Quarta, 15 de setembro de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.



A DOR DA GENTE
NÃO SAI NO JORNAL


O texto é do jornalista Márcio Pinheiro.

Sempre me causou estranheza o fato de a imprensa raramente falar sobre jornalismo. Quase todos assuntos são contemplados - dos mais relevantes aos mais fúteis, dos que merecem um tratamento profundo aos mais apressados - porém quase nunca o que acontece nas redações é tema de interesse público. Confesso não saber onde esta decisão esbarra: se numa ordem não escrita (tampouco assumida) por parte dos patrões ou se na eterna mania do jornalista de se autodesmerecer, um complexo de vira-lata que faz com que o profissional não se ache digno de virar pauta - arriscando um palpite acredito ser uma combinação não assumida das duas hipóteses.
Também sempre achei que seria melhor para todos - jornalistas e leitores - se o que acontece no ambiente das redações fosse mais conhecido.
Recentemente ocorreram demissões em massa (os famosos "passaralhos") - e também em conta-gotas - que afetaram a vida de centenas de pessoas (algumas nem ligadas ao jornalismo) mas que sequer mereceram uma linha nos respectivos jornais. Há ainda o caso mais curioso de colunistas, comentaristas - ou seja, estrelas da profissão e das empresas - que de uma hora para outra somem das páginas sem a necessária explicação.
A bibliografia sobre o tema também é escassa. Fugindo dos relatos acadêmicos raros são os livros que se ocupam da vida nas redações e daqueles personagens estranhos que são os jornalistas. O mais amplo talvez seja "Notícias do Planalto", de Mario Sergio Conti, ainda assim incompleto (apesar das quase 700 páginas) e marcado por opiniões extremamente pessoais e pequenas (e grandes) vinganças por parte do autor. E é por ter esse interesse pelo que acontece nas entranhas da profissão que escolhi há mais de três décadas que gostei de ler "Treze Meses Dentro da TV", de Adriano Silva.
Apesar de ser da mesma cidade, da mesma profissão, da mesma geração, do mesmo time e - conforme descobri depois - até ter sido vizinho por uns tempos, não conheço Adriano pessoalmente. Mas a necessidade que ele teve de contar sobre suas experiências em redações do Rio e de SP (experiência pelas quais em diferentes níveis, épocas e empresas também passei) fez com que eu me identificasse em muitos pontos com seu relato. Adriano fala de nomes conhecidos (Bial, Bonner, Zeca...), poderosos (toda cúpula do jornalismo global) e desconhecidos do grande público (embora muitos sejam nomeados) e tenta entender um fenômeno coletivo que atinge jornalistas e leitores. Partindo de sua experiência - o "fracasso" depois de 13 meses à frente de uma das chefias do Fantástico -, Adriano conseguiu driblar o ressentimento e a autocomiseração (sua definição de "veni, vidi, perdidi" me pareceu adequada) e revelou um recorte fiel de como é viver nessa selva. Uma vida com paixões e discussões, com conquistas e derrotas (pessoais e profissionais), com grandes gestos mas também com o que há de mais mesquinho no ser humano. Ou seja, com todos ingredientes que fazem parte de uma grande reportagem e que mostram como jornalistas às vezes também podem ser notícia.


************************************************************


PROMOÇÃO DA SEMANA!!

TRÊS LIVROS POR APENAS 80 REAIS!!



A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59


************************************************************


A QUEM RECORRER PARA TERMINAR COM ISSO? - Sério, não sei a quem recorrer para terminar com essa putaria (não tem outra palavra) do STF. Segundo a Gazeta do Povo, o presidente do supremo tribunal federal, Luiz Fux, vai sempre para casa nos finais de semana de jatinho da FAB. O queridinho gastou 1 milhão e 270 mil reais em 87 voos de ida e volta de Brasília ao Rio.


-


PERGUNTINHA

Será que alguém sabe por onde anda o senador Paulo Paim?
Desde a eleição de 2018 que não vejo o seu nome... 


-


O FIM DA TERCEIRA VIA




-


TOTALMENTE PERDIDO - Reinaldo Azevedo:

Há chance de se viabilizar um nome da “Terceira Via”. Resposta: TALVEZ. Mas, primeiro, é preciso abandonar a expressão “Terceira Via”.
É mentirosa. A eleição ñ está entre extremos. Já escrevi isto umas 500 vezes: Bolsonaro é de extrema direita, mas Lula NÃO é de extrema esquerda.


-


TERMINARAM OS PATROCÍNIOS
DO GOVERNO FEDERAL



-


E ELES AINDA FALAM EM FAKE NEWS


-


"O ÓRGÃO NÃO QUIS GRAVAR ENTREVISTA"

Bobagem como essa se escuta diariamente em todas as TVs. Pra variar, idiotice que a globo "introduziu" no dia-a-dia das emissoras. Adoram falar assim: "O Ministério não respondeu".


-


POR FALAR EM BOBAGEM - Do ZH:

Do espeto corrido à parrilla:
descubra 21 churrascarias infalíveis em Porto Alegre


-


GENTE CHATA



-


EU VIVI PARA VER ISSO!



-


O ROTEIRO É DO PAULO CURSINO

(clica em cima que amplia)



-


JAMAIS VI ALGO PARECIDO



-


QUIMIOTERAPIA SEM QUEDA DE CABELO - A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recebeu ontem, durante ato realizado no Hospital Santa Rita, a doação de um equipamento que permitirá que pacientes do SUS tenham acesso ao tratamento de crioterapia capilar com a chamada Touca Inglesa, uma tecnologia capaz de evitar ou reduzir a queda de cabelos induzida pela quimioterapia. A doação, realizada pela Paxman Brasil e que teve a jornalista Cristina Ranzolin como madrinha, torna o Rio Grande do Sul o terceiro estado do país a oferecer o tratamento no SUS.
Como destacou o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, "é um grande privilégio para a Santa Casa contar uma tecnologia que humaniza tratamentos e que, de maneira geral, traz impactos importantes para o aspecto emocional dos nossos pacientes”. Além da Santa Casa de Porto Alegre, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, e a Santa Casa de Vitória, no Espírito Santo, são os únicos a oferecer o acesso ao tratamento para a rede pública.
O ato de doação contou com a participação da jornalista Cristina Ranzolin; do provedor, Alfredo Engelrt; do diretor médico do Hospital Santa Rita, Carlos Eugenio Santiago Escovar, além do diretor da Paxman Brasil, Gustavo Spritzer.
...
A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes, mantida durante e em torno de uma hora e meia após a infusão das drogas, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura em torno de 20°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região. 
A tecnologia de resfriamento do couro cabeludo vem sendo desenvolvida há décadas, e curiosamente já utilizou até mesmo melancias na cabeça de pacientes, nos primórdios dos estudos. Ao longo de mais de 20 anos de pesquisas com a Touca Inglesa, pacientes relataram a diminuição da alopecia a ponto de dispensar o uso de lenço ou peruca. A taxa de sucesso depende do tipo de medicação administrada, 50% para as mais fortes e até 92% nas menos agressivas e a sensação de frio foi tolerada por 98% dos pacientes. A terapia não é indicada para os tipos de câncer hematológicos ou para alguma alergia ao frio. 
...
Estudos revelam que a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia e causa danos que vão muito além do aspecto visual. O uso da crioterapia capilar, por meio da Touca Inglesa, faz parte das Diretrizes de Prática Clínica em Oncologia da NCCN para pacientes que vão iniciar o tratamento para câncer de mama, ovário, peritoneal e trompa de falópio. A novidade reforça a importância e consequências da possibilidade de manutenção dos cabelos durante a quimioterapia. A atualização destas diretrizes foi impulsionada pelo resultado de um extenso estudo científico submetido à FDA (U.S. Food and Drug Administration), que desde 2016 já certifica o uso da Touca Inglesa para pacientes de mama e recentemente expandiu para outros tipos de tumores sólidos.


-


PRÊMIO PRESS - No próximo dia 20 de setembro, inicia o período de indicações da 22ª edição do Prêmio Press. 
Qualquer pessoa poderá dar um voto por dia em seus candidatos preferidos a melhores do ano, no maior e mais disputado prêmio do jornalismo brasileiro.
Além do Voto Popular, correrá, paralelamente, o Voto Profissional, do qual só podem participar jornalistas e radialistas, devidamente, identificados.
Semanalmente, será divulgada a relação dos semifinalistas, nas 17 categorias de premiação.


-


RUA MAIS BONITA DO MUNDO? - 3 - Pra encerrar esta série de ruas  de Amsterdam, para derrubar definitivamente a história de que a Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, é a rua mais bonita do mundo:

(clica em cima que amplia)




-



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X






X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


INTERVALO

EU VIVI PRA VER ISSO

(clica em cima que amplia)



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


PIADINHA

14 comentários:

  1. Acho interessante quando a concorrência critica a Rede Globo e depois copiam tudo que a poderosa faz. Por exemplo:
    * "O Ministério não respondeu nossos questionamentos";
    * "Obrigado pelas informações";
    * "Abre aspas e fecha aspas";
    Todos os jornalísticos já adotaram essa modinha.
    Esse filme do Mussum tem tudo para ser um sucesso, o Aílton Graça é um baita ator. Creio que acertaram em cheio na sua escolha para interpretar esse grande comediante.
    Parabéns Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense pelos teus 118 anos.

    Cristiano
    Curitiba/PR.

    ResponderExcluir
  2. Sobre a imagem em que o malandro se diz mulher e enche uma mulher de "po***da", o mais ridículo nem é a vitória do cretino.
    Pior, mesmo, é o sujeito ainda ostentar uma camiseta dizendo "Parem com o transgenocídio". Bota cara-de-pau!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara-de-pau também dos organizadores, da mídia, e até da infeliz que aceitou lutar com um homem (por dinheiro, evidentemente).

      Excluir
  3. Adriano Silva é meu amigo, estudamos no mesmo colégio. Seus livros são muito bons, falam da transição do mundo corporativo "graúdo" (Abril, Globo) para o empreendedorismo, sem afetação. Atualmente toca seu Projetodraft.com direto do Canadá. Mas acho que os temas não agradariam a maioria da audiência deste blog. Realmente, a visão dele do mundo editorial brasileiro é muito elucidativa!

    ResponderExcluir
  4. Não quero generalizar mas quando trabalhei com jornalistas o pior era aturar o ego inflado de alguns, principalmente os oriundos de assessoria de imprensa de políticos. Sabiam de tudo e não aceitavam questionamentos.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meu amigo previdi sera que o Zero Hora nao enjoa nunca de colocar sempre a mesma coisa tipo Os melhores Xis de Porto Alegre, as melhores Churrascarias, as melhores Ala Minuta, ta muito chato isso mesmo no ZERO HORA.

    ResponderExcluir
  6. Curso caríssimo. O que tem para se aprender com aquele sujeito?

    ResponderExcluir
  7. Ótima notícia: Magda Beatriz voltou ao trabalho no programa Atualidades Pampa, aparentemente recuperada do AVC que a acometeu dias atrás. Aliás, falando em aparência, ela estava simplesmente deslumbrante! Força, linda!

    ResponderExcluir
  8. Esse Paulo Paim sempre foi assim, nunca fez nada não se sabe como elege

    ResponderExcluir