Sexta, 27 de março de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA PRESSA





Escreva apenas para






especial

Nesta sexta, uma cesta
de BICHO CHINÊS!




Por favor, assista:




Tenho seguido a segura e serena orientação do Ministério da Saúde. Que já anunciou que vai paulatinamente e na medida do possível liberar setores da atividade econômica.
É uma lástima que não possamos gerir momento tão difícil com serenidade que nos possibilitaria conciliar os interesses da Saúde com a Economia.

Nestor Hein, advogado







A realidade é pior que
esse discurso de valorização da vida

Do Fernando Di Primio, jornalista

Sinceramente não consigo entender que algumas autoridades - de forma simplificada e com apoio de opiniões que considero afoitas e embaladas pelo medo - estejam a colocar em rivalidade a saúde contra a economia, de forma simplificada e generalista, ao imaginarem que parar a economia pode ser solução para parar o vírus. (A propósito, a economia não é um ente estranho, não são as grandes empresas, não é a bolsa... a economia somos rigorosamente todos nós! Por isso, não cabe o chapéu aos que defendem a volta imediata da atividade econômica, de não estarem considerando a saúde...Estamos todos no mesmo barco.)
Penso, enfim, que estas autoridades não estejam considerando a hipótese muito provável do caos que pode se implantar no país caso o bloqueio econômico continue... A saúde das pessoas (e aí no caso de 100% das pessoas e não dos 5% a serem infectados pelo coronavirus), depende umbilicalmente de seu trabalho e do seu sustento e de suas famílias...Simples assim!
Vamos olhar um pouco à frente do momento e do problema: Que liberemos logo a atividade econômica - à exceção, óbvio, de eventos com grande aglomeração de pessoas - deixando nossos idosos em casa. (Essa é uma solução mais do que razoável e necessária, embora alguns precipitados insistam em renegá-la). Repito: a saúde de todos nós depende e sempre dependeu, do trabalho, da produção e da geração de alimentos e bens.




De Florianópolis, uma maravilha!






João Dória, a estrela da série sobre coronavírus

Rogério Mendelski, jornalista

Interessante uma mensagem que recebi de uma rede social. dizendo esta verdade dolorosa:
“A tendência é o COVID 19 matar, no Brasil, mais CNPJ do que CPF”.
E aí está toda a polêmica envolvendo o pronunciamento do presidente Bolsonaro que também pensa assim, só que com suas palavras e com seu jeito de dizer verdades na ordem direta e, por isso mesmo, alvo de sua arqui-inimiga, a Rede Globo. Parece que o Brasil assiste como telespectador uma MMA dialética entre o presidente e a emissora que ainda acha pode traçar regras de comportamento para o Brasil.
Quando não está examinando frase por frase dos discursos presidenciais, ela faz hora extra intrigando o primeiro escalão do governo como se a equipe presidencial fosse aqueles elencos medíocres de suas novelas onde as cenas de maior criatividade e demonstração de talento artístico sejam mulheres brigando com puxões de cabelo ou flagrantes de adultério.
O país para a Globo não passa de um Projac com oito milhões de quilômetros quadrados.
Bolsonaro resolveu limitar esse latifúndio global e a rixa começou ainda no período eleitoral. Agora, com o coronavirus fazendo suas primeiras vítimas no país a emissora dos Marinho quer culpar Bolsonaro quase deixando transparecer que o presidente é o próprio vírus.
 O que Bolsonaro quer é que o pais não pare, pois, como diz o seu colega Donald Trump, a cura não pode ser pior do que o vírus. Ou como disse o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, “o travamento do país é péssimo para a própria saúde”.
Mas o Globo já pensa numa minissérie sobre o coronavirus, com o João Dória como  galã.





A Lava Jato e o bicho Chinês

JLPrévidi

Cansei de ler e ouvir opiniões de entendidos sobre o mal que a Lava Jato estava fazendo ao Brasil. E destacavam sempre a quebradeira das grandes construtoras, que estavam dispensando milhares de empregados. Quer dizer que eles defendiam que a "corrupção era necessária" para MANTER OS EMPREGOS NAS CONSTRUTORAS CORRUPTAS E CORRUPTORAS. Não é isso?
Agora, pararam o Brasil. Neste momento, a globo venceu. Conseguiram convencer o brasileiro que tudo tinha que parar e os governantes entraram na onda. O mais interessante é que a globo "deu o exemplo" ao cancelar novelas e programas. Ora, meu Deus, tudo isso é uma excelente estrategia para ECONOMIZAR. Eles suspenderam tudo - como fazem as indústrias, que param a produção e mandam seus funcionários para casa. É exatamente o que a globo fez.
ESTÁ ECONOMIZANDO MUITO DINHEIRO! E ao mesmo tempo continua sua campanha para derrubar o presidente.
Tudo bem, era necessário parar o Brasil para que todos se dessem conta que o bicho era um perigo. Mas quanto tempo vai durar isso?
A globo pode parar, assim como grandes grupos e empresas. Mas os pequenos e médios, como vão suportar todo tempo parado, sem faturar? E O COMÉRCIO? Não resistem a um mês parado!!
O presidente Bolsonaro foi muito tosco ao tentar dizer isso.
O Trump já tinha feito o mesmo discurso e os americanos e o mundo, todos aceitaram. Trump quer que a produção volte, a máquina tem que continuar trabalhando.
Aqui, no Brasil, é a mesma coisa.
OU SERÁ QUE ACHAM QUE A BATEÇÃO DE PANELAS DA "CLASSE MÉDIA CONSCIENTE" VAI COLOCAR COMIDA NO PRATO DOS BRASILEIROS?
O confinamento virou uma "brincadeirinha" que vai liquidar com muita gente.


O que será que não ficou claro?

Paulo Di Vicenzi, consultor político


Você é idoso? Fique de quarentena.
Você porta fatores de risco? Fique de quarentena.
Você vive com idosos? Mantenha as mesmas precauções e os preserve.
Você é jovem e saudável? Tem emprego e não quer que sua empresa quebre e você fique desempregado? Vá trabalhar!
Da mesma forma que milhares de médicos e enfermeiros, pessoal de limpeza nos hospitais, supermercados e farmácias estão fazendo todos os dias e no olho do furacão, sem ficar "cholando" agarrados num vidro de álcool gel.
Acontece que tem gente achando que a empresa é a casa da moeda, que as fábricas de alimento fabricam por aplicativo de celular, que a vaca DÁ leite e que os produtos todos surgem na prateleira do supermercado por mágica, entregues pelo Papai Noel de madrugada.
.
Talvez você ainda não ouviu esse termo, mas sem dúvidas é o que vai nos tirar da beira do abismo, não apenas pandêmico, mas econômico. Em linhas gerais, a quarentena vertical trata-se do isolamento apenas dos grupo de risco e não de toda a população.
Ok, mas e como esse pessoal vai se virar em uma quarentena vertical?
Bom, vamos falar do grupo de risco, quem são eles: idosos com mais de 70 anos, acamados, transplantados de órgãos, soropositivos, usuários de drogas, imunosupressoras, etc. Bom, dentro de uma ação assertiva como o protocolo de quarentena vertical, temos também em exercício a UBS (Unidade Básica de Saúde) que, dentro de um protocolo de isolamento, pode enviar equipes para visitas domiciliares da ESF (Estratégia de Saúde da Família) às residências prestando suporte como exemplo, kits de EPI's, alcoól gel, treinamento e orientação para prevenção, além de poder de renovar in loco receitas de uso contínuo.
Essa é, efetivamente, uma excelente solução. Essa ação busca também, estancar a grande sangria econômica que enfrentaremos -- que já está em declínio em altíssima velocidade --, nos próximos dias.
A Quarentena Vertical foi utilizada como política de enfrentamento em Israel.
Lembre-se: precisamos pensar também nos efeitos colaterais que afetam o trabalho, estamos em queda livre para o precipício, uma quarentena horizontal (todos em casa) nos acarretará grande problema, miséria e fome. Uma guerra civil por mantimentos básicos.
Pontuo aqui que, não estou minizando ou relativizando o problema que enfrentamos com o Covid-19 ou qualquer outro vírus. Atualmente há muitos dados e informações de países que souberam enfrentar o problema de outras formas.
O ponto central é: em tempos de guerra o cenário muda. Nossos veículos de comunicação estão aterrorizando a população, sem considerar dados de taxa de letalidade, até mesmo estatísticas de achatamento do vírus, apenas para conseguir views, likes e compartilhamentos, estão nem aí para mim e para você. Tome cuidado com suas fontes de informação. E cuidado para que a quantidade de remédio não seja muito mais alta que a dose adequada e necessária. O efeito pode ser mortal.





Contra o ócio da quarentena, a música dos Beatles!

Vanderlei Cunha, jornalista

Para descontrair um pouco esta já estressante quarentena, eis, completo, numa gentileza especial de nossa estimada Lizzie Bravo, o musical ‘Beatles Num Céu de Diamantes’.
O aclamado e premiado ‘Beatles Num Céu de Diamantes’, da dupla Charles Möeller & Claudio Botelho, é um fenômeno teatral. Em cartaz desde 2008, o espetáculo já foi visto por mais de 700 mil espectadores em 16 temporadas, com apresentações no Rio e São Paulo, em turnês por diversas cidades do Brasil e no exterior, em Lyon, na França.
‘Beatles num céu de diamantes’ é uma revista musical com a obra dos Beatles. Sem exatamente um enredo único, mas apontando diversas pequenas histórias e situações interpretadas a cada canção, o espetáculo traz clássicos e músicas ‘lados b’ do mítico grupo inglês. É um passeio da dupla Möeller & Botelho por um dos repertórios mais ricos da música popular mundial, criado na década de 60.
No palco, oito atores-cantores, acompanhados por três músicos em instrumentos como piano, violoncelo, violão, ukulele e percussão, apresentam uma teatral e emocionante visão sobre a mais forte invenção da música popular nos últimos 50 anos: a obra dos Beatles.
Com poucos recursos cênicos, e sem texto propriamente dito, a música é a grande protagonista do espetáculo, com suas letras originais em inglês. As canções são rearranjadas para a linguagem do teatro musical e agrupadas em temas como o sonho, a fuga, a descoberta, os encontros, a decepção, o amadurecimento e a volta. Não há um único número no estilo “cover de Beatles”, não vemos uma biografia do grupo, e sim uma viagem pelas canções e o que elas trazem ao nosso imaginário.
.
Elenco: Marya Bravo, Analu Pimenta, Camilla Marotti,Estrela Blanco, Ester Freitas, Fabrício Negri, Jules Vandystadt, Rodrigo Cirne, Sergio Dalcin e os músicos André Guerra, Lui Coimbra e Tony Lucchesi.
Marya Bravo é filha de Lizzie Bravo com Zé Rodrix.
Brilha, entre outros, nos solos de ´Blackbird´ (Lennon/McCartney) e ´While My Guitar Gently Weeps´ (George Harrison).






Todos se acham seres humanos evoluídos

Patrícia Piaia Osório, advogada

Não vejo a hora do pessoal voltar a trabalhar. No Tribunal do Facebook todo dia somos “presenteados”com os sabichões em epidemia, economia, sociologia e, no final, o seu grande dilema é em escolher qual filme irá assistir em sua confortável sala de estar.
O pessoa da favela, das periferias e os trabalhadores informais estão com o mesmo dilema! Estão vendo quem vai comer ou não. Cedo ou tarde você aí que tá do lado do que disse o presidente da câmara federal e de um ministro bem conhecido do STF ou mesmo da Globo lixo vai pensar diferente.
Uma pena que você aí que se acha um formador de opinião vai ver que estava errado com o seu radicalismo. Afinal, o que percebemos nessa quarentena foi um TBT das eleições presidenciais. De um lado os perdedores e de outro os que venceram. Mas todos fingem humanidade com os seus “fiquem em casa”. Se você pensa diferente da manada é fuzilado por palavras e ódio. Mas todos se acham seres humanos evoluídos.
No fundo mesmo, a gente sabe o que está por trás disso.





Fragilidade exposta

Julio Ribeiro, jornalista

De tudo do que se falou, escreveu, escutou e leu sobre essa crise provocada por um vírus, fica uma constatação irrefutável: como somos frágeis.
Um sujeito come um morcego na China e em pouco tempo o mundo está contaminado. A despeito de toda a tecnologia, conhecimento e parafernália que criamos ao longo da nossa história como humanidade, podemos ficar a mercê de um simples vírus novo ou em mutação.
Como se tornam frágeis nossas defesas como indivíduos, cidadãos, sociedade, humanidade.
Nossos sistemas todos ficam por um fio, nossa sustentabilidade dura poucos dias, algumas semanas.
Entramos em default com uma facilidade assustadora.
Todo-poderosos, somos absolutamente frágeis.
Será que essa crise, ao menos, vai nos ensinar isso, para sermos menos autossuficientes, menos arrogantes, menos os tais?
Gostaria de acreditar que sim!







Mentira e Verdade

Márcia Dalla Lasta, empresária

Em tempos de pessoas que se escandalizam com a verdade que Bolsonaro despeja sem muito controle vou  publicar algo que já havia postado tempos atrás.
A verdade  que as vezes não queremos acreditar, seja por medo, covardia ou por se negar a enxergar mais além. 



Diz uma parábola judaica que certo dia a mentira e a verdade se encontraram.
A mentira disse para a verdade:
– Bom dia, dona Verdade.
E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira:
– Bom dia, dona mentira.
– Está muito calor hoje, disse a mentira.
E a verdade vendo que a mentira falava a verdade, relaxou.
A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse:
-Venha dona Verdade, a água está uma delícia.
E assim que a verdade sem duvidar da mentira tirou suas vestes e mergulhou, a mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora.
A verdade por sua vez recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua.
E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua.






Pessimista e Otimista






Pra encerrar





Ciro interpretará Rolando Lero na próxima temporada da Escolinha do Professor Raimundo


Escrito por Joselito Müller


O ex-candidato à presidência da república Ciro Gomes comoveu o país ao publicar um vídeo em que aparece chorando, ao falar sobre a pandemia do coronavírus.
Como não é besta nem nada, Ciro, que é conterrâneo do saudoso humorista Chico Anísio, garantiu, graças à comoção que o vídeo causou, uma vaga na próxima temporada da Escolinha do Professor Raimundo.
Ciro interpretará o personagem Ronaldo Lero, interpretado por Marcelo Adnet na nova versão do humorístico.
“Muito convincente a atuação dele”, disseram os produtores.
A nova temporada da Escolinha do Professor Raimundo deve ir ao ar ainda este ano, caso algum ser humano sobreviva à pandemia.


Pra encerrar, mesmo

Atentem para a explicação da moça, funcionária da Globo da Bahia:




3 comentários:

  1. A projecao esta a um palmo de distancia, assim como do RS a Bahia sao 30 cm no mapa.

    ResponderExcluir
  2. Prévidi,
    Hoje à tarde, ouvindo a rádio Grenal enquanto lavava a louça – não consegui sintonizar a Gaúcha, nem a Band com meu celular – fique extasiado com o grau de conhecimento em termos de estatística, matemática, infectologia dos membros do programa, principalmente do ‘gênio' Felipe Kunrad, que vomitava seus conhecimentos enquanto debochava das declarações do presidente Bolsonaro, que, ao menos, propôs um contraponto à loucura de parar totalmente o país, e também das pessoas que protestam pedindo ao menos uma flexibilização das normas da quarentena.
    Acho estranho que a faculdade que este gênio fez, não o ensinou a falar português, mas o resto, o carinha é um craque, com elevado saber político e bem pontuado pela radicalismo da esquerda, pois ‘eu é quem sei’. Imaginemos, só por hipótese, mentecaptos como ele mandando no país? Mandavam fechar todas as rodovias, pois afinal o trânsito mata, e como!
    Eu, que tenho 70 anos, não saio de casa, nem minha esposa, com 60. Mas meu filho, advogado, que tem escritório em POA, trabalha, cuida-se, é responsável, mas trabalha, pois tem contas a pagar.
    Esse bobinho deve ser ‘filhinho de papai’, não sabe o que é desemprego, nem o que representa 40 milhões de subempregados sem NADA a fazer, pois é proibido sair de casa. Kunrad, vá pro Venezuela, sem noção!

    ResponderExcluir
  3. Há alguns meses, esse rapazinho participou do programa Atualidades Pampa, durante as férias de um participante titular. Foram os dias mais terríveis da história do programa, pois o sujeito, como todo comunista, usa da mentira como arma ideológica.

    ResponderExcluir