Sexta, 5 de maio de 2023


NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!

 


RESISTA À TENTAÇÃO
DE SER IGUAL AOS OUTROS



Escreva apenas para













FORA LULA!!
FORA DILMO!!



dois minutos
com prévidi


especial

Nesta sexta, a semana
passaDA a limpo!  


ESPECIAL: PRÓPOLIS

- PRÓPOLIS: o antibiótico natural das abelhas

Um texto do engenheiro agrônomo Ignácio Mahfuz

A origem do nome própolis vem de pro (defesa) e polis (cidade), ou seja, “defesa da cidade”, no caso das abelhas, “defesa da colmeia”.

A própolis é uma substância resinosa de cor escura esverdeada, pendendo para o âmbar (dependendo da região e plantas onde as abelhas fazem a coleta), composta de aproximadamente 55% de resinas balsâmicas, 30% de cera, 5% de pólen e 10% de óleos voláteis.

As abelhas retiram a própolis das pétalas das flores, das folhas, dos troncos e cascas de árvores (pinheiro, ameixeira, pessegueiro, etc.) e levam para dentro da colmeia. Durante o trabalho de coleta, as abelhas injetam um líquido produzido pelas glândulas salivares, metabolizando-a e enriquecendo-a com enzimas e outros componentes, sendo que o apicultor a encontra raspando dentro da colméia (nos caixilhos, tampas, e paredes da caixa).

As abelhas utilizam a própolis para envernizar, impermeabilizar as paredes e favos, assim como para fechar frestas, isolar e servir de desinfetante da colméia, eliminando fungos, bactérias e tudo que possa comprometer a sua sobrevivência.

Para o homem, a própolis tem funções terapêuticas comprovadas, sendo encontrados vários flavonoides, ácidos aromáticos, ferro, cobre, manganês, zinco e vitaminas do complexo B.

Os flavonoides, com suas propriedades farmacológicas (mais de 41 ações terapêuticas), são responsáveis pelas principais atividades biológicas da própolis.

Age sobre o sistema capilar diminuindo a fragilidade.

No sistema circulatório, age como vaso dilatador e hiposensor.

O ácido felúrico talvez seja o maior responsável pela ação bacteriostática e bactericida da própolis e também pela ação coagulante nos tratamentos de feridas de cura lenta e difícil.

Usa-se a própolis na prevenção da cárie, problemas de herpes labial e zoster.

Sabe-se também da grande ação broncodilatadora e analgésica da própolis, sendo um poderoso antigripal, tanto na prevenção como na cura da gripe, asmas, bronquites resfriados, sinusites, rinites e infecções gástricas.

A própolis também tem ação antimicótica, atua sobre fungos e leveduras, micoses, coceiras, fungos de unha, dermatite e seborréia.

É excelente contra a giárdia intestinallis, que causa duodenites em adultos, infecções gastrointestinais em crianças e tricomonas gaginallis responsável por vaginites e uretritesnas mulheres.

Age também sobre pseudomonas e estafilocócus, sendo um poderoso antiinflamatório, antioxidante e antitumoral.

Enfim, a própolis tem uma importante função estimuladora do sistema imunológico, na produção de células geradoras de anticorpos e glabina, importantes para pacientes com baixa resistência.

É também vaso protetor, prevenindo a arteriosclerose.

Em geral o homem tolera bem a própolis com raríssimas exceções de pessoas alérgicas.

A própolis não é uma remédio milagroso para todos os males, mas tem apresentado resultados positivos na maioria das pessoas e na medicina veterinária, porém, deve ser bem administrada, evitando-se doses exageradas.

A própolis pode ser administrada em forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, saches com mel, xaropes, pomadas e numa infinidade de cosméticos.


piadinha ESPECIAL













18 comentários:

  1. Prévidi tirando sarro do Lula, colocando-o como burro. Nessas horas, fico pensando o que dizer do Bolsonaro. Suponho que vcs devem considerar o sujeito um tremendo intelectual, um literato. Um cara que não sabe nem falar, um cara que muito provavelmente nunca leu um livro inteiro na vida. Que hipocrisia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu achas que um cara que fez AMAN nunca leu um livro na vida?
      Lula não é burro, é malandro, picareta, espertalhão, típico 171 que engana trouxas como tu ...

      Excluir
    2. Sai fora petista.

      Excluir
    3. O próprio em entrevistas antes da eleição de 2018 não respondia as perguntas e admitia que não entendia de nenhum assunto ao qual lhe era perguntado e que tudo ficaria a cargo dos ministros "técnicos" (Damares, Ernesto Araújo e Pançuello são "belos" exemplos dessa expertise)...

      Excluir
    4. Bah...se o próprio gambá disse que tinha azia ao ter que ler um livro , ao menos deverias conhecer a formação de um oficial do Exército pela AMAN ...

      Excluir
    5. Meu deus, Murilo "Aman" voltou à carga. Do jeito que ele fala, a tal Aman deve ser tipo a Nasa, o Ita, o MIT, onde só ingressam cérebros qualificadíssimos (aliás, bem raros no meio castrense). Menos, Murilo, bem menos. Importante lembrar que o apelido do mito nesta importante e prestigiosa instituição era "cavalão". Certamente o apelido não se deve à sua inteligência...

      Excluir
    6. Melhor admitir que não sabe do que fazer e dizer merda o tempo todo ... além do evidente alcoolismo, é claro.

      Excluir
    7. Entrar na AMAN, que tem um dos processos seletivos mais difíceis e concorridos do país, e concluir o curso, que é extremamente exigente, não é para qualquer um.

      Excluir
    8. Olha, se a competição é de burrice, o sujeito das 12:17 é um forte concorrente.

      Excluir
    9. Bem melhor, anônimo das 14:56, fazer AMAN do que ser um alcoolatra analfabeto e corrupto !

      Excluir
    10. Petista sempre brigando com os fatos para impor suas narrativas.

      Excluir
  2. Kkkk... Na piadinha especial, o que eu achei mais parecido foi a do Luis Inácio... Idêntico. "Saiu igualzito ao pai".

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro não é ladrão condenado.

    ResponderExcluir
  4. O meu próximo animal de estimação será um petista. Pensa num bicho que defende o dono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fica balançando o rabinho na esperança de alguma migalha.

      Excluir
    2. E vai cagando a casa toda.

      Excluir
  5. Hahahaha nunca ri tanto aqui nos comentários do blog!! Parabéns a todos , menos aos petistas jumentos, é claro

    ResponderExcluir