Quarta, 20 de maio de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com






BOM DIA ESPECIAL




Vai para o Pedro.
No ano passado, no dia 20, ele estava por aqui.
Hoje está em Santorini (não precisa ir pro google, é na Grécia). Fino este meu neto, hein?
Evidente que está com o papai Gui e a mamãe Jana (que, por sua vez, está com a Maya, que se prepara para encarar esta encrenca no segundo semestre).
Ontem me mandaram esta foto, pra me liquidar!!






--




ponto do dia




NÃO GOSTO DOS MEUS ANIVERSÁRIOS



E não é de agora, que estou velho. Não, desde a mais tenra idade.
Também não gosto de qualquer festa em que seja protagonista, mesmo no coletivo.
Lembro que o meu pai teve que gastar sua lábia para me convencer a entrar na Igreja para a Primeira Comunhão. Estava fardado, de terno branco, no carro, e cismei que não iria, que não acreditava.
Nas formaturas do colégio sempre participei, porque minha avó e tias iam bater palmas pra mim. Encaravam um ônibus, dois dias de viagem, do RS ao Rio.
Adolescente, bah!, não admitia festinha de aniversário. Quanto muito um bolo com cobertura de chocolate. E um almoço ou jantar legal.
Formatura na faculdade? Hahahahaha!!!
Casamento na Igreja e festa pros outros? Hahahaha!!!
-
Hoje estou fazendo 61 anos.
Estou velho pracaralho!!
De idade, porque me sinto bem. Gasto, mas bem. O vigor diminuiu, mas a libido, não.
-
Por que resolvi me exibir neste aniversário? Não sei.
Mais uma vez, não vou fazer festa, não quero presentes e nem cumprimentos.
Só quero ficar aqui, fazendo as minhas coisas. Por sinal, estou terminando mais uma "obra" - a 12ª.
Pois é, e estou me exibindo.
E tem mais eu no ponto do intervalo.
-
Então tá, duas fotos para me exibir. Mais ainda.

Esta eu ainda morava na Urca, no Rio. Estava completando quatro anos.
Não me perguntem sobre o bolo e nem sobre aquelas estranhas sombras.
E muito menos o motivo de estar de gravatinha.



-

E aqui me lembro bem. Foi no salão de festas do edifício que morava em Laranjeiras, também no Rio. Foi um festão que não gostei, porque tinha gente que nem conhecia.
Aí, um dia antes, eu estava contente, porque gostei muito do bolo - um campo de futebol. Não dá para ver, mas os jogadores são do Fluminense - eu, Botafogo. A desculpa foi de que não encontraram os bonequinhos do Bota.
Os bichos atrás? Minha mãe é quem fazia. Com um no colo.
Mimoso eu, né?
Ah,sim, completava 7 anos.






--



ponto midiático




O FIM DO AM E A TOMADA DE TRÊS FUROS:
QUEM GANHA?


Fecho integralmente com o que escreve o jornalista Clovis Heberle.
Há tempo que penso assim, só ainda não tinha escrito porque não sou entendido. Mas sou fã do AM não apenas quando estou na praia. Não me preocupo com "som limpo" para escutar notícias ou programas de entrevistas:

Ainda não consegui entender quem vai se beneficiar com o fim das transmissões em ondas médias (AM, amplitude modulada). Mas já sei quem será prejudicado: o morador de cidades do interior que sintoniza as rádios das capitais para saber das notícias e acompanhar transmissões de futebol.
Talvez quem vive em regiões com dezenas de opções no dial de seus receptores não se dê conta da mediocridade das emissoras das pequenas cidades, com suas programações à base de música da pior qualidade e programas de baixo nivel.
Ouvir uma rádio localizada a centenas de quilômetros, mesmo que o som não seja lá essas coisas, é super importante.
No Litoral Norte, a apenas 130 quilômetros de da capital, é difícil sintonizar as rádios de Porto Alegre em FM, mesmo no receptor do carro. Nas minhas caminhadas matinais, ligo o rádio portátil em ondas médias para ouvir, sem problemas, a Gaúcha, a Band, a Farroupilha e a Guaíba - esta, às vezes,  atropelada pela rádio Tubá, de Tubarão, que ocupa quase a mesma frequência.  Sem a AM me resta ouvir a Itaramã, a Atlântida, a Golfinho...
Será que esta mudança não vai ter efeito semelhante à das tomadas de três furos, que causou uma enorme confusão e - desconfio - não serviu para nada?


--


MARAVILHOSA ESCOLINHA ZH!




No detalhe:



--

ESCOLINHA ZH DE REVISÃO

No próprio:

Reforma Agrária 19/05/2015 | 21h56

Integrantes do MST invadem área da Varig me Cruz Alta


--


ESCOLINHA ZH DE EXPLOSIVOS

No CP online:
Explodiu? Ou foi uma explosão?
Não, queridinho, não é a mesma coisa.


RIO DE JANEIRO

Liberação de prédio que explodiu deve demorar quatro meses



--

AOS REDATORES E EDITORES

Dos noticiários de rádio:

Hoje de manhã escutei a "notícia" de que Luiz Fachin é o novo ministro do STF, que foi aprovado pelo Senado com tantos votos a favor e tantos contra, etc.
Pô, isso é notícia de ONTEM!!
NÃO É NOTÍCIA PARA HOJE DE MANHÃ!!
-
Se ao menos fosse a repercussão...

--


SEM COMENTÁRIOS, POR FAVOR

No clicRBS:

(clica em cima que aumenta)




--

É VELHO ESSE FELIPÃO!!

No site da Rádio Gaúcha (depois arrumaram, mas é muito boa!):


Técnico encerra sua terceira passagem pelo Tricolor

--


NA TVE?

O Farid Germano Filho?
-
Recebo:

Que me dizes do Farid Germano Filho na TVE, fazendo comentários esportivos no Canal Aberto, que estreou hoje? Foi tão na surdina que nem naqueles releases da nova programação aparece o nome dele.
Não cheguei a ver o Diário Oficial nesta semana, pra ver se saiu algo... Mas que foi pra lá na surdina, foi.

-

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

No Correio do Povo.
Decifre:

(...)
O clássico entre Boca Juniors e River Plate, disputado na última quinta-feira, na Bombonera, foi suspenso devido ao ataque contra os jogadores do time visitante, na volta do intervalo. O Millonario foi declarado vencedor e avançou às quartas de final para encarar o Cruzeiro. 
(...)




--



ponto do intervalo





TUDO E MAIS UM POUCO - 17



Entre 2009 e 2010 fiz a seção "30 Perguntas". Foram dezenas de amigos e leitores, personalidades variadas, que responderam. Muito legal, porque tivemos oportunidade de conhecer particularidades da vida de pessoas relevantes.
Agora, o "ponto do intervalo", com o TUDO E MAIS UM POUCO.
Intervalo, no sentido de recreio, no meio das postagens.
Prometo que as questões serão sempre as mesmas para todos e responderão da forma que bem entender. Sugiro a forma, mas se o cara quiser mudar, legal.
-
Tudo, mas não vamos saber a marca da pasta de dentes e muito menos o tipo de cueca/calcinha predileto.
-
Hoje,  eu mesmo




José Luiz Prévidi
















Tem que ser curto e grosso. Podem ser duas indicações. Se não topar responder alguma é só deixar em branco. 



Extremos - pior e melhor, nesta ordem:


Filme: todo dramalhão americano /  Dersu Uzala e ET  (Ladrões de Bicicletas, também)
Programa de TV: Jornal Nacional, pela péssima influência ao jornalismo   /  Mega Senha, o melhor humorístico
Apresentador de TV: Geraldo Luis (Record SP), o pior do universo /  Silvio Santos e Alexandre Mota (Record RS)
Programa de rádio: Sala de Redação (Gaúcha) / Bom Dia, do Mendelski (Guaíba) e Tá Vazando (Atlântida)
Apresentador de Rádio: Daniel Scola (Gaúcha, excelente repórter)   / Flávio Alcaraz Gomes e Milton Cardoso (Band); e o Nilton Fernando
Livro: Ulysses, James Joyce (o mais chato) / Todos do Erico e LF Verissimo; e do Rubem Fonseca. Imperdoável se não acrescentar: Gladstone O. Marsico (Cágada e Cogumelos de Outono)
Revista: Playboy atual / Press (pô, ajudei a criar)
Jornal: O Zero Hora, pela soberba / O Pasquim, ainda
Site/blog: clicRBS  /  Sensacionalista
Cidade: Gramado  /  Montevideo e Porto Alegre
Praia: Qualquer uma de SC  /  Oeisis International e Copacabana
Mulher: Marta Suplicy  /   dona Rute
Homem: A biba da Coreia do Norte  /  Mujica e Brizola
Presidente da República: Todos os milicos  /  JK
Comida: Só como galinha viva  /  Massas
Bebida: Saquê e cerveja  /  Uísque e espumante
Refrigerante: Coca zero  /  Coca normal e água tônica
-


Curtíssimo! Duas ou três palavras:


Me alegro: com um bom papo
Me irrito: com aqueles que não entendem nada simples
Me derreto: com reconhecimento
Me dá tesão: bunda (feminina)
Saio de fininho: discussão inútil
Desligo o tel.: tem pobre ligando pra mim!! tem pobre ligando pra mim!!
-


O que fazer com (pode escrever mais):


Chatos: suporto um tempo e me mando
Radicais:o mesmo
"Engraçados": um sorriso amarelo termina com o chato
Definitivos: ah, vai chupar um carpim!
Viciados em redes sociais: não suporto, apesar de ficar o dia na frente de um computador
Puxa-sacos: só  deixo uma chupadinha
Pessimistas: ah, vai chupar um carpim!
Coxinhas enfurecidos: ah, vai chupar um carpim!
Mimadinhos petralhas: ah, vai chupar um carpim!
-


UMA RÁPIDA BIOGRAFIA:


Nasci no Rio, mas a minha vida é em Porto Alegre e Oeisis. Eventualmente Montevideo. Botafogo e Internacional, mas não gosto mais de futebol - só as vezes. Continuo jornalista porque não sei fazer mais nada, nem trocar uma lâmpada (agora, aprendi a cortar grama). Gosto muito de escrever livros e adoro a minha família. Mar e sol, como bom farofeiro.




--



ponto g



O AFIADO COMANDANTE RAUL


Ontem assisti, como normalmente faço, ao programa Ponto de Vista, na TV Assembleia, com o fabuloso Milton Cardoso. Gosto do programa porque o MC não dá mole para o entrevistado. Não é aquele negócio de bola picando - imagina se ele não der nos dedos, o telespectador dorme. O programa começa a meia noite.
Estava quase desligando a TV quando vi a figura impoluta do Comandante Raul, o ex-deputado Raul Pont, um dos mais importantes líderes do PT.
Continua o mesmo, só um pouco mais calmo.
-
Tocou em dois pontos fundamentais:
- Disse que no diretório nacional do partido votou pela expulsão dos que foram condenados e presos naquilo que se chamou de "mensalão";
- É completamente contra as medidas que o ministro Levy pretende tomar, "como se o Brasil estivesse vivendo uma séria crise". Continua defendendo o Governo de dona Dilma, porque ajudou a eleger, mas não pode concordar com os cortes.
-
Ao final, o Milton sugeriu que o comandante Raul deveria ser o candidato, novamente, à Prefeitura de Porto Alegre: "Com os candidatos que estão sendo lançados... Até o Danrlei pode ser candidato a prefeito!", lembrou o Milton.
RP, que não é acostumado a rir, deu muita risada e ficou até vermelho.
Deve ter gostado da ideia.
Se o PT tiver juízo...

--

FUTEBOL EM HD?

A Oi TV transmite jogos exclusivos das sérias A e B do Brasileirão 2015 em alta definição (HD) ao vivo pelos canais Premiere. Com um time de narradores, comentaristas e repórteres distribuídos por todo o Brasil, o Premiere fará a maior cobertura em HD do futebol nacional. Na sequência dos jogos, o assinante pode assistir também ao programa do seu clube de coração, com entrevistas, bastidores e muita informação.
Os canais Premiere estão disponíveis para contratação na Oi TV a partir do pacote Oi TV Mix Futebol HD, por R$ 154,90 por mês, promocionalmente para clientes Oi Fixo .
-
A Oi TV é uma das principais apostas da estratégia de negócios da Oi. O serviço é 100% digital, disponibiliza canais em alta definição (HD) em todos os planos e pode ser contratado pelo telefone 0800 031 0001 ou nas lojas da Oi.

--

SOLUÇÃO SALVADORA


Do Sensacionalista:

Para anular trio Messi, Neymar e Suarez, FIFA coloca Felipão no comando do Barcelona




--




ponto da piadinha








-




ponto final




CARA DE PAU NÃO TEM LIMITES!!
QUAL MERECE O TROFÉU ÓLEO DE PEROBA?



No Facebook, da própria:






VISITA ESPECIAL

A presidenta Dilma recebeu hoje (18), no Palácio do Planalto, o apresentador Jô Soares, para um bate-papo sobre diversos assuntos.


-

Aí dá uma conferida em alguns comentários:




9 comentários:

  1. "Millonario" é o apelido do River, assim como "Colorado" é o do Inter e "Tricolor" o do Grêmio. Tá decifrado?

    ResponderExcluir
  2. Comandante Raul de novo prefeito? ..... Hmmmm achei que tinha abandonado a vida pública.

    ResponderExcluir
  3. Hi there!

    Pois, cumprimentei via face, faço o mesmo por aqui. Estimado Previdi, Happy Birthday.
    Saúde e sucesso em mais uma etapa de sua vida!
    Kind regards from,

    Paulo Lava

    ResponderExcluir
  4. A questão da migração do AM para o FM extendido (canais 5 e 6 da TV)... Isso tem a ver com a questão da implantação do Rádio digital... Tudo indica que o padrão será o IBOC americano... A partir da experiência americana e de testes feitos aqui no Brasil, chegou-se a conclusão de que o ideal seria a utilização da banda japonesa (canais 5 e 6 VHF) ao invés de continuar utilizando o AM, que sofre demais com as interferências de telefonia e eletricidade...
    Frise-se que somente será utilizada a banda japonesa nas regiões onde o dial FM está congestionado (Grande Porto Alegre, por exemplo)... No interior, as emissoras serão realocadas no dial FM "tradicional"... E mais: as emissoras receberão uma potência em FM que dê cobertura igual a cobertura do AM...

    Até aí, tudo bem...

    Mas agora é começa a sacanagem...

    Será que a RBS, por exemplo, utilizará as 4 FM's que ganhará, uma delas para a Farroupilha??? E a Rede Pampa, que ganhará mais 3???

    Será que vão fazer que nem o Estadão, que vendeu os 700AM da Eldorado para o RRRRRRRR Soares???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, mas não sei se entenderam uma coisa chamada comprimento de onda. A gaúcha, por exemplo, possui um transmissor de AM de 100kW de potência para a faixa de 600kHz, com raio de cobertura de aproximadamente 800km. Uma rádio FM SEM REPETIDORAS teria que ter um transmissor de mais de 1 Megawatt para ter a mesma cobertura, ou seja, impraticável, já que quanto mais baixa a frequência maior o alcance para a mesma potência. Melhor seria uma central emissora em PoA de 10kW e repetidoras de 2,5kW nas demais cidades, como se faz no Japão. Também defendo a preservação da banda dos kHz pela questão de alcance, de modo que os ouvintes da fronteira Oeste, por exemplo, possam ouvir mais do que um "culturão" ou sertanejo o dia todo em São Borja, como era meu caso. As vantagens do FM no quesito técnico limitam-se a maior cobertura do espectro audível (irrelevante para quem só quer ouvir notícias e voz que ocupam faixa estreita entre os 200 e 5.000 Hz) e antenas menores, já que os grandes comprimentos de onda do AM exigem antenas grandes e circuitos indutivos maiores, motivo pelo qual não foi possível adaptar em celulares.

      Excluir
    2. Discordo. O sistema de rádio digital não vai vingar tão cedo. E desconfio que a verdade seja outra. Muitas operadoras de telefonia estão de olho na faixa do AM.aguarde a migração e verá.

      Excluir
  5. Oi, Prévidi, tudo bom? Quanto à notícia da estreia do jornalista Farid Germano Filho na TVE

    Ano passado, eu fiz o concurso da Fundação Piratini e o Farid também. Aliás, pela proximidade das iniciais dos nossos nomes,fizemos a prova na mesma sala, em um dos prédios da PUC. Eram 12 vagas para o cargo de Repórter de TV/Rádio. Minha classificação foi 30º lugar, e o Farid ficou na 196ª colocação.

    Esta semana, "Faridinho" estreou no telejornalismo da TVE. Enquanto isso, eu e as outras 178 pessoas que se classificaram na frente dele sequer foram chamadas...

    Acho que vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei...

    ResponderExcluir
  6. Caro Prévidi, parabéns pelo aniversário,,,,sou seu leitor,,,na maioria das vezes concordando com suas opiniões, Quanto ao programa sala de redação do qual era ouvinte desde os tempos de faculdade, quando o comandante era Candido Norberto não consigo entender como pessoas com a lucidez de: João de almeida Neto, Guerrinha, Carvalho, convivem com Sr. Wianei Carlet, Luis C, Martins. O primeiro se não interpreta um personagem, necessita um tratamento pisiquiátrico urgente, O segundo demonstra um recalque e uma inveja dirigida ao senhor Carvalho que saltam aos olhos...

    ResponderExcluir