ESPECIAL - 10 ANOS - 13 AGOSTO 2013

10 ANOS ÀS GANHAS

UMA DÉCADA DO PREVIDI.COM.BR




Não sei se, hoje, começaria um site ou blog, no estilo deste.
Além de ser uma trabalheira danada - fico envolvido das 9 às 19 horas, com uma horinha para o almoço e para atualizar as Piadinhas do Dia e o Litoral Norte RS -, publico informações ou faço comentários que não agradam a todos. Por isso, existem pessoas que não gostam de mim, que não suportam alguns conceitos. Paciência. Ou azeite para eles. Apenas um me processou e um outro apenas ameaçou. Teve até um poderoso executivo que mandou um recado: "Quando encontrar esse cara vou dar porrada nele". Não encontrou, ainda bem.
Ao mesmo tempo, multipliquei por 20, 30, 40 vezes o número de amigos. Não apenas aqui no calcanhar do Brasil, mas em todo o país e no mundo. Muitos amigos que conheço apenas por email. É muito legal. Fico muito alegre porque também tenho mais de 100 amigos que colaboram com o site/blog, com informações preciosas. Em função disso, praticamente todos os dias publico informações exclusivas.
--
Sabe como começou esse negócio?
Numa tarde, na Editora da revista Press, em julho de 2003, o Julio Ribeiro me diz:
- Porque tu não registra o Prévidi e faz um site? Vai que entra alguma grana.
Não pensei duas vezes e fui ver se o previdi.com.br estava disponível. Estava.
Pedi para o Guilherme - claro, Prévidi - fazer o desenho e vez que outra publicava alguma coisa, sem o menor compromisso. Ainda em 2003 comecei a levar a sério - mais ou menos, porque todo mundo falava que "internet é só para diversão, ninguém ganha nada".
O maior problema era saber o que queriam ler. Vai tentando daqui, dali, pede palpites.
A única certeza que tinha: Jornalismo de Opinião com Bom Humor.
Claro, bom humor sempre que possível.
--
Olha, essa foi a primeira página.
Notem que já tem até uns banners.


Pisava em ovos, não sabia mesmo o que fazer. A forma.
Até que uma vez escuto o Rogério Mendelski dizer na rádio:
- Se é para fazer arroz e feijão fico em casa.
Evidente!! Como detesto puxa-saquismo esse é o meu caminho, pensei.
Porrada em quem merece e elogio para quem é bom.
Bah, recebi muitas mensagens e telefonemas de gente que se achava no direito de me pedir para "baixar a bola". Jamais levaram!! O mais curioso é que jamais, mas jamais mesmo nenhum patrocinador me pediu algum favor. Saibam que já passaram por aqui mais de 60 banners diferentes, dos mais diversos clientes.
--
Não mudei muito nestes 10 anos.
Tenho algumas convicções que irritam alguns.
Por exemplo, depois de eleitos, o prefeito da cidade em que vivo, o governador do meu Estado e o presidente da República tem sempre o meu apoio. A não ser que queira fazer uma bobagem muito grande. Ou que seja omisso em alguma situação. Em princípio, é o meu prefeito, o meu governador e o meu presidente. E não tem a menor importância eu não ter votado nele.
Tem gente que também não suporta eu brincar muito com alguns veículos da RBS e debochar dos executivos do Grupo. Nada de mais. Apenas não suporto a soberba de alguns jornalistas. E a puxação de saco constante a esses executivos. Só isso. Não consigo aguentar os caras falarem, com toda convicção, de que a Zero Hora é um dos melhores jornais do mundo. E que por isso o conteúdo na internet tem que ser pago.
Arghh!!
--
Passados os primeiros anos, de "descobertas", cheguei a algumas conclusões. Tem que ter um texto de abertura. Era o Papo do Dia - hoje, Bom Dia!! E seções: Notícias do Dia, Estúdio de Rádio e TV, Gre-Nal, entre outras.
Aí veio um novo desenho da página.
Feita pelo Gustavo - Prévidi, é claro.


Já estávamos mais mansos da coisa.
É engraçado. As vezes falo com uns caras que acham que colocam no ar uma página e vão viver daquilo. De uma hora pra outra vão achar o modelo certo, infalível. Não tem MÁGICA: ou o cara tem muito dinheiro, para bancar uma redação ou... ou... vai metendo a cara.
--
Na terceira versão já estava sabendo onde pisar - em todos os sentidos.
A única coisa que me irritava era a trabalheira que dava colocar no ar.
Escrevia no Word. Aí o Gustavo chegava, passava para o Dreamweaver e fazia o  FTP. Quando eu tentava fazer todo o processo, invariavelmente, dava cocô.


--
Até que me indicaram o Blogger.
Descobri a pólvora!
Os caras te oferecem, "de grátis", um serviço de primeira, que te permite postar de qualquer lugar. Ganhei muito tempo, porque a postagem é rápida e me permite fazer outras tarefas.
Uma beleza!!
A primeira versão, do Blog do Prévidi:


Historinha:
No início tinha uns caras, jornalistas, que não suportavam eu me meter na "área" deles.
Eu começava a ganhar uns banners e na visão burra desses caras eles teriam que dividir comigo.
Aí, quando podiam, falavam assim:
- Conhece o Prévidi? Ele tem um blog...
E eu:
- Tenho um site. E tenho uma baita audiência!
Uma vez foram fazer isso com um secretário de Comunicação do Estado, o grande Celito De Grandi.
Queriam, na idiotice deles, me desmoralizar.
- O Prévidi tem um blog...
E o Celito:
- O Prévidi? Ele tem um baita site!! Muito bom!!
E os caras ficaram com cara de bumbum murcho.
Eu não suportava quando diziam que eu tinha blog. Porque blog, no início, era a nova versão dos diários, onde as pessoas escreviam o que acontecia no dia-a-dia. Blog era coisa de amador - e eu não sou amador, pensava.
--
Aí, cheio de razão, "assumi" o blog. BLOG DO PRÉVIDI.
Enquanto os gênios, fedendo a mofo, insistem naquele papinho de "portal", "site", etc.
Hahahahaha!!!
--
A audiência do previdi.com.br? Bah, a cada dia sobe. É impressionante!
--
De 2003 até agora publiquei 9 livros, que me deram tanto prazer quando escrever aqui.
Com as minhas escritas em livro também irrito alguns.
Principalmente porque vou atrás de patrocínios - e sempre consigo.
Dizem que livro "não pode ter patrocínio".
Ué, se cinema, teatro, TV, jornal, tudo tem patrocínio, por que livro não pode?
E, mais: Não os vendo em livrarias, porque não admito pagar uma grande parte para os distribuidores.
Vendo por aqui - frete grátis -  e na Banca da República.
E, felizmente, sempre tem gente querendo comprar!!
--
Estou muito feliz, cada vez mais feliz.
Isso desagrada muito os caranguejos gaúchos.
E também sou muito feliz por trabalhar em casa.
Não tenho chefes e chefetes.
Já imaginou?
Tem gente que acha que eu sou frustrado por não trabalhar na chamada "grande imprensa".
Hahahahaha!!!
Já trabalhei em todos os lugares, já pisei em todos os tapetes - como dizia o doutor Brizola.
Não suportaria mais um cara chegar pra mim e dizer:
- Isso não posso publicar.
Ou então algo assim:
- Elogia esse cara.
Mandava o cara chupar um carpim e não escrevia mais.
--
Uma vida, meu! 10 anos!
Estou muito feliz!
10 ANOS ÀS GANHAS!
--
PARABÉNS PARA TODOS NÓS!!

23 comentários:

  1. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, é uma honra para mim quando aparece meu nome do teu BLOG, muito sucesso, vida longa.
    Abraços
    Paulo Pruss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,
    cada dia uma história nova, diferente, uma nova lição.
    abração

    Ciro Comiran

    ResponderExcluir
  4. meu nome e sergio e sempre gostei de pessoas, como tu que escreve ou fala o que os outros nao dizem antigamente gostava do lazier martins, o felipe vieira mas nao sao mais os mesmos sobrou para o rogerio mendelski o diego casagrande e principalmente tu barabens, ha, qual e a ultima um abraço sergio nascimento

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho. Aqui se pode ler as notícias de forma simples e direta. È leitura obrigatória diária, sem dúvida. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Não sei como comecei a ler, mas leio até hoje. Isso faz uns 2 anos já. Depois de ler o a comemoração me deu vontade de fazer um blog. Brincadeira. Gosto da irreverência, por isso não perca ela. Lembrei como comecei a ler o teu blog. Foi um comentário que o Polibio fez no blog dele e apartir disso acesso direto.
    abs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Prévidi. Vida longa ao Blog!
    Sou leitor assíduo.

    ResponderExcluir
  8. Te leio diariamente,aqui no estado ou fora daqui,jã são mais de 5 anos
    Nunca escrevi.
    Mas 10 anos merecem um "salve"
    Parabéns e continua assim independente e metendo bronca.
    Um abraço.
    Mauro

    ResponderExcluir
  9. Grande Prévidi, um abraço fraterno deste colega de profissão pelo sucesso e pela força de trabalho, capaz de vencer as inúmeras e constantes barreiras, opção de quem decide exercitar o jornalismo alternativo e segmentado, bem diferente daquele executado nos "grandes" veículos. (As aspas apenas para dizer que os alternativos são tão grandes ou mais pela dedicação abnegada de seus idealizadores em reduzidas equipes, muitas vezes quixotescas).

    Dez anos...muito ou pouco tempo, talvez. Ainda esperamos mais do blog, motivo de muita reflexão e risadas pela forma bem humorada com a qual tratas a informação. Grande abraço, sucesso e mil anos ao previdi.com.br

    Milton Gerson

    ResponderExcluir
  10. Há dez anos encabeças uma boa ideia que se tornou leitura obrigatória. Parabéns pelo trabalho e principalmente pela coragem diária de questionar colegas e suas idiossincrasias, colocando pingos nos "is" com inteligência e bom Humor.

    ResponderExcluir
  11. Prévidi: Parabéns, 10 anos não é mole, não mesmo! Continues

    João Paulo / Taquari

    ResponderExcluir
  12. Desde 2007, quando fui morar em Brasília para fazer a assessoria de imprensa do dep. Vieira da Cunha, sou teu leitor diário. Já te disse isso pessoalmente: se um dia, num devaneio total, achares que só te restou um leitor, este seria eu. Sou fã de carteirinha dos teus comentários e das piadinhas. Não é sempre que concordo contigo, mas quase sempre tu dizes exatamente aquilo que eu gostaria de dizer. Parabéns pelos 10 anos.
    Leonel Rocha

    ResponderExcluir
  13. Parabéns cara, somos a resistência! Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Estimado Prévidi, boa tarde. Diante de tantos recados elogiosos, confesso não saber o que irei registrar. Mas fica aqui o aceno de alguém que admira sua carreira e aprecia seu 'blog'. Há pouco, alguém escreveu 'leitura obrigatória'. Também faz parte de minha agenda similar situação. Portanto, parabéns (e que ainda em 2013 eu possa externar tal cumprimento, pessoalmente).
    With kind regards,

    Paulo McCoy Lava

    ResponderExcluir
  15. Prévidi,leio direto,mas tu me conquistou mesmo como leitor foi quando tu perdeu a cachorrinha de 19 anos...acho que era a Firla,foi bem numa época em que perdemos a nossa amada Brigitte,uma pincher.
    Mas discordo muito de ti, mas leio pq gosto da forma que escreves...mas tu tens uns ídolos que bah kkkk
    Eduardo Vasconcellos

    ResponderExcluir
  16. Leitura obrigatória.
    Que assim continues!
    Embora torço para que de time mudes...
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. "Salário bom", observe na lista de CCs do TCE existe um filho de Claudio Manfroi, lider PTB,Thiago Potrich Manfroi

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, Prévidi. Abração! Elio Bandeira

    ResponderExcluir
  19. Prévidi, meu querido.
    É uma alegria poder ler o que vc escreve. Tenho honra de ser teu leitor e, por algumas vezes, já ter tido a alegria de colaborar com algo.
    Parabéns....demais mesmo. Continue meu velho.
    Marcelo Martins
    Sao Paulo

    ResponderExcluir
  20. Prévidi, notaste que nós, os teus leitores, nem sempre concordamos contigo, mas gostamos de um jornalista que coloca claramente as suas opiniões, sem medo de contrariar uns que outros?
    É puro oxigênio, ao contrário do que acontece nos jornais e tevês aqui do Rio Grande, onde a ordem unida é a pasteurização.
    Dez anos de sobrevivência, sem perder o bom humor.
    É mesmo de comemorar. Parabéns!
    Clovis Heberle

    ResponderExcluir
  21. Na leitura em quase todos estes 10 anos, leitura indispensável todos os dias. Avante, Prévidi!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Previdi !! Sou assíduo de teu blog, e fiquei mais fã ainda, quando te solicitei uma homenagem a meu "velho", e tu postaste, mesmo eu tendo parentes em alguns veículos de comunicação, que por consequência nada publicaram. Isto prova tua isenção com o "comprometimento", que certos veículos de comunicação, possuem. Além disto, tem certos sites e/ou blogs, que só noticiam "figurões", ou matérias oportunistas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Acompanho o Prévidi desde 2007 e desde lá sempre me atualizo lendo este site. Parabéns e que muitos dez anos sejam comemorados ainda.

    ResponderExcluir