxias do Sul e o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. Serão duas frequências semanais


PERGUNTINHA

- QUANTAS PESSOAS JÁ DEVEM ESTAR PREPARANDO BOLO COM ARSÊNIO COM BASE NAS RECEITAS DIVULGADAS PELAS TVS?

PENSANDO BEM



RECORDAR É VIVER

(RECORDAR É VIVER DE ONTEM, POST DE FERNANDA TORRES, É FALSO. DESCULPE)

- PELÉ TINHA UM SALTO DE 1 METRO E 22 CM:


OS MUTANTES


DEUSAS



PIADINHA

                                            


                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário