Segunda, 9 de julho de 2018





Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu







Atualizado diariamente
até o meio-dia
























QUANDO AS SOCIEDADES ESTÃO
MAIS RICAS... COM A RIQUEZA
SE MULTIPLICA O EGOISMO. 














PARA ENCERRAR O PAPO
FURADO DE COPA DO MUNDO





O Renato Marsiglia, que entende tudo de futebol, afirma que Lédio Carmona (comentarista da SPORTV) é um dos mais lúcidos jornalistas esportivos do país.
Um texto brilhante e cirúrgico, segundo Marsiglia:

“Seguimos do mesmo jeito. A cada quatro anos, tem sido assim. Há quatro Copas, perdemos e simplesmente nāo respeitamos quem nos bateu, antes, durante e depois do insucesso. Temos o rei na barriga.

A Copa de 2018 é a número 21 da história. O Brasil é o maior vencedor. Alemanha e Itália ganharam quatro. Mostra duas coisas. Nāo é fácil ser campeāo. De cada cinco, o Brasil conquistou uma. E a diferença para alemāes e italianos, apenas uma. E, de novo, a cada porrada, vem os mesmos lamentos. Por que o Brasil, esse eternamente imbatível, o dono da bola, aquele que deve ter dito a Charles Miller que aqui já tinha bola antes dele trazê-la da Inglaterra, perdeu?

A resposta é óbvia. Podem ser várias, inclusive.

1. A principal: sempre temos um adversário. Por mais que milhões de torcedores e centenas de jornalistas-torcedores jurem que todo muito é ruim, trouxa, e só nós sabemos jogar bola.
2. Futebol é jogo. Tem técnica, estratégia, desempenho e, como num lançar de dados, um quê de sorte. Se fosse acontecer sempre o óbvio, o esporte seria um tédio.
3. Nosso psicológico é fraco. Ainda não evoluimos nesse aspecto. Talvez por acharmos que somos tão melhores do que os outros e ninguém ousará nos enfrentar de peito aberto.

A Bêlgica não tem apenas uma praça bonita em Bruxelas, inventou a batata frita e o waffle. Tem também um ótimo time. Vocé sabia que a Bélgica não perde um jogo desde julho de 2016?

Tem uma vaga noção que Courtois é um dos três melhores goleiros do mundo? Que Kompany, Fellaini, De Bruyne, Lukaku são destaques dos dois times poderosos de Manchester? Que Hazard é craque do Chelsea há anos? E que Roberto Martinez é um espanhol e que se consolidou no dificilimo mercado de treinadores da Inglaterra?

Vi enquetes de colegas, do tipo um contra um, nas quais o Brasil ganhava de goleada da Bélgica no confronto individual, posição contra posição. Na minha, do meio para frente, a Bélgica levava vantagem.

E, para fechar, nenhum país do mundo sacaneou tanto os belgas quanto o nosso. Torcedores e, mais grave, jornalistas cunharam a expressão debochada “Maravilhosa Geração Belga” para diminui-los. Por que? Para que? A troco de que? Simples ignorância e tratar adversários como babacas. Os belgas teriam obrigação de se submeter ao chicote da Seleção Brasileira sem reagir. Fomos arrogantes, como sempre.

Quanto ao jogo. Começou equilibrado, mas a Bélgica já mostrava que não se ajoelharia aos pés da Seleção. Bola na trave de Thiago Silva. Gol contra. O psicológico ruiu. Contra-ataque de almanaque. Lukaku, a quem a maioria chamou de armário, raramente de ótimo atacante nos prés-jogo da vida, jogou demais enquanto teve fôlego. Hazard e De Bruyne, também. Poderia ter sido pior. Ficou 2 x 0.

Tite melhorou o time no segundo tempo. Jogamos mais, até porque a Bélgica cansou muito. Mas não foi o suficiente. Perdermos de novo. Desta vez, porque foi um jogo jogado, digno, bom, e a Bélgica não teve atuações individuais fracas, como as de Fernandinho, Willian, Jesus, Coutinho e Paulinho. E os Neymars deles, como De Bruyne e Hazard, jogaram o triplo do nosso craque.

Não foi um fiasco. O Brasil perdeu porque a Bélgica foi melhor. Simples assim. Tite deve continuar. Seu trabalho é excelente. O caminho está pavimentado. 2022 é logo ali, mas ninguém sabe se poderemos ser campeões. É incrível porém não jogamos contra um poste. No Catar, idem. Haverá rivais ainda mais evoluidos e dispostos a brilhar.

Só há duas certezas nesse momento. Em 2022, vamos escolher uma ou mais seleçōes adversarias para sacanear e criar uma música para menosprezar argentinos. A segunda é que França x Bélgica, a semi de St.Petersburgh, será um jogaço. Pena que o oráculo bradará que são dois nanicos, sem tradição e que não tinham nada para fazer ali.”



-



A FESTA DO EVANDRO HAZZY


Foi um festão. O repórter Evandro Hazzy estava mais do que feliz.
Tudo organizado pela Fouet Eventos, na Casa da Fugueira, na Cavalhada.




Evandro é repórter do Band Mulher e faz matérias sensacionais.
O pessoal que acha que é repórter tinha que assistir o que o cara faz.
É muito bom.
...
A apresentadora do Band Mulher, Regina Lima, estava lá:



...

E a colega de programa, Cris Barth, estava luxuosa:



Evandro com amigas:



Esplêndida! A Fernanda Schonardie.








Diferente! A maquiadora Andy Rodrigues.



...:

CURIOSIDADE: A Fernanda fez esta propaganda da Skol:







-



EU NÃO SABIA!!
A VERDADEIRA EXTENSÃO DA BR-101!!





-




WONDERFUL: 30 ANOS DE HISTÓRIA - Quem conta é o jornalista Fernando di Primio:

Houve uma vez uma revista! O projeto resgata toda a importância da publicação na formação de grandes nomes do nosso  jornalismo e da nossa cultura.

PROJETO
Trata-se este projeto 30 ANOS DE WONDERFUL, através de uma Exposição Comemorativa, da edição de um livro e do lançamento de uma edição especial da revista, de promover um resgate, simultaneamente histórico e cultural, de um veículo de comunicação, cuja ousadia, criatividade e adiantamento em relação ao seu tempo, ajudou a mexer com velhas estruturas mentais e sociais.
O projeto busca também contemplar em suas ações uma interligação com o cotidiano pós-moderno, para que tanto as mudanças deflagradas pela modernização, como o seu reflexo nos hábitos atuais sejam melhor explicitados e comparados.



Trata-se, portanto, de um projeto que intenta salvaguardar a memória de um momento histórico de alta intensidade, em que um mundo se decompunha e outro nascia. No contexto atual da “pós-modernidade líquida” (conforme a expressão de Baumann) – onde tudo se converte em “eterno presente”, e no qual o passado tornou-se, para a maioria das pessoas, apenas uma vaga nebulosidade – evocar fenômenos definidores de época e suas circunstâncias culturais representa um esforço de identidade e de esclarecimento da nossa própria existência individual e coletiva.
As razões do projeto, definidas acima, terão como base um trabalho de pesquisa, entrevistas e escaneamento das páginas publicadas, amparado no plano visual fotográfico.
Toda a pesquisa a ser realizada (fundamentação teórica, reconstituição histórica, entrevistas e montagem do acervo visual), quanto a escrita do texto e sua articulação editorial, além da produção do vídeo, terão a curadoria de Fernando di Primio, jornalista e editor referência na área, no Rio Grande do Sul, que coordenará um Conselho Editorial integrado por luminares e professores que fizeram parte da história.
O resultado, focado no valor histórico-cultural e na preservação da memória, será o lançamento do um livro, do vídeo e da exposição comemorativa aos 30 anos. Como é de praxe nas produções culturais criadas a partir da curadoria de Fernando di Primio, além da fidedignidade das informações e registros, haverá a intenção do estabelecimento de uma linguagem ao mesmo tempo simples, elegante e persuasiva, e a construção de uma estética adequada ao conteúdo e que seja sedutora para os leitores/espectadores.
A par da concretização do projeto serão oferecidas palestras gratuitas em universidades de jornalismo, cujo foco será não apenas rememorar a trajetória da revista, como todas as considerações a respeito do momento atual do meio revista e nossas potencialidades.
Conclui-se, portanto que a exposição, o livro e o vídeo, cumprirão com a finalidade de apresentar e promover os 30 anos da revista Wonderful se constituindo em uma referência documental e contribuindo com o acervo histórico e cultural da imprensa do Rio Grande do Sul.



AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

GRANDE EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA
A realizar-se no MARGS, Museu Iberê Camargo, Pinacoteca Pública ou Shopping Iguatemi, em local e data a serem definidos pelo Conselho Curador em função de disponibilidade de local e calendário, iremos promover, durante 30 dias, uma grande exposição comemorativa dos 30 ANOS DA WONDERFUL, onde estarão expostas pelo menos 80 páginas selecionadas entre as 2000 publicadas, além de outros documentos que fazem parte da história da revista e depoimentos em formato de áudio e vídeo de personagens que participaram da trajetória da revista;

LIVRO
Será igualmente editado um livro um livro com tiragem de 3.000 exemplares, 240 páginas, no formato 28X28cm, capa dura. com o intuito de destacar e imortalizar a trajetória histórico-cultural da revista Wonderful.

VÍDEO E PALESTRAS
Além da produção de um vídeo-documentários, o projeto prevê também palestras que serão ministradas nas principais faculdades de comunicação do Rio Grande do Sul, com o tema “Houve uma vez uma Revista - 30 anos de Wonderful”.

WONDERFUL 29 - Será editada a 29a edição da revista Wonderful, com uma leitura contemporânea e provocativa, reunindo os atuais e emergentes jovens da comunicação no RS. 

INVESTIMENTO
Tendo sido o Projeto APROVADO pelo Ministério da Cultura, nos termos da Lei Rouanet, área 6 - Humanidades  - TODO O INVESTIMENTO a ser feito pelos apoiadores é 100% dedutível do IR a pagar.



-



COLISÃO ENTRE CIDADES!! É O FIM!!




-



UM MAGISTRADO QUE AJUDA A QUEM LHE DEU OPORTUNIDADES!


Cara de pum atravessado, não?

O desembargador federal Rogério Favreto, do TRF da 4ª Região, se deu mal. Mandou soltar o Lula ontem. Deu xabu.
O bom moço trabalhou no primeiro governo Lula, ao lado de Zé Dirceu, e com a Dilma na época em que ela era ministra da Casa Civil.
Favreto foi filiado ao PT de 1991 a 2010. Fraveto estava de plantão no TRF da 4ª Região desde a sexta-feira, 6. Ele acolheu pedido de três deputados do PT -  Paulo Teixeira (PT-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ) -, "suspendendo a execução provisória da pena até que a condenação em segundo grau contra o ex-presidente transite em julgado. Lula está preso desde 7 de abril".
Antes de ser desembargador, Fraveto ocupou cargos em gestões petistas, também com Tarso Fernando  na Prefeitura de Porto Alegre. Em 1996, coordenou a assessoria jurídica do Gabinete do Prefeito.
No Ministério da Justiça quando Tarso era ministro.
Nos governos Lula, esteve em quatro ministérios diferentes. Primeiro, foi para a Casa Civil em 2005, onde trabalhou na Subchefia para Assuntos Jurídicos sob a chefia de José Dirceu, e, depois, de Dilma Rousseff.
Nos anos seguintes, foi chefe da consultoria jurídica do Ministério do Desenvolvimento Social, cujo titular era o também petista Patrus Ananias. Depois, passou pela Secretária de Relações Institucionais e pelo Ministério da Justiça, nos anos em que Tarso comandava as pastas.
...
NA GUAÍBA
Me contam que ontem, depois do anúncio de que Lula continuaria em cana, uma apresentadora da Rádio Guaíba, tri de esquerda, quase chorou. Voz trêmula. De dar dó.


-


REFLEXÃO - Do Andre Arnt:

Como Colorado ter o tal Favreto no Conselho do Clube dá muito mais vergonha do que cair para a Segundona.




-




MELHORES MATÉRIAS DO PERÍODO DA COPA - Impressionante o desbunde das apresentadoras da Globo. A xarope-mor, Sandra Annenberg, ria de tudo, como se tudo fosse muito engraçado.
Ao contrário - apesar de rir demais - a Alice Bastos Neves esteve muito bem, mesmo que não tenha saído de Moscou.
...
Na Globo, disparado, a melhor repórter foi Renata Vasconcellos, a apresentadora do Jornal Nacional. Assisti duas matérias feitas por ela que deveriam fazer parte do currículo das faculdades de jornalismo.
Os demais? Feijão com arroz.



-








-



PODE SER - Ainda este mês vamos conhecer novidades na Operação Zelotes. Estão praticamente finalizados os inquéritos, especialmente o da RBS.



-



COITADOS DOS NOSSOS BRAVOS REPRESENTANTES!



-




NÃO TEM MAIS JEITO - Dolly Refrigerantes deve 4 bilhões de reais em impostos.




-



AGROBAND - No ar há mais de sete anos no RS, o AgroBand, programa sobre agronegócio comandado por Lizemara Prates na TV e Rádio Bandeirantes, se consolidou como uma importante atração direcionada ao setor e está se expandindo.
Recentemente o programa passou a ser disponibilizado para outras praças da Band no Brasil, além da exibição em rede nacional pelo Canal Terraviva que já acontecia.
“O agronegócio possui características muito específicas em cada região do país, então, produzir conteúdo que seja atraente para todo o Brasil é um grande desafio que nos deixa muito felizes”, cita Rafael Santos, diretor e produtor da atração.
Em função da exibição nacional, o AgroBand passa a contar a partir desta semana com uma nova identidade visual. Logomarca e vinhetas foram desenvolvidas pelo departamento de arte da emissora em São Paulo. O novo visual gráfico do programa já poderá ser visto a partir de sexta-feira, quando uma chamada institucional, criada pelo diretor do programa e pela coordenadora de videografismo Aline Menuzzi, começa a ser exibida na programação.
...
Além disso, a editora de agronegócio, Lizemara Prates, também passa a ter um quando diário no programa Dia a Dia Rural, atração comandada pelo apresentador Otávio Ceschi Júnior no Canal Terraviva. Desde o início desta semana, a partir das onze e meia da manhã, os telespectadores de todo o país contam com a participação da jornalista no Agronotícias do Sul. “O espaço e reconhecimento que o agro está conquistando nos deixa muito felizes”, afirma a apresentadora.
De acordo com a gerente de jornalismo da Band RS, Ciça Kramer, o objetivo da empresa é melhorar sempre, com foco no telespectador. “Essa é a Band RS em movimento”, completa.
O AgroBand é exibido aos sábados e domingos às sete e meia da manhã pela TV Bandeirantes e transmitido aos sábados às nove horas na Rádio Bandeirantes.





____________________________________________________



PROMOÇÃO ESPETACULAR!
LIVROS DO PRÉVIDI


3 LIVROS DE PIADINHAS:
200 Piadinhas para Ler na Viagem
200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
200 Piadinhas para Ler nas Férias

OS TRÊS POR APENAS 25 REAIS!!


3 LIVROS SOBRE PORTO ALEGRE:
Porto Alegre é Assim!
Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro
Apaixonados por Porto Alegre 2 – A Porto Alegre Deles

OS TRÊS POR APENAS 50 REAIS!!


3 LIVROS ESPECIAIS:
A Revolução da Minha Janela
15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda mais Feliz
10 Anos às Ganhas

OS TRÊS POR APENAS 35 REAIS!!


A GRANDE PROMOÇÃO DO ROMANCE

Quer Fazer um Programa? 

POR APENAS 25 REAIS!!



Entrega em seu endereço, via Correio.
Peça pelo jlprevidi@gmail.com
ou
na Banca da República
Rua da República esquina 
avenida João Pessoa - Porto Alegre



_______________________________________________________





PIADINHA





2 comentários:

  1. Sobre o texto que inicia a coluna de hoje.
    O "filósofo" Vicente Matheus já dizia: futebol se ganha, se perde ou se empata!
    Parece piada, mas é sério! Temos uma lição muito simples a aprender: Ninguém tem obrigação de perder jogo para a seleção brasileira!!
    Nem bem fomos eliminados desta e já estão realimentando o "sonho do hexa" para 2022!!! Mas isto exige trabalho, dedicação, força de vontade. Não me parece que nossos "heróis" estejam dispostos a tanto.

    Garivaldino Ferraz

    ResponderExcluir

  2. Tem solução sim.
    Basta que nos livrem do humorista sem graça levando-o para lá e o elegendo ao Governo de lá. Depois da posse ele dará todo esse dinheiro ‘de presente’ aos devedores a título de “incentivo fiscal” e assim não precisarão mais pagar. Assim aqui foi feito faz poucos dias com os CENTO E TRINTA MILHÕES DE REAIS devidos pela Fruki que foi doado à mesma que constrói uma fábrica cervejas em Paverama no Vale do Taquari.
    Assim também ocorreu com o Mercado ASUN cujo dono tem uma sobrinha deputada estadual o qual investiu e muito em 2016 comprando SETE GRANDES MERCADOS na Grande Porto Alegre, dois do Zaffari. Se esse hu-morista serrano fosse realmente sério e confiável por certo teria aberto essa CAIXA PRETA com a qual distribuiu o teu, o meu, o nosso dinheiro a empresários que certamente irão contribuir com o partido dele na hora da eleição.
    Assim falta dinheiro para saúde, educação e segurança pública. Estou certo no que afirmo, pois esse humorista não respeita nem mesmo ao Deputado Luiz Augusto Lara que reiteradamente vem cobrando dele a abertura DESSA CAIXA PRETA MAL CHEIROSA.

    ResponderExcluir