Quarta, 26 de junho de 2024

 


FALE COM O EDITOR:
JLPREVIDI@GMAIL.COM


NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI! 




PLANEJE SEUS VOOS



A antiga luta contra a censura não era motivada
por um princípio moral; era, antes de mais nada,
expressão do ressentimento de
a censura ter sido feita por outros.


dois minutos
com prévidi

- COMECE A CONHECER O JORNALISMO CANALHA.
FAKE NEWS É COISA DE AMADOR.


Olá! 

- É SEMPRE BOM DARMOS UMAS RISADAS COM O BANDIDO


comunicaÇÃO


- UM PROFISSIONAL INIGUALÁVEL - Mais uma vez sugiro que contratem um grande comentarista de TV. Luiz Carlos Prates aborda qualquer assunto. O fato de viver em Santa Catarina não é impeditivo.

- FLÁVIO TAVARES - Foi dispensado de Zero Hora. Tinha coluna há 30 anos.
Ninguém notou?

- RECEBO - "Vixe! Agora sim, bem capaz que o Vasco seja campeão da copa américa."


PODER RS - De segunda à sexta, às 18 horas, na UlbraTV.
Com o jornalista Orestes de Andrade Jr.

- CHARGE DA IMPRENSA ALEMÃ


- CHARGE DA IMPRENSA DO BANANÃO



POLÍTICA

- STF NO SEU DEVIDO LUGAR



- LULA FALA UMA COISA E PIMENTA NÃO CONFIRMA


- DECIDIRAM QUE O FOGO ESTÁ PROIBIDO



PERGUNTINHA

- ESSA COISA É MALUCA OU INCOMPETENTE?


O número de focos de incêndios no Pantanal neste ano já supera o registrado no mesmo período de 2020, ano recorde de queimadas em todo o bioma. As queimadas nos seis primeiros meses de 2024 já são 8% maiores em comparação com 2020. Há meses, especialistas alertaram para uma temporada de fogo devastadora.
A comparação é feita entre os dias 1º de janeiro e 19 de junho de 2020 e de 2024, conforme os dados disponibilizados pelo Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No ano de 2020, até então o pior ano para o Pantanal, de acordo com especialistas, cerca de 26% do bioma foi consumido pelo fogo durante vários meses.
Em 2020, pesquisadores identificaram que os incêndios no bioma afetaram pelo menos 65 milhões de animais vertebrados nativos e 4 bilhões de invertebrados. O levantamento foi feito com base nas densidades de espécies conhecidas.
As cicatrizes do fogo aparecem mais uma vez de forma mais intensa em 2024. Jacarés foram encontrados carbonizados e a vegetação outrora verde se tornou cinza, em Corumbá - capital do Pantanal. A fauna e a flora pantaneira correm risco mais uma vez, alertam os pesquisadores e ambientalistas.
O biólogo e diretor de comunicação da ONG SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, registrou de perto as marcas que o fogo tem deixado na temporada das chamas deste ano. O especialista conseguiu registrar um jacaré que não conseguiu fugir do fogo a tempo. O que restou foi a carcaça carbonizada do animal sobre a grama acinzentada.
Em 2020, as queimadas atingiram 4,5 milhões de hectares, em 21 municípios que compõem o Pantanal, conforme relatório técnico elaborado pelos setores de geoprocessamento dos Ministérios Públicos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
Segundo monitoramento feito pelo Inpe, 2020 foi o que teve mais registros de fogo no Pantanal desde o fim da década de 1990.
Neste ano, o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ) já registrou mais de 517 mil hectares consumidos pelo fogo em todo Pantanal. A área queimada é quase quatro vezes o tamanho do território da cidade de São Paulo. O bioma tem 16 milhões de hectares.
Sem nem acabar o mês de junho, o Pantanal já registra o maior número de focos de incêndios para um mês de junho de toda a série histórica do Inpe, iniciada em 1998. Nos 19 primeiros dias deste mês, 2571 focos de incêndios foram registrados em todo o bioma, que no Brasil fica em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.
A extensão destruída entre janeiro e maio superou em 39% o registrado no mesmo período de 2020, o pior ano da série histórica até então.
...
O Brasil lidera o número de focos de incêndio entre os países da América do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A explosão dos incêndios no Pantanal levou à liderança do país no ranking de queimadas, neste mês de junho.
Os dados são do Programa de BDQueimadas, do Inpe. Veja o ranking de focos de incêndios entre os dias 1º e 19 de junho entre os países da América do Sul:
Brasil: 7214 focos;
Paraguai: 2334 focos;
Bolívia: 1935 focos;
Argentina: 1446 focos;
Peru: 335 focos.
Do dia 1º a 19 de junho deste ano, os focos de incêndio cresceram 2951% no Pantanal, se comparados com o mesmo período de 2023. Entre os biomas brasileiros, o Pantanal é o que teve maior crescimento percentual de queimadas em junho deste ano. 
...
Incêndios no Pantanal intensificam queimadas no Brasil
Entre os biomas brasileiros, o Pantanal teve maior crescimento percentual.
Em segundo lugar no crescimento do número de focos de queimadas, a Amazônia aparece com 93% de incremento no quantitativo de queimadas. Os outros biomas apresentaram os seguintes percentuais:
Pantanal: 2951%;
Pampa: - 45%;
Mata Atlântica: 93%;
Cerrado: 23%;
Caatinga: 38%;
Amazônia: 11%.
Especialistas explicam que o aumento exponencial dos focos de incêndio no Pantanal ainda em junho é causado pela antecipação da temporada do fogo, que chegaria só entre o fim de julho e agosto. Nessa terça (18), uma ponte na Estrada Parque foi destruída pelas chamas. 
"Pela primeira vez estamos com o Pantanal completamente seco no primeiro semestre. O Ibama já contratou mais de 2 mil brigadistas para atuar em todo o país, com foco inicial no Pantanal e na Amazônia, e vamos fazer tudo o que for necessário. As crises climáticas são eventos cada vez mais extremos", afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, em nota.
No bioma presente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as chamas são esperadas anualmente. Entretanto, os eventos climáticos adversos, a seca severa e a estiagem expuseram a planície ao fogo mais cedo em 2024. (iNFORMAÇÔ     VES DO G1)(

acredite se quiser

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência na segunda passada, devido aos incêndios que já consumiram cerca de 600 mil hectares no Pantanal somente neste ano.


PENSANDO BEM

- "Presidiário, ladrão e comunista". Com estas palavras o presidente da Argentina, Javier Milei, define Lula.


recordar é viver

- ASSISTA, APENAS


intervalo

- GONZAGUINHA 3

DEUSAS


PIADINHA


8 comentários:

  1. FLÁVIO TAVARES
    Ninguém notou?
    A grande questão: Quem é Flávio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Aliás, tirando o J.R. Guzzo, não sobra grande coisa naquele jornal.

      Excluir
  2. Um profissional como Luiz Carlos Prates, com espaço diário na mídia, faz muita falta ao RS.

    ResponderExcluir
  3. Legal tu dar espaço pro "comunista" Gonzaguinha. Baita artista.

    ResponderExcluir
  4. anos 50: Cauby, Angela Maria, xxxx, Orlando Silva

    ResponderExcluir
  5. Queremos uma "Deusa" Colorada! Aguardamos.

    ResponderExcluir