Quarta, 6 de novembro de 2013 - parte 4

PEPINO PARA DONA DILMA!

Funcionários da EBC entram em greve nesta quinta

     
Em assembleia nacional realizada nesta terça-feira, 5, os funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram iniciar greve por aumento nos salários e melhores condições de trabalho. De acordo com a comissão que lidera o movimento, a paralisação em defesa da comunicação pública começa nesta quinta-feira, 7. 
0-0-0-0-assembleiaAssembleia de trabalhadores da EBC foi realizado por videoconferência em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e São Luís (Imagem: Divulgação/Nath Mendes)Os trabalhadores, que estão em estado de greve desde 24 de outubro, reivindicam manutenção de direitos no acordo coletivo. Já está marcada para a próxima sexta-feira, 8, às 13h, nova reunião geral para avaliar se a greve deve continuar ou não. Na última reunião de negociação, o diretor-presidente Nelson Breve apresentou proposta que definiu como “o máximo obtido junto ao governo federal”. Como os funcionários não aceitaram as condições, a situação deverá ser levada à Justiça do Trabalho.

Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), a empresa propõe acordo de dois anos com reajuste no valor do índice da inflação e ganho real de 0,5% em 2013 mais 0,5% em novembro de 2014. Na opinião dos trabalhadores, a proposta é insuficiente. Outra queixa é a imposição dos vetos do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, a 10 itens, o que para eles representa perda de direitos.

A EBC não se pronunciou sobre a greve. A empresa é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM. 

Um comentário:

  1. Será que alguém vai perceber que os estes abenegados trabalhadores, zelosos da comunicação social do governo e, porque não, promotores da cultura nacional, estão de greve?

    ResponderExcluir