Quinta, 17 de setembro de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para







PREFEITOS E VEREADORES



- Não seja mesário voluntário. Não seja otário dos marajás da justiça eleitoral!!

José Alberto Fortunati reuniu PTB, seu atual partido, Podemos e Patriota para disputar a Prefeitura de Porto Alegre.
Como vice o médico André Cecchini.

- Terminou o prazo dado aos partidos para realizarem as convenções municipais, para escolha de candidatos. Dia 26 começa oficialmente a campanha.

- Candidatos, não esqueçam o principal: as pessoas devem ser conscientizadas a votar no dia 15 de novembro. É uma piada esse negócio de voto obrigatório. O cara ão vota, paga uma multinha e tá liberado.

Grana no MDB: A distribuição do fundo eleitoral entre os seus candidatos foi pauta do MDB gaúcho. O presidente do partido, deputado Alceu Moreira, se reuniu com os seus colegas de bancada Giovani Feltes, Márcio Biolchi e Osmar Terra e com a presidente do MDB Mulher-RS, Patrícia Alba, para definição dos critérios.
Debruçados no mapa de candidaturas – que somam mais de 300 nomes a prefeito e 6 mil a vereador –, os líderes estudaram formas de distribuição que atendam os candidatos que mais precisam e também que possibilite investimento de recursos em candidaturas estratégicas para o MDB.
O anuncio dos critérios estabelecidos deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro. “Hoje encerramos o período das convenções municipais. Diante do quadro real de candidaturas oficializadas, teremos maiores condições de fechar os números e atender da melhor forma possível”, esclarece Alceu.

- Aguardo o que farão os demais partidos. O espaço está aqui, assessorias.












NA ESQUINA DA BAGÉ
COM A SANTOS NETO


Um texto maravilhoso , uma lição do José Fogaça.




A avenida Bagé é uma das vias internas mais importantes do bairro Petrópolis. Assim como a Lajeado. Iniciam lá em cima, na Carlos Gomes e desembocam finalmente na Santos Neto, confluindo com a Protásio e a João Abbott. Há cenas do nosso passado que parecem ficar enraizadas na gente para a vida toda. São visões ou experiências que cravam fundo em nossas emoções mais íntimas, e às vezes a gente nem percebe. E, engraçado, toda vez que voltam à superfície, vêm claras  como um filme, como se passassem em uma imensa tela da nossa memória.

Era uma bela manhã de início de verão em Porto Alegre. Eu tinha 12 anos, dezembro havia chegado, as aulas tinham terminado, havia poucos carros na rua e a gurizada jogava bola o dia inteiro: dê-lhe futebol, manhã, tarde, noite. Bem ali, um pouco adiante da esquina da Bagé com a Santos Neto. Naquela manhã, como sempre, todo mundo suado, ofegante, alguns já tinham tirado a camisa, outros já tinham esfolado o pé ou o joelho; no calor do jogo, a gurizada gritava, discutia,  só que ninguém cansava de correr atrás da bola. De repente, todo mundo para. Há um súbito e espontâneo silêncio. Todos os olhos se voltam ao mesmo tempo para uma só direção: vindos da Protásio Alves, um menino e seu pai desciam a Santos Neto. Era um guri como a gente. Tinha mais ou menos a nossa idade. O menino, no entanto, claudicava, passo a passo, fragilmente apoiado em suas muletas e aparelhos ortopédicos. O pai o acompanhava pacienciosamente. Pela primeira vez estávamos vendo uma das vítimas do que na época se chamava paralisia infantil, a terrível poliomelite. E nós, ali, esbaforidos, molhados de suor e totalmente estáticos. Não sei quantos minutos ficamos daquele jeito. O que sei é que a visão daquele menino nos marcou para o resto de nossas vidas. Ninguém de nós escapou da comoção daquela cena.

Era o início da década de 60. As vacinas antipólio do dr. Salk e do dr. Sabin faziam progressos e começavam a ser distribuídas em todo o mundo. No Brasil, a antipólio teve avanços e retrocessos como política pública para todo o território brasileiro. Finalmente, com o programa nacional de vacinação posto em prática nos anos 80, a poliomelite foi quase que totalmente erradicada em nosso país. Mas aquela experiência real de vida ficou impregnada em mim. E me fez aprender duas coisas importantes: uma, a noção real de que doenças endêmicas ou epidêmicas podem ser muito graves e infligir muito sofrimento; a outra, é simples e eu nunca mais esqueci: vacinas são um bem. Vacinas nos protegem. Vacinas salvam vidas. 

Ah, outra coisa que eu nunca mais esqueci: como era bom aquele futebol na esquina da Bagé com a Santos Neto.

-




EU FICO INDIGNADO - Estamos em pleno século 21 e tem gente que ainda desconfia das vacinas. 
Quando li e me emocionei com o texto do Fogaça lembrei de uma vizinha que tive na minha infância, quando morei na Urca, Rio. Tinha lá os meus 4 anos, por aí. Brincava sempre com ela. Não lembro detalhes, mas um dia a minha mãe me disse que eu não poderia mais brincar com ela.
- Está com paralisia.
Claro que eu não entendi aquilo, mas lembro bem que um dia me deixaram vê-la.
Ela estava na cama, rindo, e engessada, da cintura para baixo.
Quando me viu abanou. E não lembro se falou alguma coisa.
Algum tempo depois soube que um primo querido, o Fernando Wagner, também estava com a maldita paralisia. Tenho o Fernando como meu irmão. E, acreditem, no dia que descobriram que o Fernando estava com paralisia, o meu irmão, já falecido, Paulo Cesar, dormiu na casa deles. E junto também estava o outro irmão do Fernando, o Roberto. Só Fernando teve a doença - ou sei lá como se chama aquilo.
Esse era o período antes da vacina contra a poliomielite.
Foi um horror. Ninguém, hoje, imagina. Porque a informação não circulava.
Somente sabíamos o que acontecia pelo que se via - ou se escutava - no Repórter Esso.
Por isso não consigo entender como ainda tem gente que é contra as vacinas.
TEM GENTE QUE NÃO VACINA OS FILHOS!
TEM GENTE QUE NÃO VAI TOMAR A VACINA CONTRA O BICHO CHINÊS!!
Escrevo com toda a sinceridade:
Se aparecer uma vacina contra o bicho chinês, produzida no Burundi, estou na fila para experimentar.
Os meus dois filhos se vacinaram e são saudáveis.
Eu me vacinei de tudo! Há anos e anos me vacino contra a gripe.
QUE VENHA A PRIMEIRA VACINA CONTRA O BICHO CHINÊS!!
...
E não encontrei uma foto do Fenando Wagner...


-


REFLEXÃO

Essa gente contra vacinas é igual aos que juram que a Terra é plana.


-


DEU A LÓGICA - Os veículos nacionais destacaram a escolha, pelo presidente da República, do novo reitor da UFRGS, o professor Carlos Bulhões, uma aposta do deputado federal Bibo Nunes.

(clica em cima que amplia)



O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Carlos André Bulhões Mendes como reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Carlos Bulhões foi o último colocado da lista tríplice em consulta interna da universidade, o que contraria a autonomia universitária, que tradicionalmente elege o reitor mais votado das eleições. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16). A chapa do novo reitor, que é professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), e da também docente Patrícia Helena Lucas Pranke foi a menos votada tanto na consulta acadêmica promovida pela UFRGS quanto na eleição do Conselho Universitário (Consun). Na consulta, os atuais reitor e vice-reitora da UFRGS, Rui Oppermann e Jane Tutikian, venceram o pleito. Em segundo lugar ficou a chapa de Karla Maria Müller e Cláudia Wasserman. Carlos Bulhões, no entanto, é aliado político do deputado bolsonarista Bibo Nunes (PSL-RS), um dos parlamentares mais próximos do presidente. Nunes já havia anunciado na última quinta-feira (10) que Bulhões seria o novo reitor da UFRGS, declaração feita antes mesmo da escolha de Bolsonaro. Repercutindo o anúncio, a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) compartilhou em seu Twitter trecho de debate dos candidatos à reitoria feito pelo YouTube. Nele, Bulhões se dizia contra a indicação de candidato que não fosse o primeiro da lista. O então candidato afirmou: “Meu desejo, respeitando a todos, é que devemos sim respeitar esse resultado e que o primeiro [colocado] seja nomeado”. O professor complementa sua resposta: “Qualquer coisa diferente disso para mim é especulação”.

Ao defender a nomeação de Carlos Bulhões, o deputado disse que seria uma “alegria” acabar com o “domínio esquerdopata” da universidade. “Será uma alegria acabar com este domínio esquerdopata que se encostou ali há quase 40 anos”, disse.


-

MENOS UM - Um infarto fulminante levou o Fernando Veira, aos 72 anos. Um empreendedor da comunicação como poucos.
Para quem não lembra, ele criou a Festa Nacional da Música em 1981 como Festa Nacional do Disco, um evento realizado em Porto Alegre em 11 ocasiões e três na Serra gaúcha. Também montou o projeto Multifeiras.
Trabalhou 17 anos na TV Bandeirantes e outros 17 na TV Guaíba. Alem de trabalhar como produtor e apresentador dos programas Difusora Gente, exibido nas tardes de domingo, em 1972, e o programa diário chamado Agenda, que tratava de assuntos ligados à sociedade, ao cotidiano e à música.
Depois, integrou a mais famosa equipe da televisão gaúcha, no emblemático programa Portovisão. De 1978 a 2005 apresentou o programa Fernando Vieira, na TV Guaíba, e passou a integrar a atração Guaíba ao Vivo, da Rádio Guaíba. Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, na qual produziu e apresentou o Programa Zoom, dedicado à música brasileira.



-


TODOS DEVEM ASSISTIR A ESTE VÍDEO - A indicação é do Glauco Fonseca: "É sobre o novo dono da UniRitter. O cara é sensacional. Um self-made man com tudo que tem direito. Assistir é prazeroso e inspirador. Palavra!"
Os adeptos do mimimi vão detestar!!



-


PRÊMIO PRESS - Até 1º de novembro o amigo leitor pode participar do Prêmio Press, indicando os seus preferidos a melhores do ano na imprensa gaúcha em 2020.
Estão abertas as participações no Voto Popular, em que qualquer pessoa pode dar um voto completo por dia nas 17 categorias de premiação, e no Voto Profissional, em que somente jornalistas e radialistas, devidamente identificados, podem participar, uma única vez em todo o período de indicações.
Entre no www.revistapress.com.br/premiopress e participe.
Faça campanha para os seus profissionais de comunicação preferidos.
O 21º Prêmio Press tem o patrocínio e o apoio CIEE-RS, Corsan, Fecomercio-RS, Construtora Wolens, CMPC e RDC TV, além do Sistema Fiergs, que patrocina o Troféu Homenagem Especial.


-


VOU DEIXAR BEM CLARO - Não adianta me pedirem votos no Prêmio Press. SÓ voto em quem é JORNALISTA OU RADIALISTA. Não voto em "comunicadores", que infestam jornais, rádios e TVs.
ADVOGADOS? QUE CONCORRAM AO PRÊMIO OAB!!

...

Já defini alguns votos
Repórter de TV: Evandro Hazzy
Comentarista de TV: Gustavo Victorino
Apresentador de TV: Rogério Forcolen / Alejandro Malo
Apresentador de Rádio: Rogério Mendelski / Guilherme Baumhardt 
Melhor Programa de TV: Posso Entrar?
Apresentador de Notícias: Josmar Leite
Repórter Fotográfico: Jefferson Bernardes
Programa de Rádio: Primeira Hora (Rogério Mendelski) / Repórter Bandeirantes (Milton Cardoso)
Jornalista do Interior: Daniel Carniel
Internet: a modéstia me impede de indicar.
Jornalista do Ano: Idem


-


SÓ UMA SUGESTÃO - O Fernando Vieira merece ser homenageado no Prêmio Press desse ano.


-


DA SÉRIE "CACHORROS SENSACIONAIS"



-


NOVA DUPLA DE ATACANTES
DO GRÊMIO JÁ ESTÁ EM PINHAL!!



-


PARA DIABÉTICOS - Tiras, canetas, lancetas e demais insumos para medir a glicemia de pacientes com diabetes estão disponíveis para retirada nas unidades de saúde e farmácias distritaiS de Porto Alegre. Para ter acesso, a pessoa deve estar vinculada a uma unidade de saúde e verificar com o profissional se atende aos critérios do Programa Municipal de Insumos para Diabetes.
A solicitação é feita eletronicamente pelo profissional de saúde no Sistema de Gerenciamento de Consultas e Exames (Gercon) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São elegíveis para receber os insumos pacientes com diabetes mellitus em uso de insulina ou gestantes com diagnóstico de diabetes gestacional.
Além disso, a prefeitura disponibiliza canetas aplicadoras de insulina NPH e regular a pessoas com diabetes menores de 15 e maiores de 60 anos em uso de insulina. A medida pretende reduzir a necessidade de deslocamento dos usuários até as unidades de saúde para confecção de nova prescrição.
...
As farmácias funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Confira os endereços:

- Farmácia Distrital Farroupilha (Modelo) - avenida Jerônimo de Ornelas, 55

- Farmácia Distrital Centro (Santa Marta) - rua Capitão Montanha, 27

- Farmácia Distrital Murialdo - avenida Bento Gonçalves, 3722

- Farmácia Distrital Camaquã - rua Professor Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176

- Farmácia Distrital Vila dos Comerciários (Cruzeiro) - rua Professor Manoel Lobato 151

- Farmácia Distrital IAPI - rua Três de Abril, 90

- Farmácia Distrital Bom Jesus - rua Bom Jesus, 410

- Farmácia Distrital Sarandi - avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744

- Farmácia Distrital Navegantes - avenida Presidente Roosevelt, 5

- Farmácia Distrital Restinga - rua Álvaro Difini, 520


A SERIEDADE DA RÁDIO GAÚCHA:
UIII!!! FICO ATÉ ARREPIADO!!






-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X




As entregas são realizadas nas quintas, sextas e sábados das 11 às 18 horas, em todos os bairros de Porto Alegre. 

Pedidos podem ser feitos pelo fone/whatsapp: (51) 99913.8545

Taxa de Entrega: R$ 10,00



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X


MÚSICA E O CÉREBRO




-


INTERVALO

Sensacional a dupla




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X

O SUCESSO
DA ROCHELLE!!



ALFAJORES COMBINAM
COM TRANSPLANTE?






Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

A caixa com 6 unidades (2 chocolate branco e 4 chocolate preto) custa R$ 20,00.
Tenho Tele Entrega e máquina.

Os Alfajores são uma ótima maneira de presentear quem você ama e para chocólatras!

  
      Chama  no Watts e faz teu pedido
Combinamos entrega ❤️ 51 9996-3361 ❤

MAIS INFORMAÇÕES NO INSTAGRAM @vidaemjogoo





-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X



PIADINHA OU NÃO É PIADINHA?

Brokini é o nome disso




-


NÃO É PIADINHA



-


PIADINHA



6 comentários:

  1. Caro Prévidi,
    impressionante esse depoimento do novo proprietário da UniRitter.
    Que história de vida!
    Assisti-o integralmente, 14 minutos.

    ResponderExcluir
  2. Prévidi, aquela foto também sempre me causou estranhamento. Um guri bobo tentando parecer sério. E os sinais do tempo, já bem visíveis, não desfazem essa impressão de gurizote cuja opinião não faz a mínima diferença. Aquela empresa está cheia desses tipos: adolescentes que viraram velhinhos, sem escala na vida adulta. Deve ser alguma coisa que colocam nos sucrilhos ou no nescauzinho...

    ResponderExcluir
  3. Cresci num tempo em que vacinar era algo inquestionável, por tudo que trazia em si: ciência, saude e civilidade. Se vacina não só para si, mas para os outros.
    É impressão ou essa coisa toda de gente - teoricamente esclarecida - indo contra a vacina, começou de uns tempos para cá? Estou contigo nessa: saindo vacina pro covid, vou pra fila!

    ResponderExcluir
  4. Não MARSHAL, apesar de não concordar com essas pessoas que são contra vacina, essas pessoas sempre existiram. Essa coisa de uns tempos para cá é o tempero que você tenta colocar para dar um ar de exotismo nos eleitores do "bozo". Se tem exóticos, eles estão em todas as matizes ideológicas.

    Fraterno abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, pior que nem tinha pensado nos tais eleitores, estava pensando quando escrevi, em um vídeo que vi sobre o tema, nos Estados Unidos, mas nem tinha um viés político neste sentido que dissestes. E concordo contigo, essa questão foge totalmente desse binômio esquerda-direita. Abração, Marshal

      Excluir
    2. Talvez o de um "tempo para cá", tenha a ver com a mídia mostrando essa turma...?! Relaxa, nem tudo é para ser levado para um ringue. Dá para discordar num ponto e concordar em outro.

      Excluir