Bom Dia!! Terça, 28 de agosto de 2012

JORNALISMO CANALHA!!

Assim como não acredito que dê resultado o "trabalho" de deputados e senadores em CPIs, não assino embaixo de denúncias divulgadas em qualquer mídia. Políticos e jornalistas não têm competência para isso. Podem, sim, falar sobre o que deve ser certo ou errado. Mas investigação de verdade é trabalho para as polícias.
Desde o caso, no século passado, da Escola Base de São Paulo que fico com o pé atrás. Naquela época, os donos do colégio foram condenados pela Veja e jornais. Foram execrados pelos brasileiros. Quando a polícia investigou, concluiu que os "culpados" não tinham culpa. Para quem não sabe, eram acusados de molestar as crianças da Escola.
--
Sempre digo para amigos que se dedicam ao jornalismo investigativo que um dos maiores escândalos da política gaúcha envolve um ex-presidente de partido, respeitadíssimo. O sujeito teve durante anos uma gordíssima CC na Assembleia. Aí se aposentou. O que fez? Trocou de partido, para pegar outra boquinha de um partido que havia ganho o Governo do Estado. Hoje, ganha um caminhão de dinheiro por mês e tem outra boquinha, no Governo federal. Nos tempos da CC da Assembleia fazia todas as viagens com diárias da própria AL, claro.
Isso não é relevante? Não merecia uma matéria? E, olha, já lançaram até um livro com a "trajetória" dessa "liderança".
--
Agora, leiam essa nota do vereador Mauro Zacher, presidente da Câmara de Porto Alegre.
Trata de mais um caso de jornalismo canalha:

Foto de Elson Sempé Pedroso/CMPA
Matéria da Agência Estado distribuída no domingo 26 de agosto para veículos de imprensa de todo o país, intitulada: “Presidentes de Câmaras multiplicaram patrimônio” fez levantamento das declarações patrimoniais dos vereadores que presidem os legislativos de 23 capitais e que disputam a reeleição. O levantamento comparou o patrimônio que declarei em 2008 (4 anos atrás)  – de 81,6 mil reais – com meu patrimônio atual, cujo acréscimo foi de um apartamento avaliado em 250 mil reais, sendo destes 200 mil reais financiados pela Caixa Econômica Federal.
A matéria sugere, sem o dizer, que haveria algo de questionável nesta diferença, o que é simplesmente a negação do jornalismo.  Se o jornal entende que há algo de irregular na evolução patrimonial de quem quer que seja, deve afirmá-lo e não simplesmente sugestionar que existe algo de errado, sem mesmo analisar racionalmente o conteúdo de tal matéria. Se entende que não, então não possui sequer notícia e, portanto, não deveria ser publicada.
Reitero, que no meu caso, a evolução patrimonial se deve à compra de um apartamento financiado em 20 anos, restando ainda 18 anos a pagar. Aquisição e pagamento das prestações feitos com esforço meu e de minha esposa.  Algo, aliás, feito por milhares de brasileiros nos últimos anos e que não deveria surpreender, visto que tomamos a decisão de comprar nosso apartamento quando nos casamos.
Acreditei, quando prontamente forneci esta informação ao jornalista que me questionou acerca de minha evolução patrimonial, ter sanado qualquer dúvida. Porém, o referido jornal produziu outra matéria cujo título é “Líder do ranking dos que multiplicaram patrimônio alega ter apenas se endividado”.  Então, os leitores são informados de que eu “aleguei” algo; não que forneci informação certa e precisa, comprovável por qualquer interessado.
Ambas as matérias produzidas pelo jornal O Estado de São Paulo são especulativas, preconceituosas e produtoras de injustiça.  Como homem público, só me resta lamentar que o tão importante ofício do jornalismo tenha chegado a este ponto. O correto seria que o jornalista, ao ter conhecimento do financiamento, não incluísse o valor devido nesse “suposto” calculo de crescimento percentual, afinal DÍVIDA NÃO É PATRIMÔNIO, o que por certo faria com que nem ao menos o meu nome fosse citado na matéria.
Em resposta às insinuações covardes e ao uso político deste “conteúdo” produzido pela Agência Estado, assim como à reprodução e repercussão que já alimentam páginas impressas e on line de outros veículos ou em blogs, e mesmo nas redes sociais, coloco à disposição cópia das minhas últimas declarações de renda, de tal forma que todos os interessados possam conferir minha evolução  patrimonial.


2 comentários:

  1. Como o Sereno Chaise está no PT agora...nenhuma linha; se estivesse no PDT, ainda...manchetes

    ResponderExcluir
  2. Ele é da família Iscariotis, tal como Dilma e outros...só que se vendem por bem mais que 30 dinheiros...

    ResponderExcluir