Quinta, 15 de abril de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES DE ANÔNIMOS!!




DUDU NA CORDA BAMBA!


É IMPRESSIONANTE O PEDIDO DE IMPEACHMENT DO DUDU NOTEBOOK MILK, FORMULADO PELO ADVOGADO PEDRO LAGOMARCINO.
PARA TEREM UMA IDEIA, ELE ANALISOU MAIS DE 100 DECRETOS DO GOVERNADOR E EM TODOS ANOTOU IRREGULARIDADES - INCONSTITUCIONALIDADES E ILEGALIDADES.
SE OS DEPUTADOS ESTADUAIS NÃO FICAREM COM MEDINHO DO GOVERNADOR VÃO AO MENOS ANALISAR O DOCUMENTO.






SIMPLIFICANDO A ECONOMIA




Uma aula do Paulo Palombo Pruss 


Política Fiscal 

O que é Política Fiscal? Simples, Política Fiscal nada mais é que a política do governo em relação a gastos e tributos, só isso. Acrescentando um pouco mais de conceitos, quando o governo mexe no volume de despesas ou no volume de gastos ou quando o governo mexe na tributação, ele, governo, está fazendo Política Fiscal.

Agora precisamos saber outro conceito importante para termos um entendimento básico da economia brasileira: Regime de Metas de Superávit Primário.  Evidente que o governo tem uma meta de superávit primário positivo, superávit primário é um resultado preliminar, inicial. 

ConSiderando que temos a arrecadação do governo, (união, estados, municípios e empresas estatais) descontando todas as despesas, excetos as despesas com juros, este é o resultado primário, o inicial - na verdade é o resultado incompleto, se consideremos as despesas com juros encontramos o resultado nominal, que é o resultado completo das contas públicas.  

Pode parecer estranho, mas porque temos uma meta de Superávit Primário e não uma meta de Superávit Nominal, afinal essa é a mais completa. Vamos lá, o Regime Superávit Primário surgiu no Brasil ao mesmo tempo que o Regime de Metas de Inflação, na verdade a economia brasileira não pode ter limites para gastar com juros. Se tivesse poderia influenciar no cumprimento da meta de inflação. Para a compreensão dessa parte da economia brasileira, esse dado é suficiente, em outro artigo discorreremos somente sobre os juros.  

Agora um pouco do histórico.

No final da década de 1990, o Brasil estava muito endividado. Em 1998, o governo concluiu um acordo com o Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Banco Central dos Bancos o BIS, pelo acordo o Brasil teve um aporte de 41 bilhões de dólares, porém para isso se comprometeu com exigências entre elas a estabilidade econômica e reformas da Previdência e Fiscal. 

Em 1999, pela primeira vez, o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso implantou a meta de Superávit Primário, projetando em 3,1% do PIB, (Produto Interno Bruto). 

Após a sua implantação no governo de Fernando Henrique Cardoso, ouve Superávit Primário, no governo Lula também sempre ouve Superávit Primário, na gestão de Antonio Palocci Filho no Ministério da Fazenda, o Superávit Primário foi bastante robusto e foi também no governo Lula que a divida com o FMI foi paga de maneira antecipada. 

Aí chegamos ao governo da presidente Dilma Rousseff, e os problemas econômicos se avultaram, podemos até citar o início da desorganização econômica. 

No governo de Dilma o cálculo do Superávit Primário foi alterado, o governo começou a não considerar algumas despesas importantes, como Minha Casa Minha Vida, e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e uma série de outras rubricas. Lembramos que até então, para o cálculo do SP eram excluídos somente os juros. O que aconteceu que o resultado do Superávit Primário foi sendo inflado artificialmente para que as metas fossem mantidas e sobretudo para que o governo tivesse espeço para gastar mais. 

Essa atitude gerou um grande problema nacional e foi conhecida como Contabilidade Criativa ou “pedaladas fiscais” (esse é a verdadeira origem das faladas “pedaladas ficais”). 

O Brasil continuou formalmente tendo metas de Superávit Primário mas seu cálculo foi alterado, e, pior, em determinados momentos foram feitas operações como os seguintes exemplos: O BNDES pegava dinheiro emprestado do Tesouro Nacional, o Tesouro que por sua vez tinha captado esse dinheiro no mercado, esses valores entravam como receita no BNDES, inflando novamente o SP.

Outro exemplo, o Seguro Desemprego: o Tesouro ordenava que a  Caixa Econômica Federal fizesse o pagamento e não depositava os valores correspondente, inflando artificialmente novamente o resultado das contas públicas. Igualmente ocorria com o Plano Safra, do Banco do Brasil com juros subsidiados que o Tesouro cobria, ou deveria para o Banco do Brasil não perder. Mas ocorria a mesma prática, o Tesouro ordenava a  liberação dos valores e não realizava os depósitos no Banco do Brasil, o equivalente aos subsídios que estavam sendo concedidos inflando artificialmente, mais uma vez, o resultado das contas públicas. 

Com isso a desorganização das contas publicas foi muito grande, que terminou com o impeachment da presidente Dilma. 

Seu governo ainda tentou corrigir e desfazer todas essas manobras, mas já era tarde. Com isso assumiu seu vice Michel Temer que manteve a reorganização que tinha sido iniciado, mas mesmo assim sem o Superávit Primário. O governo do presidente Bolsonaro também iniciou sem SP.  

A analise descrita é bem simples, porém serve para um entendimento inicial,  se quisermos saber mais é necessário um maior aprofundamento da matéria, sobretudo com relação a Politica Monetária e suas variáveis em suas teorias  como a Clássica, Keynesiana ou Regime de Metas de Inflação que o Brasil adota assim como vários países como Estados Unidos, Reino Unidos, zona do Euro, Israel e muitos outros. 


-




ATENÇÃO! - O deputado Luis Augusto Lara não foi cassado por ter feito uma plástica radical no rosto - ficou com cara de adolescente...
Nada disso.
Foi cassado pelo TSE por condenação 
em processo por suposto abuso do poder político e econômico nas últimas eleições. Ele e o irmão, que é prefeito de Bagé, Divaldo Lara.
O deputado foi presidente da Assembeia, secretário de Estado em quatro governos de partidos distintos, há pouco foi defenestrado da presidência do PTB RS e apresenta um programa na Band TV com Milton Cardoso.


-


CASUALIDADES

Na terça, publiquei esta matéria no Blog:


Ontem, no gauchazerohora esta matéria:


Legal, né?
Só que o jornal foi cobrar da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Acontece que desde que a Opus começou a administrar o Auditório Araújo Viana deveria ter reformado o Teatro de Câmara. Não fez nada. Agora, o pepino está com o Opinião, mas com o setor completamente parado...


-


GRANDE CAPA, GRANDE CHICO - Nesta semana foi lembrado os 90 anos que o Chico Anysio faria. Aí Rogério Marques escreveu: 
12 de abril, Chico Anysio estaria completando 90 anos. Foi um dos artistas mais geniais que conheci. Criou dezenas de personagens que marcaram época. Que falta faz o Chico nesses dias difíceis! Quando morreu, O Dia fez esta primeira página que me encantou desde que vi pela primeira vez, pendurada em uma banca de jornais, e parei para admirar. Mais que uma primeira página, é uma homenagem à altura do artista genial que foi Chico Anysio.

...

Ontem assiti na Record uma longa entrevista com a Malga di Paula, a última esposa do Chico.
Sensacional. Um documento sobre o grande humorista.
Ele morreu com uma grande mágoa dos filhos do Roberto Marinho, que o deixaram de fora da TV por 10 anos.
E nesta semana que Chico completaria 90 anos,nada de uma homenagem da Globo...


-


RECORD GAUDÉRIA - Recebo:

Dando uma uma zapeada com mais atenção no youtube da Record Santa Catarina e a paranense, cheguei a conclusão que a Record RS tem um prejuízo enorme pertencendo a rede nacional. A programação do RS é muito engessada e não tem programação diferente do jornalismo policial. A RIC(Paraná) e a Rede NDTV (SC) dão de 10 a 0 na Record gaúcha, pois tem uma programação variada e com retransmissoras no interior dos estados. Os estúdios são de dar inveja na plimplim do sul.


-


POBRES RELIGIOSOS!




-


VACINAÇÃO NA ITÁLIA -
Quem conta é o jornalista Sérgio Seppi:

Esse pessoal que reclama da lenta vacinação, tem que assistir, por exemplo, a RAI News e vão ver os problemas da Itália. Faltam vacinas e estrutura de vacinação.
...
A propósito, assistam este vídeo:


Não consegue assistir? Vai direto: https://youtu.be/NRNXC1YHYEY


-


ISSO É NOJENTO!! - Sabe como estão chamando as pessoas que passam fome?

- PESSOAS COM INSEGURANÇA ALIMENTAR


-


RECORDAR É VIVER - Baita macho esse senador Cajuru. Olha o que esse boxeador falou pra ele:

https://youtu.be/dndEFDdDGY0


-


MUJICA - O 
Jose Manoel Vega Garcia viu o comentário abaixo e não gostou:

Anônimo 14 de abril de 2021  11:05

Caro Prévidi, depois de constatar seu apreço pelo velho tupamaro, só posso dizer o seguinte: ninguém é perfeito.

...
Escreveu:

Ao ler este comentário no teu blog tive vontade de responder mas primeiro não gosto do anonimato segundo me parece alguém bitolado no rótulo tupamaro e não no político que representou Pepe Mujica em toda  sua trajetória como preso, presidente e senador e hoje jubilado .Merece resposta creio mas com sua devida identificação pois anonimato na política  e um ato de covardia na minha visão da mesma. .abracos


-


O livro está a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.
Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.
Quem tiver pressa, posso mandar por Sedex, mas aí tem um custo extra de absurdos 25 reais para a EBCT. APENAS PARA O RS - DEMAIS ESTADOS É OUTRO VALOR.
Ah, sim, o livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59


-



-


PRIORIDADE - A moça aí de cima é Kolinda Grabar-Kitarović, presidente da Croácia.

Leiam estas seis medidas:

1- Vendeu o avião presidencial.

2 - Vendeu os 35 Mercedes Benz que estavam atribuídos aos ministros e outros funcionários e devolveu o dinheiro aos cofres do estado.

3 - Reduziu o seu salário e o dos ministros a metade.

4 - Baixou as despesas e o salário dos embaixadores e cônsules a 60 %.

5 - Aumentou o salário mínimo para o sector privado.

6 - Eliminou a aposentadoria para senadores e congressistas.


-


REFLEXÃO

QUE BANHO DE BOLA LEVOU O RENATO, HEIN?


-




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


Faça sua encomenda até à meia-noite de quarta-feira, ou um dia antes, e receba na sua casa nossos deliciosos pratos, quitutes ou doces, na quinta, sexta ou sábado, das 11h às 18h. Entregamos em todos os bairros de Porto Alegre.

CARDÁPIO

PRATOS QUENTES

Bife à Francesa à milanesa assado no forno coberto com molho de cebola, tomate, pimentão, ervilhas, presunto magro, queijo mussarela gratinado e batata palha, acompanha arroz branco: R$ 70,00 (porção p/ 2 pessoas).

Filé de Peixe grelhado com molho de alcaparras, cebola e tomate, acompanha batatas no vapor: R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

Espinhaço de Ovelha Mexido, acompanha arroz branco: R$ 65,00 (porção p/ 2 pessoas).

Língua Bovina ao molho com ervilhas, acompanha arroz branco: R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

Carreteiro de Charque, acompanha Feijão mexido: R$ 60,00 (porção p/ 2 pessoas).

Galinha Caipira com Arroz: R$ 40,00 (porção p/ 2 pessoas).

Ensopado de Carne com Mandioca "Vaca Atolada": R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

*Taxa de Entrega: R$ 10,00

DOCES/SOBREMESAS

Sagu (porção individual): R$ 5,00
Arroz Doce (porção individual): R$ 5,00
Ambrosia (porção individual): R$ 7,00
Moranga Caramelada (porção p/ 2 pessoas): R$ 7,00

TORTAS FRIAS

Frango (18 fatias): R$ 80,00
Legumes (18 fatias): R$ 80,00

QUICHES 

Espinafre (6 fatias): R$ 40,00
Brócolis (6 fatias): R$ 40,00
Calabresa (6 fatias): R$ 40,00
Frango com Alho Poró (6 fatias): R$ 40,00

PASTELÃO 

Frango com requeijão e azeitonas (6 fatias): R$ 60,00

Fone/Whatsapp: (51) 99913.8545


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-


AGORA, SIM, TEMOS PONTE!

Foto do repórter fotográfico Alfonso Abrahan

(clica em cima que amplia)




XXXXXXXXX





XXXXXXXXXX


INTERVALO



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X


OS ALFAJORES
DA ROCHELLE!!





Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

  
      PEÇA AGORA MESMO
Combinamos entrega ❤️ 51 99996-3361 ❤







-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X


PIADINHA


17 comentários:

  1. Prévidi, realmente essa capa d'O Dia foi emocionante, uma linda homenagem em todo o sentido da palavra! Também vi na banca, e lembro como se fosse hoje.

    Ps. Naquela época, o jornal Meia-Hora, uma espécie de Diário Gaúcho carioca e piorado, também tinha capas de qualidade questionável mas algumas com um humor incomparável, como o dia em que roubaram as vigas da perimetral do Rio (e até hoje ninguém sabe, ninguém viu.) Aqui tem algumas: https://otrecocerto.com/2014/01/13/as-manchetes-do-meia-hora/

    ResponderExcluir
  2. oi, previdi.
    sabado passado o prefeito bastião esteve aqui na zona sul pra conhecer o projeto portais do guaiba. fiz um vídeo pro meu canal. assis te lá, curte, compartilha e já se inscreve no canal.
    vlws

    https://www.youtube.com/watch?v=WZovTtnMsNc

    ResponderExcluir
  3. Em breve o Eduardo Leite será homenageado em SC pelos serviços prestados ao desenvolvimento econômico do estado ...

    ResponderExcluir
  4. "Se vocês estão sofrendo com as igrejas fechadas, imagina a Manoela e o Hadad". Quem fecha igreja é comunista, assim como fizeram em Cuba, na União Soviética, China, Alemanha Oriental, Albânia... É da ideologia marxista afirmar que a religião é o ópio do povo. Os primeiros a ir para o paredão são sempre os padres. Todos os comunistas que pegaram em armas e lutaram contra a ditadura brasileira lutaram para trocar a ditadura dos militares pela deles. Portanto, eles se passando por carolas é de um cinismo enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula é católico e Tarso Genro é judeu.
      QUANTA GROSELHA,HEIN??????

      Excluir
    2. Sem dúvida. Aí está a graça (se olharmos superficialmente, pois, como você bem descreveu, há uma história de terror por trás disso).

      Excluir
    3. Tarso Genro é marxista. Era membro do PC até entrar no PT, portanto ideologicamente ateu. Isto sempre foi 1 dogma no partido. O Lula é um oportunista que se aliou a igreja dita progressista para se viabilizar politicamente. Alguém tem alguma imagem dele dentro de 1 igreja antes de entrar no PT? Só entra lá quando tem algum evento de interesse político.

      Excluir
    4. Dizer ou simplesmente insinuar que Lula e Tarso são religiosos é mais uma das muitas sandices de seus adoradores.

      Excluir
    5. O cara da groselha anda tomando coisa bem diferente. E estragada.

      Excluir
  5. Prévidi, pior que os xaropes no face é um familiar seu (meu) virar um militante. Eu achava que as histórias que esses youtubers contavam sobre a lavagem cerebral em certas "faculs" era folclore.
    Mas por inocência acabei sentindo isso na pele. O meu familiar(estudante) cospe sangue em cada comentário, acho que isso é uma tara, fetiche sei lá, não da pra entender, deve dormir e acordar pensando no "Bozo".
    A cada postagem é uma ofensa, um rancor, uma raiva, algo sem noção.
    Acabei saindo do do grupo da família para não entrar nessa onda negativa e não ser sugado por essa energia ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que, é esse bosta? me diz aí pelo jlprevidi@gmail.com

      Excluir
    2. E como tem dessa gente! Vivem obcecados por uma pessoa, dominados pela pulsão de morte. E hipocritamente se passam por humanistas.

      Excluir
    3. Prévidi, desculpa a demora para responder.
      Infelizmente o espertinho não posta nada de política no face, apenas no grupo da família e acho que entre os amigos dele.
      As vezes até a mãe dele não o atura, provocando até um certo distanciamento dos dois.
      Ele foi picado pela mosquinha azul, anda se achando mais do que os outros só pq faz uma faculdade. Um tempo atrás chegou até zombar de forma velada, com ironia uma moça da família só porque ela faz faculdade a distância.
      Enfim, só fiz o comentário para digamos alertar os pais e mostrar um pouco do que acontece com alguns jovens de hoje em dia.

      Eu estou na minha, não dou mais o que ele quer: PALCO. Outros integrantes da família já notaram o fanatismo dele e agora deixam ele falando sozinho. O rapaz fica babando na espera que alguém questione as coisas que ele diz.

      Excluir
  6. https://checamos.afp.com/nao-presidente-da-croacia-nao-vendeu-o-aviao-presidencial-e-reduziu-seu-salario-pela-metade-0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta dizer que ela é uma baranga...

      Excluir
  7. O e-mail do Chico Anisio. A partir do minuto 3:10. Dá uma ideia da personalidade do genial humorista.
    https://youtu.be/gMqyubZ3BDg

    ResponderExcluir