Terça, 19 de maio de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com






BOM DIA ESPECIAL




Vai para o Marçal.
Não sei se hoje as escolas de comunicação analisam e estudam o que o João Batista Marçal fez no rádio gaúcho. Se não, deveriam. Ninguém fez nada parecido com o que fazia o comunicador no tempo dos milicos. Provocava e provocava, rodava música latino-americana e de protesto, lia textos revolucionários, até que a censura conseguia fazer com que as emissoras o demitissem.
Tive o privilégio de conviver com ele por muitos anos, na década de 70/80 e a foto aí embaixo já é deste século. Um cara que todo mundo deveria, ao menos, conversar uma vez na vida.
Tenho muitas histórias com ele, que um dia conto, em espaço específico. Aliás, foi o primeiro jornalista/radialista realmente popular que conheci.
-
Muita gente vai morrer (no bom sentido) de inveja do "flagrante", em especial o Machado Filho - também radialista e jornalista, que está hoje no ponto do intervalo.






--




ponto do dia



pais não decidirão sobre gênero dos filhos

NOME DUPLO E SEXO INDEFINIDO:
UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL PÓS-MODERNA






Um grupo apartidário de deputadas federais tem se reunido semanalmente em Brasília, constituindo um coletivo que se autointitula "Uma Nova Forma de Vida". Segundo informa uma deputada paulista , os avanços são includentes e está sendo finalizada uma pré-proposta.
A deputada explica (elas não permitem a identificação porque falam em nome do grupo):
- Então, nós, deputadas enquanto mulheres modernos, temos a consciência de que a razão sensível permeia o universo imaginário do brasileiro em geral. Se na modernidade, que prevaleceu nos dois últimos séculos, vivia-se o drama das soluções possíveis, hoje não: novas categorias estão em jogo, sem que, necessariamente, as anteriores tenham sido eliminadas.
Dentro desses claros princípios, as defensoras de "Uma Nova forma..." lidam com uma nova realidade:
- Pontuamos essa diversidade de mundivisões por parte de pensadores contemporâneos, considerando o imaginário como a relação entre o fato de estarmos sitiados por determinantes materiais e tecnológicas que, nem por isso, nos impedem de sonhar, como no “trajeto antropológico”.
A parlamentar resume: "Não sabemos se teremos um futuro glorioso, mas com a fruição do presente, aqui e agora".
Assim definido, o grupo de deputadas parte de duas assertivas:
- Ao nascer, o ser humano não pode ser tolhido por um nome, impondo se ele é "homem" ou "mulher";
- Nos documentos oficiais, não será mais obrigatório o tópico "sexo". Legislação pontual fixará esta determinação da sociedade engajada.
Na prática, todas as crianças brasileiras, a partir da promulgação dessa nova legislação, terão na Certidão de Nascimento, duas opções de nome:
José X
Josefa X
Agora, o grupo parlamentar debate a idade adequada para que o indivíduo defina qual nome irá adotar e qual o sexo.




--




ponto midiático




O MUNDO MARAVILHOSO DE ZH!



--

PENSANDO BEM

Do Olidio Von Mitsen Volpato:

Precisaria ter mais jornalistas como Rogério Mendelski, Felipe Vieira, Diego Casagrande e Milton Cardoso. Estes não tem dobradiças na coluna.

--

PENSANDO BEM - 2

Não suporto, há muito tempo, estes programas de rádio que todos os dias entrevistam ministros, secretários de Estado e os chamados "líderes políticos" ("bom dia, líder" - como diz o louro josé da Rádio Gaúcha). Essa gente não diz nada e não vai anunciar nada de importante em um programa de rádio, mesmo que os apresentadores se achem os maiores formadores de opinião do universo.
Hoje, escutei uma entrevista com a economista Marcela Kawauti, do SPC Brasil, sobre inadimplência. Uma baita entrevista no programa Agora, do Felipe Vieira.

--

FINALMENTE

No Zero Hora:

Trincheira da Anita tem término previsto para março




--

MALDADE

Do Sensacionalista:

Sumiço de Dilma acende boatos
de que presidenta foi pra Record

--

SÓ UMA DÚVIDA

Desistiram de fazer "O Bairrista"?
Na capa de ontem, uma referência ao Grenal.

--

FLORENSE OUTONO


Recebi a revista, com o título acima (edição 45), e me surpreendi. Não existe nada parecido no Brasil.
Uau!!
Muito para ler. Textos maravilhosos de Sérgio Augusto, Ruy Castro, Luís Antônio Giron, Maria Lucia Rangel, Márcio Pinheiro e muitos outros. Fotos primorosas.
-
Trabalho de equipe competente, tendo Renato Henrichs como editor.
Detalhe: A Florense, indústria de móveis, é uma das mais importantes do Brasil e está em Flores da Cunha, na Serra gaúcha.
Informações pelo revistaflorense@florense.com.br

--


ESCOLINHA ZH

Na própria versão online:

Nesta segunda-feira, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, policiais prenderam a proprietária de uma casa de prostituição no centro de Porto Alegre. Uma menina de 16 anos foi flagrada se prostituindo no estabelecimento mantido pela mulher na Rua Conceição.
A empresária foi autuada em flagrante por dois crimes: por exploração sexual de menor de idade, com pena de quatro a 10 anos de reclusão, e por manter casa de prostituição, pena de dois a cinco anos de prisão. Ela seria encaminhada à noite para a Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Quanto à menina de 16 anos, ela seria entregue ao pai.
(...)
Na ação realizada pelo Deca nesta segunda, outras duas casas, também localizadas no Centro, foram vistoriadas nesta segunda. Todas as pessoas presentes nos lugares foram identificadas, mas nenhum adolescente foi encontrado. Essas casas foram escolhidas após denúncias e já vinham sendo monitorados pela polícia.— A operação de combate ao abuso infantil começou hoje, mas ela não se encerra hoje. Será um trabalho contínuo e permanente do Deca — resumiu Andrea.
--

PRESS AD DE MAIO

Começa a circular a edição de maio da revista Press Advertising, que traz entrevistas exclusivas com o secretário de Cultura do Estado, Victor Hugo, e com o presidente da Fruki, Nelson Eggers.
-
As matérias de capas de ambas as revistas provocam o debate sobre temas recorrentes no mercado de comunicação brasileiro. A Press pergunta: A Mídia é Golpista? Afirmação repetida por dez entre dez defensores de governos. Quaisquer governos, que, em vez de entender a mensagem vinda das ruas, escolhe “matar o mensageiro”.
Já a Advertising quer saber se “A Propaganda é Vilã”, uma vez que se multiplicam as restrições à publicidade, seja na forma, no conteúdo ou na veiculação, o que vem enfraquecendo veículos, agências e anunciantes no Brasil, além de aumentar a dependência dos meios de comunicação de verbas governamentais.
A crise enfrentada pelos veículos impressos, em especial os jornais, é outro tema abordado pela Press, que, também, traz uma reportagem especial sobre os 50 anos da Rede Globo.
Na AD, uma matéria especial trata do fenômeno Gisele Bundchen, a rainha dos comerciais, que acaba de abandonar as passarelas, e o perfil do múltiplo Mauro Salles, um ícone da comunicação e da propaganda no Brasil.
Isso e muito mais na edição 161 da revista Press Advertising, que chega às bancas nesta semana.



--



ponto do intervalo





TUDO E MAIS UM POUCO - 16



Entre 2009 e 2010 fiz a seção "30 Perguntas". Foram dezenas de amigos e leitores, personalidades variadas, que responderam. Muito legal, porque tivemos oportunidade de conhecer particularidades da vida de pessoas relevantes.
Agora, o "ponto do intervalo", com o TUDO E MAIS UM POUCO.
Intervalo, no sentido de recreio, no meio das postagens.
Prometo que as questões serão sempre as mesmas para todos e responderão da forma que bem entender. Sugiro a forma, mas se o cara quiser mudar, legal.
-
Tudo, mas não vamos saber a marca da pasta de dentes e muito menos o tipo de cueca/calcinha predileto.
-
Hoje,  o jornalista



João Carlos Machado Filho
(Machadinho)



















Tem que ser curto e grosso. Podem ser duas indicações. Se não topar responder alguma é só deixar em branco. 



Extremos - pior e melhor, nesta ordem:


Filme: Babel/ Perfume de mulher
Programa de TV: Esquenta/ Globo News Em Pauta
Apresentador de TV: Ratinho/ Rolando Boldrim
Programa de rádio: Sala de Redação/ Sessão Jazz
Apresentador de Rádio: Vários/ André Machado
Livro: Todos os do Paulo Coelho/ Todos do Gabriel Garcia Marques
Revista: Carta Capital/ Press/Advertising
Jornal: Vários/ Estadão
Site/blog:247/Prévidi
Cidade: Asunción/Porto Alegre
Praia: Cassino/ Tramandaí Sul
Mulher: Marta Suplicy/ A minha
Homem: Tarso Genro/ Meu pai
Presidente da República: Lula/ FHC
Comida: Polvo/ Arroz com galinha
Bebida: Gim/ Vinho
Refrigerante: Bebo água mineral, com gás
-


Curtíssimo! Duas ou três palavras:


Me alegro: Com a vida
Me irrito: Com problemas
Me derreto: Com minha neta
Me dá tesão: Viajar
Saio de fininho: Reunião de petistas
Desligo o tel.: Telemarketing
-


O que fazer com (pode escrever mais):


Chatos: Fugir deles, sempre.
Radicais: Não contrariar
"Engraçados": Ficar sério
Definitivos: Não dar bola
Viciados em redes sociais: Acho que sou um pouco
Puxa-sacos: Demonstrar minha irritação
Pessimistas: Ignorar
Coxinhas enfurecidos: Acalmá-los, quando der
Mimadinhos petralhas: Esses não tem jeito!
-


UMA RÁPIDA BIOGRAFIA:


Não é para me exibir, mas nasci em São Gabriel, sou jornalista faz mais de cinquenta anos, trabalhei nos grandes veículos de comunicação do RS, colorado, sou casado com a Ana Helena, pai do Marcelo, do João Carlos e da Gabriela e avô do Pedro e da Lívia. Fico feliz com um bom livro, uma boa música e um vinho, de preferência cabernet sauvignon.




--




ponto g



CORTES NO ORÇAMENTO DA UNIÃO


- Segunda Ponte do Guaíba?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Metrô de Porto Alegre?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Término da construção das UPAs e melhorias nos hospitais?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Fim das filas nas emergências?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Ampliação do Aeroporto Salgado Filho?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Manutenção das estradas federais?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Incremento do ensino, com mais escolas técnicas?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Reajustes salariais ao funcionalismo?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- Financiamento da casa própria?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
- E as 6 mil novas creches em todo país?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!

-

- Cartão corporativo?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Viagens por conta da "fifa"?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Aumento das verbas de representação?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Nova frota de carros oficiais?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Novos "auxílios" para burlar o teto salarial?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Manutenção do fator previdenciário?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Demissão de milhares de trabalhadores da construção civil?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Programa Minha (Meu) Amante, Minha Vida?
SIIIIIIMMMM!!!!!!
- Bolsa-Voto da Família?
SIIIIIIMMMM!!!!!!

--

NÃO ACREDITAM NISSO?

Leiam, então, o que está no Estado de S. Paulo de hoje:

Além do corte de despesas no Orçamento deste ano, que deve ser da ordem de R$ 70 bilhões a R$ 80 bilhões, o governo vai reduzir a previsão de receitas e de gastos obrigatórios. Também vai alterar a projeção oficial para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação. As mudanças serão anunciadas até sexta-feira.
A maior parte do corte será feita pela retenção de despesas discricionárias (que não são obrigatórias), como investimentos e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também serão cortados investimentos financeiros, como os gastos com o programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Segundo apurou o Estado, o corte desse tipo de despesa deve somar cerca de R$ 65 bilhões.

--


BOA PERGUNTA

Do jornalista Políbio Braga:


NESTE DEBATE SOBRE AUMENTO DE IMPOSTOS,
ONDE SE ENFIOU A FIERGS?

No RS, as entidades empresariais, deputados e a sociedade como um todo, demonstra total intolerância em relação a qualquer aumento do ICMS, mas quando se trata do governo federal, todos se calam em obsequioso silêncio.
Ninguém consegue encontrar a Fiergs no debate que não existe sobre o balão de ensaio movido pelo governo Dilma Roussef, segundo o qual ele corta despesas de um lado e tenta arrecadar mais de outro.... mas aumentando impostos.
-
Durante a campanha eleitoral, a petista repetiu várias vezes que “as pessoas têm que ter muito cuidado para quando votarem não criarem uma nova necessidade de mais impostos”.
A Fiergs também é a grande muda na discussão sobre a desindustrialização acelerada.

--

BOA PERGUNTA -2

Esta é minha mesmo:

NESTE DEBATE SOBRE AUMENTO DE IMPOSTOS,
ONDE SE ENFIOU A FECOMÉRCIO?

Deve estar preocupadíssima com a construção da suntuosa sede, nas cercanias da Fiergs, e na desconstrução de marcas consagradas como Senac e Sesc.

--

PERGUNTINHA

E a revitalização do Cais Mauá?

--

VIDÃO!!

No Zero Hora de hoje:

Parlamentares vão a Londres ouvir ex-diretor da SBM

Oito deputados da CPI da Petrobras estão em Londres para ouvir Jonathan David Taylor, ex-diretor da empresa holandesa SBM Offshore, sobre repasses de dinheiro da companhia a Julio Faerman, empresário acusado de ser intermediário no pagamento de propinas a funcionários da estatal. O grupo quer detalhes sobre a acusação de atraso da investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) em meio ao período eleitoral passado.




--




ponto da piadinha





--



ponto final







4 comentários:

  1. Vale a pena ler esta matéria da ZH e principalmente os comentários. Os estagiários tomaram conta. E qual o valor do m2 mesmo ????

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/05/preco-de-imoveis-nao-acompanha-aperto-nas-vendas-4763734.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahahaha!!!


      Vinicius • 6 horas atrás

      Que bela bagunça este artigo!!!! há pelo menos três parágrafos "repetidos", ou é o estagiário de jornalismo que ficou no facebook ou realmente foi copiado e colado pra encher linguiça! que nivel ZH! Pelo menos confiram a porcaria antes de publicar!

      4

      Responder

      Compartilhar ›

      Avatar
      Ferando Alonso Vinicius • 5 horas atrás

      Acontece o seguinte: Voce que estudou na PUC-RS, deve lembrar como era nos arredores da famecos. Se voce frequentou a PUC, vai lembrar daquele ambiente festivo, naquele local, sendo que nos cursos de medicina, engenharia o pessoal só levava ferro. O resumo é seguinte estudou pouco da nisso. Hoje eu faria um curso ali para me divertir e aproveitar o lado bom da vida.
      2

      Responder

      Compartilhar ›

      Avatar
      Zero Hora Mod Vinicius • 4 horas atrás

      Já foi corrigido, Vinicius. Obrigado!

      Excluir
  2. Tens razão quanto ao Marçal. Figura única e gente fina. Lembro dele nas madrugadas durante os plantões. Essa foto acredito que tenha sido tirada no Pedrini. O vi pela última vez quando do lançamento de um dos teus livros no Tapa’s,
    Quando li essa da trincheira a Anitta pensei exatamente o mesmo que expões no ‘brógui’ hoje.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Prévidi! Chegou nas caixas postais de nosso condomínio em Porto Alegre um folheto-xerox duvidoso logotipado pelo DMLU/Prefeitura informando que está disponível um serviço de coleta de recolhimento de excedente de entulho taxando R$ 20,00. Pergunto: já não cobram via IPTU/taxa de recolhimento lixo por serviços semelhantes? Este serviço é regulamentado e/ou aprovado? Nem entro na polêmica da sujeira provocada pelos containers, sempre com lixo revirado na calçada. Tá esquisito isso, sem contar que pagamos caro! Com a palavra Fortunatti.

    ResponderExcluir