Quinta, 17 de outubro de 2019



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para







O livro TODOS POR UM? COMO COMPRAR?
Basta entrar em contato, no Facebook, com Paulo Palombo Pruss. ou pelo editoraescuna@gmail.com ou paulopruss@hotmail.com







FOI UMA GRANDE REVISTA




Acompanhei a Veja desde a primeira edição.
Ia todo segunda-feira, na banca da Praça da Alfândega, pegar o meu exemplar que estava reservado. A Veja e O Pasquim.
Por muitos anos, as duas publicações eram obrigatórias para quem queria se informar. A concorrência era de matar: Manchete, Fatos & Fotos...
...
A cobertura que a Veja fez do golpe contra o presidente eleito Salvador Allende foi um dos trabalhos mais perfeitos que li. Nada aparecido, até porque os jornalões, que hoje bancam de "democratas", defenderam o general assassino Pinochet.



Aí chegou num ponto que não dava mais para ler.
A Veja se tornou a "porta-voz" dos Civita e o negócio degringolou.
Anos e anos sem abrir uma edição.
Até que chegou nisso que é hoje.
...
José Roberto Guzzo foi colaborador da Veja desde o início.
Pegou o boné e escreveu:

Caros amigos
Desde ontem, 15/10/19, não sou mais colaborador da revista “Veja”, na qual entrei em 1968, quando da sua fundação, e onde mantinha uma coluna quinzenal desde fevereiro de 2008. A primeira foi publicada na edição de 13/02/2008. A partir daí a coluna não deixou de sair em nenhuma das quinzenas para as quais estava programada.
Na última edição, com data de 16/10/19, a revista decidiu não publicar a coluna que eu havia escrito. O artigo era sobre o STF, e sustentava, como ponto central, que só o calendário poderia melhorar a qualidade do tribunal — já que, com a passagem do tempo, cada um dos 11 ministros completaria os 75 anos de idade e teria de ir para casa. Supondo-se que será impossível nomear ministros piores que os destinados a sair nos próximos três ou quatro anos, a coluna chegava à conclusão que o STF tende a melhorar.
A liberdade de imprensa tem duas mãos. Em uma delas, qualquer cidadão é livre para escrever o que quiser. Na outra, nenhum veículo tem a obrigação de publicar o que não quer. Ao recusar a publicação da coluna mencionada acima, “Veja” exerceu o seu direito de não levar a público algo que não quer ver impresso em suas páginas. A partir daí, em todo caso, o prosseguimento da colaboração ficou inviável.
Ouvimos, desde crianças, que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. Espero que esta coluna tenha sido um bem que não durou, e não um mal que enfim acabou. Muito obrigado.




-


AGORA ELA VAI DANÇAR? - Que a deputada federal petista Maria do Rosário é maluquete, todo mundo sabe. Além de maluquete, ela sempre é "ofendida" e "perseguida" - na real, paranoia pura. Uma mulher doente.
Sua última "estripulia":

“O que vossas excelências estão tentando é fazer pura politicagem. (…) Vossas excelências estão a serviço de um juiz ladrão, Sergio Moro. Eu estou repetindo aqui as palavras de Glauber, porque Glauber deu essa opinião. O que foi Sergio Moro se não um juiz ladrão?”

Esse Glauber que ela cita não é o cineasta Glauber Rocha, mas um porra-louca, o deputado do PSOL Glauber Braga. A "fera" chamou Moro de ladrão durante audiência com o ministro da Justiça na Câmara federal.

-


MENOS DOIS NO PDT - Milhares de votos na eleição do ano passado que o PDT joga fora: Marlon Santos, o deputado federal mais votado da legenda no RS e Tábata Amaral, deputada federal por São Pulo, mais de 260 mil votos.
...
Restam, agora no PDT, aqueles que são petistas mas não querem largar a legenda. Por que? Não tenho a menor ideia.


-


MENOS TRÊS NA BAND RS - Guilherme Baumhardt, Cláudio Duarte e a Lizemara Prates.

-


MAIS TRÊS QUE FECHAM - Praticamente todos os dias se noticia o fechamento de jornais diários. Desta vez três diários que a RBS vendeu para o grupo NSC: Diário CatarinenseA Notícia e Jornal de Santa Catarina. Vão virara revistas de final de semana. Isso parece até brincadeira.

O que isso significa? Demissões e mais demissões, em todas as áreas.


-


O PRESIDENTE FAZ TUDO ERRADO?! - O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis. Essa medida tem como foco propriedades de apenas um andar, as chamadas casas térreas. Além disso, a lei beneficia imóveis construídos há mais de cinco anos.
O projeto de lei foi apresentado pelo senador Irajá (PSD-TO). As normas alteram a Lei dos Registros Públicos (Lei 6.015/1973). O principal objetivo é promover a dispensa do “habite-se”. Esse documento é usado no momento da averbação de imóveis de uma família.
O termo averbação de imóvel é usado quando é feito alterações nos dados registrados em cartório. Atualmente, esse documento é necessário sempre que o proprietário fizer um construção ou demolição no local. A averbação de imóvel também é necessária quando é feita alguma alteração estrutural de larga escala.
É comum no Brasil que os imóveis sejam são expandidos sem as autorizações necessárias da prefeitura. Isso faz com que os imóveis se tornem irregulares. Esse status é decretado mesmo com o terreno sendo legalmente daquela família. O projeto aprovado por Bolsonaro diminui a burocracia para a regularização. O governo federal destacou que a medida vale apenas para residências. Ou seja, imóveis comerciais não serão contemplados.
O relator do PL foi o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Ele destacou que o projeto significa “um avanço na regularização registral dos imóveis de inúmeras famílias brasileiras. Terá largo alcance social, e se mostra absolutamente compatível com a Constituição Federal”.

...

Na capa de O Estado de S.Paulo:

(clica em cima que amplia)


As vezes, uma foto não quer dizer nada.


-


A VERDADEIRA HISTÓRIA: DESPACITO X PP - Recebo:

"Uma reunião dos que escolheriam o candidato que o PP apoiaria, foi realizada no Hotel Everest. Da votação, secreta, deu empate entre Mello e Marchezan. Foi convocada uma nova reunião para dali a dois dias. O pessoal do PP que apoiava o Mello, afim de evitar maiores rachaduras no partido, desistiu de disputar o apoio e então foi proclamada a coligação com o Marchezan, sem a realização de nova reunião.

Dali então começaram as reuniões para acertar detalhes do programa do Governo. A Ala mais liberal do PP (Ricardo Gomes e outros), conseguiu que fosse exigido do Marchezan o compromisso de não aumentar impostos. Ele aceitou e a coligação foi fechada definitivamente, e o Paim foi indicado para vice.

Essas questões estão escritas em documento que o Marhcezan recebeu e concordou. Montado o Governo, começaram os problemas, mas que são considerados normais dentro de uma coligação. Afinal, sabíamos também do gênio do nosso alcaide.

A questão estourou mesmo quando do projeto de aumento do IPTU. Esse aumento feria nosso compromisso de campanha e não foi aceito por nós. Mesmo assim, conseguimos ajeitar alguns votos para ele. Mas ele ficou furioso, embora por muitas vezes disséssemos que era compromisso de campanha não aumentar imposto.

A coisa estourou mesmo quando da eleição da nova diretoria do PP em Porto Alegre. Ao fim da convenção, foram lançados três nomes como pré-candidatos à prefeitura (coisa normal em reuniões partidárias). Aí então ele enlouqueceu.

E deu no que deu."


-


PROGRAMA DA REGINA - Informa o Adriano Cescani:

Muito feliz. O Programa da Regina, comandado pela minha amiga e sócia no projeto Regina Lima, voltará ao ar totalmente reformulado no Canal Bah. A estreia será em novembro. Além de dirigir a revista eletrônica, terei um quadro de moda masculina. Obrigado Luiz Eduardo Rezende por estar conosco. Só vem coisa boa aí. .

-


REPÓRTER GUMEX: TOPETE INTACTO - Repórter da RBS TV fala sobre a chuva torrencial em Santa Maria. Um horror. Mas, acreditem, o topete do repórter estava perfeito.
Será que o uso do Gumex voltou?


-


BOM DEBATE

Flávio Dutra esclarece:  a Débora Oliveira foi convidada, ficou faceira, mas alegou compromissos com o jogo do Grêmio pela Libertadores para declinar do convite. É isso

(clica em cima que amplia)




-


MODERNIZAÇÃO DO BANRISUL - O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, foi um dos painelistas da reunião-almoço Tá na Mesa, promovida pela Federasul. O evento de ontem também reuniu os dirigentes das instituições financeiras Sicredi, Badesul, BRDE e Agibank. O tema apresentado pelos executivos foi A Transformação dos Bancos, que contou com a mediação da presidente da Federasul, Simone Leite.
Foram discutidos entre os presentes a digitalização do sistema bancário, que está evoluindo em alta velocidade. Cláudio Coutinho destacou o processo avançado de modernização do Banco, revelando que 900 mil clientes da instituição já são usuárias do aplicativo Banrisul Digital. “Atualmente, 53% das operações do Banco são realizadas por meio de canais digitais”, salientou.
...
No primeiro semestre deste ano, os canais de Internet Banking do Banrisul (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office acessados por meio do app Banrisul Digital) tiveram 123,9 milhões de acessos – 34,4% superior ao mesmo período de 2018, o que equivale a uma média de 688,8 mil acessos diários.
O presidente do Banrisul prevê, ainda, agências sem caixa em um futuro próximo. Segundo o executivo, o objetivo é transformar agências não mais em pontos transacionais – para sacar dinheiro e pagar contas – mas em pontos de negócio. “Consideramos nossas agências como ativos do Banco, e a nossa visão é de que fechar agências não seria o caminho correto para seguir competitivo, mas sim transformá-las em pontos negociais”, destacou.
...
Também estiveram presentes no evento os diretores do Banrisul, da Banrisul Cartões, da Banrisul Corretora de Valores e da Banrisul Consórcios; e executivos do Banco.


-


PERGUNTINHA

Alguém me explica como alguns canudinhos de refri na água causam mais histeria e manifestação do que TONELADAS de petróleo destruindo o mar e a vida marinha?

Rafael Marconi


-


AINDA DÁ PARA VOTAR NO PRÊMIO PRESS

Comentarista de Rádio do Ano - Flávio Pereira, Rádio Pampa
Apresentador de TV do Ano - Felipe Vieira, SBT RS
Colunista de Jornal/Revista do Ano - Vitor Bley de Moraes, revista Expansão
Apresentador de Rádio do Ano - Rafael Marconi, 104 FM (O Rogério Mendelski não é hors-concours?)
Repórter de TV - Evandro Hazzy, Band TV (Gosto também do Josmar Leite, Wilson Rosa, Ricardo Azeredo e Jonas Campos. Escolham!!)
Locutor/Apresentador de Notícias - Maria Luiza Benitez, Rádio Guaíba
Repórter Fotográfico do Ano - Jefferson Bernardes, Agência Preview
Comentarista de TV do Ano - divido entre Nando Gross (TV  Record) e André Machado (Band TV)
Repórter de Jornal do Ano - Os repórteres que eu votaria do ZH foram demitidos. Ah, sobrou o Humberto Trezzi.

...

E CONTINUEM VOTANDO NIMIM!

Jornalista de Web do Ano - Prévidi
(Ah, não quer votar nimim? Então vai de Jairo Kuba -  www.rdgalera.com)

Jornalista do Ano - Prévidi

Lá no topo tem um banner do Prêmio Press. Clica e vota!!


-


DESINFORMADO - A escritora e professora Marô Barbieri será a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.
Desculpe a ignorância, mas ainda não tinha escutado ou lido o nome da professora.
...
Está no Correio do Povo: "Sou professora, escritora de livros para jovens, mediadora de leitura e contadora de histórias. O professor e os contador de histórias são os primeiros mediadores de leitura, junto com os pais, que os pequenos leitores têm, pois eles fazem o conteúdo do livro chegar de uma forma agradável, lúdica, interpretativa. O Brasil é um dos melhores países do mundo em termos de literatura feita para jovens. Creio que meu trabalho na Feira será uma extensão do que já faço há décadas nestas funções que exerço", declarou Marô, logo após ser eleita patrona da Feira e receber a função da poeta Maria Carpi.


-



ISSO É GENIAL!!





Vamos dar a real.
Esta escultura não está em Israel, mas na Geórgia.
Segundo o Boatos.org, "criada pela artista Tamara Kvesitaze, a escultura de aço de 8 metros de altura está localizada na avenida beira-mar de Batumi, na Geórgia. As figuras der movem em direção a outra até que se fundem em uma peça a cada 10 minutos. À noite, as peças são iluminadas com luzes coloridas."
A obra, instalada em 2010, foi inspirada na história de amor de "Ali e Nino", um romance escrito em 1937 por um autor do Azerbaijão que usa o pseudônimo de Kurban Said. Relata um caso de amor trágico entre um jovrm muçulmano do Azerbaijão a uma princesa georgiana cristã durante a Primeiro Guerra Mundial.

-


BOATOS.ORG TAMBÉM MENTE - Na explicação sobre a escultura da Geórgia, olha o que uma moçoila chamada Carol Lira escreveu no site:

(clica em cima que amplia)

Como assim?
"Formação clássica de casal" deixou de ser a maioria?
Pergunto: Qual a maioria? Homem com homem e/ou mulher com mulher?
"Modelo tradicional de família" não é o mesmo?
Qual?
Precisamos de uma aula do Boatos.org.


-




APRENDA COM OS MESTRES - A Associação Riograndense de Imprensa e a  Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS promovem o primeiro Curso Intensivo de Cultura Fotográfica, com início dia 19 de outubro.

A iniciativa, inédita, inova também na abordagem do conteúdo: na contramão da enorme oferta de cursos na área da fotografia, em sua grande maioria orientados para as questões técnicas, o programa foca nos aspectos subjetivos da captação da imagem, enfatizando a sensibilidade na observação, o processo criativo e o contexto estético e documental do ato de fotografar.

O objetivo é difundir a compreensão da fotografia como expressão cultural, a partir da percepção de sua evolução histórica e de suas relações orgânicas com os campos das artes e da comunicação, para fomentar a autonomia dos participantes em seu exercício concreto, por meio do estímulo à investigação e ao desenvolvimento de suas próprias narrativas visuais.

A primeira edição ocorrerá entre os dias 19 e 26 de outubro, compreendendo cinco aulas teóricas interativas, no auditório da ARI, e duas atividades de campo no Centro Histórico de Porto Alegre.

Serviço:

Inscrições:

https://www.ari.org.br/cursos/curso-cultura-fotografica/

Associação Riograndense de Imprensa
Av. Borges de Medeiros, 915
(51) 3211 1555

Data: 19 a 26 de outubro

Local: Auditório da Associação Riograndense de Imprensa
Av. Borges de Medeiros, 915

Programa:
Sábado, 19 - 15h a 17h: atividade de campo no Centro Histórico;
Segunda, 21 - 19h a 21h30: primeira aula - O Olhar;
Terça, 22 - 19h a 21h30: segunda aula - Os Fotógrafos;
Quarta, 23 - 19h a 21h30: terceira aula - Luz e espaço-tempo;
Quinta, 24 - 19h a 21h30: quarta aula - Fotografia analógica;
Sexta, 25 - 19h a 21h30: Oficina de composição e criação;
Sábado, 26 - 15h a 17h: atividade de campo no Centro Histórico;

Investimento: R$ 350,00

Professores:

Alfonso Abraham
Fotojornalista radicado no Brasil, nasceu em Barcelona há 66 anos e por mais de 35 anos trabalhou na imprensa. Bacharel em Tecnologia do Meio Ambiente. Fotografou para os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Correio do Povo e Zero Hora, entre outros; fundou a Diafragma, primeira agência fotográfica do sul do país; fotografou também para a agência inglesa Keystone. Foi chefe do Departamento de Fotografia do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa do RS. Iniciou sua trajetória profissional com o pai, José Abraham, detentor de mais de 20 prêmios de jornalismo. Nos últimos 20 anos dedica-se a ensaios fotográficos e à formação de um banco de imagens do Rio Grande do Sul, com acervo de mais de 10.000 imagens. Realizou várias exposições, entre elas no Memorial do Rio Grande do Sul, no Museu de Arte de Santa Maria e no Instituto Histórico e Geográfico do RS. Vencedor de três prêmios ARI de fotojornalismo. Pesquisador em História da Arte, acadêmico em Escrita Criativa pela PUCRS.

Claudio Santana
Fotógrafo, artista visual e produtor cultural. Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Coordenou o Inventário dos Personagens do Centro de Porto Alegre, projeto premiado pela UNESCO/IPHAN. Coordenou o projeto de implantação da Cinemateca Capitólio. Coordenou ainda o Seminário Internacional La Machinerie de l’Art – Escola de Artes França-Brasil, promovido pela Embaixada da França. Foi artista convidado para a exposição fotográfica internacional Le Lieu, Le sujet – O Lugar, O Sujeito.  Atuou como produtor executivo da Fundacine – Fundação Cinema RS. Coordenou e produziu o documentário Terra dos Gaúchos, em parceria com a EMBRATUR e Secretaria de Turismo do RS. Foi fundador e diretor do Núcleo de Economia Criativa de Porto Alegre. Dirigiu e produziu o documentário curta-metragem Parte de Mim, sobre a artista visual Maria Inês Rodrigues. Membro associado da instituição cultural Latitudes Contemporaines, França.


-


CAMINHO DOS SANTUÁRIOS - Incentivar o turismo religioso e testemunhar a Fé pelas ruas de Porto Alegre são os objetivos do II Caminho dos Santuários, que será realizado no próximo sábado, dia 19. No ano passado, trezentos peregrinos completaram o trajeto de 10 km, passando pelo Santuário de Nossa Senhora do Trabalho, Parque Vinte de Maio, pelas igrejas São Vicente de Paulo, Imaculado Coração de Maria, Santa Bárbara e Madre Teresa de Calcutá e pelo Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Nesta edição, as novidades são os acréscimos do Parque Chico Mendes e da Praça México no roteiro.
A caminhada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até o dia 18, pelo https://forms.gle/YQwnjP3cQqzv2DmS6.
Duzentas e cinquenta pessoas já se inscreveram para participar! O Caminho é organizado pelos Santuários do Trabalho e de Fátima, com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR), da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) e das paróquias do percurso. O patrocínio é da Rede de Escolas São Francisco, Solidum, Roda Flores e Adriana Mauri Imóveis.
...
Para o padre Renato Schneider, pároco do Santuário do Trabalho, o Caminho é uma forma de vivenciar a religiosidade e aproximar os paroquianos da zona norte. “Somos todos Igreja e precisamos destes momentos em comunidade para fortalecer a nossa Fé. Caminhei no ano passado e foi muito bonito ver os peregrinos rezando e cantando pelas ruas da Cidade. Tudo, com muita alegria e animação”, comenta.
O presidente da Frentur, vereador João Carlos Nedel, acrescenta que além das seis igrejas o trajeto também perpassa seis bairros. “Passamos pela Vila Ipiranga, Passo das Pedras, Rubem Berta e os Jardins Itu-Sabará, Leopoldina e Planalto, contemplando várias faces da Capital que não entram nos tradicionais roteiros turísticos”, explica. Esta é a terceira caminhada promovida pela Frentur em 2019: em abril foi realizado o III Caminho de Porto Alegre e, em agosto, a 1ª edição do Caminho Navegantes-IAPI.
...
Na chegada ao Santuário de Fátima haverá uma missa para recepcionar os caminhantes. A expectativa é que 600 peregrinos participem do II Caminho dos Santuários.
...
Mais informações pelo caminhodossantuarios@gmail.com ou 3220-4214


-


NÃO É PIADINHA

Paz e amor

O Márcio Pinheiro conseguiu esta relíquia em uma revista POP

(clica em cima que amplia)




-


PIADINHA


Saidinha




2 comentários:

  1. A esquerda sempre viveu do 'alguém disse alguma coisa'. E nem precisa ser verdade, basta alguém ter dito, e é repetido ad nauseam, invocando o argumento de autoridade. Fatos? Para quê?
    (Bertrand Kolecza) P.S.: Excelente edição.

    ResponderExcluir
  2. A crise traz muita criatividade. Diário Semanal Catarinense? C'os diabos, quem seria louco para comprar jornal impresso nesta era digital? (Bertrand Kolecza)

    ResponderExcluir