Vinhos e Afins - 21/11/2013

40 ANOS DA ALMADÉN



A Vinícola Almadén, uma das mais tradicionais marcas de vinho do Brasil, chega aos seus 40 anos renovada e despontando no mercado entre as favoritas no seu segmento. Com sede em Santana do Livramento, na Campanha gaúcha, a Almadén mantém a condição de dona do maior vinhedo em espaldeira do Brasil. A marca conquistou também o status de ser uma das vinícolas mais tecnológicas do país, sendo uma das pioneiras em colheita mecanizada.
A empresa foi adquirida pela Miolo Wine Group em outubro de 2009. Durante este período, a Almadén passou por uma série de transformações visando melhorar ainda mais a qualidade de seus vinhos para seus consumidores já cativos e para consumidores que buscam vinhos jovens com bom custo-benefício.
Uma dessas transformações foi o fim da prática de adição de açúcar na linha de varietais, acompanhando as tendências do Novo Mundo, e a elaboração de vinhos mais frutados. O processo de elaboração dos frisantes também foi modificado com a adoção da fermentação natural dos vinhos através do método charmat, o mesmo usado para espumantes. A renovação envolveu também a mudança de toda a rotulagem dos produtos, inspirada nos vinhos californianos, ou seja, na própria origem da Almadén.
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A marca conta hoje com um portfólio de 17 produtos, entre brancos, tintos, rosés, frisantes e espumantes. O investimento na melhoria da qualidade não impediu que a empresa mantivesse a faixa de preço dos produtos, se mantendo bastante competitiva frente ao mercado, oferecendo qualidade aliada a um design moderno e arrojado a um preço acessível.
Ao mesmo tempo em que promoveu uma mudança imediata nos vinhos, a empresa deu início a investimentos na viticultura e na cantina, visando tornar a vinícola referência em qualidade e pioneira em novas práticas utilizadas no Brasil. A Almadén foi pioneira no processo de mecanização da colheita, o que é bastante significativo para uma vinícola que trabalha com uma grande extensão. A prática tem como maior benefício possibilitar a colheita de uma maior área no ponto certo de maturação, o que garante uma fruta de melhor qualidade.
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A Miolo Wine Group também investiu na renovação de vinhedos e na aquisição de uma série de máquinas, como de desfolha, poda verde e num moderno sistema de resfriamento para as uvas colhidas.
Com o objetivo de atingir um consumidor que busca vinhos mais leves, a Almadén voltou a oferecer as opções de vinhos como espumantes Meio-Doce e Meio-Doce Rosé e o Almadén Ugni Blanc Suave e o Cabernet Suave. Os dois últimos foram lançados em 2012 com a assinatura do cantor sertanejo Daniel. Os produtos, que são relançamentos da Vinícola Almadén, foram hits na década de 1980 e agora voltam ao mercado para comemorar seus 30 anos de sucesso.
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A excelente qualidade da uva Tannat e a sua especial maturação na região da Campanha/RS levaram a Vinícola Almadén a elaborar um vinho diferenciado. A partir das videiras em espaldeira mais antigas do país, com mais de 35 anos, a Almadén elaborou seu primeiro vinho ícone: o Tannat Vinhas Velhas, coroando o projeto Almadén e seu potencial para elaborar excelentes vinhos.
“O Vinhas Velhas é resultado de uma fermentação integral em barricas de carvalho francês novas. Essa vinificação integral permite extrair toda a concentração de açúcares e polifenois da uva. Um parreiral com essa maturidade conferiu um alto padrão de qualidade às uvas colhidas”, explica o gerente da Almadén, Afrânio Moraes. O produto vem chamando a atenção de quem o degusta e teve um reconhecimento muito importante na 30a Avaliação Nacional dos Vinhos ocorrida em Bento Gonçalves, em setembro deste ano. A amostra do Tannat Almadén foi eleita entre os 16 vinhos mais representativos da safra.

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