Quinta, 31 de outubro de 2019 - parte 2




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para







O livro TODOS POR UM? COMO COMPRAR?
Basta entrar em contato, no Facebook, com Paulo Palombo Pruss. ou pelo editoraescuna@gmail.com ou paulopruss@hotmail.com
...










A GLOBO APRENDEU A "INVESTIGAR"
COM A VEJA (ANTES DE SER VENDIDA)






A análise é de 2016, mas poderia ser feita hoje, só mudando os personagens e o veículo.
Sai a Veja e entra a globo:




Para quem não entendeu o título, a revista Veja foi vendida, pela Editora Abril, em dezembro do ano passado, para Fabio Carvalho, advogado carioca especializado em recuperação de empresas. A Veja dos Civita era pródiga em atirar merda no ventilador - hoje continua, mas mudou de lado.
Lembro bem de uma matéria de capa da revista tratando do triplex do Lula.
Li numa postagem de um amigo no Facebook.
A "matéria" era uma cascata tremenda, uma forçação de barra impressionante. Dava nojo de ler.
Lá pelas tantas, tem a conversa mole de um porteiro que disse que conheceu a dona Marisa Letícia, esposa do Lula, quando ela foi visitar o apartamento. Uauuu!! Um porteiro de ótima memória e que reconheceu a ex-primeira-dama!!
Nem uma criança acreditaria numa bobagem dessas.
Mas mereceu duas páginas da Veja e uma infinidade de "matérias" na globo. Um escândalo medíocre!!
Por que era importante a bobagem difundida? Porque o nome de Lula estaria na boca de todos! Desmoralizava o ex-presidente.
Claro, depois surgiram vídeos, mostrando inclusive o Lula visitando o tal triplex.
Mas aí o brasileiro já estyava convencido que o ex-presidente era dono do triplex e o juiz Sérgio Moro fez o que tiha que fazer.
...
O "jornalismo sério e imparcial" da globo aprendeu bem a lição.
Agora, no caso do assassinato da vereadora, a "matéria" foi construída de acordo com o MANUAL DA VEJA.
Liquida com o presidente, dizendo - como eles adoram dizer - "entre aspas, os criminosos..." foram na casa de Bolsonaro e o infeliz do porteiro disse que falou com o "seu Jair". Fazer um escândalo. Aí entra o repórter-gaiato e diz que no dia o então deputado federal estava em Brasília. Quer dizer, ele não tem nada a ver com o tal crime.
Mas, aí morreu o Neves.
O nome dos Bolsonaro já está na boca de todos os brasileiros.
"Bandido!! Assassino!!"
...
Era apenas isso que a globo queria.
Transformar Bolsonaro num monstro ainda maior.
Ele reagiu. E deu nos dedos dos Marinho.
Ficaram furibundos.
...
Vamos aguardar.
...

Mas o JN ontem já disse que o porteiro mentiu ou se confundiu.
Aliás, leram a Veja:

(clica em cima que amplia)


-

 A CANALHICE É TÃO GRANDE QUE ONTEM, NO JORNAL HOJE, FIZERAM A COITADA DA APRESENTADORA DIZER QUE "FONTES" COLOCARAM EM DÚVIDA UM VÍDEO POSTADO PELO FILHO DO PRESIDENTE, DESMENTINDO O PORTEIRO.
DE NOITE, OS PATIFES ACEITARAM!

...

SACADA DO IDACIL AMARILHO:
Você já notou que o JN quando se vê obrigado a dar uma boa notícia do Presidente Bolsonaro antes ele trata de noticiar algo que não tenha sido positivo?
Quer um exemplo?
Na terça, primeiro, fez uma larga matéria sobre o vídeo das hienas; depois, noticiou que Bolsonaro havia atraído 10 bilhões de dólares dos árabes em investimentos no Brasil.
Assim ela sempre consegue zerar a boa notícia.

...

DO JORNALISTA VITOR BLEY DE MORAES:

ONDE ESTÁ O COMPROMISSO COM A ÉTICA E COM A VERDADE?

Ao divorciar-se do seu principal compromisso, que é o de apurar e divulgar a verdade, parte da mídia nacional está entrando num processo de autofagia. As notícias relevantes cederam espaço para fatos mal apurados, mentiras, fofocas e entrigas. Os diretores de grandes veículos não estão sabendo interpretar o que o público quer ler, ouvir e assistir. Como já não bastassem os programas de gosto duvidoso, agora o Jornalismo está contaminado.
Como Jornalista, sinto vergonha de alguns fatos recentes, que explicam a crise de credibilidade do Jornalismo brasileiro. A reportagem do Jornal Nacional sobre o Caso Mariele Franco implicando o presidente Jair Bolsonaro foi vergonhosamente irresponsável e um exemplo claro de como não se deve fazer Jornalismo.
Forçaram uma denúncia contra o presidente e, no mesmo segmento do noticioso, tiveram que informar que naquele momento em que um suspeito do assassinato da vereadora, Bolsonaro estava em Brasília. Isto demonstra claramente que há um processo de sabotagem contra o atual governo.
O JN, que por 50 anos, foi o principal noticioso do País, está agonizante. Ao invés de mostrar grandes descobertas no campo científico e outras notícias positivas, ou ainda a iminência de uma armação para soltar 5 mil condenados, insiste em noticiar com fatos irrelevantes. Por isso, entendo o desabafo que o presidente Bolsonaro fez na madrugada passada.
O Brasil está fechando com a Arábia Saudita uma série de negócios bilionários e a Globo distorcendo fatos. Como o próprio presidente falou na sua manifestação pela Internet: estamos no mesmo barco. Se o navio afundar, todos morrerão. Os atores e autores desses desserviços à nação parece não entenderem isso. Insistem nessa divisão do Brasil. Triste Jornalismo.
Até quando?


-



SUGESTÃO DO CACO BELMONTE

Cassa a Globo e o Véio da Havan recebe a concessão.
Vai ser apresentador, que nem o Silvio.
O Caldeirão do Hang.


-



BAND SEM O ANDRÉ -  O jornalista André Machado está deixando a Band RS na próxima sexta, em decisão construída com a empresa. Chegaram a um acordo para a data da saída justamente no dia em que, há cinco anos, ele foi contratado. “André Machado teve uma passagem irretocável pela Band. Contribuiu de forma intensa para o fortalecimento de nosso jornalismo. E agora tem a coragem de se dedicar a um projeto pessoal que está no DNA dele. Certamente terá êxito também nesta nova etapa. Deixa a Band pela porta da frente, que sempre estará aberta para ele”, afirma Leonardo Meneghetti, diretor-geral da Band RS.
“Sou muito grato à Band pela realização de sonhos ao longo destes cinco anos", afirma André Machado. "Toda despedida é dura e dolorida, mas vale a experiência do caminho. Na vida temos que reconhecer os ciclos. Caminho para uma nova etapa", conclui André.
O jornalista ingressou na Band RS em 01.11.2014. Comandou programas nas rádios BandNews FM e Bandeirantes e foi colunista do Band Cidade. Atualmente apresenta também o RS Acontece, na Band TV e assina a coluna POA+RS, no Metro Jornal.
Ao longo destes cinco anos participou de coberturas importantes como o depoimento do ex-presidente Lula, o julgamento da chapa Dilma-Temer e esteve na tela da Band quando a emissora chegou ao primeiro lugar no Ibope na cobertura do Carnaval 2017. Em todo seu período de Band RS, André Machado teve o seu trabalho reconhecido pelo Prêmio Press: Jornalista do Ano (2018) e melhor comentarista de TV (2015, 2016 e 2017). Neste ano é finalista na categoria colunista de jornal.



-


SOCIALISMO ROMÂNTICO E GONORREIA JUVENIL - Assista:




-


BAITA MANCADA - André Azeredo (ex-RBS TV) não devia ter saído da Globo para encarar o "jeito diferente" dos chefões da Record São Paulo. Os caras têm o humor no calcanhar. Lá, o jornalista aceita a Universal ou é defenestrado - ainda mais na apresentação do SP no AR.


-




O LIVRO DO PC TEIXEIRA - Rua da Margem traz à tona uma Porto Alegre que pouco aparece por aí – a cidade do Barão da João Alfredo, do Ildo da Lanchera, do Sid do Bambu’s, da cantora Valéria, do Pé Palito, do seu Cláudio do Parangolé. Uma cidade plural e diversa, vaidosa de sua história e aberta à cena contemporânea.
Agora, as melhores reportagens que passaram pelo site – sobre pessoas e lugares que merecem tinta e papel – estão reunidas em livro: Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre, editado pela Libretos, reúne textos do jornalista Paulo César Teixeira publicados desde outubro de 2017, quando o portal foi criado pelo autor e a publicitária Luísa Rosa (pai e  filha).
O lançamento de "Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre" vai acontecer na sexta, dia 8, com sessão  de  autógrafos  às  17h  na Praça Central da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ainda  no  dia  8, a partir das 19h30min, Paulo César, o Foguinho, estará autografando a obra também no bar Guernica, na Travessa dos Venezianos,  44,  na  Cidade Baixa.
...
No Guernica, além de sessão de autógrafos, será realizada uma roda de conversa com a participação de personagens que aparecem nas reportagens. Em seguida, a noite fecha com o show Elisa Meneghetti Canta Nei Lisboa, com a cantora Elisa Meneghetti navegando no repertório de um dos mais representativos compositores de Porto Alegre, acompanhada ao violão por Filipe Narcizo.
Em tempo: no dia 8, às 16 horas, o autor participa do debate A cidade como um personagem, ao lado do jornalista Lourenço Cazarré no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
...
Campanha de Apoio no Catarse
Até o dia do lançamento prossegue a campanha na plataforma do Catarse para custear a produção da obra, com recompensas que incluem desde um jantar do projeto de cozinha artesanal Mucho Gosto no bar Guernica a um chope artesanal no bar I Love CB, passando ainda por brindes como chaveiros e porta-livros produzidos em tecido pela marca A Mãe Que Fez.


-



UM RETRATO PERFEITO
DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO
Ou como a bandidagem ganha sempre





-


FATO OU BOATO - Desde o ano passado, o TSE não parou de trabalhar no desenvolvimento de estratégias e ações para enfrentar o fenômeno da desinformação.
A página “Esclarecimentos sobre Notícias Falsas” – lançada no pleito do ano passado – foi atualizada, ganhou mais recursos e um novo nome: “Fato ou Boato?”. O site passou a reunir, em um só espaço, todos os conteúdos produzidos para rebater as informações falsas sobre a Justiça Eleitoral.
Segundo a assessora-chefe de Comunicação do Tribunal, Ana Cristina Rosa, trata-se de uma evolução da ferramenta disponibilizada em 2018, dentro do rol de ações da campanha de esclarecimento ao eleitor, intitulada “TSE contra Fake News”. A campanha rendeu à Corte a indicação como finalista da 16ª edição do Prêmio Innovare, na categoria “Tribunal”, cujo resultado será conhecido no dia 3 de dezembro.
“Nós sentimos a necessidade de agregar todos os conteúdos produzidos pelo Tribunal em um único local. É como se fosse uma versão 2.0 da página de 2018, com mais dados e ferramentas para atestar a veracidade da informação. A ideia é facilitar a vida do cidadão, reunindo informações sobre esse tema numa pagina clean, fácil de navegar e amigável”, disse a assessora-chefe.
O espaço contará também com materiais produzidos pelas instituições parceiras, que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.
...
Fato ou Boato?
Com um layout mais moderno no formato onepage (todo conteúdo disposto na mesma página), o novo espaço foi dividido em oito áreas: Passo a Passo, Esclarecimentos, Quiz, Mitos Eleitorais, Agências, Posts, Candidatos e Fake News.
Para acessar o site, basta digitar www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/ ou, por meio do site do TSE, no centro da página, clicar no banner “Fato ou Boato?”.
No ícone Passo a Passo há dicas de como identificar uma informação falsa. Os tópicos foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), que é parceira do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.
Já na seção Esclarecimentos, foram disponibilizados textos e vídeos produzidos durante as Eleições de 2018 com o objetivo de desmentir informações falsas sobre a Justiça Eleitoral, a urna e o voto.
Logo em seguida, o site apresenta um quiz para os usuários testarem seus conhecimentos sobre o processo eleitoral brasileiro.
Os vídeos da série Mitos Eleitorais, produzidos pela equipe de Campanhas do TSE, também integram o leque de conteúdos disponíveis no site.
Na sequência, a página conduz o cidadão a um espaço chamado Checagem dos Fatos!, no qual a ideia é que todos conheçam as agências de fact-checking que são parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação.
Na parte denominada Posts, estão reproduzidas algumas artes que foram compartilhadas dentro da iniciativa #NaDúvidaNãoCompartilhe, em 2018.
Descendo um pouco mais ou clicando no ícone Candidatos, o usuário é direcionado a um espaço para conhecer o postulante ao cargo eletivo de determinada eleição. O local reúne informações e serviços do TSE e de outras instituições que levam o eleitor a informações sobre as receitas e despesas dos candidatos, se há alguma pendência do político com a Justiça e um contexto sobre o histórico do candidato escolhido na pesquisa.
Por fim, estão reunidos os vídeos e esclarecimentos da série Fake News e Eleições, lançados entre o primeiro e o segundo turno de votação do pleito de 2018.


-


NÃO É PIADINHA


Sinceridade ao extremo!




-



PIADINHA

Não tem jeito





Nenhum comentário:

Postar um comentário