segunda, 30 de março de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para






Constatação


Pelo jeito, quando o bicho chinês
terminar o serviço, minhas mãos
vão direto pro A. Anônimos







DIDIER RAOULT
O MAIOR ESPECIALISTA
EM DOENÇAS INFECCIOSAS

Professor Didier Raoult (médico do Polo de Doenças Infecciosas de La Timone e diretor do Instituto Mediterrâneo de Infecções de Marselha) no jornal LE PARISIEN em
22 de março de 2020:

A tradução é de Léo Tschiedel (médico pneumologista):
"É tão importante que resolvi traduzir. O maior especialista em doenças infecciosas do mundo (ranking Expertscape) fala sobre confinamento, testes em larga escala e cloroquina. E fundamental ler esta entrevista, inclusive para muitos médicos por ai, antes de sair opinando sobre a questão", explica Tschiedel.

- Esta entrevista foi postada em um grupo do WhatsApp, que faço parte.


LE PARISIEN - O governo autorizou um grande ensaio clínico para testar o efeito da cloroquina no coronavírus. É importante para você ter obtido isso?
DIDIER RAOULT - Não, eu não ligo. Eu acho que existem pessoas vivendo na Lua que comparam os testes terapêuticos da AIDS com uma doença infecciosa emergente. Eu, como qualquer médico, uma vez demonstrado que um tratamento é eficaz, acho imoral não administrá-lo. É simples assim.

LE PARISIEN - O que você diz aos médicos que pedem cautela e estão reservados quanto aos seus testes e ao efeito da cloroquina, especialmente na ausência de mais estudos?
DIDIER RAOULT: Entenda-me bem: sou um cientista e penso como um cientista com elementos verificáveis. Eu produzi mais dados sobre doenças infecciosas do que qualquer pessoa no mundo. Sou médico, vejo pessoas doentes. Eu tenho 75 pacientes hospitalizados, 600 consultas por dia. Então as opiniões de todos, se você soubesse como eu não me importo. Na minha equipe, somos pessoas pragmáticas, não pássaros de programa de TV.

LE PARISIEN - Como você começou a trabalhar com cloroquina e concluiu que poderia ser eficaz no tratamento de coronavírus?
DIDIER RAOULT - O problema neste país é que as pessoas que falam são de total ignorância. Eu fiz um estudo científico sobre cloroquina e os viruses, treze anos atrás, que foi publicado. Desde então, outros quatro estudos de outros autores mostraram que o coronavírus é sensível à cloroquina. Tudo isso não é novo. É sufocante que o círculo de tomadores de decisão nem sequer seja informado sobre o estado da ciência. Sabíamos da eficácia potencial da cloroquina em modelos de cultura viral. Sabíamos que era um antiviral eficaz. Decidimos em nossas experiências adicionar um tratamento com azitromicina (um antibiótico contra pneumonia bacteriana, nota do editor) para evitar infecções secundárias por bactérias. Os resultados foram espetaculares em pacientes com Covid-19 quando a azitromicina foi adicionada à hidroxicloroquina.

LE PARISIEN - O que você espera de ensaios em larga escala em torno da cloroquina?
DIDIER RAOULT - Nada mesmo. Com minha equipe, acreditamos ter encontrado uma cura. E em termos de ética médica, acredito que não tenho o direito como médico de não usar o único tratamento que até agora se mostrou bem-sucedido. Estou convencido de que, no final, todos usarão esse tratamento. É apenas uma questão de tempo até que as pessoas concordem em reconhecer que erraram  e dizer: essa é a coisa a fazer.

LE PARISIEN - De que forma e por quanto tempo você administra cloroquina a seus pacientes?
DIDIER RAOULT - A hidroxicloroquina é administrada na dose de 600 mg por dia, durante dez dias (na forma de Plaquenil, o nome do medicamento na França, nota do editor) na forma de comprimidos administrados três vezes ao dia. E 250 mg de azitromicina duas vezes no primeiro dia e depois uma vez ao dia por cinco dias.

LE PARISIEN - É um tratamento que pode ser tomado para prevenir a doença?
DIDIER RAOULT - Nós não sabemos.

LE PARISIEN - Quando você administra, quanto tempo leva para um paciente do Covid-19 se recuperar?
DIDIER RAOULT - O que sabemos no momento é que o vírus desaparece após seis dias.

LE PARISIEN - Você entende, no entanto, que alguns de seus colegas pedem cautela com este tratamento?
DIDIER RAOULT - As pessoas dão sua opinião sobre tudo, mas só falo do que sei: afinal, não fico por ai dando minha opinião sobre a composição da seleção francesa! Todo mundo tem seu próprio trabalho. Hoje, a comunicação científica neste país é semelhante à conversa de botequim.

LE PARISIEN - Mas não existem regras de prudência a serem respeitadas antes de administrar um novo tratamento?
DIDIER RAOULT - Para aqueles que dizem que precisamos de trinta estudos multicêntricos e mil pacientes incluídos, respondo que, se aplicássemos as regras dos atuais metodologistas, teríamos que refazer um estudo sobre o interesse do paraquedas. Pegue 100 pessoas, metade com pára-quedas e a outra sem e conte os mortos no final para ver o que é mais eficaz. Quando você tem um tratamento que funciona contra zero outro tratamento disponível, esse tratamento deve se tornar a referência. E é minha liberdade prescrever como médico. Não precisamos obedecer às ordens do governo para tratar os doentes. As recomendações da Alta Commissao da Saude são uma indicação, mas não nos obrigam. Desde Hipócrates, o médico faz o melhor que pode, no estado de seu conhecimento e no estado da ciência.

O PARISIANO - E quanto aos riscos de graves efeitos indesejáveis relacionados ao uso de cloroquina, especialmente em altas doses?
DIDIER RAOULT - Ao contrário do que algumas pessoas dizem na televisão, a nivaquina (o nome de uma das drogas projetadas à base de cloroquina, nota do editor) é bastante menos tóxica que o doliprano ou a aspirina ingerida em altas doses. Em qualquer caso, um medicamento não deve ser tomado de ânimo leve e sempre deve ser prescrito por um clínico geral.

LE PARISIEN - Você está ciente da imensa esperança de cura para os pacientes?
DIDIER RAOULT - Vejo acima de tudo que existem médicos que me escrevem diariamente em todo o mundo para descobrir como tratamos doenças com hidroxicloroquina. Recebi telefonemas do Hospital Geral de Massachusetts e da Clínica Mayo em Londres. Os dois maiores especialistas do mundo, um em doenças infecciosas e outro em tratamentos com antibióticos, entraram em contato comigo pedindo detalhes sobre como configurar esse tratamento. E até Donald Trump twittou sobre os resultados de nossos testes. É apenas neste país que não está claro quem eu sou! Não é porque aqui em Marselha não vivemos dentro do anel viário de Paris que não fazemos ciência. Este país se tornou Versalhes no século XVIII!

LE PARISIEN - O que você quer dizer com isso?
DIDIER RAOULT - Estamos fazendo perguntas franco-francesas e até parisiano-parisienses. Mas Paris está completamente fora de sintonia com o resto do mundo. Tomemos o exemplo da Coréia do Sul e da China, onde não há mais casos novos. Nesses dois países, eles decidiram há muito tempo realizar testes em larga escala para poder diagnosticar pacientes infectados mais cedo. Esse é o princípio básico do gerenciamento de doenças infecciosas. Mas chegamos a um nível de loucura tal que os médicos que aparecem na TV não aconselham mais diagnosticar a doença, mas dizem às pessoas para ficarem confinadas em suas casas. Isto não é Medicina.

LE PARISIEN - Você acha que confinar a população não será eficaz?
DIDIER RAOULT - Nunca antes isso foi feito nos tempos modernos. Estávamos fazendo isso no século 19 para a cólera em Marselha. A ideia de limitar as pessoas para bloquear doenças infecciosas nunca foi comprovada. Nem sabemos se funciona. É improvisação social e não medimos seus efeitos colaterais. O que acontecerá quando as pessoas ficarem trancadas, a portas fechadas, por 30 ou 40 dias? Na China, há relatos de suicídios por medo do coronavírus. Alguns vão lutar entre si.

LE PARISIEN - Deveríamos, como exige a Organização Mundial da Saúde, generalizar os testes na França?
DIDIER RAOULT - Vamos ter a coragem de dizê-lo: a gambiarra ao estilo francês, não funciona. A França faz apenas 5.000 testes por dia, quando a Alemanha realiza 160.000 por semana! Existe um tipo de discordancia. Nas doenças infecciosas, diagnosticamos pessoas e, uma vez obtido o resultado, as tratamos. Especialmente porque estamos começando a ver pessoas portadoras do vírus, aparentemente sem sinais clínicos, mas que, em um número não desprezível de casos, já têm lesões pulmonares visíveis no scanner mostrando que estão doentes. Se essas pessoas não forem tratadas a tempo, existe um risco razoável de se encontrarem depois em terapia intensiva, onde será muito difícil salva-las. Testar pessoas apenas quando já estão gravemente doentes é, portanto, uma maneira extremamente artificial de aumentar a mortalidade.

LE PARISIEN - E devemos generalizar o uso de máscaras?
DIDIER RAOULT - É difícil de avaliar. Sabemos que eles são importantes para o pessoal da saúde, porque são as poucas pessoas que realmente têm um relacionamento muito próximo com os pacientes quando os examinam, às vezes a 20 cm do rosto. Não está claro até que ponto os vírus voam. Mas dificilmente mais que um metro. Portanto, além dessa distância, pode não fazer muito sentido usar uma máscara. De qualquer forma, é nos hospitais que essas máscaras devem ser enviadas como prioridade para proteger os cuidadores. Na Itália e na China, uma parte extremamente grande dos pacientes acabou sendo pessoal de saúde.


-


PERGUNTINHA

Por que as TVs brasileiras não entrevistam Didier Raoult?


-



A CHINA É A RESPONSÁVEL - Do Jorge Luiz Lohmann:

O que menos vejo, ao menos no Facebook, são comentários sobre quem é o verdadeiro responsável pelo Covid-19. Eu não tenho dúvida, é a China. No Brasil, o responsável é o Bolsonaro, óbvio, é o que a imprensa que perdeu as tetas quer que o povo acredite.
Mas todo mundo tem medo de responsabilizar a China, por que? Por que ela é uma grande importadora? Por que tem um grande poderio militar? Aqueles que fazem compras pelo Alibaba, Wish, e tantos outros, e que nunca recebem as mercadorias, vão dizer que estou errado. Respeito, cada um com sua opinião, mas a minha, ninguém vai mudar. Quem conhece a China (eu conheço), inclusive tenho amigos que vivem lá, sabe que a China é um câncer, o resto do mundo é a metástase.


-



LOUCURA

Liberar o preso Eduardo Cunha por causa do coronavírus é o maior absurdo!
Ele já estava confinado numa cela. Esse não pegaria vírus, se ficasse preso o dia todo.
A linguiça começou a morder o cachorro...

Bibo Nunes, deputado federal


-


POR FALAR EM BICHO CHINÊS





-



O GUILHERME ESTÁ COM O BICHO - O jornalista Guilherme Baumhardt publicou no Facebook:

Sigo na CTI do Hospital Moinhos de Vento, recebendo oxigênio, mas sem a necessidade de ser entubado, algo que quase ocorreu ontem, mas um dos exames mostrou que ainda não era preciso.
Permaneço deitado a maior parte do tempo. Assim, praticamente não sinto falta de ar, o que muda radicalmente se preciso fazer qualquer movimento. Aí a sensação não é das melhores. O ar some.
Ontem saiu o resultado do exame e estou, sim, com Coronavírus.
Não há prazo para alta. Estou sendo muito bem atendido e tratado.
Saudade gigantesca de uma porção de gente, em especial da minha filhota. Minha esposa tem sido uma gigante na tarefa de cuidá-la. Nenhuma surpresa para mim.
Obrigado pela torcida, mensagens, orações. Estão ajudando demais.
Um grande beijo


-



AGORA, A FOLHA DE S.PAULO QUEBRA DE VEZ!!- Eles mesmo noticiaram o coma!! O Panfletão ainda respira!!

Pandemia eleva tarifa aérea e afeta entrega da Folha impressa
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A entrega da edição impressa da Folha de S.Paulo está temporariamente suspensa para os assinantes das regiões Norte e Nordeste e dos estados do Espírito Santo e Mato Grosso, em meio à crise do coronavírus, devido ao aumento de dez vezes no valor das tarifas cobradas pelas companhias aéreas Gol e Latam.
Os assinantes desses locais continuam tendo acesso integral ao conteúdo da Folha pela internet e também à versão impressa digitalizada.
Em Porto Alegre, a Folha chegará aos assinantes e nas bancas a partir das 14h, já que o jornal irá por transporte terrestre e não mais por avião.
Na última quarta-feira (25), a Latam enviou comunicado à Folha dizendo que a partir de então cobraria uma modalidade de tarifa chamada Serviço Próximo Voo, que custa dez vezes mais que o valor que era cobrado com base num acordo entre as duas empresas.
A Gol seguiu pelo mesmo caminho na sexta-feira (27) e avisou que adotaria a modalidade de tarifa Voo Certo, também decuplicando o preço antes pago pela Folha em acordo entre as partes.
O setor aéreo foi um dos mais atingidos pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A Gol reduziu de 800 para 50 os voos diários até o dia 3 de maio. Durante esse período, a companhia manterá as operações para as capitais, enquanto as regionais e internacionais regulares estarão suspensas.
A Latam afirmou, em nota, que a crise causada pelo coronavírus trouxe impactos significativos ao grupo sul-americano, com redução de 90% da malha internacional e 40% da operação doméstica.
"Esta crise é sem precedente na história da aviação e vem se potencializando com restrições e fechamento de fronteiras em alguns países, causando transtornos a todos", disse a Latam.
"Neste cenário, os serviços de transporte de cargas também sofrem impactos e, como forma de garantir a sustentabilidade de nosso negócio e resguardar nossas ofertas em rotas estratégicas, a companhia precisou adotar medidas de ajuste."
Foram também suspensas as entregas da edição impressa da Folha em mais de 80 cidades do interior dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Nessas localidades a suspensão acontece porque linhas de ônibus que faziam a entrega do jornal deixaram de circular devido à pandemia.
....
BABADA DA FOLHA
Que babada da Folha de S. Paulo, dizendo que o dinheiro do auxílio-paletó dos deputados deveria ser doado pra Saúde.
Se informar que esse auxílio não existe, é o mínimo para um grande jornal.
Garanto: não existe o auxílio e SE EXISTISSE eu já estaria lutando para acabar com ele! (Bibo Nunes, deputado federal)


-


ATENDIMENTO NA SANTA CASA - A Santa Casa dá continuidade à assistência, hoje, de pacientes que não podem esperar o fim da pandemia do Covid-19.
Orientados pela Secretaria da Saúde do Município e ANS, serão abertas agendas com ofertas integrais para alguns casos, como oncologia, transplantes, cardiologia, pré-natal, traumatologia, pneumologia e pós-operatório. Para outras especialidades, serão agendas parciais. Em todos os casos, o objetivo é atender a quem efetivamente não se recomenda esperar.
Do ponto de vista da segurança assistencial, questão central para a Santa Casa, haverá a ampliação de triagem de acesso aos serviços, espaçamentos de horários de agendas, não permissão de aglomerações e muito cuidado de proteção aos pacientes e profissionais que irão atender.
Para o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos, “todos preferimos, ao final do dia, não lamentar o que aconteceu no mundo, e sim saber quantos acolhemos e cuidamos no dia de hoje. É um desafio enorme, pois, além do Covid-19, há uma população que não pode esperar e precisa ser atendida durante a incidência maior do vírus, pois as filas nas centrais de agendamentos dos gestores do SUS estão crescendo”.
Por último, “há que ser salientada, ainda, a preocupação dos profissionais médicos com relação a tudo isto, pois existem pacientes que estão em meio a tratamentos, necessitando de revisões, outros com procedimentos já anteriormente definidos e que foram suspensos, etc, e os médicos querem dar atenção máxima a isto”, conclui Matos.


-


JOÃO PAULO DA FONTOURA INDIGNADO COM PETISTA - Na sexta à tarde, ouvindo a rádio Grenal enquanto lavava a louça – não consegui sintonizar a Gaúcha, nem a Band com meu celular – fique extasiado com o grau de conhecimento em termos de estatística, matemática, infectologia dos membros do programa, principalmente do "gênio" Filipe Kunrath, que vomitava seus conhecimentos enquanto debochava das declarações do presidente Bolsonaro, que, ao menos, propôs um contraponto à loucura de parar totalmente o país, e também das pessoas que protestam pedindo ao menos uma flexibilização das normas da quarentena.
É estranho que a faculdade que este "gênio" fez, não o ensinou a falar português, mas o resto, o carinha é um craque, com elevado saber político e bem pontuado pela radicalismo da esquerda, pois "eu é quem sei". Imaginemos, só por hipótese, mentecaptos como ele mandando no país? Mandavam fechar todas as rodovias, pois afinal o trânsito mata, e como!
Eu, que tenho 70 anos, não saio de casa, nem minha esposa, com 60. Mas meu filho, advogado, que tem escritório em Porto Alegre, trabalha, cuida-se, é responsável, mas trabalha, pois tem contas a pagar.
Esse bobinho deve ser "filhinho de papai", não sabe o que é desemprego, nem o que representa 40 milhões de subempregados sem NADA a fazer, pois é proibido sair de casa. Kunrath, vá pro Venezuela, sem noção!


-



E EU GOSTAVA DO NOBLAT - Já estou acostumado com esse tipo de imbecil, que mistura tudo. Já me escreveram que eu tinha que ter perdido mais do que um dedo do pé, que perdi um dedo porque este não era fascista. Bah!!, não imaginam o que escrevem.
Aí eu fico pensando o que não escrevem sobre os governantes. Se os caras se preocuparem com esses bostas, fica louco.
...
Olha essa que o colunista Ricardo Noblat escreveu:



-


ACREDITE, ISSO ESTAVA DOMINGO NO ZH

(clica em cima que amplia)



Jerry? Só conheço o Lewis. E o Jerry do Tom. Ah, e o Jerry Lee Lewis, meu ídolo!!


-


NA CNN: É CANSAÇO OU...





-


OLHA O HOME OFFICE DA APRESENTADORA DA FOX

(Postado no Facebook pelo Marcos Abreu)




-


JOGO DURO: CRIVELLA CONTRA A GLOBO





-



DOIS MESTRES:
FOTOS ANTOLÓGICAS DO MARCOS EIFLER - Que maravilha! Com o perdão dos demais, os dois colunistas de Política que o RS respeitou, por serem os melhores.
O de camisa é o João Carlos Terlera, já falecido. O seu reinado no Zero Hora foi até a chegada do Augusto Nunes para ser o diretor do jornal. Foram anos e mais anos da coluna Bastidores.
O engravatado é o José Barrionuevo. Foi colunista de Política no Correio do Povo, quando o empresário Renato Ribeiro comprou o grupo de comunicação de Breno Caldas. Aí o Augusto Nunes contratou a peso de ouro a verve do Barrio. Hoje ele é consultor.
Os dois sempre se respeitaram.
..;.
Como curiosidade: os dois sabiam muito como buscar a informação. O Barrio tinha um texto claro, limpo e cheio de veneno. O Terlera não tinha muito estilo, mas veneno de sobra.
...
Marcos Eifler é repórter fotográfico e trabalha na Assembleia Legislativa.

(clica em cima que amplia)








-





QUE MARAVILHA! - Assisti aos três capítulos sobre o Ronaldinho Gaúcho, no Esporte Espetacular. O jogador só não é completamente perfeito, porque não ganhou uma Copa do Mundo. É extraordinário, um primor de jogador!
Neymar não chega aos pés dele.
...
Aí me dei conta do que foi a vitória do Internacional sobre o Barcelona.
Pô,o Barcelona tinha o Ronaldinho e o português Deco!
E quem fez o gol na partida foi o Gabirú...
...
Vai custar muito para aparecer um novo Ronaldinho.
...

ERREI!!
O Felipe Vieira me corrige: Ronaldinho estava na Seleção que venceu uma Copa do Mundo. Foi a de 2002, no Japão e Coreia. "Jogou muito", disse o Felipe.
Não me lembrava.

-



PREFEITURA TERÁ QUE APOIAR OS CATADORES - A Prefeitura de Porto Alegre recebeu Recomendação assinada por sete órgãos, com orientações quanto à remuneração e à saúde dos catadores de materiais recicláveis. A ação é motivada pelo COVID 19). O documento foi protocolado na sexta passada.
 A Recomendação é assinada pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública do Estado, OAB/RS, Ministério Público de Contas do Estado, Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal.
Entre as medidas, foi recomendado que a Prefeitura analise tecnicamente a pertinência de manutenção das atividades de triagem, englobando trabalhadores de Unidades vinculadas ao DMLU e informais (avulsos ou reunidos em associações / cooperativas / agrupamentos não vinculados ao DMLU), ante o risco que tais atividades representam. Na hipótese de encerramento das atividades, o Executivo deverá adotar medidas normativas e administrativas necessárias ao pagamento de renda mínima aos trabalhadores.
Caso a Prefeitura mantenha as atividades, caberá a adoção de medidas para proteger os trabalhadores do contágio. Dentre elas: visita das vigilâncias sanitárias e/ou epidemiológicas, a fim de oferecer esclarecimentos sobre medidas de prevenção; disponibilização de dispenser de sabonete líquido e papel toalha e/ou álcool em gel 70% para todos estabelecimentos em que laborem catadores de materiais recicláveis; disponibilização de material para limpeza; fornecimento de kits específicos de proteção que contenham luvas, óculos, avental impermeável, lenços descartáveis de papel e máscaras cirúrgicas em quantidade adequada. Ademais, caberá adotar medidas para garantir renda mínima aos trabalhadores, tendo em vista que a paralisação econômica impacta negativamente na venda do material reciclável.
Os sete órgãos deverão ser informados, até a próxima sexta, dia 3, sobre as medidas administrativas determinadas para a observância desta Recomendação.


-


(clica em cima que amplia)


VAI LÁ! - No Youtube: Donos da Gaveta com Adriano Cescani.


-


POR FALAR EM MODA, OLHA A CAMISETA
DOS TORCEDORES DO BICHO CHINÊS

(clica em cima que amplia)





-


COVID-19? Não,  não convide ninguém,   nem 2,   nem 3, nem 10.



-



NÃO É PIADINHA


PT quer um Conselho de bandidos?

Conselho de ex-presidentes para
ajudar na crise é sugerido pelo PT


Só pra lembrar os ex-presidentes: Sarney, Collor, Lula, Dilma, Temer e FHC.
Só FHC não tem bronca.



-


PIADINHA


Isolamento imediato!

(clica em cima que amplia)





2 comentários:

  1. Sobre o tal Jerry Smith, me parece que a manchete mais honesta seria: "Funqueiro tenta dar o golpe, deixando de pagar o que comprou, se arrepende e volta para pagar!"

    ResponderExcluir
  2. Prévidi, você tem razão: o sujeitinho (aquele) é mesmo o pior apresentador de rádio do RS.

    ResponderExcluir