Segunda, 14 de outubro de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para







O livro TODOS POR UM? COMO COMPRAR?
Basta entrar em contato, no Facebook, com Paulo Palombo Pruss. ou pelo editoraescuna@gmail.com ou paulopruss@hotmail.com






O TOQUE

O texto abaixo, do jornalista Paulo Motta, é precioso porque retrata um dos maiores temores dos heterossexuais convictos: o exame de próstata. Se eu fosse fazer um texto sobre este drama não conseguiria "ter ou fazer" humor, como o PM. Ele consegue nos fazer rir até numa situação dessas.
Eu, que não tenho histórico familiar de problemas na próstata, fiz o meu primeiro há mais ou menos dois anos, porque os exames de sangue mostravam que não havia necessidade. Fiz o maldito exame na Emergência da Santa Casa de Porto Alegre, antes de receber alta. O jovemmédico, delicadíssimo, me disse:
- Vais ser liberado hoje, mas antes temos que fazer o exame que homens detestam.
Antes de piadinhas, revelo que fiz - foram longos segundos - e não tive nenhuma sensação de prazer.

...

Não, não me refiro ao toque de recolher e nem a algum filme do Godard. Falo sobre o exame de toque, aquele, sabem?
Aos 49 anos resolvi que era a hora de me submeter ao famigerado exame de toque, prevenção do câncer da próstata.
Tenho histórico familiar, por isso mais cuidado ainda. Minha bisavó Etelvina, morreu de câncer na próstata, naqueles tempos algumas mulheres nasciam com próstata e bigode.
Procura daqui, escolhe dali, finalmente achei uma urologista feminina, mulher, uma dama.
No dia agendado lá estava eu, na sala de espera do consultório, escutando Paul Mauriat e folheando uma Fatos & Fotos amarelada pelo tempo e a capa era a Brigitte Bardot, juro!
Confesso que estava nervoso como anão em comício, mas tentando fingir naturalidade, apesar de ser o centro das atenções por estar roendo as unhas do velhote que sentava ao meu lado.
Minha vez; coração batendo mais forte como se fosse o primeiro encontro com a namoradinha adolescente, com a terrível diferença que a minha primeira namorada nem me beijou, imagina uma coisa mais ousada.
Sentei-me e a médica conversou calmamente, perguntou-me sobre amenidades, se eu gostava de ornitorrincos, qual a minha bebida predileta e se eu bebia. Quando eu respondi que sim, que bebia, ela perguntou-me desde quando, e respondi: desde que acordo.
Ela achou uma gracinha a minha resposta e eu resolvi não dizer que estava falando sério.
Minha atenção prendia-se nos dedos da doutora médica, que iria me invadir com um daqueles dez dedos finos e pontiagudos, em seguidinha.
Vesti o avental de bunda de fora e deitei-me de lado para a incômoda invasão. Mas não foi tão horripilante, não. Me vesti, cumprimentei a senhora médica e saí exultante, feliz, convicto!
Quase gritei quando cheguei na rua: Fiz e não gostei, ouviram seus bostas!
Achei uma coisa muito ruim, só faço de novo por obrigação! E me fui contar a boa nova a todos.
 Liguei pro meu filho, o Lobo, que o exame estava consumado e eu não tinha nada na próstata além da própria próstata! E que nem passava pela minha cabecinha oca pedir uma segunda ou terceira opinião médica!
Beijinhos nos intestinos de todos e todas!


-


GENTE FINA - É sempre bom lembrar que temos mais um gaúcho no Governo federal. O ex-deputado estadual e federal Cezar Schirmer, que sempre foi do MDB autêntico,  já está trabalhando para o presidente Bolsonaro.
É o secretário nacional da Economia Criativa, cargo do ministro da Cidadania Osmar Terra.


-


ACEITO APOSTAS - Macri bate o candidato da velha bandida.


-


LEIAM COMO AGE A CANALHADA PETISTA! - Está em https://www.boatos.org/politica/capa-veja-moro-enganou-brasileiros.html:

Capa da Veja disse que Sérgio Moro
enganou milhões de brasileiros?

(clica em cima que amplia)




-


POR FALAR EM CANALHADA - O sujeito que, hoje, por ser muito rico, acha que pode tudo está enganado. Prisões como a do Marcelo Odebrecht comprovam isso.
Luciano Bivar, o presidente do PSL e coronel Nordestino, acha que pode tudo. Tipo "tenho o que quero".
|Aí a gente pensa que ele vai ficar muito triste se o presidente e um monte de deputados saírem do partido. Nananinanão!
Sabe quanto ele vai receber para a eleição do ano que vem?
Na eleição do ano passado, o PSL recebeu 17,5 milhões de reais. Para 2020, o partideco receberá algo em torno de 200 milhões de reais.
Que festão!!

-


JUSTA CAUSA - Do G1:

O deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) informou que alegará justa causa para deixar o partido. Bibo está no grupo de 21 parlamentares que pediu, em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro, para acessar as contas do PSL e fazer uma auditoria.
"O partido está totalmente irregular, não tem prestação de contas e ainda há perseguição. Fui retirado de tudo. Estão levando o partido de maneira incorreta. Vamos pedir justa causa para sair", afirmou o deputado.
A declaração ocorre em meio ao embate entre Bolsonaro e o comando do PSL, que decidiu pedir uma auditoria nas contas da campanha presidencial do ano passado.
...
De acordo com a Resolução 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido pode pedir à Justiça Eleitoral a decretação da perda de cargo eletivo quando o deputado se desfiliar sem justa causa.
Ainda conforme a resolução, configuram justa causa: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação pessoal.


-



CÁ ENTRE NÓS - As massas equatorianas não são artesanais como as brasileiras.
Se assim fossem, Lula não terminaria o segundo mandato.
E Dilma bailaria nos primeiros meses do primeiro governo.


-


DESPACITO, O ADMINISTRADOR - Moro há 30 anos na Rua da República e jamais vi as calçadas tão imundas como hoje de manhã. Dá a impressão de que estamos em pleno Carnaval...


-


ISSO É UM ESCÂNDALO!! - Recebo:

Em anexo dois prints da tela do GauchaZH no celular.
Mostra propaganda de aparelho de gatonet (TV pirata pela internet).
Achei interessante te mandar.
.
Empresa de comunicação, inclusive TV, permitindo propaganda de serviços ilícitos nos seus veículos.
Por essa eu não esperava.





-


NOTÍCIA SERIA SE FOSSE A SEGURANÇA
PÚBLICA, A EDUCAÇÃO OU A CULTURA...

Saúde acompanha atendimento no Hospital da Criança Conceição


-


NÃO DÁ! - Escutei em um desses noticiários de minuto em uma TV (não precisda dizer o canal, porque todas são iguais): "Motoristas que trafegam pela BR-116 precisam ter atenção...". Ora, vão chupar um carpim!!
...

Aliás o jornalista Caco Belmonte fez uma observação de um noticioso de rádio, que me nego a ouvir:

Que me perdoem os colegas pela critica, mas a redação do Correspondente Ipiranga está muito ruim, cada vez pior. Texto pobre.


-


CONVITE DO MARCELO VILLAS-BÔAS

(clica em cima que amplia)




-


LEIAM OBRIGATORIAMENTE!
MENOS UM: FOLHA DE CAXIAS - De 11 de outubro de 2019:

"Esta é a última edição impressa do Jornal Folha de Caxias. Desde 13 de abril de 2012 foram 1886 edições. Não faltamos com nenhuma que estivesse prevista. Agora é rumo ao novo, ao futuro, do qual não nos livraremos, ninguém. Quem ainda não conhece venha ver o portal www.leiafacil.com.br e baixe o APP Leia Fácil, que seguirão sendo atualizados diariamente com as principais informações da região, com ênfase para a economia e política.

Não temos nada a lamentar, pelo contrário, foram anos felizes de muitas conquistas e ajuda mútua com a sociedade caxiense e da região. E fundamentalmente porque fizemos o que gostamos e pudemos de fato melhorar a vida de muita gente. Não nos furtamos de nenhuma das nossas obrigações e sempre estivemos prontos para fazer mais do que a nossa obrigação.

O que contratamos pagamos e o que prometemos entregamos. Trouxemos outro patamar de negociação no setor colocando as coisas nos seus devidos lugares no que tange a isso. Cito dois exemplos para os estimados leitores. Em 18 de julho de 2012, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul fez nova licitação para as publicações dos seus editais. Foi nossa primeira participação. O Jornal Pioneiro iniciou com o valor de R$ 67,63 e no leilão chegou a 0,75 centavos de real por centímetro coluna. Vencemos por 0,74, não que fosse lucrativo, mas ali era o nosso primeiro passo para que o mercado soubesse da nossa legalidade e capacidade.  Após, vencemos as licitações no IPAM (Instituto de Previdência e Assistência Municipal), na FAS (Fundação de Assistência Social) e Prefeitura.                                                                           

Em 2013, a superintendência da Caixa Federal oficiou ao 1º Registro de Imóveis de Caxias do Sul, ao saudoso Olyntho Mendes de Castilhos, solicitando que seus editais de intimação fossem publicados conosco em razão do custo, aproximadamente um terço do que vinha sendo pago ao Pioneiro, o que onerava sobremaneira os custos para com os fiduciantes, muitas vezes dobrando o valor em aberto e inviabilizando o acordo. Para se ter uma ideia, alguns anos depois, o Pioneiro ficou tão barato que a Folha não conseguia bater seus orçamentos.

Aos poucos fomos conquistando a confiança do mercado, ao ponto de que atualmente a maior parte da demanda de publicações legais e obrigatórias, de grandes companhias, como Randon, Marcopolo, Grendene, Pettenati, entre outras, era atendida pela Folha, com custos bem inferiores aos praticados anteriormente. Desta forma, também estas publicações acabaram se tornando um importante incremento no faturamento da Folha de Caxias. Com a entrada em vigor, nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, da MP 892, que desobriga estas publicações por parte das empresas de capital aberto, entendemos oportuno investir no digital e encerrar as impressões em meio papel. Assim, convidamos a todos a seguir conosco e, se a MP em questão cair, seguiremos ao lado de nossos parceiros.

Estamos sempre em pé e às ordens! Muito obrigado a todos até aqui!

Cláudio Scherer Fundador


-


MEUS VOTOS NO PRÊMIO PRESS

Comentarista de Rádio do Ano - Flávio Pereira, Rádio Pampa
Apresentador de TV do Ano - Felipe Vieira, SBT RS
Colunista de Jornal/Revista do Ano - Vitor Bley de Moraes, revista Expansão
Apresentador de Rádio do Ano - Rafael Marconi, 104 FM (O Rogério Mendelski não é hors-concours?)
Repórter de TV - Evandro Hazzy, Band TV (Gosto também do Josmar Leite, Wilson Rosa, Ricardo Azeredo e Jonas Campos. Escolham!!)
Locutor/Apresentador de Notícias - Maria Luiza Benitez, Rádio Guaíba
Repórter Fotográfico do Ano - Jefferson Bernardes, Agência Preview
Comentarista de TV do Ano - divido entre Nando Gross (TV  Record) e André Machado (Band TV)
Repórter de Jornal do Ano - Os repórteres que eu votaria do ZH foram demitidos. Ah, sobrou o Humberto Trezzi.

...

E CONTINUEM VOTANDO NIMIM!

Jornalista de Web do Ano - Prévidi
(Ah, não quer votar nimim? Então vai de Jairo Kuba -  www.rdgalera.com)

Jornalista do Ano - Prévidi

Lá no topo tem um banner do Prêmio Press. Clica e vota!!


-


PARECE SACANAGEM - "O Equador vive uma situação de convulsão social que foi detonada pelo anuncio feito, há onze dias, pelo presidente Lenin Moreno, de um pac...(...) ...diz Paola Pabón, governadora da província de Pichincha, localizada no norte do país. ".

Juro que quando li esta notícia no Sul 21 pensei que fosse gozação do Imperador de Bulhufas, Paulo Motta.
Presidente Lenin? Província de Pichincha?


-




PARA QUEM QUER APRENDER A FOTOGRAFAR - A Associação Riograndense de Imprensa e a  Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul promovem o primeiro Curso Intensivo de Cultura Fotográfica, com início dia 19 de outubro.

A iniciativa, inédita, inova também na abordagem do conteúdo: na contramão da enorme oferta de cursos na área da fotografia, em sua grande maioria orientados para as questões técnicas, o programa foca nos aspectos subjetivos da captação da imagem, enfatizando a sensibilidade na observação, o processo criativo e o contexto estético e documental do ato de fotografar.

O objetivo é difundir a compreensão da fotografia como expressão cultural, a partir da percepção de sua evolução histórica e de suas relações orgânicas com os campos das artes e da comunicação, para fomentar a autonomia dos participantes em seu exercício concreto, por meio do estímulo à investigação e ao desenvolvimento de suas próprias narrativas visuais.

A primeira edição ocorrerá entre os dias 19 e 26 de outubro, compreendendo cinco aulas teóricas interativas, no auditório da ARI, e duas atividades de campo no Centro Histórico de Porto Alegre.

Serviço:

Inscrições:

https://www.ari.org.br/cursos/curso-cultura-fotografica/

Associação Riograndense de Imprensa
Av. Borges de Medeiros, 915
(51) 3211 1555

Data: 19 a 26 de outubro

Local: Auditório da Associação Riograndense de Imprensa
Av. Borges de Medeiros, 915

Programa:
Sábado, 19 - 15h a 17h: atividade de campo no Centro Histórico;
Segunda, 21 - 19h a 21h30: primeira aula - O Olhar;
Terça, 22 - 19h a 21h30: segunda aula - Os Fotógrafos;
Quarta, 23 - 19h a 21h30: terceira aula - Luz e espaço-tempo;
Quinta, 24 - 19h a 21h30: quarta aula - Fotografia analógica;
Sexta, 25 - 19h a 21h30: Oficina de composição e criação;
Sábado, 26 - 15h a 17h: atividade de campo no Centro Histórico;

Investimento: R$ 350,00

Professores:

Alfonso Abraham
Fotojornalista radicado no Brasil, nasceu em Barcelona há 66 anos e por mais de 35 anos trabalhou na imprensa. Bacharel em Tecnologia do Meio Ambiente. Fotografou para os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Correio do Povo e Zero Hora, entre outros; fundou a Diafragma, primeira agência fotográfica do sul do país; fotografou também para a agência inglesa Keystone. Foi chefe do Departamento de Fotografia do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa do RS. Iniciou sua trajetória profissional com o pai, José Abraham, detentor de mais de 20 prêmios de jornalismo. Nos últimos 20 anos dedica-se a ensaios fotográficos e à formação de um banco de imagens do Rio Grande do Sul, com acervo de mais de 10.000 imagens. Realizou várias exposições, entre elas no Memorial do Rio Grande do Sul, no Museu de Arte de Santa Maria e no Instituto Histórico e Geográfico do RS. Vencedor de três prêmios ARI de fotojornalismo. Pesquisador em História da Arte, acadêmico em Escrita Criativa pela PUCRS.

Claudio Santana
Fotógrafo, artista visual e produtor cultural. Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Coordenou o Inventário dos Personagens do Centro de Porto Alegre, projeto premiado pela UNESCO/IPHAN. Coordenou o projeto de implantação da Cinemateca Capitólio. Coordenou ainda o Seminário Internacional La Machinerie de l’Art – Escola de Artes França-Brasil, promovido pela Embaixada da França. Foi artista convidado para a exposição fotográfica internacional Le Lieu, Le sujet – O Lugar, O Sujeito.  Atuou como produtor executivo da Fundacine – Fundação Cinema RS. Coordenou e produziu o documentário Terra dos Gaúchos, em parceria com a EMBRATUR e Secretaria de Turismo do RS. Foi fundador e diretor do Núcleo de Economia Criativa de Porto Alegre. Dirigiu e produziu o documentário curta-metragem Parte de Mim, sobre a artista visual Maria Inês Rodrigues. Membro associado da instituição cultural Latitudes Contemporaines, França.


-


NÃO É PIADINHA

Amigos de Oeisis International 
mandaram de presente no sábado




-


PIADINHA


Aliás, Oeisis estava um lixo, moralistas de ixquerda!
Faltou o óleo venezuelano!!



6 comentários:

  1. Por falar no Correspondente Ipiranga, na sexta, 11 de outubro, na edição das 20h, a leitora de notícias falou duas vezes em procissão de "Nossa Senhora das Navegantes"

    ResponderExcluir
  2. Schirmer na "Economia Criativa" agora o País sai do atoleiro. Enguanto isso, nenhuma punição da Kiss

    ResponderExcluir
  3. Na Guaíba, a redação das noticias lidas às 8h pela Maria Luiza Benitez também é de chorar. Muitas vezes ela pula a notícia porque a leitura é absolutamente impossivel.

    ResponderExcluir
  4. Sobre eleições na Argentina espero que o vencedor não façam os portenhos perder sua arrogância como estão atualmente hoje.Não se via pedintes em Buenos Aires hoje estão a os borbotões mais por diversas cidades existem diariamente colas por um Plato de sopa ou fideos e se nota a pobreza por todas as partes .Saindo da zona central da capital se vê chabolas por todos os bairros.Em tempo minha "religião" não me permite apostar nem jogar.kkkkk
    Jose Manuel Vega Garcia

    ResponderExcluir
  5. Realmente o Bolsonaro deu total autonomia para seus ministros escolherem quem bem quisessem em suas pastas. A ideia é boa, mas sempre tem um q avacalha(Osmar Terra) e escolhe o amiguinho queimado do Schirmer.

    ResponderExcluir
  6. "Na Guaíba, a redação das noticias lidas às 8h pela Maria Luíza Benitez também é de chorar. Muitas vezes ela pula a notícia porque a leitura é absolutamente impossível."

    E falando em rádio Guaíba, é muito fraquinha no português a menina Laura Gross, vários erros de concordância, coisa feia para uma radialista profissional, culminando com a deplorável locução verbal, 'Ele vai vim'. Laura, ele virá, ou ele vai vir - no coloquial até se aceita esse tipo de linguagem, mas numa rádio, dói!
    O uso do 'onde' (e o pior é que falam aonde) para qualquer coisa, é de doer: '... a questão do jogador tal, onde a direção do Inter disse...' . Pelo amor de Deus, 'onde' (advérbio de lugar) só pode ser usado para 'lugar', é uma regra pétrea da língua culta portuguesa! 'A cidade de Taquari, onde nasce o presidente Costa e Silva, vai...'
    Abraços.

    ResponderExcluir