Segunda, 21 de outubro de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para







O livro TODOS POR UM? COMO COMPRAR?
Basta entrar em contato, no Facebook, com Paulo Palombo Pruss. ou pelo editoraescuna@gmail.com ou paulopruss@hotmail.com







ÓLEO NAS PRAIAS. DE NOVO?




Depois que li o texto abaixo, do jornalista Roberto Silveira Tavares, lembrei de inúmeras vezes em que sujei os pés com óleo/piche nas praias brasileiras. Principalmente no Rio e RS. Desde muito pequeno. Não sei se era óleo, piche ou outro derivado de petróleo. Só lembro que se limpava com óleo de soja. Era uma mão de obra tirar aquilo dos pés.
Tenho a impressão de que o que acontece no Nordeste brasileiro é uma grande tragédia, diferente das anteriores.
Pior até do que aconteceu na Praia do Hermenegildo (RS), no final da década de 70, que as tais autoridades insistiam que era um fenômeno chamado "maré vermelha". Daquela vez, muitos animais morreram, inclusive domésticos, e todos sentiam um forte cheiro.
Agora, também, o fenômeno foi muito mais grave do que o carregamento de maconha, em latas, que chegou nas praias do Sul. As pessoas ficaram dias e dias em vigília nas praias para ver se davam sorte de conseguir "uma pura da lata". Passaram-se anos e os traficantes ofereciam a "pura da lata".
...
Leia o texto do Roberto:

Em 1968, o fenômeno



Não consigo entender porque de tanto alarde por causa do petróleo nas praias do Nordeste do Brasil.
A gauchada aqui tem “know how” até para exportar quando se trata disto. Começamos o treinamento em 1968, quando foi inaugurado, em Tramandaí,  o Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra, também conhecido como TEDUT, pela Petrobras. Dali em diante, quem viveu naquela época e frequentou as praias do litoral sul, de Tramandaí até Magistério lembra bem como era.
A gente nem precisava levar bronzeador (nem Coca Cola). Era só se esfregar na areia que já saia pretinho, pretinho. Fazíamos 10 quilômetros por litro: Explico: cada 10 quilômetros de caminhada na beira da praia, gastávamos um litro de querosene para limpar a sola do pé, ou as havaianas.
Os ilustrados logo descobriram que era mais fácil retirar o petróleo do corpo usando bronzeador ou azeite de cozinha, o que trazia ainda a vantagem de não ficar com o terrível fedor de querosene no pelo.
É claro ainda dava para sacanear os amigos fazendo um lençol de óleo e cobrindo-o com a fina camada de areia. O incauto deitava e tchan, tchan....Quando levantava era negão.
Se alguém quer saber mais como se tira o óleo do pelego pergunte ao mestre Luiz Carlos Vaz que é assíduo frequentador do balneário Magistério, “causo de que” tenho certeza que lá por aquelas bandas ainda as areias devem estar regurgitando petróleo...



-


QUE TAL?

O chefe e os suspensos do PSL!

(clica em cima que aumenta)



-


REFLEXÃO SINCERA

"Ser um dos parlamentares suspensos pela direção do PSL é uma honra. É como ganhar uma placa de ouro. O PSL é um partido que não tem transparência, não respeita seus deputados. Esta minha luta já dura três meses. Por isso, me tiraram das comissões, da vice-liderança e minha filha não é mais presidente do PSL jovem no RS. O atual presidente (Bivar) ocupa o cargo há 21 anos! Não seria bom oxigenar a direção? Eu batalho e não preciso estar ligado ao partido."

Bibo Nunes (ele lembra que antes da eleição de 2018, o PSL tinha 1 deputado. Com Bolsonaro, este número subiu para 53)


-


O TRAPALHÃO DO DESPACITO - Tá certo que o prefeito de Porto Alegre, Despacito Júnior, não é um mestre na arte de fazer política. Mas, agora, depois que decidiu concorrer a reeleição, ele melhorou bastante e inclusive começou a fazer obras na cidade, que até agora tinha se negado (tapar a buraqueira, por exemplo).
Em compensação, ele tem um secretário que, agora, prima em brigar com quem aparece em sua frente.
E não importa com quem compra a briga. E faz ameaças.
Pode ser um vereador, um jornalista, um apresentador de rádio e TV e mesmo empresários da comunicação. O negócio dele é comprar briga. Não quer nem saber se o seu chefe, Despacito Júnior, se esforça para ser o "prefeito paz e amor".
...
Está conseguindo enterrar ainda mais o prefeito.


-


IMAGINA A CONFUSÃO - Começa hoje a valer as faixas exclusivas na avenida Independência e na rua Mostardeiro. Os trechos no sentido Centro-bairro estão demarcados com placas e por uma faixa azul contínua, com início após a praça Dom Sebastião, junto ao colégio Rosário, até a rua Florêncio Ygartua.
A circulação exclusiva para ônibus e lotação ocorre de segunda a sexta-feira das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas. Nos demais períodos, o trânsito de automóveis será permitido.
...
Ou seja, confusão com hora marcada.


-


IMAGINA A CONFUSÃO 2 - Eu não quero assistir com vai ficar esta pobre cidade depois que essas faixas exclusivas forem implantadas nas principais avenidas e inclusive viadutos.
Só um exemplo: o viaduto da Conceição vai ter uma faixa exclusiva para ônibus e lotação na pista do meio.


-

SOBERBA SEM CONDIÇÕES - Até para aparentar soberba uma pessoa ou um grupo tem que fazer tudo certo. Não pode deixar furo.
Alguns da rádio-líder são mestres em falar bobagem - e plenos de soberba. Todos os dias e por isso me nego a ouvir.
O Andre Arnt pescou essa:

07h04min, 21/10/19, Rádio Gaúcha: a repórter, numa notícia sobre o petróleo vazado, refere-se à cidade de Jaboatão dos Guararap(Ê)s...
Nosso problema não é de Ensino Superior, o furo está no Fundamental!


-



BOM DEBATE: É HOJE!





-


O ZH É O MÁXIMO!


No detalhe:



Se lerem a matéria NÃO saberão a cidade em que a cantante estava viajando, por exemplo. NÃO tem a menor informação. NADA.
A pessoa que "editou" deve ter sentido muita vergonha.
...

MAS...

Na mesma edição de gauchazh tem "outra versão" sobre a mesma notícia:



Este outro texto, fica claro que ela estava indo a Igrejinha, para apresentação na Oktoberfest.
...

UM DIA O GAUCHAZH TERÁ UM EDITOR.


-


A REPÓRTER SE SUPEROU - Matéria, no sábado, no Jornal do Almoço da RBS TV. Animação total! Lá pelas tantas, a repórter lasca:
- ...a alemoada aí...
TÓING!!!!

...
Outra, na mesma edição:
-...que a gente teve por aqui...


-


PENSANDO BEM - Se um repórter, em uma festa numa escola de samba, resolve falar, no meio da matéria:
- A negrada está a mil...
Sei lá, mas acredito que acontece uma convulsão social!!


-

DECIDIDAMENTE - Essa gurizada que está tentando ser repórter de TV tem que se convencer de que não pode improvisar. Por que? Porque não sabem, não possuem bagagem para isso. Em TODAS as TVs. Falam muita bobagem, repetem informações inúteis, um horror!
...
Nos anos 80, 90 os repórteres de TV faziam um texto e decoravam. As vezes, o pau-de-luz segurava o papel, caso esquecesse.
...
Até los repórteres de rádio liam o "improviso".
Escrever e decorar não é "coisa de amador". É coisa de quem respeita o ouvinte ou telespectador.


-


É SEMPRE BOM LEMBRAR - Me contam que, na semana passada, uma apresentadora da "rádio líder" entrevistou Ciro Gomes.
"Era tu pra lá, tu pra cá" na maior intimidade. Como se fosse um papo em mesa de bar com amigos.
...
Não custa manter a distância.


-

TERRA ERRA



-


AJUDANTE DE LUXO - O deputado federal Marcel van Hattem rompeu ligamentos e fraturou a fíbula. Por isso foi operado e, dentro do possível, se desloca de muletas ou cadeira de rodas. Na sexta passada, ele participou da homenagem ao vice-presidente Hamilton Mourão, que recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, na Assembleia.
Depois da cerimônia teve a "ajuda" do também deputado federal Bibo Nunes.




-


CÁ ENTRE NÓS - Marcelo Cosme, que apresentou o jornal Hoje no sábado, é infinitamente melhor do que a titular, Maria Júlia.
Vi duas ou três vezes o Hoje com esta moça. E sempre tenho a impressão de que vai aparecer alguém para desmentir a notícia. É isso, não tem credibilidade.


-


TRISTE FIM DE UMA REVISTA QUE FOI GRANDE

(clica em cima que amplia)




-


NÃO É PIADINHA

Quando o cara acha que é o rei. E aí...




-


PIADINHA




Um comentário:


  1. O tal voo com destino a Igrejinha é notícia destituída de verdade. Não há em Igrejinha aeroporto e nem mesmo campo de pouso rudimentar.
    Nada sabem esses coitados. Triste a incapacidade dessa gente.

    ResponderExcluir