Segunda, 25 de maio de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com






BOM DIA ESPECIAL




Vai para Guilherme Socias Villela.
Tenho muita admiração por ele.
Como prefeito, nomeado no tempo dos milicos, foi um administrador que fez muito por Porto Alegre.
Quando foi eleito deputado estadual e hoje vereador da capital, sempre honrou os mandatos com trabalho significativo.
Além disso, é um baita cara.
E, fora todos os demais predicados, é leitor do Blog do Prévidi. Hahahaha!!!!







--



ponto do dia especial




RBS VAI INSTALAR SONEGÔMETRO NA IPIRANGA?






Um comedor de sucrilhos com nescauzinho, próximo ao presidente jovem e tímido do Grupo RBS, tomou pela primeira vez na vida uma iniciativa e conseguiu desagradar os demais executivos, que etão num patamar acima e comem sucrilhos norte-americanos.
O rapazinho, com pós-graduação em Cambridge, teve a infeliz ideia de contratar o caminhão do "Sonegômetro", que até então passava os dias em São Paulo.
Vocês sabem, o perfomático caminhão aponta, de segundo em segundo, o que o nosso país deixa de arrecadar com a sonegação de impostos, como os descobertos na Operação ZHelotes, da Polícia Federal.
- A minha ideia foi trazer mais um elemento de denúncia para que o nosso Grupo fosse mais uma vez protagonista - disse o comedor de sucrilhos com nescauzinho, defenestrado do seu cargo.
-
Será que virá se instalar na esquina da avenida Ipiranga com Perimetral?




--



ponto do dia




SOLIDARIEDADE 
OU CASO DE POLÍCIA?


Recebi uma gravíssima denúncia contra um jornalista muito conhecido.
Tudo com comprovação.
O sujeito está tomando dinheiro de pessoas que acreditam em sua conversa.
Coisa de escroque.
Exploração de menor.
-
Calma, estou me precavendo.
Não quero que tome de mim uma grana que não tenho.




--



ponto midiático especial



O FIM DO AM
´

O Rádio AM, como todas as ondas, vai para o céu


Franco Malgarizi Chies*


Lendo tantas opiniões sobre a migração do Rádio AM, lembro-me de uma anotação, que fiz alguns anos atrás. Por entre formas de queijo e rabiscos de contabilidade, acabo por encontrá-la, em uma margem do clássico “Almanaque Correio do Povo 1978”. No espaço, os dizeres do Dr. Breno Caldas (datados de 1957), explicando porquê a Caldas Júnior estava adquirindo dois prefixos em Ondas Curtas para a Rádio Guaíba: “É notável o que me disse o Pasqualini (Arlindo Pasqualini, diretor da Folha da tarde e Rádio Guaíba): nós temos a ideia de fazer uma rádio como eu quero ouvir. É esse o segredo para se fazer rádio. Não penso no que alguém quer ouvir, mas sim no que eu quero ouvir. Isso, naturalmente, acaba se tornando agradável aos ouvidos dos ouvintes. Não me preocupo com o que os institutos de pesquisa de audiência divulgam quase que diariamente. Eu quero ouvir a minha rádio. [...] Frequentemente me ligam os pilotos da Varig, estacionados no aeroporto de Nova York, dando conta que a Guaíba é perfeitamente ouvida por lá”.
Não consigo me lembrar onde ouvi ou li isso antes de passar para as margens do Almanaque. O Dr. Breno valorizava o alcance da Guaíba. Uma pena não estar mais entre nós.
Assim como as Ondas Curtas, a Amplitude Modulada (AM) é caracterizada pelo caráter de longo alcance em suas transmissões. As duas grandes rádios do RS, Guaíba e Gaúcha, só são grandes por causa da sua abrangência internacional (ambas possuem transmissores AM de 100Kw e dois canais em OC - Guaíba com 10Kw, na banda de 49m e 7,5Kw na de 25m; e Gaúcha com ambos com 7,5Kw).
Lembro-me de uma viagem à Ushuaia, quando me emocionei ao sintonizar a Guaíba pelos 6000KHz da Onda Curta da faixa de 49m. Da mesma forma, na praia de Guarajuba, BA, quando sofreu interferências de uma estação próxima.
E o que dizer de uma emissora do interior então? No livro “Rádio Caxias, 50 Anos”, editado pela EDUCS, da Universidade de Caxias do Sul em 1996, há um relato de um norueguês afirmando ter sintonizado, anos antes, a emissora de 20Kw por lá. Para comprovar, enviava a transcrição da identificação do prefixo: “20h. ZYK 230, Rádio Caxias…”.
Sem as rádios AM brasileiras, o nosso dial será facilmente invadido pelas argentinas, que, aliás, possuem uma espetacular programação musical na madrugada. O AM não pode terminar. Como eu irei acordar sem ouvir o Mendelski, às 5h da manhã? Como irei ouvir Mário Lima nas Jornadas Esportivas, com jogos do Grêmio? Não, eu não vou ouvir na FM. O sinal não chega bem aqui na Pérola das Colônias. Internet? Isso não é mais rádio.
Pelo jeito, assim como todas as ondas de rádio, o AM vai para o céu. Triste!
-
P.S. Para mostrar como é o alcance de uma AM de 100Kw de potência instalada em Porto Alegre, envio-te, em anexo, a simulação que produzi para um trabalho no início do ano. Dados: 100Kw de Potência, frequência de 720KHz. Há duas simulações: A diurna, com menor alcance, e a noturna, com largo alcance. E aí fica a pergunta: Guaíba e Gaúcha vão querer mesmo abrir mão de tanta cobertura? (Isso é só na AM. Imagine em Ondas Curtas!).

Abrangência diurna da Guaíba


(clica em cima que amplia)





Abrangência noturna da Guaíba




* DO DEPARTAMENTO DE IMPRENSA DO GRUPO EFP




--




ponto midiático




IVETTE BRANDALISE DISPENSADA DA TVE.
EM COMPENSAÇÃO, O FARID É CONTRATADO


Recebo estes dois documentos:

(clica em cima que amplia)



-
Tá bem o Farid:

(clica em cima que amplia)




-
Mais a Rádio Grenal e a TV Pampa.
-
PARABÉNS!!


--


PRA COMEÇAR BEM A SEMANA!!

Claro, no ZH:

Acidente

Carro bate e levanta ambulância em Porto Alegre


--


ANONYMUS AINDA ESTÁ NA RBS

Pelo menos no site.
Recebo do Ricaro L.:
O cara segue no site da RBS no Globo.com.
http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/anonymusgourmet/index.html

--


REVISÃO? O ZH NÃO PRECISA!


Criminalidade 24/05/2015 | 20h26

Em 31 horas, dois bancos foram arromados em Teutônia

Ataques aconteceram em final de semana movimentado no município, que celebra de aniversário no domingo







--


O "JORNALISMO" DA RBS TV





Desde os tempos da TV Gaúcha que os noticiários mostram vinícolas, hotéis, restaurantes, parques, lojas e supermercados com liquidações. "Matérias" bem feitinhas, só que não divulgam o principal: o endereço. Por um simples motivo: querem forçar para que se tornem anunciantes.
Pois bem, no sábado assisti ao RBS Notícias.
No segundo ou terceiro intervalo, um comercial da CEF sobre a venda de imóveis em Porto Alegre, com o garoto-propaganda Raí.
Começa o noticiário e qual é uma "notícia"? O feirão da casa própria da CEF.
Nem os jornais mais picaretas fazem isso, ainda mais agora, em pleno século 21.
Esse é o "jornalismo" da RBS TV.

--


JORNALISMO CANALHA

No Zero Hora de sábado:

Professores do RS têm o vencimento básico mais baixo do país

Fui ler a matéria.
Depois de blablablá, uma constatação, sem destaque:

– A situação dos gaúchos é sui generis, porque, apesar de descumprir a lei, o Estado tem uma das remunerações médias mais altas do Brasil.
-
Na real, o jornal quer passar a ideia de que o atual governo está "massacrando" o magistério, pagando os piores salários do país.
Mas não tratam do que realmente acontece.
Por exemplo: o autor da lei do "piso nacional do magistério" foi o então ministro da Educação Tarso Fernando. Logo depois ele foi eleito governador. E nos quatro anos em que administrou o RS jamais pagou o piso que inventou.
Mas isso é detalhe.
Esta triste situação do magistério se arrasta desde quando os governadores eram nomeados pelos milicos.

--


AO MELHOR ESTILO PAGODINHO

O David Coimbra devia estar com o encosto do Paulo Pagodinho Sant'Ana, quando escreveu o texto de sábado do Zero Hora - "O que falta a Maria Casadevall". Ele mistura estrelinhas da Globo, Dostoiévski, Garrincha e o escambau. Fui ver quem é a tal Maria. Uma magricela bonitinha, um pau de virar tripa.
Bem coisa do Pagodinho.
Duvido que o David, de verdade, acredite mesmo que aquilo é uma mulher bonita.
Só pode ser encosto.

--


CADÊ O GLOSSÁRIO, CLICRBS?

(...)

QB Tim Lukas abusou de passes e corridas no meio da defesa do Pumpkins. Ricardo Miller (WR), aproveitou passes longos e também pontuou. As falhas de snap e muitas interceptações penalizaram o Pumpkins, que não conseguiu reagir e ficou com o vice-campeonato. 

O Pumpkins abriu o placar a pós bom passe do QB Antônio Freire, que acabou em Touchdown: 6 a 0 no placar. A reação do Juventude veio com (WR) Diegão, que marcou o TD após passe de Tim Lukas. Com o ponto extra convertido por Ely, o Juventude virou em 7 a 6. 

O Juventude embalou com com seus reforços e ampliou para 21 a 6 com dois TDs terrestres do seu QB Tim Lukas. Ricardo Ricardo Miller aproveitou outro passe alto e colocou 28 a 6 no time da capital.

--


FOI SUICÍDIO?

No CP online:

Homem morre após colidir moto em poste em Porto Alegre


--


NÃO É "POSSÍVEL"?


Padre assassinado em Tapera é sepultado


--


ESCOLINHA ZH

Recebo do Jose Manoel.
Do Uol - smarphone:

Xavi se despede do Barcelona em vitória contra o La Coruña

E o pior e que se clica nesta chamada e a materia interna destaca o resultado correto que foi empate em 2 x 2 que salvou o la corunha do rebaixamento.

--


COMPARE AS DUAS INFORMAÇÕES

Recebo do Marcio S.O.:

Veja, em anexo, a "pequena" diferença entre as quantidades apreendidas que foram informadas pelo Correio e pela Gaúcha (via Twitter). Ambas as notícias foram postadas ao mesmo tempo.





--


PRÊMIO PARA "A CIDADE É SUA"

O apresentador Cristiano Silva da Rádio Guaíba recebeu, na noite de sexta-feira, dia 22.05, o 1º Lugar do 4º Prêmio Adpergs de Jornalismo, concedido pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, a uma matéria veiculada no Programa “A Cidade é Sua” sobre a luta para conseguir uma cirurgia a uma paciente de Alvorada que sofre com o câncer.
A paciente aguardava há três anos pelo tratamento e um problema com o sistema informatizado da prefeitura fez com a consulta fosse perdida. Através dos produtores do programa Guilherme Kepler e Diego Oyarzabal, a Defensoria Pública foi acionada e uma solução dada ao caso.
Cristiano Silva buscou destacar o trabalho de equipe na reportagem que mostrou uma menina que precisou esperar três anos para realizar um exame médico. “Precisamos acionar a Defensoria Pública no programa A Cidade É Sua, pois a prefeitura de Alvorada não queria realizar o exame para detectar um câncer no estômago”, disse.
Na mesma cerimônia, os repórteres fotográficos do Correio do Povo, Tarsila Pereira e Samuel Maciel foram ganhadores na categoria fotojornalismo.




--




ponto do intervalo





TUDO E MAIS UM POUCO - 20



Cansei.
Cansei de enviar emails pedindo que respondam, em alguns minutos, o questionário. Respostas frequentes:
"Não é o momento", "A minha vida está muito agitada", "Não posso criticar, dizendo que não gosto".
Além disso, todo mundo é muito ocupado. Menos os 19 que compareceram e eu.
Praticamente todos os dias respondo questionários, sou entrevistado, faço textos, tiro dúvidas, sempre a disposição. Devo ser mesmo um desocupado. E a maioria das pessoas que mandei o questionário são atarefadíssimas - fora aqueles que nem dizem que não vão responder. Tem ainda aquela coisa de biba: "Se fulano respondeu eu não respondo!".
Ora, vão chupar um carpim sujo!!
-
Só temos a agradecer a participação de:

Rogério Mendelski, Ruy Gessinger, Ana Cassia Hennrich, Nando Gross, Vitor Raskin, Felipe Vieira, Antonio Sacomory, Luiz Carlos Prates, Rogério Forcolen, Vanderlei Malta da Cunha, Gilberto Jasper, Maria Thereza Druck, Marco Poli, Julio Ribeiro, Vera Spolidoro, João Carlos Machado Filho, José Luiz Prévidi, Daniel Tercílio Carniel, Claudio Moretto e Adeli Sell.
-
Não sei se terá a segunda parte

Entre 2009 e 2010 fiz a seção "30 Perguntas". Foram dezenas de amigos e leitores, personalidades variadas, que responderam. Muito legal, porque tivemos oportunidade de conhecer particularidades da vida de pessoas relevantes.
Agora, o "ponto do intervalo", com o TUDO E MAIS UM POUCO.
Intervalo, no sentido de recreio, no meio das postagens.
Prometo que as questões serão sempre as mesmas para todos e responderão da forma que bem entender. Sugiro a forma, mas se o cara quiser mudar, legal.
-
Tudo, mas não vamos saber a marca da pasta de dentes e muito menos o tipo de cueca/calcinha predileto.
-
Hoje,  o político (dos bons)  




Adeli Sell
















Tem que ser curto e grosso. Podem ser duas indicações. Se não topar responder alguma é só deixar em branco. 



Extremos - pior e melhor, nesta ordem:



Filme:  A hora do Pesadelo - Cidadão Kane
Programa de TV: Brasil Urgente  - Paulo Henrique Amorin na Record
Apresentador de TV: Silvio Santos - Serginho Groismann
Programa de rádio: Sala de Redação  - Música na FM Cultura
Apresentador de Rádio: Paulo Santana  - Lauro Quadros
Livro: Cem anos de solidão
Revista: Veja  - Caros Amigos
Jornal: Diário Gaúcho  - Jornal do Comércio
Site/blog: ruins tem demais - sul 21
Cidade: Não existe cidade ruim, as pessoas fazem-na; Porto Alegre, apesar de...
Praia: Pinhal - Torres
Mulher: suporto as ruins, convivo com as boas
Homem: suporto os ruins, convivo com os bons
Presidente da República: Jânio Quadros - Lula
Comida: Não existe comida ruim, é questão de hábito
Bebida: suco Tang  - vinhos de Bento
Refrigerante - guaraná Kuat  - guaraná da Fruki
-


Curtíssimo! Duas ou três palavras:


Me alegro: com a vida
Me irrito: com os "do contra" tudo
Me derreto: por pessoas gentis
Me dá tesão: ver e sentir a paixão
Saio de fininho: de conversa chata
Desligo o tel.: para ligação de call center
-


O que fazer com (pode escrever mais):


Chatos: Não ligar
Radicais: Não ligar
"Engraçados": Apoiá-los a ser mais engraçados ainda
Definitivos: O mundo é dos que estão sempre em movimento
Viciados em redes sociais: Não caiam nesta rede
Puxa-sacos: Não ligar
Pessimistas: Não ligar
Coxinhas enfurecidos: Esquecer que existem
Mimadinhos petralhas: Esquecer que existem
-



UMA RÁPIDA BIOGRAFIA:


Acadêmico de Direito, fazendo atividades múltiplas de consultoria, pois o mundo é de quem não fica parado, prospecta as coisas certas a fazer.
Fui pequeno agricultor na infância. Fui técnico em contabilidade(negócio chato). Fui professor. Vereador de Porto Alegre por 16 anos. Fui Secretário da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre. Fui Secretário Adjunto do Gabinete dos Prefeitos do Governo do RS, fui responsável pelo Parque Assis Brasil em 2014.
Escrevi três livros. O quarto está a caminho.
Escrevo para jornais, sites, blogs etc
Sou apaixonado por Porto Alegre, por ela luto o tempo todo.




--




ponto g




IDIOTAS QUERIAM QUE JOSÉ IVO
FICASSE SENTADO, CHORANDO

Tenho escutado críticas ao governador José Ivo, em razão de ter viajado à Europa atrás de investimentos.
Queriam que ele ficasse aqui, trancado no Palácio Piratini, chorando pitangas e chupando um carpim.
Quando começou esse papo de crise, pensei:
- Bah, o José Ivo tem que pegar a boina e ir à luta. Já que não sai dinheiro em Brasília, te manda pelo mundo.
Não tem outra saída.

--

EMPREGO CERTO PARA OS HAITIANOS
NOS SUPERMERCADOS

Sei que os supermercados enfrentam há um bom tempo um problemão: falta de pessoal para alguns postos simples mas importantíssimos. Como empacotadores - aqueles guris que ficam junto aos caixas colocando as compras nas sacolinhas.
Não adianta, a gurizada não quer a função.
Mas não só esta, várias outras.
Taí, é só colocar os haitianos, que estão chegando, para a função. E eles não precisam nem falar português!

--

OS MAIORES IMPÉRIOS CAPITALISTAS
SUSTENTARAM A CAMPANHA DA MUSA COMUNISTA!!







Longe de mim dar qualquer opinião sobre a deputada estadual Manuela Pinto Vieira D'Ávila.
Ela fica possessa e ameaça processar - como boa pagão, Deus até.
Um amigo chamou a atenção para os principais patrocinadores da última campanha da deputada MC.
Basta uma rápida conferida no site do TRE.
Ela teve uma receita de R$ 393.825,50.
Grandes empresas capitalistas lhe entregaram R$ 177.000,00!!
--
Quais os grupos capitalistas que fizeram doações à candidata Manuela MC?
CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE LTDA
FIBRIA CELULOSE S/A
MARCOPOLO S.A
QUANTIQ DISTRIBUIDORA LTDA
TICKET SERVIÇOS S.A
VONPAR REFRESCOS S.A

E, acreditem:

ITAÚ - UNIBANCO S.A

--

ESTOU AGUARDANDO, MANUELA PINTO

Um contundente pronunciamento, da tribuna da Casa do Povo, sobre o absurdo e criminoso lucro dos bancos brasileiros!!
HAHAHAHAHAHAHA!!!!




--




ponto da piadinha









--




ponto final




A NOVA MORAL BRASILEIRA


Jamais vi ou ouvi os paladinos da moral e dos bons costumes se revoltarem contra coisas desse tipo, que está aí neste vídeo.
Em compensação, na TV aberta não pode aparecer uma pessoa com pouca roupa - uma dançarina, em programa de auditório, por exemplo - que a grita é geral. Nas novelas chegam ao ponto de vestir as mulheres com maiô, como se isso fosse normalíssimo nas praias.

Vejam:




10 comentários:

  1. Tem um jornalista no Twitter que todo dia tá pedindo doação (de um leite especial, parece) para uma criança. Vai ver é isso. Também estou achando estranho.
    Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  2. Não vão faltar xenófobos e racistas para dizer que os haitianos estão "roubando" os empregos dos gaúchos.

    ResponderExcluir
  3. Respeitando a sua, na minha opinião a Maria Casadevall é uma das mais charmosas e lindas atrizes brasileiras e achei a coluna do David Coimbra simplesmente BRILHANTE!
    Luiz

    ResponderExcluir
  4. Só pra lembrar: com um celular mediano (e com conta de dados), você acessa qualquer rádio do planeta. OC e rádio amador são "anacronismos para lazer". Basta acessar a Internet e digitar o nome da rádio - vale pra Guaíba, Gaúcha, Princesa, Caxias, BBC, Deutsch Welle, etc - entrar na "programação on line" ! Se usar fone de ouvidos, acessa as FM da Grande Porto Alegre, como rádio normal. Com Internet, o smartphone, que já falava, ouve o mundo .... Se tiver alto-falantes com sistema bluetooth, a sala inteira escuta a programação. É, meu, o mundo mudou mesmo. Só não sei se pra melhor ...

    ResponderExcluir
  5. Depois do que eu vi o maior jornal do RS - Zero Hora, Grupo RBS - fazer na última sexta-feira, nada mais me espanta !

    Publicaram uma matéria com o título "Dilma veta fim do sigilo em operações do BNDES" e pouco mais de 1 hora depois, retirou-a de sua capa ... Devem ter recebido uma ligação de Brasília "sugerindo" que fosse retirada, caso contrário, a propaganda estatal do governo federal não poderia mais ser veiculada na RBS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se assiste razão ao anônimo. Deputados a essa empresa nada valem por que tão somente representam a quem os elege. Já senadores são importantes por representarem o Estado e por isto já capturou dois o que lhe valeu um bom contrato de publicidade com o chorão Sartori que diz não ter dinheiro nem para pagar a folha dos que prestam serviço aos habitantes deste estado.

      Excluir
  6. Previdi, tu lembra daquele placar luminoso que ficava na esquina da ZH, na Ipiranga 1075? Que tal se eles reinstalassem agora, só que escrito assim:
    "Já sonegamos 5.000.000.000... E crescendo!"
    Não é uma boa?

    ResponderExcluir
  7. Prévidi, tem que esclarecer esse caso de polícia, pois não acredito que essa família possa ser tão "azarada". É primo em escândalo do Detran e Lava Jato, é "jornalista" ganhando CC e pedindo doação...Espero que seja engano...

    ResponderExcluir
  8. Previdi, confere o "comunicado" da nova bam-bam-bam da rbs, Flavia Moraes. Pelo jeito a empresa acha que pode virar, com uns 10 anos de atraso, um tipo de "youtube local". E a TVcom vai pro buraco mesmo...

    ResponderExcluir
  9. 1. Maria Casadevall é pra dar uma volta no Parcão e tomar um sorvete.
    Pra outras coisas? Mastercard...
    2. Na grota não tem internet. pra ouvir rádio, só OC ou AM

    Eduardo Escobar - Viamão/RS

    ResponderExcluir