Terça, 18 de agosto de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para







Essa pandemia faz o mundo ainda pior

O que leva uma pessoa a fazer isso?





Se eu tivesse publicado as notas...

...estariam azucrinando a minha vida. Coisas do tipo:
"Não publicou o vídeo contra o prefeito de Porto Alegre e publica as notas da RBS, Morya e Escala. Validou tudo o que está no vídeo!!".
Comentei ontem apenas o que está no vídeo e é o que penso - a opinião igual de todos os colunistas locais da RBS.
E não publiquei as notas porque estaria corroborando com as "denúncias" do vídeo apócrifo.
Mas eu vi que publicaram por aí.


Confira o que significa "viver nas alturas"










O ÚLTIMO RATÃO DE PORTO ALEGRE
(fico em dúvida se é o último...)





O Paulo Palombo Pruss é um apaixonado por Porto Alegre. E esta paixão aumentou ainda mais agora, que ele está vivendo em Aracaju. Vive em Sergipe, mas o coração está aqui.
Na semana passada recebi um texto dele sobre o Telmo Freire - o último ratão da cidade (foto).
Explico: Por muitos anos existia uma brincadeira em Porto Alegre: qualquer lançamento cultural que não tivesse a presença dos Ratões estaria fadado ao fracasso. Telmo Freire era um dos que sempre compareciam, com uma condição: boca livre!! Comes e bebes!!
Não posso afirmar com certeza, de que ele foi a todos os lançamentos dos meus livros. Uns, que eu fiz no Tapa's, na Cidade Baixa, ele não foi - presumiu que teria que pagar. Mas fiz nos dois Plazas, por exemplo, e ele estava lá.
O texto do Paulo Palombo Pruss:

Nos anos 70, e principalmente no início dos anos 80, existia em Porto Alegre um pequeno grupo de pessoas que estavam presentes em todos os coquetéis e vernissages da cidade. O grupo mais famoso era formado por três pessoas, dois homens e uma mulher.
Onde houvesse uma “boca-livre” lá estavam eles: Glécia Bertaso Avellanal, Noel Silva Dias e Telmo Rodrigues Freire.
Era impressionante. Não se sabia como, mas lá estavam eles. No princípio vistos com desconfiança, depois foram se incorporando ao folclore cultural da cidade, passaram a furões oficiais, e logo o evento era considerado de prestígio como suas presenças, também foram considerados como amuletos de boa sorte.
Fagner Piasson, que trabalhou por muito tempo no Museu de Arte Moderna do Rio Grande do Sul, o MARGS declarou: “várias e várias vezes pude conferir o trio parada dura. Nós esperávamos eles aparecerem nas vernissages e eventos, pois rezava a lenda que o evento que o trio viesse seria de sucesso, mas caso não, xiii”.
Eles também se tornaram uma espécie de medidor da eficácia da assessoria de imprensa do evento.
Telmo Freire, o penetra VIP, era o líder do grupo - ainda com saúde em 2003, disse para o Jornal do Comercio: “Minha presença garante a presença do evento na mídia, só isso”.
Para amigos mais próximo confidenciava que se não fosse em tais eventos não jantava.
Telmo morava numa casa no Bairro Moinhos de Ventos, na rua Fernando Gomes. Tinha com a companhia vários gatos.
Vivia com uma pequena pensão. Doente perdeu uma ação judicial e com ela sua casa.
Teve um AVC e foi internado como indigente. Logo as informações chegaram a amigos, que o transferiram para uma clínica onde viveu até três de março de 2019. Telmo morreu com 88 anos.
Telmo Freire nasceu em 1931 na cidade de Bagé. Foi cronista de arte em jornais alternativos de Porto Alegre, como A Terceira Margem, Então e o Continente.
Foi uma figura lendária, conhecido como o mais importante ratão de vernissage de Porto Alegre, e que por 40 anos cumpria uma agenda quase diária de visitação a essas vernissages e eventos.
Foi o morador de Porto Alegre que viu tudo mais do que todo mundo.

...
Por que fico em dúvida?
Lancei um dos meus livros no Plazinha, hotel que ficava no Centro de Porto Alegre. Um salão muito legal, um serviço de primeira. Todos estavam em pé, mas haviam algumas cadeiras.
Pois bem, haviam cadeiras próximas ao local de onde os garçons saiam para servir.
Aí me chamaram a atenção para um casal e uma guria.
Os três comiam e bebiam vinho loucamente.
Claro que ninguém sabia quem eram.
Ora, Ratões novos!!
Nem o Telmo os conhecia!!
Outra figurinha carimbada em eventos é uma figura, que se diz poeta. Fala pelos cotovelos, daqueles rapidinhos - e com a mesma pressa come e bebe. Tem também um jornalista...
O certo é que sempre vão existir os ratões de eventos.
Nem todos com a classe do Telmo.
Afinal, não se fazem mais Telmos - ou Ratões - como antigamente...


-


A PROPÓSITO - Estou finalizando o meu próximo livro - Alfredo Octávio - O Maior Jornalista do Brasil. E não vou esperar mais terminar a pandemia.
Vou lançar no mês que vem.
Aceito sugestões de um evento on-line!


-


"URUBUS SÓ PERDEM!" - "Mais uma vez os urubus da esquerda perderam. Há dias insistem na demissão do ministro da Economia, Nada disso! Paulo Guedes vai continuar ministro! O presidente confia nele e ele confia em Bolsonaro", afirma o deputado federal Bibo Nunes.




-


CHAPA PLATINADA - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) recebe inscrições para o maior encontro de jornalismo da América Latina. O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será realizado virtualmente, em 11 e 12 de setembro.
...
Para lembrar: esta é aquela entidade que notabilizou-se em enviar notas para o Jornal Nacional contra alguma coisa. Igual ao que faz a Federação Nacional dos Jornalistas.


-


O PATINETE(I)

(clica em cima que amplia)




BICHO CHINÊS NA ASSEMBLEIA GAUCHA - A Taline Oppitz, colunista do Correio do Povo, revela no Twitter que mais uma assessora do gabinete do deputado Gilberto Capoanifoi dianosticada com covid . A moça está em quarentena, com sintomas leves,
O creuel é que já foram duas mortes na Assembleia pela doenças.
E as duas no gabinete do Capoani.


-


ADVOGADOS CONTRA O PRESIDENTE -  Da OAB nacional. Na real, é uma figura esse Felipe Santa Cruz. Só ele ter feito uma live com o youtube seu xará, merecia o impeachment!




-


APOSTA NO IMPRESSO - "Jornal da Manhã nas bancas", escreveu no Facebook o professor Tibério Vargas Ramos:
Está circulando a edição 2012_1 do Jornal da Manhã, produzido por alunos de Produção de Jornal da Famecos/PUCRS. Contra o consenso equivocado de que os impressos vão acabar, reafirmamos a crença no jornalismo gráfico, que conta a história da humanidade há 400 anos. JM é uma livre inspiração na inovação e espírito crítico de The Guardian, de Londres, na referência do N.Y.T. e no rigor com a língua portuguesa e o acabamento final do Estadão.



-


HOJE, TUDO É LIVE



-



VALORIZAÇÃO DO SÃO PEDRO - Em continuidade à campanha de valorização do Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) promoveu, na segunda, uma ação na zona Leste de Porto Alegre. Foram distribuídos adesivos, informativos e balões em formato de coração em alusão à campanha estabelecida em prol dessa instituição, reconhecidamente especializada em saúde mental. No total, foram entregues 400 kits a funcionários, pacientes e público em geral que circulava pelas imediações do São Pedro e também do Instituto de Cardiologia.

A campanha, lançada na quinta, dia 13, tem como objetivo mobilizar a população para a importância do Hospital São Pedro. O Simers convidou lideres institucionais, jornalistas, formadores de opinião a participarem da campanha de valorização do hospital, através do envio de material gráfico e itens que simbolizam a identidade da campanha "Queremos Hospital São Pedro! No Coração e na Mente". Com a ação, o Simers visa despertar o olhar da sociedade para a instituição, que soma 146 anos de história e, atende pacientes psiquiátricos de diferentes idades, de 88 municípios gaúchos.

O roteiro de ações do Simers para essa campanha inclui ativação em outdoors, spots em rádios, vídeos com depoimentos de famílias e pacientes, ações de interatividade nas redes sociais do Simers, reuniões com lideranças, incentivo ao apadrinhamento e solicitação de apoio às autoridades.


-


OS ARGENTINOS MERECEM




-


PROPAGANDAS - Tenho assistido vários filmes sobre obras do Governo federal, especialmente no Norte e Nordeste brasileiro. Muitas estradas, pontes, um negóicio impressionante, que não vemos nos noticiários.
Pra variar, mais um governo que não sabe se comunicar.
...
A propósito, olhe este vídeo:




...
Agora vejam este vídeo que foi enviado por um amigo que não tem nada a ver com o Governo.
Trata-se da inauguração da maior termoelétrica a gás natural da América Latina, no Porto de Sergipe:




-


PAROU - Prefeitura de Porto Alegre não envia mais releases de suas "realizações". Nada!


-


NA ULBRA TV - Estão em fase de reestruturação, depois de terminarem com o Departamento de Jornalismo.
 "Os desligamentos de colaboradores da Ulbra TV realizados no dia 12 de agosto, fazem parte de um processo de otimização de recursos existentes nos núcleos de TV que atendem aos diversos cursos da Universidade, promovendo desta forma um maior aproveitamento de recursos", afirma o diretor-geral da TV João Carlos Bernardi Filho e o diretor comercial  Carlos Augusto Souza Gostinski.
Os dois garantem que a Ulbra TV "será a melhor emissora regional do RS".
...
Enquanto isso, os ex-funcionários, recém demitidos, comunicam que estão proibidos de entrar na TV da Universidade para pegar pertences pessoais.
A relação abaixo está na porta da Ulbra Tech, sede da TV:



-



CALOR É APELIDO NO VALE DA MORTE - O Vale da Morte, na Califórnia, registrou no domingo passado 54,4°C na sombra, a terceira mais alta temperat6uira na história mundial e a maior em 100 anos dos Estados Unidos.
Po0dem dizer que issi se dá em função do aquecimento global, buraco de ozônio e outras coisas.
Acontece que o recorde de temperatura foi em 1913, quando não tinha nada desses "fenômenos".
O recorde histórico no Vale da Morte, e do mundo, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, é de 56,7°C, registrado em 10 de julho de 1913 em Greenland Ranch.
O ranking de maiores temperaturas segue com os 55°C em Kebili, Tunísia, em 1931 e en 2016 e 2017, com 54°C no Kuwait e Paquistão.




-


INTERVALO

Paradigmas





-





-


POR ONDE ANDA? - Com 60 anos de carreira, Caçulinha ainda faz shows pelo Brasil.
Em 15 de março ele completou 80 anos!



-


POT-POURRI - Como surgiu a expressão? Recebi de um amigo:

Pot (pote ou panela) + pourri (podre). Segundo o Trésor de la Langue Française, surgiu em 1564 com o sentido de ragu, ensopado de carne com legumes, numa tradução literal do espanhol olla podrida, de significado idêntico.  A ideia de "mistureba" puxou a expansão metafórica de pot-pourri, que não demorou a adquirir a acepção de obra artística composta de trechos de outras obras. Esse salto semântico leva no mesmo dicionário as datas de 1694 para a literatura e 1711 para a música. No Brasil, o sentido que pegou foi mesmo o musical. Nas últimas décadas, pot-pourri vem sofrendo a concorrência do inglês medley.



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X


O SUCESSO
DA ROCHELLE!!



ALFAJORES COMBINAM
COM TRANSPLANTE?





Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

A caixa com 6 unidades (2 chocolate branco e 4 chocolate preto) custa R$ 20,00.
Tenho Tele Entrega e máquina.

Os Alfajores são uma ótima maneira de presentear quem você ama e para chocólatras!



  
      Chama  no Watts e faz teu pedido
Combinamos entrega ❤️ 51 9996-3361 ❤

MAIS INFORMAÇÕES NO INSTAGRAM @vidaemjogoo





-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X



PIADINHA OU NÃO É PIADINHA?

O engraxate milionário



Todas as manhãs, o CEO de um grande banco em Manhattan vai até a esquina para engraxar os sapatos.
Senta-se na poltrona, lê o Wall Street Journal, e o engraxate dá aos seus sapatos uma aparência ótima.
Certa manhã, o engraxate pergunta ao CEO:
- O que você acha da situação do mercado de ações?
O executivo pergunta a ele com arrogância:
- Por que você está tão interessado nesse assunto?
- Tenho um milhão de dólares em seu banco - diz o engraxate - e estou pensando em investir parte do dinheiro no mercado de capitais.
- Qual é o seu nome?
- John Smith H.
O cliente chega ao banco e pergunta a um gerente:
- Temos um cliente chamado John Smith H.?
- Certamente, é um bom cliente. Tem um milhão de dólares em sua conta.
 O diretor sai, se aproxima do engraxate e diz:
 - Sr. Smith, peço que na próxima segunda-feira seja o convidado de honra de nossa reunião de diretoria e nos conte a história de sua vida.  Tenho certeza de que teremos algo a aprender com você.
Na reunião do conselho, o CEO o apresenta:
- Todos nós conhecemos o Sr. Smith, que faz nossos sapatos brilharem.  Mas o Sr. Smith também é nosso cliente, com um milhão de dólares em sua conta.  Eu o convidei para nos contar a história de sua vida.  Tenho certeza que podemos aprender com ele.
O Sr. Smith começou a falar, timidamente:
- Vim para este país há 50 anos como um jovem imigrante da Europa.  Saí do navio sem um tostão.  A primeira coisa que fiz foi mudar meu nome para Smith.  Eu estava com fome e exausto.  Comecei a vagar em busca de trabalho, mas sem sucesso.  De repente, encontrei uma moeda na calçada.  Comprei uma maçã.  Eu tinha duas opções: comer a maçã e saciar minha fome ou abrir um negócio.  Vendi a maçã por dois dólares e comprei duas maçãs com o dinheiro.  Eu também vendi e continuei no negócio.  Quando comecei a acumular dólares, consegui comprar um conjunto de pincéis e esmaltes usados ​​e comecei a limpar sapatos.
-A plateia estava de boca aberta!
- Não gastei um centavo com diversão ou roupas, só comprei pão e queijo para sobreviver.  Economizei centavo a centavo e depois de um tempo comprei um novo conjunto de pincéis e pomadas para sapatos em tons diferentes e aumentei minha clientela.  Eu vivia como um monge e economizava centavo por centavo.  Depois de um tempo, consegui comprar uma poltrona para que meus clientes pudessem sentar-se confortavelmente enquanto eu limpava os sapatos, o que me trouxe mais clientes.  Não gastei um centavo com os prazeres da vida.  Continuei economizando cada centavo.  Há alguns anos, quando o outro engraxate da esquina decidiu se aposentar, eu já havia economizado dinheiro suficiente para comprar o ponto neste grande lugar.
E encerrou, com um largo sorriso:
-Finalmente, três meses atrás, minha irmã, que era puta em Chicago, faleceu e me deixou um milhão de dólares.


-


NÃO É PIADINHA



-


PIADINHA



Antes desse casamento



5 comentários:

  1. Prévidi, excelente as histórias dos ratões! Quanto às obras inauguradas... ...quantas são fruto do governo atual? Não creio que uma termoelétrica tenha sido planejada, aprovada e construída em 18 meses. Aliás, na morosidade brasileira, acho que nem uma ponte se consegue fazer neste prazo. Aí entra aquela coisa de que políticos não gostam de fazer metrô, pois quem aprova o polpudo investimento, quase nunca fará a grandiosa inauguração. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tantas obras.que estavam paradas, termina.las já um grande feito, ou esqueceste que a dona Dilma veio fazer o lançamento da ponte antes da sua reeleição? Passou o temer e não terminaram. Aí o bolso em dois anos tocou ficha na obra e vai inaugurar

      Excluir
    2. E o metrô de Porto Alegre, anunciado pelo menos 3 vezes pela Dilma, cada vez com manchetes na ZH ?
      Pessoal esquece fácil, ou faz de conta que esquece ...

      Excluir
  2. Manchete de hoje do Túlio Milman: Por que a eventual saída de Guedes será boa para o país

    É com isso que a RBS tenta buscar novos assinantes.

    ResponderExcluir
  3. A puta de Chicago é sensacional.

    ResponderExcluir