ARACURI AMPLIA ATUAÇÃO
A Aracuri Vinhos Finos desponta como uma das mais promissoras novidades do principal estado produtor de vinhos do Brasil, o Rio Grande do Sul. Depois de conquistar os gaúchos, a empresa desembarcou no Rio de Janeiro. E hoje, a vinícola da região dos Campos de Cima da Serra já está presente em Santa Catarina, Goiânia, São Paulo, Brasília, Recife e Fortaleza, comemoram Henrique Aliprandini e João Meyer proprietários da Aracuri.
Além de conquistar novos pontos de venda no mercado interno, a empresa também amplia seu portfólio de produtos. A novidade, que estará disponível já no próximo ano, será o vinho Aracuri Reduto, elaborado no estilo amarone, além do Aracuri Collector Merlot 2012 e espumante Aracuri Collector Brut Pinot Noir elaborado pelo método Champenoise. “Estamos investindo muito na linha Collector, nossa linha ícone”, esclarecem os proprietários da Aracuri.
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Atualmente, a Aracuri comercializa nove rótulos exclusivamente para restaurantes, lojas especializadas e hotéis. O Aracuri Collector Cabernet Sauvignon é a estrela da empresa, hoje na segunda safra, de 2009. Neste ano, o vinho conquistou a Medalha Grande Ouro na 10ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, realizado sob a chancela do Concours Mondial de Bruxelles, em Florianópolis (SC). A safra 2008 deste vinho recebeu Menção Honrosa no International Wine Challenge, em 2012.
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NOVA PARCERIA DA MIOLO
A Miolo Wine Group reforça sua presença no mercado norte-americano ao acertar a exportação de 30 mil garrafas de frisante elaboradas na Vinícola Almadén em Santana do Livramento, na Região da Campanha do RS. Os produtos foram embarcados no início de novembro para Massachusetts para o importador norte-americano Liquid Brands. A bebida será comercializada com o rótulo Summer Breeze.
O negócio marca o início da relação entre Miolo e Liquid Brands.
“Este foi o primeiro pedido, mas nossa expectativa é de que novos cheguem a partir do próximo ano. O conceito do Summer Breeze é ser um frisante fácil de beber e de harmonizar”, afirma Morgana Miolo, gerente de Exportação da MWG na Ásia, África, Oceania e América. “Apostamos na qualidade dos rótulos produzidos pela MWG para conquistar o gosto do público norte-americano, que é um potencial consumidor de vinhos”, diz Greg Crone, representante do importador Liquid Brands.
Com mais essa parceria, a MWG aumenta sua presença no mercado americano, devendo fechar o ano com cerca de 100 mil garrafas exportadas.
BOA OPÇÃO
A meia garrafa na linha de produtos da Dal Pizzol não é novidade. A aposta já faz parte da política da empresa, atenta a mudança no comportamento dos consumidores que cada vez mais buscam maior praticidade e melhor custo benefício sem deixar a qualidade de lado.
Neste primeiro lote, serão 17 mil garrafas do Dal Pizzol Merlot e oito mil do Dal Pizzol Chardonnay. Anualmente, a empresa coloca no mercado 9.000 mil garrafas de 375 ml do Dal Pizzol Espumante Charmat.
Apostando em diferentes doses, a Dal Pizzol quer estar onde o apreciador de vinho está, seja em casa, seja no restaurante, no bar, no hotel ou na balada. De acordo com a gerente comercial da empresa, Simara Troian, o lançamento também está associado ao aumento do consumo da bebida entre o público jovem.
“Os vinhos em meia garrafa atendem um público que deseja degustar a bebida na medida certa e de forma descontraída, despojada”, destaca.
A Dal Pizzol Vinhos Finos está localizada na Rota das Cantinas Históricas, em Faria Lemos, Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha – www.dalpizzol.com.br.
Fotos: Edson Lazzarotto
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HISTÓRIAS DO VALE
Cada vinícola integrante do projeto fará o seu próprio vinho. A identidade visual é a mesma para todos os vinhos, com variações em ícones e informações. Em pequenas produções, que partem de mil garrafas e não devem ultrapassar a marca de 20 mil garrafas, “Histórias do Vale” será um vinho bastante competitivo, com padrão de qualidade garantido por um grupo de degustadores e previsão de preço final fixado em R$ 20.
Além de degustar um bom vinho da região, quem adquirir garrafas da linha levará para casa um símbolo da cultura da principal região produtora de vinhos no país. Cada rótulo levará consigo o desenho do ícone representativo da vinícola produtora, informações sobre sua história, a assinatura do enólogo responsável e um selo que marca a cruzada dos imigrantes italianos, que colonizaram a região no final do século XIX, e desbravaram as regiões altas do Rio Grande do Sul.
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“Histórias do Vale é mais do que uma nova marca para nós. Esse projeto representa uma tomada de consciência de nossos associados em prol da união regional. Cada garrafa leva consigo uma experiência produtiva que atravessou um século e que encontra, nos últimos anos, um amadurecimento enorme em qualidade e representatividade. Agora, cada um de nós abrirá mão de um pedacinho de mercado para construir em conjunto, visualizando um futuro onde todos colherão mais frutos”, explica o presidente da Aprovale, Juarez Valduga.
O objetivo inicial da Aprovale é distribuir o produto na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha e em áreas específicas do Rio Grande do Sul. “Queremos que o crescimento da marca seja mais orgânico. O enoturismo é imprescindível para o crescimento do vinho brasileiro a longo prazo. E só existe enoturismo com união entre os produtores e os empreendedores das muitas áreas ligadas ao setor. Com a marca coletiva buscamos conquistar clientes individuais assim como restaurantes e lojas do estado e posteriormente do país”, explica Valduga.
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O vinho é de cada família
Para identificar cada um dos produtores os rótulos dos vinhos receberão ícones familiares. Serão desenhos, feitos a mão e digitalizados que representarão a história do produtor. Ainda em fase de seleção pelas vinícolas participantes, os ícones poderão apresentar aspectos típicos do vinho, como equipamentos antigos de produção, saca-rolhas, barricas, bristolas ou alicates, até elementos que tenham se tornado marcantes para os produtores, como tratores, chapéus e até animais.
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“Será de fato um conteúdo muito denso e autêntico de cada produtor. Isso é o mais importante, que seja autêntico e real. Além do ícone, a garrafa receberá uma pequena história sobre a vinícola, onde haverá a relação entre a figura, o vinho e o produtor”, explica Fabiano Olbrisch, que desenvolveu o projeto junto com o grupo de produtores da Aprovale.
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BASSO EM NOVA YORK
Referência em moda, arte, tecnologia, entretenimento e pesquisa, além de centro global de comércio e negócios internacionais, Nova York é a mais nova cidade a receber vinhos e espumantes da Vinícola Basso. Depois de levar seus rótulos à Noruega, Canadá, Inglaterra e Espanha, agora a vinícola de Farroupilha, na Serra gaúcha, se lança no maior mercado consumidor de vinhos do mundo.
A Churrascaria Plataforma, um dos mais conceituados restaurantes de Nova York, será o primeiro espaço a disponibilizar os produtos da vinícola. Com uma carta de mais de 1,8 mil rótulos, a churrascaria irá oferecer a seus clientes 12 rótulos da Basso.
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“A Plataforma é uma das vitrines brasileiras em Nova York, uma churrascaria conceito, e está confiando na qualidade do nosso produto, bem como na nossa capacidade de distribuição. Estamos entrando com 12 rótulos, o que nos permite mostrar nosso mix de produtos entre vinhos e espumantes e entrar nos Estados Unidos através deste restaurante mostra a seriedade do nosso trabalho”, comemora a coordenadora de exportação da Basso, Maria Angelica Rech.
Localizada próximo à Broadway, a Plataforma é a primeira churrascaria autenticamente brasileira dos Estados Unidos. O sistema de rodízio de carnes de primeira qualidade faz sucesso entre os norte-americanos, entre eles o presidente Barack Obama e sua esposa, Michele. Aberto desde 1996, o restaurante serve aproximadamente 15 mil refeições mensalmente.
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Rótulos presentes na Churrascaria Plataforma:
Espumante Moscatel
Espumante Brut
Moscato Virtus
Chardonnay Virtus
Merlot Rose Virtus
Cabernet Sauvignon Virtus
Cabernet Sauvignon Suave Virtus
Merlot Virtus
Tannat Virtus
Pinot Noit Reserve
Merlot Reserve
Tannat Reverve
Foto: Gilmar Gomes
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