Quarta, 2 de junho de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 





GOSTARIA DE SABER SE O DUDU
É CONTRA A COPA DO BRASIL, O
BRASILEIRÃO, LIBERTADORES E
SUL-AMERICANA. OU SE APENAS 
ESTÁ SENDO CAPACHO DA GLOBO




CHARQUE

Texto do jornalista Paulo Motta.



Abstenho-me de bestas quadradas, redondas, elípticas ou qualquer outra forma de besta que a natureza tente me empurrar goela abaixo. Odeio burrice.
Essa última, quando misturada com arrogância, num único corpo, pode ser uma arma letal, melhor manter distância.
A burrice humilde é tolerável, considerando a predisposição da criatura a ouvir, o que pode ser um pequeno passo para ela, mas um grande passo para a Humanidade, me parece.
Lembro de uma namorada que tive quando estudei em Santa Maria, lá pela metade dos anos 70, a Charque.
Não lembro o nome, a razão social dela, mas o nome fantasia é tão inesquecível quanto.
A Charque era muito feia, pobre moça. Nos conhecemos na boate Krakelê, na madrugada santa-mariense, encharcados de cachaça e Drink Dreher, fumando Arizona num canto escuro daquele estabelecimento e atendidos por um garçom de alcunha Prepúcio; vejam onde já estive, caríssimos irmãos!
Acordei quase uma da tarde com a Charque roncando ao meu lado, num apartamento onde ela morava com a irmã - mais feia do que ela, antes que me perguntem - perto da pensão da Dona Morena, onde eu habitava.
Sabe quando tu abre os olhos e não tens ideia de onde estás? Quem sou, onde estou, ouço vozes clamando pelo meu santo nome em vão considerando a ressaca medonha em que me encontro. Quero ir pra casa! Tentei sair mas ela acordou e não deixou.
Não só não deixou como me entupiu de prensados, refrigerantes e doces que eu comecei a achar legal, sabem? A geladeira das gurias era uma mina de ouro, tinha até pudim de laranja, acreditem!
No apartamento havia televisão e um toca-fitas, com umas caixas de som maneras, pra escutar Antonio Carlos & Jocafi e Morris Albert.
As únicas coisas quase bonitas na Charque eram os lóbulos das orelhas e, talvez, o céu da boca. Mas era uma simpatia e gostava de mim e eu da geladeira dela.
Num curto romance de três semanas engordei uns dez quilos, juro!
Saíamos sempre à noite, mas era impossível esconder meu romance dos bandidos da pensão. A gozação corria solta no refeitório:
- Onde vai o Paulo Motta?
- Vais comer um charque caprichado, hoje, Mottinha?
Riam e debochem, seus ordinários; enquanto passam a café e bolacha d'água nos finais de semana, eu me empanturro, cambada de morto de fome!
Minha namorada era feia por fora e bonita por dentro, pensei em virá-la do avesso, mas desisti, podia ficar pior.
As desculpas pra não esperá-la na saída do Colégio Centenário já estavam quase zeradas, então resolvi acabar o romance, mais preocupado com minha reputação do que com o estômago.
Por sorte as férias de julho estavam chegando e menti que iria embora, trabalhar com meu tio que plantava sagu em Chapecó. Pobrezinha, acreditou. Era uma alma singela, de uma burrice reversível se se dedicasse.
Nos encontramos novamente, mas ela já estava com outro cara, ufa!
Bons tempos, queridos bandalhos, pena que passam muito rápido. O mundo nos engole enquanto dormimos.
Buenas noches.


-

...Em formato de entrevista-depoimento, transformou-se numa novela eletrizante. (Tibério Vargas Ramos)

...Devorei o livro numa tarde noite de sábado e confesso, fiquei com a sensação de quero mais... (Gustavo Victorino)

...Divertido, tem uma graça envolvente. Parabéns! (Anonymus Gourmet)

...meu querido colega AO que me foi apresentado pelo autor da biografia numa tarde qualquer no Tuim. Leiam o livro!! (Roério Mendelski)

ÚLTIMOS EXEMPLARES DA PRIMEIRA EDIÇÃO!!

O livro está a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.
Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.
Quem tiver pressa, posso mandar por Sedex, mas aí tem um custo extra de absurdos 25 reais para a EBCT. APENAS PARA O RS - DEMAIS ESTADOS É OUTRO VALOR.
Ah, sim, o livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59


-


PREFEITO E RESPECTIVAS -
Assista com atenção ao vídeo. Se não entendeu, assista de novo. Eu jamais tinha visto algo parecido:


-


GANCHO DO YOUTUBE - Não postei o vídeo aí de cima no Youtube, porque tomei um gancho de uma semana - tentei publicar um vídeo de uma chinesa, que eles não gostaram.
E eu nem sabia que no Youtube também tem c
astigo...


-


GUAÍBA - Escreve o Sandro Kluge:

A Band tinha tudo para ir para a frente (a AM), mas por questões de rede não decola. Hoje a Guaíba, na minha opinião, acertou mais a mão. Emplacou (eu acho) o programa das 07:00 às 10:00 (o Agora). O horário das 10:00 às 11:00 é que ainda é meio morto e eu penso que das 16:00 às 17:00 tb. Fazer um jornal mais “pesado” nestes dois horários seria uma boa, puxando alguns do Correio do Povo. Além disto, a equipe de esportes não é tão murrinha como a da Gaúcha.

-

ANTENOR SILVA DEMOLIDOR - Sobre os enigmas televisivos são fáceis de ser explicados. O visual das apresentadoras e apresentadores esportivos segue o padrão Globo para o guarda-roupa do seu pessoal de vídeo. E o tchauzinho das apresentadoras? A falsa descontração sempre será irmã gêmea do rídículo.

-



-


VERGONHA! - Escreve o Paulo Cursino:

Tentei ver parte do depoimento da doutora Nise Yamaguchi na CPI de hoje, mas não consegui. Passei raiva. A baixaria da CPI do circo chegou a um nível baixo demais até mesmo para os parâmetros da comissão. Afinal ver uma médica doutorada em pneumologia, mestrada em alergia e imunologia, com especialização em Harvard e tudo o mais, com mais de quarenta anos na área, sendo inquirida por vagabundos como Renan Calheiros, Humberto Costa e Randolfe Rodrigues é de fazer doer olhos, ouvidos e bolsa testicular. Nem vou falar da covardia da classe artística em situação de Projac, dos youtubers nerdzinhos, dos cartunistas de um tema só, dos tuiteiros indignados e chutadores de plantão. Todos apoiando o trio de canalhas contra a doutora, claro. Era o esperado. Afinal, não dá pra exigir personalidade e opinião própria de gente que nasceu pra ser putinha ideológica. Cada um é o que é e vende o que tem pra vender. Paciência.
Porém, alguém comentou por aqui que a doutora Nise levou para a CPI um livro sobre o qual postei dia desses, o "Em Busca de Sentido" do Victor Frankl. Uma grande coincidência. Podem rolar minha timeline. Não me lembro de ter visto algum dia um livro numa CPI. Renan estranhou até mais do que eu, dava para ver na cara. Seu último livro lido na vida deve ter sido "Caçadas de Pedrinho" na escola. Depois que Renan descobriu a corrupção e como pegar jornalistas que transam com suas fontes – algo bem próximo do caráter das pessoas que o defendem hoje – ele descobriu que não precisava ler ou fazer mais nada.
A ingenuidade de Nise me comoveu. Citar Victor Frankl no nosso senado é como ler Shakespeare em voz alta num galinheiro. Achei ainda que o trecho escolhido e mencionado por ela não foi o mais interessante e nem o mais adequado. Mas valeu a tentativa. Como li o livro recentemente, posso dizer quase de cabeça o trecho que mais me marcou. Uma conclusão até simples, mas contundente, das experiências de Frankl no campo de concentração e que serve bem ao momento que vivemos hoje. Em dado momento escreveu:
"Existem sobra a terra duas raças humanas e realmente apenas essas duas: a das pessoas direitas e a das pessoas torpes. Ambas estão amplamente difundidas. Insinuam-se e infiltram-se em todos os grupos. Não há grupo constituído exclusivamente de pessoas decentes, nem unicamente de pessoas torpes. Neste sentido não existe grupo de "raça pura" e assim também havia uns e outros sujeitos decentes no corpo da guarda. Sem dúvida, a vida no campo de concentração ensejava o rompimento de um abismo nas profundezas extremas do ser humano. Não deveria surpreender-nos o fato de que essas profundezas punham a descoberto simplesmente a natureza humana, o ser humano como ele é - uma liga do bem e do mal! A ruptura que perpassa toda a existência humana e distingue bem e mal alcança mesmo as mais extremas profundezas e se revela até no fundo desse abismo aberto pelo campo de concentração. Ficamos conhecendo o ser humano como talvez nenhuma geração humana antes de nós. O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás; mas é também o ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios".
Em uma analogia bem simples, a CPI da pandemia foi construída pelos torpes, pelos canalhas, conduzida pela pior laia da nossa política, cuja intenção é destruir, matar, e nunca chegar à verdade. O senador Aziz deixou escapar a frase mais emblemática da comissão hoje: "Deixa a convidada falar. A nossa opinião não vai mudar". O que dizer? A única coisa que se salvou foi ver a doutora Nise ainda conseguindo manter sua altivez diante da cafajestagem geral. Se com uma oração ou sorriso nos lábios, pouco importa: mesmo de máscara ela demonstrou que era a única que não utilizava uma ali.


-




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


Faça sua encomenda até à meia-noite de quarta-feira, ou um dia antes, e receba na sua casa nossos deliciosos pratos, quitutes ou doces, na quinta, sexta ou sábado, das 11h às 18h. Entregamos em todos os bairros de Porto Alegre.

CARDÁPIO

PRATOS QUENTES

Bife à Francesa à milanesa assado no forno coberto com molho de cebola, tomate, pimentão, ervilhas, presunto magro, queijo mussarela gratinado e batata palha, acompanha arroz branco: R$ 70,00 (porção p/ 2 pessoas).

Filé de Peixe grelhado com molho de alcaparras, cebola e tomate, acompanha batatas no vapor: R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

Espinhaço de Ovelha Mexido, acompanha arroz branco: R$ 65,00 (porção p/ 2 pessoas).

Língua Bovina ao molho com ervilhas, acompanha arroz branco: R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

Carreteiro de Charque, acompanha Feijão mexido: R$ 60,00 (porção p/ 2 pessoas).

Galinha Caipira com Arroz: R$ 40,00 (porção p/ 2 pessoas).

Ensopado de Carne com Mandioca "Vaca Atolada": R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

*Taxa de Entrega: R$ 10,00

DOCES/SOBREMESAS

Sagu (porção individual): R$ 5,00
Arroz Doce (porção individual): R$ 5,00
Ambrosia (porção individual): R$ 7,00
Moranga Caramelada (porção p/ 2 pessoas): R$ 7,00

TORTAS FRIAS

Frango (18 fatias): R$ 80,00
Legumes (18 fatias): R$ 80,00

QUICHES 

Espinafre (6 fatias): R$ 40,00
Brócolis (6 fatias): R$ 40,00
Calabresa (6 fatias): R$ 40,00
Frango com Alho Poró (6 fatias): R$ 40,00

PASTELÃO 

Frango com requeijão e azeitonas (6 fatias): R$ 60,00

Fone/Whatsapp: (51) 99913.8545


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-







XXXXXXXXXX


INTERVALO

BOATE DO AVIÃO

Tradicional boate na zona sul de Porto Alegre, que funcionou próximo ao Morro do Sabiá, em Ipanema, na década de 70. Pegou fogo após um raio cair nele. Uma pena. Era um local em que principalmente casais iam pra dançar e jantar (era também restaurante). 

O “point” marcou época em Ipanema. A aeronave, um DC-3 da Varig, foi adquirida pelo empresário Manoel Guerino Calcanhoto, morador do bairro.

Quando o avião chegou ao local, um antigo morador recorda: “Todos correram para ver o avião passar. Era um gigante pelas ruas aqui da Tristeza. As pessoas se posicionaram em frente aos portões de suas casas para vê-lo passar. A avenida principal do bairro ficou movimentada. Primeiro, passou o miolo da aeronave, em um grande caminhão, logo após, vieram as asas separadas, em outro caminhão. Foi um grande acontecimento. Parou todo o trânsito” (Homero, relojoeiro da Tristeza).

As fotos mostram um casal na frente dele (Acervo de Homero/Relojoeiro da Tristeza) e a outra após o incêndio (acervo do Blog da Janete).



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X


EU ATESTO: SÃO IMPERDÍVEIS!!

OS ALFAJORES
DA ROCHELLE!!





Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

  
      PEÇA AGORA MESMO
Combinamos entrega ❤️ 51 99996-3361 ❤







-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X


PIADINHA


21 comentários:

  1. O Dudu é capacho mesmo. Incapaz de pensar por si.

    ResponderExcluir
  2. Essa é fácil: é capacho !
    Quanto a CPI, pode algo honesto ser tocado por um escroque como o Renan Calheiros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor o Renan que o Heinze,que só
      paga mico na CPI toda semana.O Paim
      e o Lasier sairiam melhor na foto.

      Excluir
    2. Se tu consegues ver alguma coisa de boa no ladrão cangaceiro do Renan, me desculpa, mas o problema está em ti, não nele.

      Excluir
  3. O capacho vai proibir o jogo da seleção no Beira-Rio? Não. É capacho.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde

    Sensacional o texto do Paulo Motta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro o nosso Paulo Motta, por seus belos textos e por seus posicionamentos políticos, mas não gostei do texto acima, muito maxista. Não existe mulher feia. Abraços.

      Excluir
    2. Pois eu fiquei curioso sobre a Charque.

      Excluir
  5. 1) Ri muito com o texto do Paulo Motta sobre a namorada Charque. 2) Brilhante o texto de Paulo Cursino sobre a CPI dos vigários. Seria ótimo se os senadores citados lessem suas palavras, caso soubessem ler.

    ResponderExcluir
  6. SIMERS tirou nota sobre o caso da Dra. Nise, mas o Cremers caladinho até o momento. Até o Conselho Federal de Medicina de pronunciou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos tempos de quedas das máscaras.

      Excluir
  7. Agora temos o DC antes do Moro e o DC depois do Moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virou um zero à esquerda, em ambos os sentidos.

      Excluir
  8. Gostaria de ouvir os comentários sobre a médica que foi ouvida na CPI na quarta-feira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cantora? Muita política e pouquíssima ciência.
      Continuamos esperando dados sobre sua experiência clínica e em pesquisa científica.

      Excluir
  9. Tem um comentarista aqui que faz igual ao cara que entra lá no Polibio.
    Lá o indivíduo quando a notícia não tem como argumentar como foi o desrespeito com o Dra. Nise, muda de assunto e distorce as coisas.

    ResponderExcluir
  10. Os roqueiros deveriam pedir "de volta" a Band FM 94,9 que uma vez foi a Ipanema. Tirando o Milton Cardoso à noite, os outros parecem uns seguidores da Ditadura Chinesa, principalmente o cara das 14:00. Lamentável.

    ResponderExcluir
  11. Agora a onda é jornalista esportivo dar pitaco sobre política nos programas.
    Deveriam ser lembrados que se não fosse a reabertura do futebol todas as equipes esportivas principalmente as de rádio hoje estariam extintas ou reduzidas ao máximo.
    Aos esquecidos devemos relembrar por não ter futebol, algumas rádios estavam retransmitindo mundiais interclubes de muitos anos atrás e outras campeonatos europeus para preencher a programação, cumprir obrigações com os patrocinadores. Tudo isso para não ter que demitir funcionários.

    É muita hipocrisia, são beneficiados pelo futebol e ficam dando discurso. Ficam o dia todo ganhando visualizações muitas vezes com as polemicas dos clubes e depois querem posar como paladinos da justiça.

    ResponderExcluir
  12. O gambá lacrador continua tentando pautar o que os outros devem falar. Deveria começar por ele, que pouco sabe de futebol e, talvez por isso, envereda pela agenda da militância de redação.

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia, sou leitor assíduo do teu blog, ciente de que o contraponto que você sempre instiga é muitíssimo importante para que possamos cada vez mais comparar ideias e conceitos. Parabéns pelo trabalho.
    Faço aqui apenas uma correção: No trecho em que você cita a passagem da autora, cantora e instrumentista Berenice Azambuja, existe um equívoco seu, talvez muito pelo desconhecimento e desinteresse sobre músicas feitas aqui no estado, a letra está incorreta e digamos ficou uma piadinha inoportuna:
    "...Churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e mulher..."
    E não Churrasco COM Chimarrão, como citastes...
    Era isso.
    Abraço.

    ResponderExcluir