Quinta, 6 de junho de 21019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA







Escreva apenas para








APOSTO NOS ATRASADOS!


Como me disse um amigo, "segue a luta porque a história não fala dos covardes!!".
...
Segue a vaquinha. Tenho que tentar chegar perto do necessário para atender a determinação judicial. 
Além de contribuir pelo https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-ao-blog-do-previdi
aceito qualquer contribuição em uma das contas-poupança:

BRADESCO
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0939 3
conta poupança 1000049 1

BANRISUL
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0847
conta poupança:   39.081430.0-0
...
Se preferirem a opção de depositar em uma das contas, favor avisar pelo jlprevidi@gmail.com.
...
Na Vakinha pedem cadastro e é um pouquinho demorado. As transferências são muito mais rápidas.






O DESAPARECIMENTO DO CELULAR
É A SOMA DE TODOS OS MEDOS 


A ilustração vem circulando entre os repórteres,
ela faz justiça a importância que o celular
tem na nossa vida. Foto: reprodução.


O texto é do repórter Carlos Wagnerhttp://carloswagner.jor.br:


Por mais frio e controlado que seja o repórter, ele não escapa da aceleração cardíaca quando se dá por conta que o seu celular desapareceu. Ainda mais se estiver dentro de um avião ou rodando pelas estradas, envolvido em uma reportagem. É um momento de pânico. Não pelo valor do aparelho. Mas pelo fato de que a maioria das informações que já foram apuradas para a reportagem está armazenada no  celular. Nas últimas duas décadas, não foi uma nem duas, mas dezenas de vezes, passei pelo pânico do desaparecimento do celular. O último susto foi em janeiro de 2019. Eu estava viajando pelo Centro-Oeste, fazendo um livro de reportagens, e não encontrava o celular. Antes de dar meia- volta no carro, eu olhei em baixo do banco, e lá estava ele. A minha coleção de sustos é enorme nos meus 40 anos de profissão,  30 e poucos trabalhando em redação de jornal e viajando pelos sertões  do Brasil e da América do Sul, contando histórias de conflitos agrários e do crime organizado nas fronteiras.

Antes de seguir contando a história. Há três maneiras de o celular desaparecer: furto (quando o ladrão leva e só vamos descobrir depois), perda (ele cai do bolso ou da bolsa e não notamos) e esquecimento (deixamos em casa ou em outro lugar, o que acontece com maior frequência). Claro, tem o roubo, quando um bandido chega com uma arma na mão, nos imobiliza e leva o celular e tudo que pode carregar. Continuando com a história. De tanto levar susto pelo desaparecimento do celular, nós vamos desenvolvendo a tecnologia que nos ajuda a evitar o problema. Não lembro com exatidão o ano. Mas creio que foi por 2006, um pouco menos ou um pouco mais, que cheguei em um restaurante de beira de estrada, em uma cidadezinha de Rondônia, e tive a minha atenção despertada para um monte de celulares carregando em uma mesa, com as chaves do carro presas no fio do carregador. Perguntei para o garçom o que era aquilo, ele respondeu: “eles penduram a chave do carro para não esquecer o celular. Porque, sem ela, eles não conseguem ligar o carro”. Tenho difundido essa prática para os colegas.

Outra maneira de não esquecer o celular aprendi com uma colega em um boteco, em São Paulo, em 2017, durante a realização do 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji. Depois das palestras, à noite, a turma se reunia nos botecos das redondezas. Em um  deles, depois de esvaziar um monte de garrafas de cerveja, e naquela hora que todos falam ao mesmo tempo, alguém pediu a conta e a dividiu pelo número de pessoas na mesa. Notei que uma colega carregava o cartão de crédito e o celular juntos em uma bolsinha. Curioso, perguntei se ela não tinha medo de perder o cartão na hora em que tirasse o celular da bolsa. Ela respondeu: “Não tenho medo de perder o cartão. Sempre que tiro o celular, tenho certeza que o cartão está ali. E, sempre que tiro o cartão, tenho certeza que o celular está ali.”

Diminuí drasticamente as vezes em que esqueci o celular, adotando duas práticas: carrego sempre no mesmo bolso e, antes de sair de casa, hotel ou de uma entrevista, corro os olhos ao redor para ver se esqueci de alguma coisa. Lembro o seguinte: no começo dos anos 1990, o repórter saía para apurar uma matéria levando um bloco de anotações, caneta, gravador,  agenda eletrônica (nomes e telefones das fontes), um laptop e um repórter fotográfico. Hoje, leva apenas o celular, onde é possível gravar, anotar, fazer fotos, redigir texto e enviar material para a redação. No tempo em que o mais importante na vida do repórter era o bloco de anotações, o nosso maior medo era perdê-lo. Uma vez em Foz do Iguaçu (PR), eu estava apurando uma reportagem havia umas duas semanas. Uma noite, tive um pesadelo, em que todos os meus blocos de anotação haviam desaparecido. Acordei com  o “coração da boca”. Hoje, com toda a tecnologia que temos para rastrear um celular desaparecido, mesmo assim o “coração vem para a boca” quando nos demos conta de que ele não está ali. Vidinha difícil a de repórter, né? Mas eu gosto.


-


O "TEATRINHO" ANUNCIADO PELO NOVELETTO - 




Bingo!! Francisco Noveletto, vice-presidente da CBF, acertou, quando disse em entrevista ao Felipe Vieira que Neymar não jogaria a Copa América. Só não sabia de que forma ele sairia da Seleção.
Ontem, no jogo contra o Qatar, ele mais uma vez mostrou que não tem a menor vocação para ator. As mãos no rosto, fingindo que chorava, foi de lascar!
Papai Neymar já estava no vestiário o esperando com um médico e uma van, para levá-lo ao Hospital.
...
Ok, todo mundo finge que acredita que ele está "lesionado".


-


ENTREVISTA COLETIVA EM OFF? - Concordo com o Marcelo Menna Barreto, jamais vi nada parecido. O Marcelo tem 17 anos de jornalismo; eu 41 anos.




-


HORÁRIO DE BRASÍLIA - Observação do Roberto Andrade:
A apresentadora do Jornal Hoje disse: “nesta segunda-feira o trabalho do líder do governo no Senado começou cedo, as 9 e meia da manhã ele já estava no Congresso.” Ou os relógios em Brasília giram em outro fuso horário, ou eu perdi a noção de cedo e tarde, ou o jornalismo perdeu o bom senso.


-


O COMERCIAL DA RÁDIO "LÍDER" - Além da "credibilidade" do aprendiz de locutor, o jornalista Raul Ferreira comenta:
A comunicação está refletindo a loucura do momento político brasileiro e anda tão tonta que uma “chamada institucional “ da rádio líder do RS fala em notícias, “atualidade” e informação de última hora mostrando entre os seus principais comunicadores , uma cena com um trecho de uma entrevista (de arquivo) com o ex-governador do RS, ( 2015-2018) José Ivo Sartori que atualmente está descansando na serra gaúcha. Pergunto... A falha e do jornalismo ou da publicidade?


-




COMPLETAMENTE SEU - O programa Completamente Seu, uma parceria entre a Band RS e a AIRAZ Administradora, estreia neste mês, com formato inédito. O projeto já começou de uma forma inovadora ao abrir um concurso para escolher a nova apresentadora.
Foram 379 inscrições de todo o Brasil para concorrer a uma vaga na nova atração que irá ao ar aos sábados, às 10h30min. A vencedora do concurso foi Helena Piaia, publicitária de 24 anos que, após ser apresentada no programa Band Mulher nesta quarta, já está envolvida com a equipe nas gravações da nova atração.
...
“Este projeto foi uma construção a muitas mãos, entre pessoas da emissora e também da empresa parceira. Os Shoppings têm uma vida pulsante, e estão conectados com a vida das pessoas. Nesses espaços, o público vai passear, arejar, tomar um café, ver um filme, ler um livro, encontrar os amigos, levar os filhos para brincar, jantar, ver tendências de moda, enfim, uma infinidade de possibilidades além de também fazer suas compras num lugar seguro. O desafio da emissora era criar um projeto onde pudéssemos conectar tudo isso”, acrescenta Carlos Totti, executivo de Mercado da Band TV.
O programa será todo gravado nos shoppings Bourbon e Moinhos Shopping. Vai  oportunizar uma nova ferramenta de comunicação, focada em fortalecer ainda mais a relação de lojistas, marcas e consumidores dos empreendimentos da AIRAZ.
...
“Quando a área de Mercado nos trouxe a ideia do projeto, o primeiro desafio que tivemos foi criar um produto que traduzisse o mundo do cliente para a tela da TV. Ao mesmo tempo, tínhamos o objetivo de estabelecer uma conexão com o telespectador. Precisamos contar histórias, exibir a qualidade dos lugares, colocar produtos relevantes na nossa vitrine, antecipar lançamentos, dar espaço para marcas que façam sentido na vida diária das pessoas”, completa, Ciça Kramer, gerente de Conteúdo da Band
A atração semanal abordará temas como cultura, arte, moda, gastronomia, tecnologia, entretenimento, eventos, lançamentos, turismo, serviços, entre outros assuntos do momento. Com a participação de convidados especiais e dos próprios lojistas, o “Completamente Seu” também será uma vitrine de informação, inovação e comportamento.
..,.
“Vamos falar de pessoas, contar histórias de vida e de oportunidades. Os empreendimentos da AIRAZ serão a nossa casa, o nosso cenário. E onde tem casa, tem amor, tem família”, explica Pedro Weber, diretor do Programa.
“Temos como objetivo fazer deste projeto uma ferramenta eficaz e relevante para geração de fluxo e vendas para nossos lojistas”, salienta Roberto Zaffari, gestor da AIRAZ Administradora.
...
O programa “Completamente Seu” tem previsão de estreia no próximo dia 15, às 10h30 min da Band TV RS. O conteúdo também estará disponível nas plataformas digitais da Band.


-


OBSERVAÇÕES DO CACO BELMONTE

"O veículo colidiu num veado silvestre", ouvi no rádio.
E existe veado urbano?
Não responda, por favor. 
Seríamos preconceituosos.
...
Outra:
Sofrível a redação nos noticiários da "líder". 
"Grupo de vinte refugiados", por exemplo, eles concordam com "fazem tal coisa".


-


MENOS UM - Rodolfo Rospide Neto saiu de cena. Foi deputado estadual, deputado federal e diretor do Banrisul. Sempre foi do MDB e dirigente do partido.
Tive vários contatos com ele e chegamos a saborear um churrasco com amigos comuns.
Uma grande figura.
O velório é na Assembleia e a cerimônia fúnebre no Cemitério João XXIII, às 14 horas.


-


ESSE PAIM NUNCA ME ENGANOU! - Leia o que escreveu o jornalista João Carlos Machado Filho:
Os senadores do PT votaram contra a Medida Provisória 871, que tem por objetivo combater fraudes em benefícios previdenciários. O senador gaúcho, Paulo Paim (PT) foi um dos que votou contra o pente-fino no INSS. A MP foi aprovada por 55 votos contra 12. Treze senadores estavam ausentes e um não votou. Será que quem votou contra não quer investigação nenhuma no INSS? O presidente Jair Bolsonaro deve sancionar a MP aprovada pelos senadores.


-


AVENIDA DO PEDRO AMÉRICO LEAL

(clica em cima que amplia)





-






-


CÂMARA DE VEREADORES TEM QUE SER HIGIENIZADA! - Escreve o jornalista Julio Ribeiro:

Agora, um vereador inútil, seguido por outros 19 inúteis vereadores de Porto Alegre, aprovaram uma lei que obriga supermercados a higienizarem, diariamente, os carrinhos e cestinhos. A lei proíbe, ainda, que pais coloquem seus filhos sentados nos carrinhos. A alegação é de que há muitas bactérias. Olha, as verdadeiras bactérias são esses vereadores!


-


REFLEXÃO

Eu sou um bobo alegre, todos sabem disso, por isso me respondam como a Empresa Correios & Telégraphos, um monopólio estatal, faliu.

Paulo Motta, jornalista


-


MUITO TRISTE - Ricardo Azeredo, jornalista, produz um texto emocionado:

Este é um relato tenebroso. Dantesco, tétrico. Mas é necessário que seja para esta análise. O casal de lésbicas de Brasilia que trucidou o filho de 9 anos de uma delas cometeu uma selvageria que ultrapassa os extremos da crueldade e da barbárie humana. Uma tinha o menino, outra tinha uma menina de 8 anos. As duas crianças viviam em cárcere. Tanto que a vizinhança nem sabia da existência do menino. As duas queriam que ele fosse menina. Castraram o menino em casa, com "técnicas" que buscaram na internet. Ainda assim acharam melhor eliminá-lo de suas vidas. Mataram a criança a facadas enquanto dormia. Decapitaram e retalharam o rosto. Depois esquartejaram e tentaram transformá-lo em cinzas numa churrasqueira. Não deu certo. Então meteram os pedaços em mochilas infantis e jogaram num valão. Moleques jogando bola perto viram e o crime foi descoberto. A polícia não tem dúvidas que a menina teria o mesmo destino. Ela tem trauma de homens. Sabe-se lá ao que foi submetida.
Conclusão desta história macabra: as duas vão cumprir pena, irão para o semi aberto em poucos anos com a progressão de pena e logo mais estarão livres, com a sua "dívida com a sociedade" paga. Ah claro, antes disso poderão ter direito ao indulto de Dia das Mães.
Vai me dizer que este texto é homofóbico ou apologia da pena de morte? Conclua como quiser.
Para mim, só há uma conclusão: este é um país que venera a leniência e que não assume o quanto é cúmplice destes horrores.


-


SECRETÁRIA TÂNIA MOREIRA NO CLUBE - dia 14




-


JOSELITO IMPAGÁVEL!

Conheça os monossexuais, pessoas que só fazem sexo com a própria mão

Derivados dos conhecidos “punheteiros”, como eram chamados depreciativamente no passado, os monossexuais decidiram “sair do armário” e assumir sua orientação sexual.
O termo monossexual, surgido na Holanda, é utilizado para definir pessoas que fazem sexo somente com a própria mão.
“Prefiro fazer sexo sozinho, pois minha mão me satisfaz por completo. Nela eu tenho desde a Sonia Braga, até a Isis Valverde, da Globeleza à Graça Foster”, explica Sandro Saionaro da Silva Sarmento de Souza Sá, foto, que é monossexual assumido há mais de um ano.
Muitos criticam o monossexualismo, mas segundo Sandro, “é melhor que dar a bunda”.
“Os monossexuais estão mais seguros de si hoje em dia, já não escondem sua orientação sexual e reivindicam direitos iguais”, afirma Sandro.
Para ele, “o fato de fazer sexo com a mão não significa dizer que você não tem que se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. Sempre é recomendável o uso do preservativo”, conclui.
-


POR FALAR EM DOENÇAS

Leio que o número de aidéticos no RS é três vezes maior do que a média de todo o Brasil.
Imagino o motivo, mas me nego a tratar disso.


-


NÃO É PIADINHA


Estupros.
Da Baltazar e de Paris

Certo, o Brasil é o paraíso dos estupradores. De bebês, crianças e mulheres. Até as velhinhas entram na estatística. Sei que em Porto Alegre as mulheres sofrem, no mínimo, um estupro por dia.
A "classe média consciente" não dá bola pra isso. Só protesta quando uma integrante da CMC sofre uma ameaça de agressão de um tarado na Redenção. Ou na Orla.
...
Há dias que enchem o saco com o "estupro da Baltazar".
Para quem não sabe, numa madrugada chuvosa dois amigos encontraram um carro atravessado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Dentro, um casal dormindo. A mulher tapada com um cobertor. Um dos caras tirou o cobertor. A moça estava pelada, complertamente. O cara de roupa. Os dois roncando.
O infeliz teve a ideia de filmar, o bebum que dirigia e a santinha pelada. E tocou nos seios e nas parte.
Brincadeira em cima de um casal ridículo. Ora, numa sociedade metida a séria foi um escândalo!
ESTUPRARAM A COITADA! PRENDAM O CRIMINOSO!!
Tanto falaram que a polícia foi obrigada a prender o infeliz que fez o vídeo e tocou na mulher.
Agora, ao bandido que atravessou o carro numa importante avenida de Porto Alegre não aconteceu nada.
 A pelada? É vítima. Nada mais do que isso.
...
Como não entendo mais nada, fui conferir o que é estupro:

O crime de estupro consiste no fato de o agente “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso” (CP, art. 213, caput).
São quatro os elementos que integram o delito: (1) constrangimento decorrente da violência física (vis corporalis) ou da grave ameaça (vis compulsiva); (2) dirigido a qualquer pessoa, seja do sexo feminino ou masculino; (3) para ter conjunção carnal; (4) ou, ainda, para fazer com que a vítima pratique ou permita que com ela se pratique qualquer ato libidinoso. O estupro, consumado ou tentado, em qualquer de suas figuras (simples ou qualificadas), é crime hediondo (Lei 8.072/90, art. 1º, V).

Entenderam?
Será, mesmo, que o sujeito da Baltazar cometeu estupro? Tenho todas as dúvidas, mas não sou ninguém para discutir com a delegada que conduz o caso.
...
Claro que pouquíssimas pessoas levaram a sério a história acima.
Confira:



Sobre o Neymar.
Já ouvi um monte de babaquara, como o pior apresentador de rádio do RS, dizer que Neymar caiu numa armadilha, tal e coisa. Isso é óbvio demais. Quando um otário diz isso, acha que é o maior esperto do mundo.
Quem jamais caiu numa arapuca?
E cada armadilha é do tamanho que se quer "aprisionar".
O Neymar caiu numa tremenda arapuca - bem do tamanho de quem ganha algo em torno de 1 milhão de reais por dia. Não é isso?
Ora, são poucos no Brasil que podem chamar uma mulher de programa para uma transadinha em Paris. Simples.
...
Quer saber?
Não vai dar nada com o cara da Baltazar. E muito menos com o Neymar.
Só se os dois fizeram algo que nós ainda não sabemos...

...
Por via das dúvidas, enviei para o pai do Neymar este contrato.
Aí não tem erro:


-


PIADINHA

Parem com esta bobagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário