Quinta, 3 de dezembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


Ela é jornalista, blogueira, poeta, escritora, pintora. Trabalhou, como colunista, quase 20 anos em um jornal de Santa Catarina. Hoje está fora do grupo de comunicação e aliviada. Está com tempo para cuidar de algumas feridas. E toca o blog;
Juliana Wosgraus (www.julianawosgraus.com.br) é uma mulher maravilhosa.
E a admiro mais ainda quando reafirma que gosta de ler o Blog do Prévidi


Bom dia, Juliana!






Semana do Chico (século passado)


Canção de 1973. Mas foi gravada apenas em 1978.











mundo político


AS VEZES, O MINISTÉRIO PÚBLICO
"ESQUECE" ALGUMAS DENÚNCIAS






Bah, longe de mim criticar os sabichões do ministério público. Tá certo, eles são como alguns jornalistas, generalistas, por isso se metem em tudo. Mas as vezes, com a faca e o queijo na mão, preferem tomar um copo de água.
Já relembrei, mas não custa mais uma vez. Há uns anos teve na Assembleia um escândalo, um negócio vergonhoso para a instituição, e o ministério público fingiu que não viu. Funcionários exonerados continuavam recebendo salários e outros recebiam a mais do que deveriam. Negócio de alguns milhões! Os deputados fizeram uma onda, deixando o tempo passar para cair no esquecimento. O ministério público? Nem se coçou.
Sabe o caso desse deputado "doutor" que foi cassado, né? Pois é, todas essas denúncias foram apresentadas em Passo Fundo, onde o deputado "doutor" era bola cheia, e não deu em nada. Foi preciso tudo aparecer na TV para que o MP tomasse uma atitude.
-
O caso mais triste é o que o jornalista Políbio Braga (polibiobraga.blogspot.com.br) relatou ontem:

No seu livro "Cabo de Guerra", o editor conta todos os detalhes relacionados com as sucessivas denúncias do ex-assessor da bancada do PT na Assembléia, Paulo Salazar, que trabalhou nos gabietes dos deputados Raul Pont e Elvino Bohn Gass. Ele foi CC dos dois deputados. Ele denunciou a cobrança de diárias frias, extorsão de salários de CCs, viagens inexistentes e existência de funcionários-fantasmas.
Apesar das denúncias formais protocoladas na Assembléia e no Ministério Público Estadual, inclusive com a demonstração de documentos, nada foi adiante. A Assembléia chegou a se negar a oujvir Salazar.

Quer saber essa vergonhosa história?
Leia em http://www.polibiobraga.com.br/livro.pdf

--


mundo político

Sem brincadeirinhas, sem raiva

Ontem postei isso no Facebook:

PERGUNTINHA
Um bandido, conhecido criminoso, vai comandar o impeachment da Presidente da República?

Muita gente se manifestou, das mais variadas formas. E isso é legal no FB, porque todos podem dar sua opinião, mesmo sem o menor fundamento.
Vários não entenderam a minha pergunta.
Para ser mais claro, indago: Esse congresso nacional tem legitimidade para julgar a Presidente da República?
Ou melhor, tem condições morais de julgar alguma coisa? Claro que não!
Um ajuntamento de bandidos não pode julgar ninguém e, a rigor, não pode nem legislar. Por isso defendo a imediata extinção do congresso, com a consequente cassação de todos e a convocação de eleições gerais para o primeiro semestre de 2016.
Sério. Eleições gerais no início do próximo ano.
Esses bandidos, evidentemente, não concorreriam. No máximo, poderiam tentar a eleição para serem chefes de alas do presídio.

--


mundo político 2

Do Sensacionalista

Depois de Dilma, Cunha
agora quer derrubar o Vasco





Após acolher o pedido de impeachment para derrubar a presidente Dilma, o deputado Eduardo Cunha agora foca em outro objetivo: derrubar o Vasco. Segundo fontes ligadas ao presidente da câmara, Cunha quer terminar o ano de 2015 derrubando dois inimigos. Há boatos de que houve um pedido de Eurico Miranda para que o Vasco caísse antes de Dilma: “não queremos ficar em segundo novamente”.
Uma investigação comandada pela polícia do Rio de Janeiro, suspeita que Cunha esteja envolvido com a queda da árvore de natal da Lagoa.


--

porto alegre abandonada 1

Como cobrar do prefeito?

Recebo:

Já observaste que a cidade se transformou num canteiro de obras nas calçadas? É que a Prefeitura (corretamente) notificou os proprietários para que colocassem suas calçadas em dia e estabeleceu um prazo para a regularização. Já vi notificações em calçadas perfeitas com a observação “rejuntar as pedras”. Até aí tudo bem, deve ser algum plano de ação para os trabalhadores da construção civil neste momento de crise.
-
Agora pergunto: quem tem o poder de notificar o Prefeito a respeito das:
Ruas esburacadas
Alagamentos
Falta de iluminação
Estado de conservação das praças
Lixo espalhado nas ruas
A vergonha da vila dos papeleiros na nossa “Volunta”

--


mundo midiático

O tiozão da rádio jovem é um idiota funcional?

El idiota funcional puede ser bueno en su trabajo.
Pero sólo sabe lo que le enseñaron, tiene dificultades
para ir más allá, no es capaz de re-aprender las cosas
de un modo distinto, ignora por completo el por quê
sabe lo que sabe.
-



O tiozão metido a guri da rádio jovem, do grupo de comunicação, conseguiu o que queria: ontem, foi um dos principais assuntos no Facebook. Pessoas que jamais ouviram o seu nome tomaram conhecimento de que existe. É o must! O tiozão virou finalmente estrela!
Na terça, num programa da rádio jovem, o tiozão, como sempre falou mais uma bobagem.
E ele tem um azar danado. Sempre quando fala de jornalistas, extrapola e supera em muito a sua bestialidade.
Por exemplo, há algumas semanas criticou, para puxar o saco de seu chefe supremo, um dos mais respeitados jornalistas do Brasil, Luiz Cláudio Cunha que, certamente, não tem a menor ideia de quem se trata. Afinal, é um idiota funcional?
-
Nesta semana, para atingir um que outro jornalista, o biltre (foi ler o significado?) falou mais uma asneira.
Disse o energúmeno, na "atração" das 13 horas de terça, no 44:32 minuto:
(...)"Se o cara tá trabalhando num blog, ele é jornalista, tá num blog e não tá numa grande empresa de comunicação, ele é um merda." E depois disse que falava isso com todo respeito "aos merdas".
Fui escutar. Eles falavam de futebol e uma pretensa punição ao Internacional de Porto Alegre. Partiu de uma notícia publicada por um blogueiro que trata de futebol.
Aí, sem mais nem menos, saiu com essa lapidar pérola.
Claro que eu sei quem o imbecil queria atingir. Mesmo sendo uma coisa insignificante, que ninguém leva a sério, classificou todos os jornalistas, que não estão em uma "grande empresa de comunicação" como merda.
HAHAHAHAHA!!!!!
-
Se quiserem se divertir, leiam os comentários de um post de ontem no Facebook.
Pobre tiozão!
Vai!!
https://www.facebook.com/joseluiz.previdi/posts/1004041982950667?notif_t=like


--


mundo dos eventos

Novo Brique em Porto Alegre

No próximo domingo, dia 6, será realizada a primeira edição do Brique de Ipanema. A solenidade de lançamento ocorre às 14 horas, na Avenida Guaíba (entre a Rua das Laranjeiras e a Avenida Jardim). A novidade na Zona Sul tem apoio e orientação da Prefeitura, por meio do Setor de Briques e Feiras da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio.
O novo espaço cultural da cidade irá funcionar a cada 30 dias, sempre no primeiro domingo do mês. Trata-se de uma realização comunitária, formatada com a participação de artistas e expositores da Zona Sul. “O regulamento e o projeto foram construídos de forma coletiva” afirmou a idealizadora, Marcia Morales. Ela é doutoranda, especialista em Gestão Cultural Comunitária em Artesanato e Empreendedorismo. Também é delegada no Conselho Nacional de Políticas Culturais. No âmbito municipal, integra o Conselho Municipal de Cultura e faz parte do grupo de pareceristas do Fumproarte.
“A ideia é fomentar o turismo local, contribuindo para a revitalização do espaço público e gerando oportunidades de trabalho, renda, qualificação profissional”, afirmou Marcia, que também destacou a receptividade da Prefeitura e o empenho da coordenadora do Setor de Briques e Feiras, Jane Freitas, para que o projeto saísse do papel.Serão comercializadas peças de artesanato, artes, antiguidades e alimentos artesanais. Conforme previsto na legislação municipal, não será permitida a venda de artigos industrializados. Para participar como expositor são necessários alguns quesitos, como ser credenciados junto à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Casa do Artesão), ou ser Micro Empreendedor Individual (MEI).
Em caso de chuva, será transferido para o domingo seguinte.


--


mundo divertido

Nega Lu e a MPB de Jean Melgar

O convite é do Gilmar Eitelwein:

Segunda, dia 7, às 20 horas, no Bar Marinho da Cidade Baixa, vamos fazer uma festa pra comemorar a edição do livro Nega Lu, Uma Dama de Barba Malfeita, do jornalista Paulo César Teixeira.
Convidados o autor, editores, jornalistas, intelectuais e músicos.
A música será de Jean Melgar, com um repertório de fina música brasileira popular. As canjas e participações de convidados serão comandadas por Talo Pereyra.
Vamos exibir o vídeo-documentário sobre a Nega Lu, produzido pelo coletivo Catarse com o apoio da Nuances e receber amigos e as pessoas que ainda não conseguiram adquirir o livro que foi um dos mais vendidos na última Feira do Livro de Porto Alegre, pegar um autógrafo ou conversar com o autor. Além, é claro, de todos que gostariam de saber um pouco mais da vida desta personagem única da noite de Porto Alegre.
Nega Lu, Uma Dama de Barba Malfeita, o livro e o autor presentes.
Muita MPB com Jean Melgar, Talo Pereyra e convidados.
O Bar Marinho fica na rua Sarmento Leite, 962.
Contato e reservas: 9964.9220.

--


mundo midiático 2

Variadas

MAIS DEMISSÕES - Há poucos meses, uma rádio gaúcha fez um alarde por transformar rádios "de música" em exclusivas "de jornalismo". Em Caxias do Sul e Santa Maria.
Pois bem, nesta semana começou o desmonte dessa "inovação". Demitiram a jornalista que implantou a emissora na Serra, com 12 anos de grupo de comunicação.
E, na mesma leva, foi um executivo do Departamento Comercial.
-
TÁ FEIA A COISA - No importante grupo de comunicação. Me contam que a a tradicional festa do Dia da Família, quando os cônjuges e filhos visitam o local de trabalho do colaborador e são recepcionados com lanches, brindes e com área para diversão como piscina de bolinhas, gangorras,  balanços, palhaços, animadores; não vai acontecer este ano. Até o chester, ou bruster, ou peru pode estar ameaçado. Ninguém recebeu qualquer informação sobre isso até hoje.
-
NÃO TEM JEITO - Escutei numa rádio gaúcha que "dois suspeitos estavam arrombando a parede de um banco em Capão da Canoa". Um cara que fala isso não merece ser chamado de jornalista.
-
GORDINHO - Balanço Geral, da TV Record, perdeu mais um processo. Dessa vez uma matéria  envolvendo o Sofazão e um cliente que discordou da conta. Foram pra delegacia e aí entrou um repórter. Me enviaram uma matéria que destaco um trecho:
(...)
O título da matéria jornalística era "O desfile do Engraçadinho", e a chamada do programa televisivo: "Engraçadinho arma confusão em casa noturna".
O relator do recurso, Desembargador Miguel Ângelo da Silva, considerou que o programa "extrapolou o dever de informação" e que os repórteres da emissora "foram insensíveis aos apelos e pedidos para que não gravassem a situação constrangedora".
-
INFORMAÇÃO - Recebo: Incrível como os "comunicadores jornalistas" daquela que se auto intitula "a maior rádio gaúcha" estão com o péssimo hábito de serem eles que ditam as regras, as prioridades e agora até mesmo o limite dos bairros de Porto Alegre. Ontem, em torno das 16h18min, o nem tão neófito jornalista ousou dizer: "cai uma chuva fina aqui na REGIÃO CENTRAL de Porto Alegre, na esquina das avenidas Ipiranga com Érico Veríssimo".
Ora, pelo que todos sabemos, aquela esquina é, na verdade, a confluência dos bairros Azenha ou Menino Deus(ou quase isto), longe de ser aquilo que o rapaz chamou de "região central".
Mas eu entendo: eles tanto se acham o centro de tudo, que puxaram o centro da Capital para junto de si. Só temos que em breve o heliocentrismo vire GCcentrismo.
-
BOM EXEMPLO - A partir desse ano, o Prêmio Ari se baseia no método do Prêmio Press. Explica o jornalista Antonio Goulart: "No dia 15, serão anunciados os cinco finalistas em cada uma das 13 categorias. A revelação dos ganhadores vai ocorrer no dia 18, na solenidade de premiação, no auditório do Ministério Público (Forte Apache)".
-
SÓ PARA RECIFE


-
UM ZUMBI!




--


mundo artístico

Prêmio para Oi Futuro

O Oi Futuro recebeu o prêmio nacional Aberje 2015 na categoria publicação especial com a Coleção Oi Futuro Arte e Tecnologia. Com registros de importantes exposições realizadas pelo Oi Futuro, a coleção, com 95 volumes, serve como fonte de conhecimento sobre a arte.
Nomes como Wally Salomão, Marcos Chaves, Adriana Varella, Carlos Vergara, Ivens Machado, Miguel Chevalier, Frederico Dalton, Sonia Andrade e Vicente de Mello, Pierre et Gilles, Tony Ousler, Neville D’Almeida, Leticia Parente, Ana Vitoria Mussi,Bill Lundberg, Regina Vater, Albano Afonso,  entre outros estão na coleção.
No RS a Oi já doou 250 livros da Coleção Arte e Tecnologia para a Secretaria de Cultura, para o Museu de Arte Contemporânea do RS e para a Associação Riograndense de Imprensa.


--


mundos dos vinhos e afins

Lasier e o IPI sobre vinho


O senador Lasier Martins (PDT-RS) conseguiu costurar um acordo na Comissão que analisa a Medida Provisória 690 e assim diminuir a alíquota proposta pelo governo para os vinhos. No texto final votado hoje (quarta-feira) essa alíquota foi reduzida de 10% para 6% em 2016 e 5% a partir de 2017. A diminuição serve de alento para o setor vitivinícola. O Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção nacional de vinhos e a cidade de Garibaldi por cerca de 50% da produção de espumante no Brasil.
O senador explica que se a medida fosse aprovada da forma como foi apresentada poderia representar a extinção de várias vinícolas no Rio Grande do Sul, onde existem 545 registradas. O modelo proposto pelo governo por meio da MP 690, previa um estratosférico aumento da alíquota para o vinho nacional – que passaria dos R$ 0,73 pagos atualmente por garrafa para a cobrança de 10% sobre o valor do produto, conforme previa o texto da MP.
Diante da resistência dos parlamentares à medida do governo e ação decisiva do senador Lasier Martins, o relator da matéria, senador Humberto Costa (PT/PE), chegou a apresentar uma proposta de redução, mas foi considerada insuficiente. Lasier não era originalmente da comissão, mas trocou com o colega Telmário Mota (PDT-RR) para poder atuar em defesa dos interesses do Rio Grande do Sul:
“Tomei a iniciativa, juntamente com os produtores de vinho, de sensibilizar o governo para reverter essa decisão que pode acarretar inúmeros prejuízos para o setor de vinho no Estado, gerando desemprego e atingindo mais de 20 mil famílias produtoras”, disse Lasier que conseguiu sensibilizar o relator Humberto Costa, o senador José Pimentel e os demais integrantes da comissão em favor da  redução do IPI.

--


porto alegre abandonada 2

Oba! Acesas as luzes de Natal!

Em Canoas.
As luzes do Natal da Transformação foram acesas oficialmente ontem, e iluminaram as praças e ruas da cidade de Canoas. Famílias inteiras, pessoas vindas de diversas partes da cidade, prestigiaram a cerimônia realizada no Paço Municipal, marcadas pela emoção e o encantamento. Já no início da noite, a coreografia do Canoas Coletivo de Dança já dava o tom do espetáculo da grandiosa noite.
Os bailarinos embalados pelas músicas de Milton Nascimento, e Jonh Lennon, mostravam a importância da preservação ambiental e também de uma cultura de paz em todos os momentos da vida. Fazendo movimentos com adornos de Natal, feitos em garrafas PET, as crianças participaram das coreografias.

--


mundo gastronômico

Isso é dos deuses!





Para deixar o fim de ano ainda mais gostoso, as unidades do Outback Steakhouse em Porto Alegre terão horários diferenciados.  A unidade do Shopping Iguatemi passa a funcionar sem intervalos entre o almoço e o jantar todos os dias da semana, de 4 a 30 de dezembro. Já a unidade do BarraShoppingSul abre sem intervalos de 14 a 30 de dezembro.
No Iguatemi de segunda a quinta-feira o funcionamento será das 12 horas às 23h30min. Já as sextas e sábados o horário é das 12 horas à 1 hora e aos domingos e feriados das 12h às 23h. No BarraShoppingSul de segunda a quinta-feira o horário de funcionamento será das 12 horas às 23h30min. Já ás sextas e sábados o horário é das 12 à meia-noite e aos domingos e feriados das 12 às 23 horas.
-
No período de Natal e Réveillon, o horário de funcionamento do Outback também passa por adaptações. No dia 24 de dezembro, o funcionamento será das 11h30min às 16 horas nas duas unidades e no dia 1º de janeiro das 17 às 23 horas no Iguatemi e das 17h30min às 22 horas no BarrasShoppingSul. Já nos dias 25 e 31 de dezembro, os restaurantes estarão fechados.

--


mundo das piadinhas


Do Sensacionalista:



Depois que Delcídio do Amaral acusou Lula e o PT de o abandonarem quando foi preso, Lula deu uma declaração alegando que se fosse ajudar cada amigo preso, só faria isso todos os dias de sua vida.
“O Delcídio agora está reclamando que não estou dando atenção a ele. Se eu fosse dar atenção para todos os meus companheiros que estão presos, eu passaria todos os dia indo de presídio em presídio para visitar todo mundo”, disse Lula.
Após dar a declaração, Lula foi informado por seus assessores que seus amigos presidiários estão preparando uma festa surpresa na cadeia, para comemorar sua próxima visita.
Agentes penitenciários do presídio onde José Carlos Bumlai, amigo de Lula, cumpre pena, disseram que Bumlai passa o dia afofando o travesseiro da cama que guarda para Lula, na esperança de um dia ter seu amigo como companheiro de cela.

9 comentários:


  1. Depois da promulgação da Constituição Federal em 1988 o MP ficou livre, leve e solto. Mesmo não sendo um dos Poderes de Estado como tal se comporta. Até mesmo seu orçamento decide, acreditem. Conheço um membro do MP que respeito, pois diante de uma denúncia minha condenou alguns empresários a um ano de reclusão.
    Foram muitas as denúncias que fiz ao MP na Comarca de Capão da Canoa e que foram ignoradas ou jogadas no fundo de uma gaveta. Indignado fui à Corregedoria do MP em Porto Alegre onde formulei denúncia e quinze dias depois recebi Ofício assinado pelo então Corregedor do mesmo que eles é que decidem. Não decidem, não. Diante de denúncias fundamentadas eles têm a obrigação de dar curso às mesmas. Eles não estão investidos de autoridade policial, prerrogativa apenas dos Delegados de Polícia, mas se juntam com brigadianos que não querem ser o que são que apenas uma polícia de quarteirão e passam a brincar, juntos, de ser POLÍCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      O MP só vai naquelas que houver "glamour e flashes da Globo e da Globinho" . Coisa de pobre, problemas em praias que não têm dimensão regional, para com isso, cara, que tu pensas que nós somos?
      No episódio do flagrante ao deputado Jardel ( aliás, como é fácil chutar cachorro morto!), um pobre joguete, mais digno de pena do que qualquer outra coisa, o Senhor Dornelles sublimou sua prepotência: não bastasse a humilhação do ato, em si, ele ainda trouxe à tiracolo os flashes, fones e filmadoras da Globinho.
      RBS e MP, unidos na arrogância e prepotência!

      Excluir
    2. O MP, dizem, está aí para nos proteger.
      Mas quem nos protege do MP?

      Excluir
  2. Demitiram a única jornalista que sabia pelo menos ler naquela emissora, que está lotada de estagiários. Pelo visto a audiência deve estar melhor que a da rádio Mãe de Deus, que tem programação religiosa.

    ResponderExcluir
  3. O Chico na verdade gravou "Cálice" em 73, mas o compacto foi censurado. Em 78 saiu aquele disco, com "Feijoada Completa", e que é, na verdade, uma coletânea de canções censuradas, incluindo "Tanto Mar", que saiu em versão instrumental, naquele elepê ao vivo do Chico com a Bethânia.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que o Políbio nunca denunciou nada do José Otávio Germano, né?

    Que coincidência, as denúncias de falcatruas do Políbio são relativas a deputados do PT. É mera coincidência, de certo.

    Aliás, mais engraçado ainda é que o Deputado Raul Pont tem ficha limpa e nunca foi acusado de nada. A não ser pelo Políbio, hheheheheheh.

    Aí é dose. Jornalismo, como qualquer outra atividade humana, vai ter um pouco de parcialidade, pois o ser humano é parcial. Mas um pouquinho de isenção cai bem, também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. PONTO DA CONTRADIÇÃO
    "...E isso é legal no FB, porque todos podem dar sua opinião, mesmo sem o menor fundamento."...
    ..."Por isso defendo a imediata extinção do congresso, com a consequente cassação de todos e a convocação de eleições gerais para o primeiro semestre de 2016."
    Lembrando: Sem brincadeirinhas, sem raiva...

    ResponderExcluir
  6. Coisas do MP de nosso Estado. Faz já muito tempo que três deputados no exercício de mandato eletivo lograram aprovação em concurso para o ingresso no MP. Os três foram nomeados. Um deles foi Ibsen Pinheiro do PMDB que sofreu uma cassação de mandato devido a uma maldade contra ele. Tempos depois teve sua honra restaurada. Creio durante o tempo em que esteve afastado de cargo eletivo deve ter exercido suas atribuições no MP. Outro aprovado foi Jarbas Lima que indignado com a podridão que já havia na Câmara Federal deixou a vida pública e acredito que tenha então exercido suas obrigações no MP. O terceiro deles foi Vieira da Cunha. Este desde o concurso até a presente data penso que tendo exercido sempre mandatos eletivos e hoje Secretário de Estado do Governo Sartori. E aí reside minha dúvida, pois será que Vieira exerceu atividades no MP paralelamente ao mandato eletivo? Penso que não devido à óbvia incompatibilidade. Estranha essa situação não é mesmo João Paulo da Fontoura. Eles se acreditam superiores aos demais brasileiros e certamente imaginam a todos nós como uma massa de idiotas, o que obviamente não somos.

    ResponderExcluir
  7. O Ruy Ressinger tem toda razão, eles que vão comprar uma casa como eu e a maioria do povo brasileiro que fica pendurado na Caixa anos pagando aquela parcela que sobe de mês a mês. E não vamos para rua interromper o transito. Se o secretário Walter não interfere , poderia ter morrido gente naquele calor escaldante no asfalto parado por horas.Querem luz, água e moradia de graça. E a população que paga IPVA, ISQN, ICM, Imposto de Renda fica a merce desta bandalha manipulada por barões do PT, há vão tomar no #¨&*%$

    ResponderExcluir