Cinema com Wilson Rosa - 13/8/2012

Porto Alegre recebe Mostra


A Mostra Babelsberg – 100 Anos de Cinema Alemão será realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro de 2012, nas salas CineBancários (Sindicato dos Bancários), Cine Santander (Santander Cultural) e Eduardo Hirtz (Casa de Cultura Mário Quintana).
Estão programados 18 filmes, abrangendo as três principais fases do estúdio: a era UFA, que compreende sua inauguração até o final dos anos 1940; a era DEFA, que vai do início da década de 1950 até o final da década de 1990; e a era Studio Babelsberg e Babelsberg Independents, que vai do início da década de 1990 e segue até os dias atuais. A mostra é uma homenagem ao centenário dessa instituição da sétima arte.
O Babelserg foi responsável por algumas das pedras fundamentais do cinema, pioneiro na ousadia e na inovação da técnica da arte cinematográfica. Embora seja uma iniciativa inédita na América Latina, foi realizada mostra em homenagem ao Estúdio Babelsberg este ano na 62ª edição da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim –, um dos eventos de cinema mais importantes e prestigiados do mundo.
Sobre o Estúdio Babelsberg
O Estúdio Babelsberg é o mais antigo estúdio a produzir filmes em grande escala do mundo. Fundado em 1912, na Alemanha, ocupa uma área de mais de 25.000 m². Sua grandiosidade, no entanto, vai muito além da região geográfica que ocupa: foi palco das filmagens de centenas de obras, nele tendo trabalhado milhares de profissionais de cinema.
O estúdio passou por todas as eras do cinema e sobreviveu à conturbada história da Alemanha no século XX – da constituição da República de Weimar à ascensão nazista; da Guerra Fria à queda do muro de Berlim. Grandes clássicos do cinema, como O Gabinete do Dr. Caligari; Metropolis; O Anjo Azul; A Última Gargalhada foram filmados no Estúdio Babelsberg, que acabou imortalizando algumas das maiores estrelas do cinema, como Marlene Dietrich, Emil Jannings e Asta Nielsen.
No lendário local, muitos dos maiores gênios da sétima arte realizaram algumas de suas obras-primas: Billy Wilder; Fritz Lang; F.W. Murnau; Alfred Hitchcock; Quentin Tarantino; Roman Polanski; Tom Tykwer; Joe Wright; entre outros.
Mais informações sobre a mostra:
Bebê Baumgarten/ BD Divulgação
(51) 3028.4201 e 8111.8703.

Nenhum comentário:

Postar um comentário