Quarta, 11 de março de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para







FORMATURAS DO PAULO MOTTA





Em meio aos embates do Palácio do Planalto com o Congresso, começa a se desenhar uma coalizão entre o Judiciário e o Legislativo com potencial de acirrar ainda mais os atritos institucionais.
Há uma crescente disposição dentro do STF para se modificar o entendimento jurídico sobre o pedido de impeachment de ministros, estendendo aos parlamentares o poder de apresentar denúncias por crime de responsabilidade.
Desde 2002, por decisão da própria Corte, essa é uma prerrogativa exclusiva da Procuradoria Geral da República (PGR). Segundo informações auscultadas do Supremo, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski já teriam sinalizado ser favoráveis à mudança. Marco Aurélio Mello e Celso de Mello também iriam na mesma direção.
Os ministros defensores da mudança entendem que os chamados crimes de responsabilidade não estão inclusos no âmbito das ações penais públicas, exclusivas do Ministério Público.
No entanto, tão ou mais importante do que o racional jurídico por trás da medida é o seu impacto político e institucional. Já existem no STF pedidos de afastamento de Abraham Weintraub e de Ricardo Salles protocolados por parlamentares.
Mas ambos esbarram na decisão do Supremo em vigor desde 2002. A nova jurisprudência daria uma arma de razoável calibre ao Congresso. Nem seria necessária a consumação do impeachment.
A possibilidade de apresentar ao Supremo uma eventual denúncia contra um ministro de Estado já funcionaria como um instrumento de pressão dos parlamentares sobre o Executivo.


-


FERNANDINHO BEIRA-MAR EM PARIS?
NÃO!!
É OUTRO CRIMINOSO!!





-



BOLSONARIZAÇÃO?? - Da página do José Antonio Rosa no Facebook:

Dissertação de mestrado numa universidade federal. O suado dinheiro dos pagadores de impostos jogado no lixo. Um país cheio de carências investindo seus recursos nesta porcaria. Não pode dar certo.

(clica em cima que amplia)




-


APENAS UMA CONSTATAÇÃO - As melhores jogadores de futebol do mundo são homossexuais.
A Marta, a melhor, por exemplo.


-


SBT ACERTA DE NOVO - Glauco Pasa comandará o SBT Esporte, no SBT Rio Grande. Glauco é o melhor jornalista de esporte (futebol) do RS. 
...
Só acredito que ele faria uma dobradinha maravilhosa com a Débora de Oliveira.





-



O FIASCO DE DONA DILMA - Está no https://www.infomoney.com.br/:

Dilma teve 3º pior PIB em 127 anos e é
responsável por 90% da “culpa”, diz estudo da UFRJ

De acordo com o professor Reinaldo Gonçalves, da UFRJ, a responsabilidade pelo desempenho da economia pode ser quase que integralmente atribuída ao déficit de governança da ex-presidente Dilma




SÃO PAULO – O governo da ex-presidente Dilma Rousseff teve o terceiro pior desempenho em termos econômicos entre os 30 mandatos presidenciais desde a proclamação da República, em 1889, e 90% do resultado negativo se devem a “falhas nacionais”, que podem ser atribuídas à forma como o País foi conduzido, segundo estudo do professor Reinaldo Gonçalves, do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). “Errar, errar de novo, errar pior parece ter sido a diretriz estratégica do governo Dilma”, escreve o acadêmico na conclusão de um trabalho de 52 páginas sobre o tema. 

A análise revela que a taxa média de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) durante a presidência de Dilma foi de 0,2% – 0,3% no primeiro mandato e 0,1% entre 2015 e o primeiro semestre de 2016, ano em que ela foi afastada da Presidência. No ranking dos governos brasileiros dos últimos 127 anos, a petista só está à frente dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello (1990-1992) e Floriano Peixoto (1891-1894). (Veja o ranking completo abaixo)

Ao analisar os motivos que levaram a um desempenho tão fraco tanto em termos absolutos quanto em perspectiva histórica, Gonçalves descarta a possibilidade de que o cenário externo tenha sido um fator determinante. Ele destaca que não houve grandes alterações na taxa de crescimento da renda per capita global nos primeiros anos desta década em relação à média dos últimos 36 anos, enquanto os números brasileiros apresentam um forte declínio.

De acordo com o estudo, enquanto Dilma ocupou o Planalto, entre 2011 e 2016, a renda per capita global cresceu a uma taxa média anual de 3,4%, muito próxima da taxa média de 3,5% do período entre 1980 e 2016. Enquanto isso, o indicador brasileiro apresentou comportamento bastante distinto: avançou apenas 0,2% sob Dilma ante uma taxa média de 2,4% dos 36 do período desde a década de 1980.

O especialista detalha que, tratando-se de PIB, a diferença entre a taxa de expansão esperada para o período, de 2,6%, e a efetiva, que realmente aconteceu (de 0,2%), indica uma “perda” de 2,4%. Este porcentual representa o “indicador de falhas nacionais” e sinaliza quanto do “crescimento frustrado” pode ser atribuído às decisões do governo, ou seja, colocados “na conta” da ex-presidente.

“Considerando a taxa de referência de 2,7% (taxa de crescimento de tendência linear do PIB brasileiro no período 1980-2016) e a taxa efetiva de crescimento médio anual no período 2011-16 (0,2%), a perda de renda no governo Dilma (2,5%) implica que o efeito falhas nacionais (2,4%) responde por mais de 90% dessa perda”, diz o pesquisador. 

“Portanto, a responsabilidade pode ser quase que integralmente atribuída ao déficit de governança, ou seja, à própria inépcia do governo Dilma”, conclui Gonçalves. O especialista pondera, no entanto, que parte dos problemas internos que afetaram a economia brasileira nos últimos anos foram herdados desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002) e aprofundados nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 2003-2010).

Entre os fatores listados no estudo estão as “falhas de modelo” econômico, que resultaram em um processo de desindustrialização e no atraso da inovação no País, por exemplo. Gonçalves cita também a consolidação e o avanço de falhas de mercado, por meio da dominação financeira, do abuso do poder econômico e da concentração do capital.

Além disso, houve “falhas de governo derivadas de erros e vícios recorrentes na política macroeconômica com destaque para as consequências dos regimes monetário (meta de inflação), cambial (flutuação livre ou mal administrada) e fiscal (desonerações extraordinárias com questionáveis benefícios macroeconômicos) em que se destacam tendências de longo prazo de juros reais elevados, apreciação cambial e déficit fiscal”, observa a pesquisa.


Por fim, o professor cita falhas de governo propriamente ditas, em que se enquadra o “toma lá, dá cá” político (balcanização do aparelho estatal), além de práticas de assistencialismo, clientelismo, patrimonialismo e corrupção no trato da coisa pública. As “heranças malditas” de seus antecessores, porém, não eximem a ex-presidente da responsabilidade do desempenho da economia brasileira ao longo de sua administração, argumenta Gonçalves. “Apesar de receber uma herança calamitosa em termos éticos, sociais, econômicos, políticos e institucionais, o governo Dilma, no lugar da ruptura com essa herança, optou pelo aprofundamento de estruturas, processos, relações e condutas viciadas”, observa o especialista.

-


AS LARANJAS DA DILMA - Essa é a quente, Dilma Menezes:

Sempre confiram os ítens e o preço!
Passei no Zaffari para comprar laranjas, peguei 6 laranjas para suco dei para o rapaz da balança pesar, deu 6,82 reais, achei muito caro, mas estava com pressa, peguei outras coisas, passei no caixa paguei e vim pra casa. Arrumei as coisas, tirei as laranjas do saquinho botei na fruteira e me sentei para ver TV, mas não conseguia me concentrar em nada, o preço das laranjas me incomodava... uma coisa me dizia que o preço daquelas laranjas estava errado. Fui na cozinha peguei a notinha que já tinha amassado e procurei os ítens, e fui verificando um por um, então me deparei com o ítem Tomate longa vida 6,82, pensei... Eu não comprei tomates, fui no lixo em busca do saquinho das laranjas, achei, e lá estava na etiqueta: Tomates longa vida 6,82, ou seja o garoto botou preço de tomate ao invés do preço da laranja que era 3,48 o kilo! Pensei: Népucível!
Como pode aquele rapaz se enganar assim tão feio? Laranjas são muito diferentes de Tomates!! Que barbaridade! Mas não vou ficar com esse prejú!
Lá me fui para o Zaffari pedir o crédito da diferença... laranjas pesadas novamente, aí deu 3,50, peguei meus 3,32 de volta e tudo certo! Essa sou Euzinha!


-


VENEZA ESTÁ ASSIM - Que horror!!




-


HORROR!! - Li hoje um comentário de uma amiga sobre o tal discurso de um paraninfo dos formandos de Jornalismo (coitados!) da Unisinos.
Ela criticou um blogueiro. Tudo bem.
Mas os comentários da postagem são um horror! Doentios!!
Tipo:
"ah, nem sabia que esse aí ainda existia... os caras não se cansam de ser ridículos.."
"Só se for blog da 3ª idade"
"Putz...Mas o Polibio não tinha morrido 🤔 👀 rsrsrs"
"Morreu mas é zumbi."
"Que decadência desse senhor, hein? Da fama ao papel de garoto de recados da ultradireita alucinada."
...
Depois é a "direita" que tem "discurso de ódio".


-


GOSTEI DA REPÓRTER - Ontem, no Jornal do Almoço,entyrou uma repórter de Bagé, falando sobre a falta de chuva.
Muito legal! Sem frases feitas e sem "né".
E uma voz normal - dá a impressão de que na RBS TV um dos requisitos é ter voz de gasguita.
...
Desculpe, mas não sei o nome da repórter.


-


ONTEM NO JORNAL DO ALMOÇO - Deveria ter contado quantas vezes escutei "demanda".
Eles devem se achar "técnicos" para falar em "demanda".


-


CONHEÇA E DISPONHA

(clica em cima que amplia)




-


SOBRE O PROGRAMA DO MENDELSKI - Escreve o Marcos Fernando Uchôa Leal:

Como muitos, me BANDeei para a Band só para acompanhar o Mendelski.
Sobre o programa Primeira Hora, creio que ficou muito fragmentado para quem começa a acompanhar a partir das 7:00h. Aquele noticiário nacional (na verdade, paulista) é muito maçante e quebra o ritmo do programa, sem falar que às 7: 45 tem um outro break de notiícias. Creio que caberia uma reformulação.
Também sinto falta da qualificada trilha sonora do Rogério, uma atração em todos os seus programas mas o quadro com a Fernanda Zaffari foi um ganho e tanto.
Fico satisfeito que tenha levado todos os seus patrocinadores e deixado a rádio Havana lambendo sabão.
No quesito patrocínio só lamento o comercial constrangedor e ultrapassado da Jimo. Que coisa demodê! Já não bastasse aquele outro rídiculo do limpa vidros da Jimo que até saiu de circulação.
Rogério acertou em trazer o Nestor Hein, o Antônio Augusto Mayer e o Villa lá de Santana do Livramento.
No mais, é isto.


-


NOTÍCIA DE 10 DE DEZEMBRO DE 2010

Lula veta projeto que inclui cinco vacinas no calendário da rede pública


O presidente Lula vetou o projeto que acrescentava cinco vacinas ao calendário da rede pública. O texto aprovado no Congresso incluía as vacinas contra a Hepatite A, meningocócica conjugada C, pneumocócica 7 valente, catapora e pneumococo.
Segundo o Ministério da Saúde, dessas vacinas, três já são aplicadas na rede púbica: meningocócica C, pneumococo e pneumocócica 10 valente.
Ainda segundo o ministério, não foram levados em conta os critérios técnicos para a inclusão de vacinas no calendário oficial. O veto será avaliado pelo Congresso Nacional.


-


PEÇA LÚCIA DELÍCIAS
tudo que é bom: doces, salgados, bolos e tortas





-


PIADINHA


Um pesadelo...





-


VERÃO - CONTAGEM REGRESSIVA PARA TERMINAR






Um comentário:

  1. SOBRE O PROGRAMA DO MENDELSKI - Escreve o Marcos Fernando Uchôa Leal:

    Concordo com o Marcos Uchôa integralmente, mas principalmente com a desagradável quebra do ritmo do programa com o jornal 'Primeira Hora', que ocupa meia hora. Gosto do Rogério e dos seus instigantes convidados, principalmente o Nestor Hein e o Antônio Augusto. O programa deveria ir das 6 às 9 horas - direto! Precisamso resgatar essa meia hora final!

    ResponderExcluir