Terça, 16 de abril de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA







Escreva apenas para





NÃO É PARA FRACOS!

Não me canso de agradecer a todos os que contribuíram ou que irão contribuir com a vaquinha do Blog do Prévidi. É muito legal! Também é muito bom o conforto que me transmitem amigos queridos, amigos que não vejo há muito tempo ou que ainda nem conheço. Afinal, através do Blog nos tornamos todos "conhecidos há muito tempo".
Levar uma traulitada e aguentar no osso do peito não é para fracos.
Agora, se tem apoios, os mais diversos, fica mais fácil.
Olha, estou tranquilo, porque fui condenado por falar a verdade. Rigorosamente a verdade. Transmiti apenas fatos. E isso é "imperdoável"!! Para muita gente, especialmente da classe média consciente, a verdade tem que ser sempre mascarada. Jamais pode ser como um impulso.
Tudo bem, só digo uma coisinha que acredito: AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA.
...
Continuo com a vaquinha. Tenho que tentar chegar perto do necessário.
Além de contribuir pelo https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-ao-blog-do-previdi
aceito qualquer contribuição em uma das contas-poupança:

BRADESCO
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0939 3
conta poupança 1000049 1

BANRISUL
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0847
conta poupança:   39.081430.0-0
...
Se preferirem a opção de depositar em uma das contas, favor avisar pelo jlprevidi@gmail.com.
Pelo menos uma vez por semana publico aqui como foi a movimentação.

Na Vakinha pedem cadastro e é um pouquinho demorado. As transferências são muito mais rápidas.




especial

GRENAL NA MÍDIA


ALFREDO SILVA, um fã (nostálgico) do futebol e da imprensa esportiva  

No RS, a tradição de se acompanhar o clássico  Gre-Nal para quem não foi para o estádio sempre foi pelo rádio. Grandes narradores, comentaristas e repórteres traziam as imagens do jogo para os ouvintes pela emoção e pelo estilo de descrever o que estavam vendo em campo.
Jogos pela televisão ficavam reduzidos às imagens por que o bordão “olho na tevê e ouvido na... (qualquer uma das rádios)” sempre esteve na preferência dos torcedores. Sem desmerecer qualquer profissional de todas as épocas, Armindo Ranzolin foi e continua sendo uma referência desse período. E o que dizer dos comentaristas? Ninguém ainda consegue superar os dois ícones que já se aposentaram: Ruy Carlos Ostermann e Lauro Quadros.
Apesar de todas as imitações (quase caricaturais) faltam conhecimento específico, vocabulário e, sobretudo, cultura geral. Dificilmente, o rádio poderá apresentar novos e atuais comentaristas que se aproximem do Lauro e do Ruy. Foi um tempo glorioso do rádio esportivo, diferente das transmissões pela televisão que nos deixa apenas uma lembrança de Milton Jung que criou uma forma de narrar imbatível. Milton sabia que o veículo televisão exigia uma forma especial de narrar o que os telespectadores assistiam. Ontem fiz uma varredura pelas rádios com a imagem da tevê. Orestes de Andrade, na Guaíba, narrando o Gre-Nal, me lembrou as transmissões clássicas dos clássicos narradores que já deixaram o microfone. 
Na tevê, nos raros momentos em que aumentei o volume, ouvi uma voz incompatível com a arrogância da emissora e, num outro momento, o comentarista saiu-se com essa acaciana definição do primeiro tempo: “O resultado  é o reflexo do que se viu em campo”.  Cá comigo: o resultado sempre será o reflexo do que se vê campo, independentemente de “azar”, de lances duvidosos, de bola no travessão, de juiz equivocado e de dez chutes a gol sem sucesso contra apenas um que atinge as redes.  Para encerrar: o futebol, que não está dissociado da vida cotidiana do país, também passa por uma crise de gestão e de gastança com salários incompatíveis para jogadores e treinadores, como na função pública nacional.
E a crise atingiu a “inteligência” de todos. Sou ouvinte de rádio dos tempos em que estagiário não pegava microfone.


8 comentários:

  1. Discordo do Alfredo Silva, o melhor comentarista disparado foi o saudoso Mestre Claudio Cabral!

    ResponderExcluir
  2. Sou de Quaraí sou aprentador de tv. Artigas Canal 3 tenho ou um produto. Diário das 19:40 as 20:30 entretenimento e jornalista
    Sou leitor do Preciso todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Sabes meu amigo Prévidi que o único narrador que escuto é o Haroldo de Souza. Agora, concordo contigo: os comentaristas estão abaixo dos que citaste. Quando o Haroldo não narra, assisto a TV sem som. Assim, formo minha opinião. Minha mulher me chama de louco ao me ver assistindo um jogo "no mute". Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ruy professor Ostermann e o inesquecível Cláudio Cabral,os melhores. Os de agora,alem de corporativos estão sempre em cima do muro.

    ResponderExcluir
  5. Prévidi,

    Hoje pela manhã, estava, como costume, ouvindo um excelente debate na rádio Guaíba, com inclusive uma boa entrevista com um senador gaúcho do Sergipe, e que tratava do momentâneo e polêmico caso das extravagâncias de dois ministros do nosso STF em relação à revista Crusoé e ao cerceamento do uso das mídias por parte de cidadãos brasileiros, num caso inédito de clara, absurda e inconstitucional censura à imprensa e à expressão pessoal (opinião) de alguns expressivos políticos brasileiros, destacando-se o bravo senador Kajuru.
    Participavam os excelente José Aldo, Jurandir Soares e Dr. Nestor Hein, mais o âncora Voltaire Porto.
    E o interessante, que pode ter sido ocasional (ou não), é que, depois de uma pausa para espaço comercial, o programa volta com uma costumeira página musical, “Who'll Stop The Rain“, do Creedence Clearwater Revival, na voz rouca do John Forgety.
    Que tal? Coincidência?

    ResponderExcluir
  6. Os comentários do João Paulo sempre ricos em informaçao. Abraço do Romerito de Lajeado

    ResponderExcluir
  7. Ruy Carlos Ostermann, o melhor comentarista esportivo do Brasil, em todos os tempos e também o saudoso Enio Melo, das rádios Farroupilha, Gaúcha e Difusora/Bandeirantes. Nunca mais apareceu nada parecido no rádio gaúcho. Enio Seibert.

    ResponderExcluir