O Dia dos Pais é comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto. No próximo domingo.
Brasileiros podem ficar confusos ao ver celebridades nas redes sociais, principalmente nos EUA, festejando a data em junho.
É que, naquele país, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo do sexto mês do ano.
A origem da data nos EUA remonta a 1909, quando Sonora Smart Dodd propôs celebrar o Dia dos Pais em 19 de junho, data de nascimento de seu pai, o veterano de guerra William Jackson Smart.
Em 1966, o presidente Lyndon Johnson transferiu a comemoração para o terceiro domingo de junho, data adotada até hoje pelos EUA e por países como Reino Unido, Japã
No Brasil, em 1953, o publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, propôs que o Dia dos Pais fosse celebrado em 16 de agosto, dia de São Joaquim (pai de Maria, mãe de Jesus).
A ideia pegou e, a partir dos anos seguintes, a data passou a ser comemorada por aqui no segundo domingo de agosto, a exemplo do Dia das Mães, no segundo domingo de maio.(Folha de S.Paulo)
comunicaÇÃO
ESPECIAL
- PAULO RICARDO E CAMILA EM GRAMADO
O filme, dirigido por pai e filha: Paulo Ricardo e Camila de Moraes, concorre
ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Curtas Gaúchos 2024
O que aconteceria se fosse capaz de parar o tempo em uma determinada época da vida? Quem questiona é Feitio de Dança, personagem do curta “A Um Gole da Eternidade” selecionado para o Prêmio Assembleia Legislativa do Estado, em sua 21ª edição. Rodado em Novo Hamburgo, o curta-metragem conta a história de um exímio dançarino e a sua vontade de viver. No elenco, nomes reconhecidos do cinema e teatro gaúchos, como Álvaro RosaCosta, Silvana Rodrigues, Marcelo de Paula, Vera Lopes e Juliano Barros.
O filme, uma produção da Praça de Filmes em parceria com a Produtora e Distribuidora Borboletas Filmes, faz sua estreia trazendo a história de Feitio de Dança que, após a perda de mais um amigo, reflete sobre a importância de estar vivo. Frequentador assíduo de um bar tem nesse local tudo o que ama: bebida e amigos. Porém, com o passar dos anos percebe que esse espaço está ficando cada vez mais vazio, assim como o seu peito e a sua vontade de viver. Com a ajuda da filha Quênia, parte para uma ação extrema, com a intenção de eternizar o encontro com os amigos do bar.
Paulo Ricardo MORAES Baiano: “Esse é o momento de realização de um sonho. Não imaginam a minha felicidade em estar com um filme em um festival que acompanho desde os meus 14 anos. E maior emoção ainda é ter dirigido um roteiro meu junto com a minha filha, a cineasta Camila de Moraes, que desde muito jovem me acompanha nos festivais de cinema, em especial o de Gramado”..
Em meio à gravação de uma série para televisão, na Bahia, Camila de Moraes reagiu ao anúncio da seleção, feito em Gramado: “Quando saiu o anúncio eu estava em Set, e ainda permaneço em Set. Por ser tão intenso, nem tive tempo de comemorar e processar tudo que está acontecendo”. A diretora lembra que “A Um Gole da Eternidade” foi escrito há mais de 30 anos. “Corremos muito para conseguir fazer este filme, que tem roteiro de meu pai”.
Camila refere-se a todo o processo, desde uma campanha de financiamento coletivo, aonde o próprio elenco colaborou financeiramente, até conseguir aprovar um edital regional da Ancine. “As parcerias são fundamentais nesse processo, pois nem tudo são flores. Os bastidores são muito intensos. Porém, quando recebemos essa notícia, a melhor notícia da estreia no Festival de Cinema de Gramado –, a gente então sabe porque escolhe essas loucuras.”
“A Um Gole da Eternidade”, tem roteiro de Paulo Ricardo de Moraes, o Baiano, e é uma das obras contempladas no edital de Fomento à Produção Audiovisual da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Com a proposta de direção coletiva, o filme é o elo maduro e profissional entre o roteirista, escritor e jornalista Paulo Ricardo com a sua filha, a jornalista, cineasta e produtora, Camila de Moraes, diretora do longa-metragem “O Caso do Homem Errado”.
POLÍTICa
SE É O POBRE QUE VOTA NA IXQUERDA, QUAL O INTERESSE DA IXQUERDA EM TIRAR O POBRE DA POBREZA?
- CARANGUEJOS NÃO ENTENDEM ISSO
- QUANTAS VEZES ELA VAI CHORAR DURANTE A CAMPANHA?
- BIBO NUNES, DEPUTADO FEDERAL PL - Poucos países no mundo tiveram uma eleição roubada de forma tão descarada quanto a Venezuela. A vontade do povo não foi respeitada, e Nicolás Maduro foi declarado presidente sem a apresentação de nenhuma ata de votação, contando com o apoio de outras ditaduras. O que resta ao povo venezuelano é continuar lutando, pois um dia o regime cairá
- IMPRESSIONANTE RECEPÇÃO À LULA
(clica em cima que amplia)
REGISTRO
PERGUNTINHA
- BALANÇO FINAL: FOI UM FIASCO?
acredite se quiser
- VAI ENCARAR? ESTÁ A ENDA
PENSANDO BEM
- PARIS É UMA FESTA!
TAMBÉM PARA OS RATOS
RECORDAR É VIVER
- HOMEM DE TOLLUND - Descoberto em 1950, no centro-norte da Dinamarca, o Homem de Tollund é um dos achados arqueológicos mais impressionantes do mundo, devido ao seu incrível estado de preservação.
O indivíduo, que tinha por volta dos 20 anos de idade, foi enforcado e jogado em um pântano há 2,4 mil anos, na Idade do Ferro, mas, mesmo após tanto tempo, pesquisadores conseguiram identificar qual foi sua última refeição em vida.
No jornal científico Antiquity, aponta que ele comeu, entre 12 a 24 horas antes de morrer, um mingau feito de grãos como cevada, linho e persicária. O alimento indica que o indivíduo não foi executado como criminoso, mas foi vítima de um sacrifício humano.
Sabe aquele flash que, mesmo não se estando pensando em nada relacionado, vem inexplicavelmente do nada e de repente traz uma lembrança vaga e distante? Pois me ocorreu um comunicador que tinha um quadro em que comentava sobre as novidades na música jovem dentro do Jornal do Almoço acho que lá pelo início/metade dos anos 80 e depois disso sumiu completamente (ou ao menos eu que nunca mais ouvi falar). Puxando muito pela memória acabei lembrando que o cara era apaixonado e enchia o saco com a Adriana Calcanhoto mas, quanto a esse detalhe, o esforço pra tentar lembrar quem era me trouxe também a lembrança do Clóvis Dias Costa que, alguns anos depois, apresentou algo semelhante aos finais da tarde na saudosa TV Guaíba, o Tele Ritmo, e aí já não sei se não estou confundindo e era o Clóvis o apaixonado pela Adriana. Me veio até mesmo a dúvida se a lembrança vaga que me ocorreu repentinamente não era o próprio Clóvis apesar de que tenho quase certeza absoluta de que era mesmo um outro comunicador e participava do JA. Aliás como tive essa lembrança fui pesquisar no Face e consta que o CDC anda sumido e não dá mais notícias preocupando os amigos e até mesmo a ex-esposa. E, como fazia décadas que não via mais nada dele depois que terminou o Tele Ritmo, me espantei achando ele bastante abatido no último vídeo postado lá… Enfim espero que alguém lembre de quem estou falando e principalmente o nome pra que eu possa pesquisar que fim levou ou, melhor ainda, quem sabe o próprio Prévidi não saiba quem é e tenha notícias. Ah e também notícias do Clóvis que numa época já bem distante também fez parte do meu dia a dia com o Tele Ritmo.
Tenho a impressão de que oi anônimo aí está se referindo ao Pedro Sirotsky, que falava sobre música no JA. TransaSom ou algo parecido. Ele ainda estava fazendo Jornalismo na Famecos. Depois largou essa bobagem e foi ganhar dinheiro.
Dei uma pesquisada vi um vídeo e não era esse não Prévidi. O que tenho na lembrança (ou só na minha imaginação) era mais "recente" e apresentado somente dentro dos estúdios no JA. O Transasom rolou nos anos 70 época em que ainda não me ligava em programas de TV e pelo que vi tinha tomada nas ruas e até na praia. De qualquer forma agradeço e fico no aguardo caso algum leitor tenha alguma pista e se manifeste.
Quando fico com uma coisa na cabeça não sossego enquanto não lembro e quase que me veio o nome. É alguma coisa Cunha, só falta lembrar o primeiro nome agora mas com essa pista pode ser que alguém saiba quem é!
Aquele cara apresentava o transasom e lá em meados dos 70 trazia Peter Frampton como sucessor dos Beatles e surrava Baby, I Love Your Way todo sábado a tarde.
Triste país, essa é uma herança deixada por dr atrasou o genro: http://flaviopereiranews.com/assassinato-de-reputacao-apos-15-anos-ex-governadora-yeda-crusius-e-inocentada-de-todas-as-acusacoes-da-operacao-rodin/
No primeiro Transasom o Pedrinho (!) (com um medalhão da estrela de Davi) apresentou o Pink Floyd, com o Live in Pompeii - Echoes, inteiro. Me lembro como se fosse hoje. Um divisor de águas no que eu entendia como musica. E o Cunha Jr parece que está na TVE paulista.
A maioria das Rádios atuais estão insuportáveis p/ quem gosta de um bom Rock das antigas. Depois que desativaram as FMs Ipanema e Unisinos poucas restaram. Hoje em dia são repetições das mesmas músicas sem falar nas lacrações.
Estava em Set e permanece em Set, onde fica Set?
ResponderExcluirSabe aquele flash que, mesmo não se estando pensando em nada relacionado, vem inexplicavelmente do nada e de repente traz uma lembrança vaga e distante? Pois me ocorreu um comunicador que tinha um quadro em que comentava sobre as novidades na música jovem dentro do Jornal do Almoço acho que lá pelo início/metade dos anos 80 e depois disso sumiu completamente (ou ao menos eu que nunca mais ouvi falar). Puxando muito pela memória acabei lembrando que o cara era apaixonado e enchia o saco com a Adriana Calcanhoto mas, quanto a esse detalhe, o esforço pra tentar lembrar quem era me trouxe também a lembrança do Clóvis Dias Costa que, alguns anos depois, apresentou algo semelhante aos finais da tarde na saudosa TV Guaíba, o Tele Ritmo, e aí já não sei se não estou confundindo e era o Clóvis o apaixonado pela Adriana. Me veio até mesmo a dúvida se a lembrança vaga que me ocorreu repentinamente não era o próprio Clóvis apesar de que tenho quase certeza absoluta de que era mesmo um outro comunicador e participava do JA. Aliás como tive essa lembrança fui pesquisar no Face e consta que o CDC anda sumido e não dá mais notícias preocupando os amigos e até mesmo a ex-esposa. E, como fazia décadas que não via mais nada dele depois que terminou o Tele Ritmo, me espantei achando ele bastante abatido no último vídeo postado lá…
ResponderExcluirEnfim espero que alguém lembre de quem estou falando e principalmente o nome pra que eu possa pesquisar que fim levou ou, melhor ainda, quem sabe o próprio Prévidi não saiba quem é e tenha notícias. Ah e também notícias do Clóvis que numa época já bem distante também fez parte do meu dia a dia com o Tele Ritmo.
Tenho a impressão de que oi anônimo aí está se referindo ao Pedro Sirotsky, que falava sobre música no JA. TransaSom ou algo parecido. Ele ainda estava fazendo Jornalismo na Famecos. Depois largou essa bobagem e foi ganhar dinheiro.
ExcluirBela lembrança essa do indefectível CDC. Marcou época tanto na TV quanto no rádio.
Excluir"Aí vem o Pedrinho...", na voz do grande Hermes Aquino.
ExcluirDei uma pesquisada vi um vídeo e não era esse não Prévidi. O que tenho na lembrança (ou só na minha imaginação) era mais "recente" e apresentado somente dentro dos estúdios no JA. O Transasom rolou nos anos 70 época em que ainda não me ligava em programas de TV e pelo que vi tinha tomada nas ruas e até na praia. De qualquer forma agradeço e fico no aguardo caso algum leitor tenha alguma pista e se manifeste.
ExcluirBobagem,coisa nenhuma.Estes
Excluirprogramas musicais entraram
pra história da TV no RS.
Quando fico com uma coisa na cabeça não sossego enquanto não lembro e quase que me veio o nome. É alguma coisa Cunha, só falta lembrar o primeiro nome agora mas com essa pista pode ser que alguém saiba quem é!
ExcluirAgora sim lembrei de vez Prévidi, é Cunha Júnior.
ExcluirIsso, Cunha Jr. Tinha um espaço no JA. Aí fez um sorteio... deu merda, sorteouj alguém marcado e foi pra SP. Nunca mais apareceu.
ExcluirCunha Jr. sumiu apenas no RS.
ExcluirNa TV Cultura, apresenta há décadas o programa Metrópolis.
O Cunha Jr. trabalhou por um bom tempo na TV Cultura de SP. Não sei se ainda está lá.
ExcluirO fiasco aconteceu nos esportes que recebem incentivos maciços. Nos demais está tudo dentro do esperado.
ResponderExcluirPela enésima vez, quem lacra não lucra.
ResponderExcluirA baranga foge do assunto como o Diabo da cruz.
ResponderExcluirAquele cara apresentava o transasom e lá em meados dos 70 trazia Peter Frampton como sucessor dos Beatles e surrava Baby, I Love Your Way todo sábado a tarde.
ResponderExcluirTambém era fã do Supertramp.
ExcluirAcho que o apaixonado pela Calcanhoto era o Celso Loureiro Chaves
ResponderExcluirTriste país, essa é uma herança deixada por dr atrasou o genro: http://flaviopereiranews.com/assassinato-de-reputacao-apos-15-anos-ex-governadora-yeda-crusius-e-inocentada-de-todas-as-acusacoes-da-operacao-rodin/
ResponderExcluirAcuse-os do que você faz, xingue-os do que você é.
ExcluirNo primeiro Transasom o Pedrinho (!) (com um medalhão da estrela de Davi) apresentou o Pink Floyd, com o Live in Pompeii - Echoes, inteiro. Me lembro como se fosse hoje. Um divisor de águas no que eu entendia como musica.
ResponderExcluirE o Cunha Jr parece que está na TVE paulista.
A maioria das Rádios atuais estão insuportáveis p/ quem gosta de um bom Rock das antigas. Depois que desativaram as FMs Ipanema e Unisinos poucas restaram. Hoje em dia são repetições das mesmas músicas sem falar nas lacrações.
ResponderExcluirÉ uma pena. A lacração tomou conta do ambiente cultural.
ExcluirO sorteio que deu merda foi feito por dupla. CunhaJr e a barbie da terceira idade vera armando, sortearam ingressos pro show dos stones no rj
ResponderExcluir