Terça, 5 de maio de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com






BOM DIA ESPECIAL



Vai para o Renato Marsiglia, hoje comentarista de arbitragem da Rede Globo.
É um dos caras mais bem informados que conheço - e que conheci.
Seguidamente conversamos por telefone, porque ao vivo é complicado. O cara está sempre fora de Porto Alegre.
Já sugeri a ele que crie um cursinho para comentaristas de arbitragem. E o primeiro aluno deveria ser o atual ex-árbitro Márcio Chagas da Silva, comentarista da RBS TV.
É impressionante, o Marsiglia não precisa assistir um lance inúmeras vezes para definir se foi escanteio ou não.
(E imaginar que os gênios da RBS o dispensaram. Pois é, está na Globo há anos...)






--



ponto do dia




O MODELO DA SAÚDE EM
PORTO ALEGRE PIORA A CADA DIA



Vai ficar de bochechas vermelhas



Pena que o prefeito José Alberto não aceite as minhas sugestões.
Duvido que ele tenha passeado pela Cidade Baixa para ver o que se tornou o bairro em que morou no século passado, quando ainda era solteiro. Os craqueiros, mendigos e bandidos tomaram conta das ruas, cada vez mais fedidas; a Redenção entregue aos bandidos em geral. Sugeri também que um dia percorresse de carro algumas ruas, como a Sofia Veloso, para ver os zumbis do crack, especialmente nas noites de segunda.
Não, óbvio que o prefeito Reus Fortunati não tem tempo para estas questões menores.
Pelo menos a Brigada Militar sensibilizou-se com os moradores da Cidade Baixa e designou, há algumas semanas, soldados em algumas esquinas e vários carros percorrem as principais vias de dia e a noite. Muito legal.
-
Como eu sou otimista, dou mais uma sugestão ao prefeito Alberto Reus.
Tente, quando estiver no gabinete, atendente um chato, por exemplo, marcar uma consulta no Centro de Saúde Modelo, aquele ali na rua Jerônimo de Ornellas, esquina com a avenida João Pessoa. Isso, tente durante todo um dia e se o senhor conseguir marcar a consulta é o homem mais sortudo do universo. É TAREFA DE GINCANA IPIRANGA MARCAR CONSULTA PELO TELEFONE.
O que me contam é que o telefone toca, toca, toca e ninguém atende.
E tem esse aqui:

Agendamento de Idosos por telefone: (51) 3289-2574 das 14 às 17h

Vai, tenta esse aí também!
O senhor vai passar dias e não irá conseguir.
-
Hoje fiquei sabendo de um fato que relato. Rigorosamente verdadeiro, porque trata-se de um casal, com mais de 60 anos, que precisa ser atendido por um clínico geral:
Depois de tentarem por vários dias marcar consulta por telefone, sem sucesso, decidiram que ontem, dia 4, tentariam ir ao Centro de Saúde Modelo para marcar. Mesmo sabendo que o Posto abre às 7 horas, chegaram lá às 6 da manhã. Não conseguiram.
Conversa com um, conversa com outro até que um funcionário foi definitivo:
- Chega aqui lá pela meia noite que o senhor consegue uma consulta. E nem tenta pelo telefone que ninguém consegue. Só vindo aqui.
- Meia noite?
Hoje, arriscaram e chegaram lá às 3h30min. Isso mesmo, 3 e 30 da madruga!! Repito, um casal com mais de 60 anos. Um frio de lascar e tem que ficar na rua. A fila é na rua. E a maioria de velhos - idosos, como os burocratas gostam de falar. Três horas depois o portão abre para a distribuição de fichas e as 7 começam a atender.
VOLTAM PARA CASA, DIARIAMENTE, UMAS 200 PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM FICHAS!!
-
Pô, prefeito José Alberto Reus Fortunati, pega pela mão o seu novo secretário da Saúde de Porto Alegre e vai lá amanhã, mais ou menos as 7 da matina para ver a fila e constatar o que relatei.

O SENHOR, PREFEITO JOSÉ, VAI FICAR COM AS BOCHECHAS VERMELHAS.
DE FRIO E DE VERGONHA DE SER RESPONSÁVEL POR MAIS ESTE ABSURDO!!







--



ponto midiático especial




MAIS UM FIASCO DO CHEFÃO DO FUTEBOL GAÚCHO

(E essa coisa ainda sonha em ser presidente da CBF.
Pensando bem, faz sentido)


Quem escreve é o diretor-geral da Grupo Band RS, Leonardo Meneghetti:

DESRESPEITO DA FGF

O Presidente da Federação Gaúcha de Futebol cometeu uma das maiores barbeiragens de sua tumultuada gestão. Na noite desta segunda-feira proibiu todos os veículos de realizarem a cobertura jornalística da festa de encerramento do Gauchão. Ou seja, escondeu a festa.
Francisco Novelletto Neto mostra, assim, sua verdadeira face de dirigente. Segue o modelo dos dirigentes ultrapassados que tentam se perpetuar no poder com conchavos e articulações políticas. A festa acontece na sede da FGF e com organização da própria Federação. E ele decidiu barrar a imprensa, com exceção de uma emissora que transmite o campeonato por tevê.
Um escândalo. Um absurdo. Uma atitude de desrespeito com os profissionais da imprensa esportiva do Rio Grande do Sul que cobriram todo campeonato na chuva, no barro, em estádios sem as mínimas condições. Uma forma de afrontar os veículos que concedem generosos espaços a este campeonatinho de quintal, cheio de equívocos, cuja repercussão termina no dia seguinte.
Esta Federação não merece meu respeito.
Deixou de ser federação para se um balcão de negócios de quinta categoria!
-
Logo depois, o Meneghetti postou no Facebook:

Agora o presidente da FGF me liga e tem outra versão: a imprensa foi barrada porque houve superlotação.
Ahahaha.
Cada hora é uma desculpa (esfarrapada) diferente,
E mudou outra versão: ontem, segundo Novelletto, quem organizou a festa foi a RBS.
Hoje ele me disse que foi "a mulher do Gaciba" e que faltou planejamento.
Mas a Federação sabe o que é planejamento?




--




ponto midiático



MORDOMIA NO SINDICATO DOS RADIALISTAS

Recebo do Klausen Kellermann (claro que é inventado, mas tem fotos):

Há tempos que observo algo e hoje resolvi lhe relatar.
Tenho um irmão que reside em Cachoeirinha, e todos os finais de semana sempre que vou visitá-lo encontro um Renault Duster do Sindicato dos Radialistas estacionado na rua em frente de um prédio de condomínio.
Já o vi em outras situações, fazendo compras no BIG, voltando da praia com família, etc.
Lamento que tal conforto não seja estendido a todos que contribuem para o Sindicato, e que isso seja restrito aos que devem compor a Direção.
Quem desejar encontrar o veículo é só passar na rua Décio Martins Costa cento e pouco.






--


ESCOLINHA ZH:
PRECIZÃO? BOBAGI!
NÓIS TEMU PREGISSA!!

A mesma matéria - copiar/colar - está no site do Diário Gaúcho e do Zero Hora.
A joia tem este título:
Tiroteio deixa um morto e três feridos em Gravataí

Abaixo tem a foto do carro. Observe bem a foto. Sem muita dedicação, conte quantos buracos de bala encontra. Por cima, que não estou na obrigação de informar, contei 25 buracos de balas.

(clica em cima que amplia)



Agora, olhem a mesma legenda nos dos sites:

O carro ficou com pelo menos 15 marcas de disparo
Foto: Matheus Schuch / Rádio Gaúcha
-
E eu sou o implicante!

--

ESCOLINHA ZH - 2?
NEURÔNIOS ESTÃO CONGELADOS

RS tem madrugada mais fria do ano com mínima oficial de 2,2 ºC

Grande maioria das cidades registrou temperaturas abaixo dos 10ºC

-
Recebo:

Se é correto escrever "grande maioria" pode-se escrever "pequena minoria"?
Ah, esqueci, esse pessoal do Zero Hora não erra!

--


ESCOLINHA ZH - 3

Recebo:

Seguindo a tua linha de observar o new journalism dos jornais da RBS, segue um texto de segunda do Diário Catarinense, onde o repórter-redator, talvez não sabendo o significado real do acontecido lascou o B.O. policial.

(...)
Corpo de Bombeiros foi acionado MAS A VÍTIMA JÁ SE ENCONTRAVA EM ÓBITO.  As condições do acidente ainda serão analisadas, mas segundo a PMRv, a pista se encontrava bastante molhada devido às chuvas ocorridas durante o dia.
-
Quando um repórter escreve "entrar em óbito" quando poderia simplesmente "morrer" - no caso da notícia,  "O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítimas já estava morta" -  ou ele entra para a polícia, ou volta para a faculdade.


--

VIROU O FIO DA NAVALHA!

Os entendidos em futebol, desde domingo, idolatram o técnico do Internacional de Porto Alegre, o uruguaio Diego Aguirre.
Agora, crucificam o até então genial Felipão.


Luiz Zini Pires: as 10 questões que Felipão precisa responder
por Luiz Zini Pires
05/05/2015 | 06h05


O que tudo mundo pergunta e só Felipão(ou o Grêmio) sabem as respostas:

1ª) Quem bateu o martelo na contratação de Braian Rodríguez? Mantê-lo no time titular, mesmo sem gols, foi uma decisão do técnico? A direção aprovou?

2ª) Os treinos mostram que Fellipe Bastos é menos jogador do que Walace? Deixar o melhor volante no banco de reservas no clássico foi discutido com a comissão técnica e o departamento de futebol?

Grupos políticos pedem que Grêmio volte a ter um vice de futebol

3ª) Será que a comissão técnica gremista não precisa ser reformulada, já que não apresenta bons resultados desde o ano passado? A mesma comissão não alcançou uma vaga na atual edição da Libertadores e nem venceu o Gauchão.

4º) O que aconteceu com o lateral canhoto Júnior, revelação dos primeiros meses da temporada? Assinou contrato e sumiu. Nunca conseguiu outra sequência.

Médico diz que "Cebolla" precisaria de pré-temporada

5º) Médicos e preparador físico divergem sobre a origem da incrível sequência de lesões do uruguaio Cristian Rodríguez. Quem errou? A principal contratação do clube na temporada ainda não conseguiu jogar uma partida completa.

6º) A base gremista não tem um centroavante com as características preferidas de Felipão. Em nove meses de clube, Felipão não viu ninguém na base em condições ajudar o time? Não mandou preparar um atacante?

7ª) Destacado como uma das grandes revelações do clube da década, Lincoln não aparece mais no time titular. O que aconteceu?

TJD investigará suposta injúria racial de torcedor gremista

8ª) A lentidão do irregular Douglas, substituída em todos os jogos, não é combatida pelo técnico fora de campo, no vestiário, nas palestras. no dia a dia? Ou é um caso perdido, uma contratação equivocada?

9ª) Será que Felipão ainda acredita em soluções mágicas como no passado? Confiar nos jogadores que, mesmo com uma sequência de más atuações, pode em determinado momento mudar a história de uma partida?

10ª) Luan "some" em certas partidas decisivas. A comissão técnica está sintonizada com os problemas do garoto que tem bola no corpo, mas não tem atitude de um atacante decisivo?


--



ponto do intervalo





TUDO E MAIS UM POUCO - 11



Entre 2009 e 2010 fiz a seção "30 Perguntas". Foram dezenas de amigos e leitores, personalidades variadas, que responderam. Muito legal, porque tivemos oportunidade de conhecer particularidades da vida de pessoas relevantes.
Agora, o "ponto do intervalo", com o TUDO E MAIS UM POUCO.
Intervalo, no sentido de recreio, no meio das postagens.
Prometo que as questões serão sempre as mesmas para todos e responderão da forma que bem entender. Sugiro a forma, mas se o cara quiser mudar, legal.
-
Tudo, mas não vamos saber a marca da pasta de dentes e muito menos o tipo de cueca/calcinha predileto.
-
Hoje,  o jornalista e blogueiro




Gilberto Jasper













Tem que ser curto e grosso. Podem ser duas indicações. Se não topar responder alguma é só deixar em branco. 
-


Extremos - pior e melhor, nesta ordem:


Filme: O Império dos Sentidos / Perfume de Mulher
Programa de TV: Todos da RedeTV / Bola da Vez (ESPM Brasil)
Apresentador de TV: Não vale a pena citar... / Felipe Vieira
Programa de rádio: Não sei /  Super Sábado (Rádio Gaúcha)
Apresentador de Rádio: Daniel Scola (como assessor é contraproducente citar “os piores”)
Livro: Marimbondos de Fogo / Esquerda Caviar
Revista: Carta Capital / 4 Rodas 
Jornal: Não sei... / O Informativo do Vale (Lajeado)  
Site/blog: Não sei / http://www.blogdomazzarino.com.br/
Cidade: Guarulhos / Arroio do Meio
Praia: Porto Seguro / Punta Cana
Mulher: Marta Suplicy / Gisele Bünchen (sempre longe de escândalos!)
Homem: Lula / Meu pai
Presidente da República: Dilma / FHC
Comida: Fígado / Churras 
Bebida: Uísque / Cerveja (Heineken!)
Refrigerante: Guarná Kuat / Fruki (todos os sabores)
-

Curtíssimo! Duas ou três palavras:


Me alegro: Com meus filhos
Me irrito: Com falta de educação
Me derreto: Diante de crianças e cuscos em geral
Me dá tesão: Acordar às 6h e ver que tenho um dia inteirino pela frente
Saio de fininho: Perto de gente que só me enxerga pra pedir favor
Desligo o tel.: Para esta mesma laia
-

O que fazer com (pode escrever mais):


Chatos: Ser mais chato que eles... como vingança!
Radicais: Levar na gozação, senão vira briga
"Engraçados": Ficar sério, tipo “não entendi!”
Definitivos: Apoiar sempre!
Viciados em redes sociais: Ignorar. São “seres humanos de apartamento”
Puxa-sacos: Fazer cara de paisagem. Praga que só cresce
Pessimistas: Devem ser ouvidos. Com moderação
Coxinhas enfurecidos: Tadinhos... vítimas da PeTralha
Mimadinhos petralhas: Sorrir
-


UMA RÁPIDA BIOGRAFIA:


Nasci em Arroio do Meio/RS há 54 anos.
Formado em Jornalismo na Unisinos. Veículos onde trabalhei: jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio),Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora. Rádios:Independente (Lajeado) e Gazeta (S.Cruz). Fui assessor do ex-secretário Bernardo de Souza, dos governadores Antônio Britto e Germano Rigotto; dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa Paulo Odone e Frederico Antunes.
Há seis anos atuo na Assessoria de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça.
Escrevo para cinco jornais do interior. E mantenho o blog  http://gilbertojasper.blogspot.com.br/




--



ponto g




JÁ ESCREVI:
JOSÉ IVO, SE A "BASE ALIADA" TRAIR,
MANDA CHUPAR UM CARPIM SUJO


O jornalista Gustavo Mota escreve:

Aí,o José Ivo Sartori define ajustes pra recuperar o estado. Medidas antipáticas, que podem afetar sua popularidade. Bota a cara à tapa. E a base aliada(ou seria ocupante de CCs no governo) treme a perna. Pra ficar como está, ou pior, que reelegessem o Tarso. Mas a mídia que gosta de cobrar, precisa definir de que lado está. E não tem este papo de que está ao lado do povo, que não tem saúde, educação de qualidade, segurança, estradas.

--

OI DIA DAS MÃES

A Oi lança campanha nacional em suas lojas para comemorar o Dia das Mães. A promoção “Escolha viajar, diga Oi para o seu próximo destino”, em parceria com a Motorola, vai sortear prêmios instantâneos e uma viagem para o cliente passar momentos inesquecíveis com sua mãe e mais 2 acompanhantes. Até o dia 5 de junho, o cliente que comprar um aparelho Moto X, Moto G ou Moto E concorre a uma viagem para a Disney, a 10 prêmios de R$ 1.000.
A viagem para a Disney inclui passagem aérea, 7 noites de hospedagem dentro do parque, 70 Disney dólares por pessoa para café da manhã, um café da manhã especial com um personagem, ingressos para os parques e um cartão de débito de 750 dólares para ajuda de custo. No total, o prêmio está avaliado em R$ 30 mil . O cliente que ativar um plano pós-pago no ato da compra ganha uma nécessaire Oi.

--

PEDALADA DO INSS

Recebo:

O pagamento da minha aposentadoria pelo INSS está fixada para o dia 03 de cada mês.
Como neste mes, dia 03 foi domingo, o pagamento deveria ter ocorrido hoje, 04. Ledo engano, o INSS da incompetente Dilma e petistas em geral pedalou para amanhã, dia 5 de maio. E nos jornais da aldeia nada...

--

AS CAMPEÃS DE INOVAÇÃO DA AMANHÃ

As 50 empresas mais inovadoras dos três Estados da região Sul do Brasil serão agraciadas com o prêmio Campeãs da Inovação 2014, que acontece no dia 14 de maio, das 13h30 às 17h, no Tecnopuc. O projeto, promovido pelo Instituto AMANHÃ e Revista AMANHÃ, em parceria com a consultoria especializada Edusys e apoio técnico da Fundação Dom Cabral, apresenta um novo formato. Pela primeira vez, o evento será sediado por uma das vencedoras, como forma de estimular a troca de experiências entre as lideranças das marcas envolvidas.
O prêmio coloca em evidência tanto operações de multinacionais já consagradas e benchmarks globais de inovação, como experiências genuínas de startups locais. A liderança do ranking desta edição ficou com a AEL Sistemas, empresa especializada em tecnologia aeroespacial e militar, que desbancou a Whirlpool – dona das marcas Consul e Brastemp – detentora do posto por três anos consecutivos. Também serão premiadas companhias como Marcopolo, Grendene, Portobello, Weg e Randon, que se projetam como grandes desenvolvedoras e exportadoras de tecnologia (Confira abaixo a lista completa).
A escolha do parque tecnológico da PUCRS como a empresa anfitriã da celebração tem uma razão: o local une conhecimento acadêmico com o mundo corporativo. Além disso, a instituição é uma das 50 campeãs de inovação e destaque em seu setor.
-
O levantamento é feito por meio de um questionário específico, composto por 43 perguntas, direcionado às empresas listadas no ranking Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul. As questões abordam diferentes aspectos relacionados à construção de um ambiente criativo, desde a cultura organizacional até os efeitos concretos de novas ideias, traduzidos em lançamentos de novos produtos e resultados do negócio. A classificação final depende da pontuação em suas diferentes dimensões: Estrutura e Cultura Organizacional; Ações: Foco no Esforço da Inovação; Criatividade e Desenvolvimento inicial; Tratamento e Orientação à Inovação; Atitude; Resultados da Inovação na Organização.
-
CREDENCIAMENTO: Jornalistas, fotógrafos e assessores de imprensa podem se credenciar para cobertura do evento no comunicasul@comunicasul.com.br. Mais informações: 51 3024.5289.

--

LIVRO DOS PEQUENOS PACIENTES

"Estou compartilhando minha história com vocês pois quero que saibam que, apesar de eu passar por vários problemas, eu sou muito forte". Esse é um trecho da história de Pâmela, uma menina de 14 anos que foi vítima de bala perdida, tornando-se dependente do uso de cadeira de rodas para se locomover.
A história dela e de mais dez crianças integram o livro Metamorfose - Histórias das nossas vidas, que será lançado amanhã, dia 6, às 10h30min.
A primeira edição da publicação contém crônicas, poemas e contos produzidos pelos pequenos pacientes que realizam tratamento no Hospital da Criança Santo Antônio, unidade pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
-
O projeto teve início com o trabalho voluntário realizado por três mulheres com um objetivo em comum: ajudar os meninos e meninas internados no hospital através da literatura, demonstrando o poder curativo da escrita e do exercício da sua criatividade.
Assim, Elda Sanchotene Beheregaray, Eni S. Maffei e Hilda Simões Lopes promoveram oficinas de escrita dentro do complexo hospitalar. O resultado da experiência foi reunido nesta edição, que conta com as histórias de 11 pacientes.
"Este não é apenas mais um material escrito por crianças e adolescentes. Como o título antecipa, ele mostra a transformação destes pacientes, a mudança que eles vivenciaram e ainda vivenciam durante as etapas de seus tratamentos", explica Themis Reverbel da Silveira, diretora médica Hospital da Criança Santo Antônio.
-
Exemplares do livro serão entregues gratuitamente aos que comparecerem no lançamento e também distribuídos para os pacientes internados no hospital. A publicação, que tem tiragem de três mil unidades, contou com o apoio de uma empresa parceira que viabilizou toda a produção do material sem custos.
-
Serviço:
Lançamento do livro Metamorfose - Histórias das nossas vidas
6 de maio, quarta-feira, às 10h30min
Hospital da Criança Santo Antônio (Rua Sarmento Leite, 77 - térreo)




--



ponto da piadinha







--





ponto final



PÚLPITO*

Paulo Motta

Achava que tinha um púlpito no meu coração até os, digamos, onze anos. Achava.
Com o tempo descobri que púlpito não era aquela coisa engraçada e alegremente desconfortável, que pulpitava no meu coração quando eu via a Dulcinéia, lourinha, filha do barbeiro da esquina da Casa Lord e minha colega no quinto ano primário, lá no Grupo Escolar Getúlio Vargas, em São Borja.
Uns vinte anos depois, reencontrei Dulcinéia num supermercado, aqui em Porto Alegre, escolhendo enlatados, cercada por filhos demoníacos que se jogavam no chão quando queriam alguma coisa. Meu coraçãozinho não pulpitou mais por Dulcinéia e me dei conta do que escapei.
E assim caminha a humanidade. Os amores de hoje são soterrados por coisas que escapam da nossa simples compreensão e outros despertam sem percebermos; que lindo, não é? Pois é.
Sinto que hoje algumas coisas palpitam mais doidas do que quando eu tinha dezoito anos, sério!
Ouço muita gente dizer que a idade traz maturidade, o que não é o meu caso: a idade me trouxe mais insanidade e menos cautela. Fiquei mais propenso a me apaixonar e me encantar. Não façam isso em casa, pequenos tolinhos e tolinhas, Tio Motta é um psicopata adormecido, logo, não deve ser levado a sério.
Não quero ser insuportavelmente feliz e correr nos campos dourados dos trigais, que nem a Julie Andrews, no Noviça Rebelde. Quero, apenas, viver numa novela da Globo onde ninguém trabalha e alguém sempre muda o roteiro se não estiver dando audiência, isso sim!
Mas chega de devaneios e pequenas insanidades, vou me recolher e deixo um carinhoso beijo no duodeno de todos vocês, queridos e queridas sacripantas!
*PÚLPITO - Pequeno palco onde o padre, pastor ou outro sacerdote pronuncia sermões.


6 comentários:

  1. A rádio Guaíba, no programa do RM, também tratou do barramento da imprensa na festa da FGF.

    ResponderExcluir
  2. Previdi, outro dia tu falou sobre o programa da Rodaika, sobre o quão ruim é, enfim. Pois tive o desprazer de conferir no sábado passado e te dou plena razão!
    Deus do céu, como pode ser tão artificial depois de anos de profissão?! Parece estagiária de TV universitária!
    E o figurino adolescente não abandona a tia, né???
    Morri de pena da ótima Cris Silva fazendo figuração com pauta ruim (pra ela não crescer mais que a tia Rodela) no programa da velhinha mais sem noção da TV gaúcha!
    Será que dura dois anos essa joça???

    ResponderExcluir
  3. Na verdade foi bem feito para essas rádios daqui que ficam o tempo todo puxando o saco do Noveletto. Agora eles sabem o que é tratar com esse sujeito e com essa FGF( federação Gaúcha das Falcatruas)
    Miguel-Porto Alegre

    ResponderExcluir
  4. Sobre a "pedalada" do INSS: o calendário de pagamentos aos aposentados tem várias datas. Uns recebem no primeiro dia útil do mês, outros no segundo, outros no terceiro e assim por diante. A gente nunca tem um dia certo para receber. Já as contas, estas sempre têm um dia de vencimento. O burocrata que bolou este sistema deve ter pensado: "VOU SACANEAR OS VELHINHOS".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sacanear os velhinhos dois:
      - Hoje, como soe ocorrer comigo sempre no início da vacinação contra a gripe, passo no prédio do INSS de Taquari e recebo, na carinha, um aviso: "Vacinas em falta; só no próximo sábado".
      É a crise!

      Excluir
  5. Tanto em ZH como no Correio do Povo vejo todos os dias coisas burras. Repórteres fazem sua atividade por telefone e ouvindo esses ‘coroné’ de mentirinha dessa tal polícia de quarteirão. Nos últimos quinze ou vinte dias vi em ambos os jornais notícias falando sobre furto contra o Banrisul e roubo contra os funcionários em pleno expediente como sendo roubo a banco. Pior ainda. Colocaram a agência desse banco em Riozinho como estando no Vale do Rio Paranhana quando está sim no Vale do Rio dos Sinos. Dias depois ocorreu outro fato contra banco e na região de Caxias do Sul e novamente a cidade cujo nome não recordo agora foi ‘colocada’ no Vale do Paranhana. Quando ainda em atividade e lotado na então Área Judiciária no Palácio da Polícia lembro que ouvia muito desses guardas que fulano de tal havia “fugado”. Cansei de tentar ensinar a eles e só mesmo o tempo os corrigiu que ninguém pode fugar a si próprio, mas sim fugado ou posto em fuga. Esse verbo fugar é irregular e se destina a tratar de música composta em forma de fuga.
    Nosso idioma é dos mais traiçoeiros e quando pouco letrados passam a ditar matérias a incautos jornalistas a maionese desanda, isto para não dizer o que realmente estou pensando que desanda. Hahaha...

    ResponderExcluir