Quarta, 7 de agosto de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para





Segue a vaquinha. Tenho que tentar chegar perto do necessário para atender a determinação judicial. 
Além de contribuir pelo https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-ao-blog-do-previdi
aceito qualquer contribuição em uma das contas-poupança:

BRADESCO
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0939 3
conta poupança 1000049 1

BANRISUL
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0847
conta poupança:   39.081430.0-0
...
Se preferirem a opção de depositar em uma das contas, favor avisar pelo jlprevidi@gmail.com





REGRAS BÁSICAS PARA
QUEM É ALFABETIZADO
(e gosta de escrever)





Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida!

Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev.

Evite os lugares-comuns, as frases feitas, “como o diabo foge da cruz”.

Remember: estrangeirismos never! Eles estão out! Já a palavra da língua portuguesa é very nice!

Você nunca deve estar usando o gerúndio! Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão estar lendo!

Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou? Então joia. Valeu!

Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classicizantes, pinçadas em alfarrábios de priscas eras e eivadas de preciosismos anacrônicos e esdrúxulos, inconciliáveis com o escopo colimado por qualquer escriba ou amanuense.

Jamais abuse de citações. Como alguém já disse: “Quem anda pela cabeça dos outros é piolho”. E “Todo aquele que cita os outros não tem ideias próprias”!

Lembre-se: o uso de parêntese (ainda que pareça ser necessário) prejudica a compreensão do texto (acaba truncando seu sentido) e (quase sempre) alonga desnecessariamente a frase.

Frases lacônicas, com apenas uma palavra? NUNCA!

Não use redundâncias, ou pleonasmos ou tautologias na redação. Isso significa que sua redação não precisa dizer a mesmíssima coisa de formas diferentes, ou seja, não deve repetir o mesmo argumento mais de uma vez. Isso que quer dizer, em outras palavras, que não se deve repetir a ideia que já foi transmitida anteriormente por palavras iguais, semelhantes ou equivalentes
.
A hortografia meresse muinta atensão! Preciza ser corrijida ezatamente para não firir a lingúa portuguêza!

Não abuse das exclamações! Nunca!!! Jamais!!! Seu texto ficará intragável!!! Não se esqueça!!!

Evitar-se-á sempre a mesóclise. Daqui para frente, pôr-se-á cada dia mais na memória: “Mesóclise: evitá-la-ei”! Exclui-la-ei! Abominá-la-ei!”

Muita atenção para evitar a repetição de terminação que dê a sensação de poetização! Rima na prosa não se entrosa: é coisa desastrosa, além de horrorosa!

Fuja de todas e quaisquer generalizações. Na totalidade dos casos, todas as pessoas que generalizam, sem absolutamente qualquer exceção, criam situações de confusão total e geral.

A voz passiva deve ser evitada, para que a frase não seja passada de maneira não destacada junto ao público para o qual ela vai ser transmitida.

Seja específico: deixe o assunto mais ou menos definido, quase sem dúvida e até onde for possível, com umas poucas oscilações de posicionamento.

Como já repeti um milhão de vezes: evite o exagero. Ele prejudica a compreensão de todo o mundo!

Por fim, Lembre-se sempre: nunca deixe frases incompletas. Elas sempre dão margem a


-


VÃO QUEBRAR MAIS E MAIS JORNAIS IMPRESSOS -Não tenho a menor dúvida. Assim como acredito que os grandes grupos de comunicação não podem brigar com governos, porque dependem deles, com a edição da MP 892/19 vai bagunçar ainda mais o mercado editorial..
Recebi este texto:

Se os veículos de comunicação já estavam em pé de guerra contra o governo, face à diminuição das verbas de publicidade, imaginem como ficarão a partir de hoje, com a edição da MP 892, publicada no DOU:
A MP 892/19 determina que as empresas constituídas como sociedades anônimas publiquem APENAS NA INTERNET os documentos exigidos pela Lei das S/A (Lei 6.404/76), como convocação de assembleias, avisos aos acionistas, relatórios da administração e demonstrações financeiras.
Os documentos serão disponibilizados no site da companhia, e nos endereços da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da bolsa de valores onde as ações são negociadas, estes dois últimos sem cobrança de nenhum valor. As publicações deverão ter certificação digital de autenticidade.
A MP revoga lei anterior que exigia a publicação apenas em versão resumida.
Antes da mudança, a lei exigia que os documentos fossem divulgados na imprensa oficial e em jornal de grande circulação, o que acarretava um custo para as companhias.
A CVM regulamentará as publicações sob sua competência. Já o Ministério da Economia vai disciplinar, em ato, a forma de publicação e de divulgação dos atos relativos às companhias fechadas (cujas ações não são negociadas em bolsa).
Em abril passado entrou em vigor a Lei 13.818/19, que limitava a publicação dos documentos ordenados pela Lei das S/A, a partir de 2022, a jornais de grande circulação, e em versão resumida. A MP 892/19 revoga esse dispositivo, já que a regra geral agora será a publicação somente pela internet.
A medida provisória produzirá efeito no primeiro dia do mês seguinte à data de publicação dos atos do Ministério da Economia e da CVM disciplinando as mudanças na Lei das S/A.
A MP 892/19 será analisada inicialmente em uma comissão mista. O presidente do colegiado será um deputado e o relator, um senador, ainda a serem definidos.
O relatório aprovado na comissão será analisado posteriormente nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.


-


REFLEXÃO

Quando o Jornal Nacional quer "cravar" com o sujeito, o Bonner "erra" uma determina sílaba que o dito cujo teria dito pra depois, no final, corrigir, e repetir tudo de novo.  Canalhice pura.

Idacil Amarilho


-


CAPITAL DA UMIDADE - Ideia do Marcelo Benvenutti:



Porto Alegre quer orla pra parecer Puerto Madero. Quer roda gigante pra parecer Londres. Só não quer vender a principal atração turística da cidade: UMIDADE.
Vou me candidatar a vereador e propor que nosso nome turístico seja CAPITAL DA UMIDADE RELATIVA DO AR.
Imaginem?
O resto do país vive naquela secura, todo mundo abaixo dos 30% de umidade, e aqui 80% de umidade já fica todo mundo, "nossa, hoje até dá pra deixar umas toalhas uns TRÊS DIAS no varal que vão secar!"
Os turistas seriam recebidos por agentes turísticos vestindo escafandros e cartazes do tipo: "RESPÌRE ÁGUA". Seriam abrigados nos lugares mais úmidos da cidade e conheceriam o famoso milagre das "PAREDES QUE VERTEM ÁGUA".
Toda a região seria beneficiada. Em vez da breguíssima "rota romântica" de Gramado e Canela, a ROTA ÚMIDA (nome sugestivo, hein?) pelo litoral norte, Pelotas e Rio Grande. Depois de uma semana a 30 dias aqui, voltariam felizes para suas cidades secas e ainda ganhariam, no pacote especial, uma garrafa com a "umidade de Porto Alegre" dentro, para abrirem e respirarem quando sentirem saudades.
Porto Alegre, nada pode ser mais úmido. Vem, eleições 2020.


-


SÉRIO! ESTÁ NO YOUTUBE!!

SERRAMICA PRA EVITAR UMIDADE NA PAREDE


-






  É AMANHÃ! - O lançamento do livro TODOS POR UM, organizado pelo Paulo Palombo Pruss, da Editora Escuna. O evento será no tradicional Chalé da Praça 15, no Centro de Porto Alegre, a partir das 18 horas.
A obra, que custará 50 reais, reúne trabalhos de 28 escritores, com apenas um objetivo: que o Prévidi consiga pagar uma indenização, decidida pela Justiça, de valor estratosférico.
"Deu muito trabalho reunir estas pessoas que se dispuseram a mostrar que são amigos. Mas, ao mesmo tempo, é muito bom o trabalho final. Tenho certeza de que todos vão gostar e será daqueles livros para nós lermos e relermos", afirma o editor entusiasmado Paulo Pruss.
Julio Ribeiro, que com o também jornalista Flávio Dutra, coordenou os trabalhos, indaga: "Quantos amigos de verdade conseguimos amealhar na vida é o grande parâmetro de sucesso de nossa existência". Julio, que é editor da Revista Press, faz coro com todos aqueles que não admitem que jornalista processe jornalista.
- Não é mais fácil conversar  para chegar a um acordo?
...
Participam de TODOS POR UM:
Carlos Frederico Matzenbacher / Márcia Nalepinski
Claudio Lovato Filho
Clovis Heberle
Fernando Albrecht
Fernando Di Primio
Fernando Pamplona
Flávio Dutra
Flávio Pereira
Gil Kurtz
Glauco Fonseca
Gustavo Mota
Indaiá Dillenbur
Jaime Cimenti
João Carlos Machado
João Elias Bragatto
Julio Ribeiro
Karim Miskulin
Milton Gerson
Nando Gross
Paulo Motta
Paulo Palombo Pruss
Percival Puggina
Ricardo Azeredo
Ricardo Orlandini
Rosana Debom
Vanessa Correa
Vítor Bley de Moraes
(E tem um texto meu que eles escolheram)


-


AZEREDO E TIBÉRIO NO VALVULADOS - Amanhã, das 16 às 17 horas, mais um programa VALVULADOS imperdível. Dessas vez, dois grandes repórteres, um de televisão e outro de jornal. Ricardo Azeredo traz na bagagem mais de 20 anos de coberturas jornalísticas para tevê e Tibério Vargas, foi repórter policial por mais de 25 anos nos principais jornais do Rio Grande do Sul. Além disso, Ricardo trabalhou em diversas assessorias de comunicação e Tibério Vargas foi professor de jornalismo por 4 décadas.
Imaginem o que esses dois têm de história pra contar. Não dá pra perder essa edição do VALVULADOS.
...
Pode acompanhar pelas principais plataformas das redes sociais: Facebook, Youtube e Spotify:
Facebook
Portal Press
Youtube
Rádio Press Porto Alegre
Spotify
Valvulados 1 (2,3, 4...)


-



Foto do https://jornalrotadomar.com.br

TE METE - Até o final do ano inaugura mais uma Loja Renner. Na avenida Emancipação, em Tramandaí. Onde era a Floricultura Úrsula. Prédio novo com dois andares.
Uauuu!!! Pertinho de Oeisis International!!



-


REFLEXÃO PARA TODOS

Hoje é muito difícil não ser canalha. Todas as pressões trabalham para o nosso aviltamento pessoal e coletivo.

Nelson Rodrigues (via Caco Belmonte)


-

NÃO É PIADINHA





-


PIADINHA


Jamais irão se encontrar




Um comentário:

  1. Seriam abrigados nos lugares mais úmidos da cidade e conheceriam o famoso milagre das "PAREDES QUE VERTEM ÁGUA". ������

    ResponderExcluir