Vinhos e Afins - 12/8/2013

PRIMEIRA SELEÇÃO DE VINHOS
BRASILEIROS DE BRASÍLIA

A primeira Seleção Brasileira de Vinhos de Brasília já está escalada. A iniciativa inédita faz parte da programação da VI Vinum Brasilis, que acontece dias 14 e 15 de agosto na Faculdade de Gastronomia do Instituto de Educação Superior de Brasília. A degustação às cegas (sem o conhecimento dos rótulos) envolveu 29 vinícolas brasileiras. Durante quatro horas, no Restaurante Dom Francisco, ASBAC, na última quarta-feira (7), 14 jurados avaliaram 73 produtos (26 espumantes, 22 vinhos brancos e 25 tintos) para escolher um time de 11 rótulos.
Os degustadores convidados por Petrus Elesbão, organizador da Vinum Brasilis, são renomados sommeliers e formadores de opinião de Brasília: Ana Clara (Sommeliére, ex-Forneria San Paolo, ex-Gero), Antônio Matoso (ABS/DF), Joaldo Lima (restaurante Dom Francisco), João Baptista (restaurante Universal Diner), João Paulo (restaurante Gero, do Grupo Fasano), Julio Neves (restaurante Don Mano), Junior Orio (restaurante Soho), Leonildo Santana (restaurante Dom Francisco), Liana Sabo (Jornal Correio Braziliense), Luiz Augusto Jabour (site Gourmet Butler), Paulo Araújo (Enófilo), Rachel Alves (professora de vinhos do Uniceub), Rafael Costacurta (grupo Marietta) e Sérgio Venancio (ABS/DF). A coordenação da degustação foi dos editores do blog Decantando a Vida, Eugênio Oliveira e Antonio Coêlho.
“Queremos colocar Brasília no topo das capitais brasileiras enograstronômicas, aproveitando o fato de a capital federal ser a 3ª cidade brasileira que mais consome vinho no país”, afirma Petrus. “Foi a maior prova de vinhos já realizada no Distrito Federal, reunindo o maior número de jurados e o recorde de rótulos e de vinícolas participantes”, destaca. Em toda a degustação foram consumidas mais de 146 garrafas para a amostra geral, num total de 110 litros de vinhos, além de 25 litros de água. O resultado será divulgado nesta terça-feira (13) no site da Vinum Brasilis (www.vinumbrasilis.com.br).

Serviço da VI Vinum Brasilis

Data: 14 e 15 de agosto de 2013
Horários: 16h às 18h (exclusivo para imprensa e profissionais) e das 18h às 21h30 (aberto ao público)
Local: Faculdade de Gastronomia do IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília - Av. L2 Sul 613/614, Brasília-DF
Inscrições: no www.decantandoavida.com.br (com Eugênio pelo telefone celular 61-8412-9781) e no local do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário