Terça, 10 de julho de 2018




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu







Atualizado diariamente
até o meio-dia
























O LEITOR QUER SABER!













"DE GRÁTIS", UMA AULA  DE JORNALISMO

"Jornalista burocrata e muderno" diria:
- Hoje não estou de plantão.



O jornalista Diego Casagrande conta como foi o seu último domingo, dia do solta e prende do Lula.
Ele publicou este texto no Facebook, segunda, dia 9:


O HABEAS DO PLANTONISTA, FONTES E FUROS



Fez 24 horas que nós do Grupo Bandeirantes demos o "start" na que seria a mais importante pauta jornalística dos últimos tempos: o habeas corpus concedido por um desembargador plantonista ao ex-presidente Lula. Eram 10h30 da manhã de domingo e tudo começou com a preciosa dica de uma fonte, enquanto eu tomava café. "Olha, verifica lá. Deram um habeas corpus para o Lula".

Como? Onde? Qual juiz? Com que justificativa? Estas as perguntas que imediatamente surgiram na mente do repórter, mas que não tinham resposta imediata. Fui atrás da confirmação como um coiote esfomeado. Alguns telefonemas depois a confirmação final com a assessoria de imprensa do TRF4. De fato, o desembargador que estava no plantão tinha mesmo mandado soltar Lula, subvertendo as decisões de todas as instâncias judiciais.

Com o número do processo em mãos e tendo feito a devida checagem liguei para o nosso diretor-geral da BAND RS Sérgio Morem Cóssio. Estava quase ofegante, empolgado. Ninguém, em lugar algum tinha colocado nada. Nem mesmo no twitter que eu monitorava, onde tudo é muito rápido em 140 caracteres. Expliquei a situação ao chefe. Um caso assim precisa ser compartilhado, pois pode catapultar ou comprometer a reputação de uma marca jornalística. Não raro, um erro é mais nocivo do que 1000 acertos. Lembro de ele ter perguntado algo como "mas tu tens certeza? Confirmaste?". Sim, respondi. E ele então disse "Vai em frente! Entra nos nossos veículos!"

Primeira coisa que fiz foi informar ao vivo na RÁDIO BANDEIRANTES Porto Alegre (FM 94,9/AM 640), onde o talentoso Sérgio Boaz ancorava o esporte. Depois a RÁDIO BANDEIRANTES SÃO PAULO, cujos âncoras Milton Neves, o Pedro Campos e o Christiano Panvechi estavam no ar e abriram uma enorme janela, certos de que se tratava de fato bombástico. Depois, a BAND NEWS SP e assim por diante. Informei também no twitter, sempre com a grife da BAND. Daí por diante foi como rastilho de pólvora. A notícia foi seguida por todo mundo e o que se viveu foi um domingo tenso, onde a espera por novas decisões judiciais foi a tônica.

Ao longo de todo o dia fiz muitas entradas e novos furos (no jargão jornalístico é a notícia dada em primeira mão, antes de todo mundo). Perdi a conta de quantos boletins e conversas tivemos nas rádios. Muitas mesmo, quando novamente conseguimos antecipar prazos e resultados. Sempre com fontes preciosas que fizeram a diferença. Mais do que nunca entendo a ligação que se desenvolveu entre Carl Bernstein e Bob Woodward com o “garganta profunda” no Caso Watergate. Nestas horas a fonte é tudo, seja dando pistas, apontando caminhos, ou mesmo sendo direta. Uma boa fonte jornalística sempre sabe que a imprensa livre é pilar de qualquer sociedade que livre deseja ser.

No que se seguiu tivemos a grande cobertura jornalística do país, envolvendo muita gente da BAND em rádio, televisão, jornal e internet. Esforço de equipe mesmo. Empenho, dedicação, vibração. Tive orgulho dos colegas. Foi realmente um show de informação que reforçou o que eu já sei desde 2005, ano em que entrei nesta grande empresa de comunicação: somos um time que acredita na informação, que joga junto e para o qual não tem bola perdida!

No domingo, na busca pela notícia, ganhamos nossa Copa do Mundo!!



-



A CARA DE PAU DOS PETISTAS! - Leia esta matéria da Comunicação Social/TRF4:

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), relator dos casos da Operação Lava Jato, ratificou às 14h42min de hoje (9/7) a revogação das decisões deferidas em plantão pelo desembargador federal Rogerio Favreto. Durante o último final de semana, Favreto havia concedido habeas corpus e determinado a suspensão da execução provisória da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o relator, o plantão judiciário não se destina à reiteração de pedido já apreciado no órgão judicial de origem ou em plantão anterior, nem à sua reconsideração ou reexame. “Não há amplo e ilimitado terreno de deliberação para o juiz ou para o desembargador plantonista”, frisou Gebran, citando as Resoluções nºs 71, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e 127, do TRF4, que estabelecem tais diretrizes.

Quanto à alegação dos impetrantes de que existiria fato novo consistente no direito do ex-presidente Lula de exercer sua pré-candidatura, podendo ser livremente entrevistado, o desembargador ressaltou que não há tal fato, já tendo sido a questão debatida pela 8ª Turma. “Foi especificamente tratado pelo colegiado o tema sobre o eventual direito de ir e vir do reeducando, de modo que sequer caberia a este relator, juiz natural do caso, decidir monocraticamente a respeito da suspensão do julgado ao alvedrio do que já foi assentado pela 8ª Turma deste tribunal”, afirmou Gebran.

O desembargador reforçou que o calendário eleitoral sequer foi iniciado e a condição de pré-candidato somente autoriza a abertura de conta para arrecadação de recursos ou prática de atos intrapartidários, sem que isso qualifique qualquer cidadão para a realização de campanha ou lhe atribua outro signo jurídico diferenciado. “A qualidade que se autoatribui o ex-presidente não tem nenhuma propriedade intrínseca que lhe garanta qualquer tratamento jurídico diferenciado, ou que lhe assegure liberdade de locomoção incondicional”.

“O deferimento de liminar em sede de habeas corpus representa afronta não somente à decisão colegiada da 8ª Turma, mas igualmente às deliberações de outros dois colegiados superiores”, acrescentou Gebran, lembrando que tanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestaram a respeito do caso denegando a ordem.

“Não há argumento razoável que exclua da apreciação ordinária do relator o exame da questão, quando inexiste qualquer urgência ou fato novo a justificar a intervenção excepcional”, concluiu o relator.

...

FOI COISA DE AMADOR!


-



SERÁ QUE É ISSO? - O PT inspira-se na tentativa de golpe de Estado na Venezuela, liderada por Hugo Chavez, em 1992.
Foi um fracasso, mas depois ele reinou.


-


DO GRANDE JOSELITO MULLER

Desembargador Diz Que Mandou Soltar Lula
Porque O Confundiu Com Meninos Da Tailândia

BANGKOK – O desembargador Etelvino Fraveto, que recentemente ocupou as manchetes dos jornais após expedir mandado de soltura para o ex-presidente Lula, falou com exclusividade com nossa reportagem na manhã de hoje.
Na oportunidade, Fraveto esclareceu os motivos pelos quais concedeu pedido que, segundo membros da Associação Brasileira dos Juristas Renomados, era descabido, uma vez que já havia sido negado na Turma.
Segundo o desembargador, a decisão foi, na verdade, resultado de um mal entendido.
“Eu troquei as bolas. Vi o pedido de soltura e pensei que era para soltar esses meninos da Tailândia presos na caverna. Por isso que ordenei soltar no prazo de uma hora, porque eles já estavam há dias sem comer”, explica o magistrado.
O que aliviou sua consciência é que havia muitos apoiadores do ex-presidente Lula que também estavam sem comer há dias, em greve de fome, e utilizaram a notícia como pretexto para voltar a comer.


-


OUTROS TEMPOS - Quem conta é o jornalista Ricardo Azeredo:

Hoje, numa rádio importante da capital, apresentador comentava notícia de apreensão de droga pela polícia. E resolveu brincar com a informação dos policiais de que a droga era de "alta qualidade", fazendo piadinha imaginando os policiais provando o produto para atestar a dita qualidade. E nos comentários seguintes tratou de dizer que era "brincadeirinha" com os policiais...
É, outros tempos.

...

POR FALAR EM RICARDO AZEREDO - Ele agora é o diretor-geral da Secretaria de Comunicação do Governo José Ivo!!





GAUCHADA DO TEMER VAI SER RESPONSÁVEL POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECER NA FRIUEI!


Motociclista sofre acidente na freeway e
espera ambulância do Samu por quase
uma hora

FALAÍ, PADILHA!



-



PALAVRAS QUE EU JAMAIS SABEREI DO QUE SE TRATA - Tem coisas que não entram no meu cabeção. Por exemplo, concertação. Por mais que me expliquem não consigo entender. E para me embananar ainda mais, surgem novas "expressões" diariamente.
Olha essas:

- precificação de serviços
- design thinking
- momentos de networking



-



REFLEXÃO - Do jornalista Jairo Raymundo:

Se esse militante, como plantonista, já fez esse chafurdo, imaginem o Tófolli quando virar presidente do STF!


-


DATENA NÃO É OTÁRIO E NEM BANDIDO - Por que iria trocar um salário de 700 mil reais por 30 e poucos - é o que ganha um senador?
Claro que desistiu. Iria ficar oito anos lá e não fazer nada, como a maioria.




-









-



EM AGOSTO, BENEFICÊNCIA RETOMA O ATENDIMENTO -  A mobilização em prol do Hospital Beneficência Portuguesa, de Porto Alegre, liderada pelo Simers desde novembro de 2017, obteve uma importante conquista. Foi assinado na manhã de ontem, na sede do Simers, o contrato que representa a retomada das atividades do hospital a partir do dia 1º de agosto. A instituição passa a ser administrada pela Associação Beneficente São Miguel que, desde 2016, é responsável pelo Hospital São Miguel, de Gramado.
No ato de assinatura, o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, lembrou da intensa campanha realizada pela entidade, com apoio de diferentes setores da sociedade gaúcha. “Não havia mais esperança para o Beneficência, mas não aceitamos e entramos nessa luta. E hoje podemos dizer que vencemos. Conseguimos reverter uma causa tida como perdida”, celebra o dirigente.
...
Apesar da comemoração, Argollo pondera a necessidade de concentrar as forças, a partir de agora, na abertura de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É fundamental que os leitos SUS sejam abertos. Hoje vivemos tempos de guerra. Pacientes ficam amontoados nos corredores dos pronto-atendimentos. É uma luta tão grande quanto a que encerramos hoje”, afirmou.
Além do ato, o Simers convocou uma coletiva de imprensa. Na ocasião, o presidente da Associação Beneficente São Miguel, Rafael França, apresentou detalhes do contrato e confirmou a informação de que a entidade administrará também o Hospital Parque Belém, em Porto Alegre.



-


FALTOU O NOME DELA - Esta mulher maravilhosa estava ontem no POST da festa do Evandro Hazzy. Mas,por uma falha, não publiquei o seu nome.
Pois bem, aí está: Letícia Swarovski.



-


COISAS DE FACEBOOK

com tigo


-



A MELHOR DO ANO, POR ENQUANTO, É DA RBS TV!

(clica em cima que amplia)




No detalhe:











____________________________________________________



PROMOÇÃO ESPETACULAR!
LIVROS DO PRÉVIDI


3 LIVROS DE PIADINHAS:
200 Piadinhas para Ler na Viagem
200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
200 Piadinhas para Ler nas Férias

OS TRÊS POR APENAS 25 REAIS!!


3 LIVROS SOBRE PORTO ALEGRE:
Porto Alegre é Assim!
Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro
Apaixonados por Porto Alegre 2 – A Porto Alegre Deles

OS TRÊS POR APENAS 50 REAIS!!


3 LIVROS ESPECIAIS:
A Revolução da Minha Janela
15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda mais Feliz
10 Anos às Ganhas

OS TRÊS POR APENAS 35 REAIS!!


A GRANDE PROMOÇÃO DO ROMANCE

Quer Fazer um Programa? 

POR APENAS 25 REAIS!!



Entrega em seu endereço, via Correio.
Peça pelo jlprevidi@gmail.com
ou
na Banca da República
Rua da República esquina 
avenida João Pessoa - Porto Alegre



_______________________________________________________




PIADINHA


Da página do jornalista Gerson Schirmer no Facebook:




Um comentário:

  1. Estás entre os poucos amigos que tenho. Conhecidos todos nós temos aos montes, mas amigos, aqueles com quem podemos contar nas horas difíceis, esses certamente são sempre poucos, muito poucos mesmo.
    Assim me permito dizer que não se tratam de palavras e sim de expressões.
    Em meados do presente século quando foram inventados os ditos Loteamentos ou Condomínios Horizontais Fechados para venderem a ILUSÃO DE SEGURANÇA, expressões na língua dos ingleses foram adotadas para assim fazerem os burgueses, ou seja, os novos ricos que raras vezes tem erudição comprassem tais empreendimentos e depois saíssem a repetir tais palavras buscando assim serem vistos como muito bem ‘letrados’.
    Essa coisa pegou e hoje os brasileiros idiotizados já não usam mais vocábulos como desenho e por aí vai. Verdadeiros papagaios repetem o que ouvem e com isto, nosso idioma que é riquíssimo está sofrendo essa absurda invasão. Exemplo que me revolta é o tal DESIGN que para mim é uma forma incorreta de grafar designe do verbo designar.
    Outra coisa que vejo como ridícula são os tais colunistas sociais, indivíduos que se dedicam a bajular aos que tem dinheiro e assim enchem a bola dos mesmos em jornais e outros meios. A vaidade em minha modesta ótica nada mais é do que pobreza intelectual.

    ResponderExcluir