Quinta, 5 de julho de 2018




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu







Atualizado diariamente
até o meio-dia






















Do Eduardo Escobar:
Agora que não tem pedágio,
o porto-alegrense vai passear
na Freeway como fez
na Orla do Guaíba,
no final de semana?









40 anos de Jornalismo - 3


PRESS: NADA PARECIDO NO RS







Não tinha a menor ideia do que poderia ser uma revista sobre a imprensa gaúcha. Gostava muito da Imprensa, a revista paulista que havia surgido na década de 70. Era a única referência.
-
Conheci o Julio Ribeiro no início da década de 90. Não tínhamos trabalhado juntos, mas sempre conversamos. Um dia, por telefone, disse a ele que iria fazer um jornal de política. “Política do Rio Grande” era o nome. Ele foi lá em casa e pilotando o meu Compaq 486 mudou para “Página 12 – A Política do Rio Grande”. Chamamos o Marco Poli para sócio da empreitada e tocamos o projeto. Não fizemos chover porque não tínhamos apenas este poder, mas azucrinamos a vida de muita gente e ganhamos uns pilas.
Lá pelas tantas, ele me disse que iria fazer uma revista de propaganda. E que estava fora do Página 12. Surgia a Advertising, um projeto dele com a Associação Riograndense de Propaganda, que era presidida pelo queridão Sérgio Gonzalez.
Um sucesso que começou em 1997.
O Poli e eu fazíamos o mensário, que rodava no Jornal do Comércio, e era um produto “antigo” perto da revista que o Julio fazia – papel couché, colorida.
-
Em maio de 2.000, o Julio me chamou para almoçar e veio com esse papo de uma revista de imprensa. “Tu vai ser o editor”, me disse de aperitivo. Saí do almoço e comecei a ficar preocupado, porque não tinha a menor ideia do que fazer. Uma revista de imprensa! E gaúcha!
Pensava na revista que ele fazia, a Advertising; eu editava um jornal, preto e branco, de turismo. Um não tinha nada a ver com o outro.
-
Passava os dias pensando na tal revista.
E, mais, ajudava o Julio a “vender” a novidade para possíveis clientes.
Nessas idas e vindas conversava com ele sobre as minhas ideias.
A primeira – e mais óbvia – foi uma seção que chamei de “Vida de Repórter”. De cara, o meu escolhido foi o Flávio Alcaraz Gomes. Fui lá na Rádio Guaíba para conversar com o mito.
Ele não deu muita bola, típico dele, e lascou:
- Tem um livro meu sobre a minha vida de repórter. Lê, faz um texto e me traz aqui pra eu aprovar.
Comprei o livro num sebo, li e fiz um resumão das melhores histórias. O Adriano Marinho diagramou, em duas páginas com fotos, fez uma print e levei pra ele no dia seguinte.
- Nem precisava me trazer, guri. Perfeito.
Aí, cheio de razão, comecei a falar com os amigos. Pedir artigos, palpites, essas coisas. Contava do projeto e de cara dizia que não podia pagar nada pelas colaborações. E todos foram topando. Foi muito legal, um negócio que não imaginava.
Até ir para a impressão briguei muito com o Julio. Porque ele queria uma revista muito legal, “diferente”. E eu só dizia: “Diferente do quê?”. E “vendia” pra ele as minhas ideias.
-
Lançamos a Press, num ato na ARI – Associação Riograndense de Imprensa. Primeiro de junho de 2.000, Dia da Imprensa. Foi um sucesso. Sucesso, mesmo, porque os jornalistas gaúchos jamais tinham sido paparicados. Em todos os lugares que chegávamos eram só elogios.
-

Alexandre Garcia

Na primeira edição, reunimos feras e mais feras.
Flávio Alcaraz Gomes, Alexandre Garcia, Mario Marona, Maria Helena Maieron, Denison Mendes, Guto Moisés, Wladymir Ungaretti, Fernando Albrecht,  Kayser, Bier, Paulo Dias foram alguns dos convidados.
Alguma decepção?
Mínimas, desprezíveis.
Eu sempre estava com o Julio, tentando vender o projeto da Press. Como se fosse meu. Tinha que dar certo.
Com a primeira edição embaixo do braço, fomos conversar com um jornalista que era o secretário de comunicação do governador Olívio Dutra. O conhecia há muitos anos, desde o tempo do antológico Bar Pedrini, da avenida Venâncio Aires. Sempre me diziam que era um imbecil, que mal sabia escrever o nome, mas achava que era implicância, porque trabalhava na sucursal de um jornal carioca.
O tal secretário nos atendeu. Mostramos a revista.
Ele folheou.
- Pô, só tem gente de direita nessa revista!!
Aos berros!!
Além de imbecil, era um idiota o tal secretário.
Mas, graças ao bom Deus, não precisamos do imbecil/idiota para que a Press sobrevivesse.
Sério, durante quatro anos do governicho do Olívio Dutra não tivemos apoio. Um preposto do tal secretário, responsável pela propaganda, marcava “reuniões” e sempre transferia a data. Um idiota que depois foi enrolar num governo petista no nordeste do Brasil.
-

José Barrionuevo

A cada edição, novas descobertas, entrevistas antológicas.
Sei lá, mas as entrevistas poderiam estar num livro – claro, situadas no tempo.
Como escrevi, não sabíamos o que seria a revista. As entrevistas, ping-pong, foram se tornando o nosso principal “produto”. Bem como eram em O Pasquim - linguagem coloquial. A gente perguntava, bem simples, tipo “Como foi a tua infância?” e o cara saía falando, se soltando.
Horas de gravação. No início, duas, três páginas. Até que batemos um longo papo com o José Barrionuevo. Faltou fita para gravar tudo. O Barrio falou o que queria e o que não podia. Quando começamos a baixar, decidimos: o Barrio vai ser a capa. Levamos o entrevistado para a capa e a Press foi a revista mais vendida nas bancas de Porto Alegre. Esgotou em três dias.
A ideia foi também para a Advertising. Entrevistas maravilhosas, como com o italiano Oliviero Toscani – “O inimigo número 1 dos publicitários”.
A Advertising e a Press caminhavam lado a lado. Projetos “distintos”, mas...
-


Ratinho
Rogério Mendelski


Todas as entrevistas da Press, que deram capa, foram antológicas.
Mas, vão me permitir destacar algumas mais:
- Paulo Raymundo Gasparotto – “Para ter livre a cabeça, não pode ter preso o rabo”;
- Antônio Brito – “Não há mais virgens na política gaúcha”;
- Flávio Alcaraz Gomes – “Fui ao fundo do inferno e voltei”;
- Augusto Nunes –  “Está na hora do gaúcho se tornar brasileiro”.
Conto:
Fomos a São Paulo fazer duas entrevistas. Com o Augusto e o Ratinho.
Entrevistamos o Augusto Nunes, no seu apartamento na avenida Oscar Freire. O Ratinho foi no SBT.
Um dia, para nós, histórico.
O Augusto falou pelos cotovelos. Tudo gravado.
Quando nos despedimos, ele, rindo, disse:
- Vocês não vão publicar isso, né?
O Julio me olhou.
E ele:
- Não publiquem isso, hein?
Eu fui na pleura:
- Cara, tá tudo gravado e vai ser publicado como está.
Meu Deus, a entrevista foi mais uma bomba.

Moacyr Scliar

Dunga


-
A Advertising?
Também editei, por “força das circunstâncias”. Fiz várias matérias.
Uma vez, uma jornalista apurou toda a matéria de capa, um trabalho até legal. Aí, no primeiro parágrafo, ela se referiu a um famoso publicitário como “publicista”.
Virei redator, editor e como me “promoveu” o Julio, a “gerente de conteúdo”.

Oliviero Toscani


-

Jaguar veio para o primeiro Prêmio Press.
Ele mostra a garrafinha de uísque para "emergências"


Pra encerrar:
Julho de 2.000. O Julio e eu estamos tomando um chope no Pedrini.
- Cara, tínhamos que fazer alguma coisa pra agitar mais o mercado.
- Tipo um prêmio?
- Isso, não sei bem, mas algo como “Prêmio Press”.
Deu no que deu!
Hahahahahaha!!!!
-
Meu sucessor na edição da Press/Advertising foi o maravilhoso e talentoso Marco Schuster, meu querido colega do Diário de Notícias. Em 2004. Antes ele só editava a Advertising.
Só podia melhorar, não?

continua amanhã



-



PARECE MENTIRA - Me enviam email relatando o noticiário do SBT sobre a friuei:

O jornal do meio-dia do SBT entrou com VTs de comportamento e só falou do pedágio da freeway depois da metade. Não tem factual no espelho deles. Muito estranho. Parece que até o Jornal da Pampa da Vera Armando tá de mexendo mais.


-


ESTRANHO - Não vi nenhuma entrevista com o ministro Eliseu Padilha. Afinal, foi ele quem determinou a saída da Concepa da friuei.



-



RDC ABERTA - O Roberto Brenol Andrade envia:

O Cláudio Roberto acaba de me telefonar (já está na RDC) pedindo que te informe que a TV pode ser acessada também nos canais abertos, no caso, canal 24. Não precisa, então ter Net, apesar dela também estar no modelo. Não te comunicaram tudo. Abração.
...
Ainda não estão se comunicando, né?
Será que esqueceram de contratar UM assessor de imprensa?



-



EM AGOSTO, MAIS FELIPE VIEIRA - O jornalista Felipe Vieira está à frente do BahTchê Papo, programa semanal que estreia em agosto no Canal Bah!. A atração vai ao ar aos domingos, a partir das 21 horas, além de reprises durante a semana na grade do canal. Segundo Felipe, a ideia é fazer no máximo duas entrevistas especiais por programa e a pauta não será específica.
“Eu gosto de variar os temas e vou procurar contar boas histórias”, comenta o jornalista.
A programação ainda conta com a participação especial de Guaracy Andrade, que fará uma retrospectiva dos eventos acontecidos na semana e adiantará o que deve ser notícia na sociedade porto-alegrense.
Para o diretor do Canal Bah!, Zento Kulczynski, é uma satisfação contar com mais um programa de qualidade para compor a grade do canal. “Buscamos sempre a qualidade
no nosso canal e isto significa ter programas e figuras de referência”, ressalta o diretor.
O Canal Bah! está nas frequências 20 e 520 da NET. Para a região do Vale do Sinos, pode ser conferido nos canais 26 e 526. A programação também pode ser acompanhada, em tempo real, pelo site www.bahtv.com.br.



-





COBERTURA DA COPA - Recebo:

Sr. Previdi,

Como o senhor sabe, não sou jornalista, mas um consumidor insaciável de todas as "mídias". Portanto, também assisti algumas reportagens da Alice Bastos Neves e ela está fazendo o que pode, pois não se desloca de Moscou. Tenho apenas dois reparos a fazer: acho que ela ri demais, ou melhor, entra no ar rindo, dando uma uniformidade no seu trabalho que, muitas vezes, dispensaria o eterno sorriso largo.
É uma boa repórter, mas quando qualquer um deles (elas, principalmente) entra sempre rindo, dá a impressão de deslumbramento com o que está fazendo.
O segundo reparo vale para todos os repórteres em cobertura fora de sua área de atuação: jornalista não entrevista jornalista. Ao fazer isso, o repórter passa um recado sutil de que é desinformado ou que está lhe faltando pauta.
...
PS - Não ouvi nunca a Gaúcha durante a Copa. A cobertura da Band e da Band News estão ótimas quando estamos ouvindo rádio em deslocamento, em dia de jogos. Na TV, é claro, "Fora Galvão Bueno", pois a SporTV e a Fox estão muito bem.

Seu criado, Alfredo Silva

...

Alfredo, está ainda mais insuportável a Sandra Annenberg, que apresenta, da Rússia, o jornal Hoje, da Globo.
Está sempre rindo, mesmo que a notícia não tenha nada de engraçado.


-



NOVO LIVRO DO DILAN CAMARGO - Dentro da programação da Feira Literária do Parlamento Gaúcho, que será realizada entre 4 e 10 de julho no hall da Assembleia Legislativa do Estado, com apoio da Câmara Riograndense do Livro (CRL) e do Instituto Estadual do Livro (IEL), Dilan Camargo lança “A Arte do Medo”, pela Editora Minha Lei é Ler. A violência e o medo permeiam o livro de poesias para adultos, com uma linguagem próxima ao teatro, que terá sessão de autógrafos nesta quinta,  a partir das 17 horas.
Dilan Camargo é conhecido pela sua extensa obra em poesias e narrativas para o público infantil e juvenil, mas publicou e publica também poesia para adultos, como ocorreu no livro “A Fala de Adão”, Prêmio “Livro do Ano” na categoria Poesia da Associação Gaúcha de Escritores (AGE) de 2015. Com uma certa dureza formal nos próprios versos dos poemas, esta publicação composto por cem páginas é dividida em  três partes: A Arte do Medo, O Teatro da Cachorra e A Razão Cínica.
...
Sobre seu livro, que está sendo escrito há muito tempo, Dilan avisa que não é de momento e nem sobre o momento histórico brasileiro. “Nele não há referências e nem inferências, talvez palavras desagradáveis. Relutei em publicá-lo porque trata do universo da violência e do medo: não queria reproduzir e nem corroborar a chamada ‘cultura do medo’. Tinha que publicá-lo, e aí ele está, com as suas angústias e imperfeições”, afirma. O tema está presente no cotidiano dos brasileiros, mas também no de outras sociedades. Há ainda um medo do Outro. Isto é abordagem para a poesia? A poesia contemporânea dispõe de uma “linguagem poética” para falar da violência e do medo?
“Estamos impregnados, ensopados, tanto do medo real como do imaginário do medo. Não cabe à poesia oferecer respostas, mas fazer perguntas, e de uma forma dramática, que quase escorregue para fora da poética”, acrescenta o escritor. Numa realidade social marcada pela violência, cada indivíduo se transforma numa vítima ou num agressor, real ou potencial. Todos se tornam suspeitos. O que imobiliza as pessoas, a matéria diária da imprensa, é o medo. Cada um se torna um “artista do medo”, (título do poema que abre o livro), pervertendo a arte de sobreviver humanamente.
...
As epígrafes do livro são retiradas de obras de Nicanor Parra, Carlos Drummond de Andrade, Armando Freitas Filho e Santo Agostinho. Na poesia brasileira, Carlos Drummond de Andrade, tanto em “Sentimento do Mundo”, com o poema “Congresso Internacional do Medo”, como em “A Rosa do Povo”, com o poema “O Medo”, inaugurou essa poética do medo, tão real no Brasil há décadas, da qual somos herdeiros.




-



CADA VEZ MAIS PARECIDA COM O LOURO JOSÉ




  ...







...


Comentarista solo

Na TV, no dia em que Lula foi preso

No dia do Orgulho Gay





-








-



REFLEXÃO - Do André Arnt:

Sobre Moro e Toffoli: quando o juiz que rodou nos concursos cassa a decisão do aprovado, você está no Brasil.


-


BOAZINHA







____________________________________________________



PROMOÇÃO ESPETACULAR!
LIVROS DO PRÉVIDI


3 LIVROS DE PIADINHAS:
200 Piadinhas para Ler na Viagem
200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
200 Piadinhas para Ler nas Férias

OS TRÊS POR APENAS 25 REAIS!!


3 LIVROS SOBRE PORTO ALEGRE:
Porto Alegre é Assim!
Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro
Apaixonados por Porto Alegre 2 – A Porto Alegre Deles

OS TRÊS POR APENAS 50 REAIS!!


3 LIVROS ESPECIAIS:
A Revolução da Minha Janela
15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda mais Feliz
10 Anos às Ganhas

OS TRÊS POR APENAS 35 REAIS!!


A GRANDE PROMOÇÃO DO ROMANCE

Quer Fazer um Programa? 

POR APENAS 25 REAIS!!



Entrega em seu endereço, via Correio.
Peça pelo jlprevidi@gmail.com
ou
na Banca da República
Rua da República esquina 
avenida João Pessoa - Porto Alegre



_______________________________________________________






LEGAL!! - Envia o Edgar Silveira, de Bagé:

Leitor assíduo de sua coluna,  acredito que muitos tenham esse hábito. Com essa enxurrada de notícias falsas, mais do mesmo, enfim, todas essas baboseiras que há por aí nas tais redes sociais, aplicativos e tal... Procurar por colunas assim ao estilo blog, em especial o do estimado Jornalista, faz bem. Uma leitura light (usando um palavreado cult) é algo como garimpar histórias e fatos saudáveis
 Os relatos tanto os seus, como de  amigos e pessoas públicas, no modo brando como é escrito,  faz bem. Nos mantém blindado da mídia açucarada. Temos acesso ao cotidiano de pessoas reais, não o mundo fantasioso que vigora pelo éter virtual. Veja o inverso que caminha a sociedade, num passado não tanto distante, dispúnhamos de computadores lentos, uma internet discada, ao passo que tudo era lento, mas tentávamos ao máximo conseguir acesso a todo tipo de sites.
Hoje o inverso, temos computadores velozes, internet rápida, mas pairamos em um ou dois sites, nos aprisionamos numa única e duvidosa fonte de informação e cultura. Esse blog, assim como de outros colegas seus que tenho o hábito de ler (Políbio Braga, Rogério Mendelski, Fernando Albrecht) nos dá essa proximidade de que o cotidiano real ainda existe, sem preocupação com palavreados da moda, termos "politicamente corretos", etc...
Enfim, notícia, dessas com conteúdo, sem perder a classe e fazer o melhor jornalismo, que ao meu ver é isso, transmitir os fatos sem querer holofotes. Continue assim. Um abraço e sucesso!


-


JORNAIS IMPRESSOS - Li isso na página do jornalista Mário Marcos de Souza no Facebook:

Quando a vizinha viu que uma das sacolas do lixo limpo estava lotada de jornais, quase se jogou na Maria Helena como um zagueiro sueco:
- São jornais? Preciso deles - e saiu safisfeita com a sacola.
Pouco depois, ao entrar em uma floricultura, lá estavam os cartazes nas paredes:
- Aceitamos jornais velhos.
Dias atrás, li um texto sobre o apelo desesperado de plantadores de abacaxi. A falta de jornais, que protegem as frutas, estava prejudicando a produção.
Se havia alguma dúvida sobre a crise do jornalismo impresso, episódios como estes acabam com ela.
Os jornais estão sumindo de nossas vidas.

...

JORNAIS PARA TRAMANDAÍ - A Vigilância Sanitária de Tramandaí está solicitando a comunidade jornais velhos. O material será utilizado no Canil Municipal.
Com o frio e a umidade, o ambiente em que os cães vivem precisa receber uma manutenção ainda maior para ficar sempre seco e quente. Para isso, os jornais são fundamentais.
Caso você queira ajudar, pode levar os jornais nos seguintes lugares:
- Vigilância Sanitária: Localizada no térreo do prédio administrativo da Prefeitura de Tramandaí. Avenida da Igreja 346.
- Canil Municipal: Localizado na estrada do Carrachi, a 600 metros da RST 030.
- Para contato: (51) 3684 9085


-


ZONA FRANCA DA UVA E DO VINHO - A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho será debatida nesta sexta, em audiência pública, a partir das 9 horas, no Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). A realização do evento é da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, presidida pela deputada federal Marinha Raupp (MDB-RO), onde tramita o Projeto de Lei 9045/2017, de autoria do deputado federal João Derly (Rede-RS), que propõe a redução de impostos para produtos derivados da uva e do vinho em 23 cidades da Serra Gaúcha, aos moldes da zona franca de Manaus.
A intenção do projeto é desenvolver a vitivinicultura local e o enoturismo na região. Conforme o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a tributação nos vinhos corresponde a mais da metade do valor do produto. “Precisamos enfrentar o problema da elevada tributação que sobrecarrega a cadeia vitivinícola nacional, que sofre uma concorrência desleal dos produtos importados”, afirma João Derly.
...
Para a diretora de Infraestrutura da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), Deborah Villas-Bôas, a redução de impostos vai incrementar ainda mais o enoturismo na região da Uva e do Vinho. “Só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Com a redução dos impostos nos vinhos e derivados da uva, podemos dobrar este número de visitantes em pouco tempo, gerando novos empreendimentos, empregos e mais renda na região”, destaca.
...
A audiência pública em Bento Gonçalves é a segunda que será realizada sobre o projeto de lei que cria um regime tributário especial às atividades da cadeia vitivinícola do Vale da Uva e do Vinho. Foram convidados 16 municípios. Na semana passada, Farroupilha recebeu o evento, que teve mais de 50 participantes entre prefeitos, entidades, sindicatos e autoridades de sete dos municípios envolvidos. Para o projeto ser votado, são necessárias três audiências públicas. Inicialmente, a Zona Franca começaria pelo Vale dos Vinhedos. Assim que as demais cidades criarem suas entidades reguladoras, elas seriam incluídas na iniciativa.
As 23 cidades contempladas pela Zona Franca da Uva e do Vinho são Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranopólis e Vila Flores.


-


LEIAM


(clica em cima que amplia)




-



PIADINHA






4 comentários:

  1. Caro amigo Prévidi,

    Muito boas tuas reminiscências. Com relação à revista PA, sempre que ia a POA, eu a comprava na banca. Não vou mais, virei ermitão.

    Tentei sintonizar a nova TV no canal 24, mas nada de sinal ( 24.1).

    Uma pena! Tem ótimos programas e uma turma da boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 24.1 na TV Aberta é o canal religioso Rede Genesis/TV Boas. O 24 da RDC é pela NET ou no site http://rdctv.com.br/aovivo/

      Excluir
  2. Bah! Pensei que só eu achava o que foi comentado sobre a Alice Bastos Neves e a Sandra Annemberg! São muito exageradas!
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos aqui em Canoas no 24.1 pega a rede Genesis, nada RDCTV.

    ResponderExcluir