Vinhos e Afins - 31/8/2012


AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS:
Inscrições para o público abrem na próxima semana

Foto de Gilmar Gomes
O momento mais aguardado pelos apreciadores de vinhos no Brasil se aproxima. É a 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012. Consumidores de todo o País e do exterior poderão se inscrever no evento a partir da próxima terça-feira, 04. Serão mais de 800 pessoas reunidas no dia 29 de setembro para conhecer e degustar na taça a representatividade da safra em vigor. Como a maior de todas as edições, por reunir 387 amostras de 70 vinícolas de sete estados brasileiro, a Avaliação deste ano reserva surpresas. O evento, que já reuniu 11.217 apreciadores da bebida desde 1993, completa 20 safras tendo forte influência na evolução da qualidade da produção nacional, hoje reconhecida mundialmente.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.enologia.org.br e informações obtidas pelos telefones (54) 3452.6289 ou 3451.2277. A exemplo de anos anteriores, as vagas oferecidas foram preenchidas na primeira semana. Diante disso, o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora, enólogo Christian Bernardi, chama a atenção dos apreciadores para que se antecipem, a fim de garantir participação no evento. “A Avaliação Nacional de Vinhos é um evento muito concorrido e que atrai gente de todas as partes do País, inclusive do exterior. A estrutura é limitada no número de pessoas e, por isso, se esgota rapidamente”, diz.
O resultado que será apresentado no dia 29 de setembro reflete a análise feita por 120 enólogos brasileiros, que degustaram as amostras no período de 10 a 31 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, instituição parceira da ABE e que presta todo apoio técnico ao evento. Seguindo normas internacionais, as degustações foram realizadas às cegas em cinco categorias: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.
--
Sistemática da degustação no dia 29 de setembro
A degustação de cada amostra segue o seguinte funcionamento:
Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo comentarista podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Tal atitude permite a propagação do aprimoramento do gosto pelo vinho. Em seguida, passa-se para outra amostra repetindo-se o mesmo procedimento.

-----

Vinícola Perini presente no litoral capixaba


Uma boa amostra do caráter democrático da linha de produtos da Vinícola Perini pode ser encontrada no litoral capixaba, em dois jantares promovidos durante o mês de agosto. Diante de um público que, no total, se aproximou de mil pessoas, entre empresários, políticos e notáveis das sociedades de Guarapari e Marataízes, três rótulos com perfis bem distintos entre si puderam ser apreciados.
Para refrescar o inverno de altas temperaturas nas praias do Espírito Santo, os espumantes Casa Perini Prosecco Brut e Casa Perini Moscatel Aquarela foram os escolhidos pela vinícola do Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, para o jantar no Via Shopping Sul de Marataízes, realizado no dia 24. Como opção de vinho, também foi servido um dos grandes lançamentos da Perini em 2012, o tinto Arbo Cabernet Sauvignon.
Toda renda das adesões foi revertida para o Orfanato Aprisco Rei Davi, de Cachoeiro do Itapemirim. “Tivemos 600 pessoas das mais influentes na região. É um público bastante selecionado”, revela Maria Rodrigues da Costa, representante da Perini na região.
Segundo ela, o público consumidor de espumantes vem crescendo de modo permanente no entorno da Grande Vitória e na área de Cachoeiro do Itapemirim. A maior saída, até o momento, se dá pelas prateleiras dos supermercados.
Já no caso dos vinhos, a Perini vem ganhando espaço generoso nas cartas de restaurantes. Em ambiente à beira-mar, o destaque no mercado local fica por conta do Osaka, o rótulo certeiro da vinícola do Vale Trentino para harmonizar com culinária oriental. “No que se refere aos espumantes, o Prosecco sempre é muito pedido por aqui. Mas eu também aposto muito no Aquarela, que é um excelente produto”, comenta Maria.
A representante teve provas concretas desta preferência há poucos dias, em jantar promovido na Boate Luazul, em Guarapari, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. No último dia 10, cerca de 500 pessoas, entre empresários, políticos e notáveis da sociedade local também tiveram as taças abastecidas com Casa Perini Prosecco Brut e Casa Perini Moscatel Aquarela, além do Arbo Cabernet Sauvignon.
“A repercussão foi excelente. Recebemos uma mensagem formal da CDL cumprimentando pelo serviço de vinhos e espumantes no jantar, que reuniu um público bastante seleto. As mulheres ficaram satisfeitíssimas com o Prosecco e o Aquarela. Já o Arbo, chamou muita atenção de quem ainda não conhecia, pela relação entre a qualidade e o preço, que o deixam em vantagem para competir com qualquer importado da mesma faixa”, explica Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário