Sexta, 4 de dezembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


Conheço o médico Clodoaldo Ortega Pinilla há 40 anos. Era residente quando foi um dos médicos que me operou em 1974. Levo uma vida normal em função dessa cirurgia. Nos tornamos amigos.
Clodoaldo, ou Bolo, ou Doutor Central é panamenho. Mas é porto-alegrense - título da Câmara Municipal - e recebeu a Medalha Farroupilha, da Assembleia, entre outras honrarias.
Todas justificadas. Imagine que ele foi durante muitos anos o único médico que atendia no Presídio Central. Conheceu muitos criminosos e todos sempre o respeitaram.
Quando estava no Proto Socorro, todos os dias, tinha 10, 15 pacientes lhe aguardando, para uma "consulta".
Uma espécie de Patch Adams, sabe?
Ontem, o Bolo recebeu a Medalha Tiradentes, honraria da Polícia Civil. A solenidade foi no Palácio da Polícia e, claro, eu estava lá. Tinha outros homenageados, também - hahaha!!! -, olha as fotos!

(clica em cima que amplia)









Bom dia, Bolo!






Semana do Chico (século passado)


Pra encerrar a semana, uma histórica, de 1971.












mundo político


MAIS UM PRESIDENTE ENROLADO.
A CÂMARA NA ONDA DO CONGRESSO!





Virou modinha.
O sujeito tá com problemas na justiça? Mais do que enrolado?
Coloca de presidente.
Nos tempos moderninhos, a coisa começou com o bandido renan calheiros, que foi eleito para presidente do Senado. Logo depois, outro bandido, eduardo cunha, foi para presidência da Câmara Federal.
(Ah, querem que escreva o nome desses bandidos com maiúscula? Por favor!)
Imagina o que está acontecendo por este Brasil, meu Deus!
-
Nesta segunda, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre vai eleger o seu novo presidente.
Coube ao PTB indicar o novo poderoso.
Sabem quem será o ungido?
Cassio Trogildo (por enquanto, com letras maiúsculas), que ainda é vereador.
Ainda, porque, como diz um amigo colunista político, está no cargo "pendurado por um fio". Uma liminar o garante no cargo, porque o TSE já determinou a cassação de seu mandato.
Entenderam?
O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE TEVE O SEU MANDATO CASSADO PELO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL!!
-
E, acreditem, TODOS os vereadores estão fechados com o Trogildo.
Será que os gênios acreditam que os ministros vão ficar sensibilizados pelo cargo do cassado? Será que pensam que eles vão adiar o destino do Trogildo?
-
O mesmo fenômeno vai acontecer, em breve, na Assembleia Legislativa.
-
Sabe o que é mais estranho?
O SILÊNCIO DOS JORNAIS, RÁDIOS E TVS SOBRE ESTA SINGULAR ELEIÇÃO.
-
Pra encerrar: Pelo menos, o 1º vice-presidente, que será eleito nesta segunda, é o vereador Guilherme Socias Villela.
Quer dizer, quando o Trogildo dançar, o Villela assume.


--


mundo político

Aposta no impeachment

Se for confirmada a saída de Eliseu Padilha do Ministério de dona Dilma, podem acreditar: ele está apostando no impeachment e na ascensão de seu parceiro, o vice Michel Temer.
Retorna, no mínimo, de Chefe da Casa Civil.

--


mundo magistral

Assista este vídeo e depois duvido não me dar razão

Quem me chamou a atenção para este "debate de magistrados" foi o Ruy Gessinger.
É uma coisa de outro mundo! Dois pavões, com capinhas pretas nas costas, "discutindo" o sexo dos anjos - aliás, o que mais fazem na vida.
Aí entra uma figura ridícula, de cabelo pintado de preto, com um forçado sotaque carioca, para acalmar os pavões.
Assista, por favor!!
STF - Iniciado julgamento sobre cumprimento de pena em regime menos gravoso
https://youtu.be/_nGV3OcRCvE
-
Agora, me diz, o Brasil não estaria melhor sem essas coisas, tipo STF?


--


mundo das perguntinhas

Quando a programação volta ao normal da TV Comunitária de Porto Alegre?

Marcus Copetti, advogado e jornalista, que complementa: "Outro dia liguei o 36 pra saber dos ônibus incendiados e tinha um jogral... É só um papo de interatividade, disruptura da normalidade. Não tem mais Conversas Cruzadas?".

--


mundo midiático 

Variadas

SINUCA DE BICO - A nova TV Comunitária de Porto Alegre sepultou toda a programação que existias há anos e resolveu apostar no público jovem. Algo até a geração brechó/natureba/ciclista - no máximo 30 anos. Pelo que tenho notado. essa gurizada não vê TV e nem sabe o que é esta "nova proposta". Nesta semana, o Eduardo Escobar me enviou isso:
21:36
38 pessoas assistindo OCTO pela web
Mas que barbaridade...
-
SINUCA DE BICO 2 - Essa "interatividade" resulta em uma audiência menor do que a do Blog.
-
A APRESENTADORA/ASSESSORA - Me contam que uma apresentadora da manhã de uma rádio gaúcha resolveu "dar uma dura" em um deputado federal, que foi jogador de futebol.
O parlamentar, que não é mais um babaquara, reagiu:
- Tu sabes que não é assim. Quando tu trabalhou comigo, de assessora, viu que a gente não tem controle de tudo o que acontece no gabinete.
HAHAHAHA!!! E repetiu algumas vezes, que a apresentadora, que tem como característica uma risadinha forçada, que ela foi assessora.
-
DIZ AÍ - O que os jornais, rádios e TVs têm a ver se o deputado Jardel exonerou todos os funcionários do seu gabinete?
JÁ IMAGINOU SE OS VEÍCULOS DO GRUPO DE COMUNICAÇÃO NOTICIAREM, DIARIAMENTE, TODOS OS "COLABORADORES" QUE DEMITEM?
-
PERGUNTINHA - Do Tiago ao Leonardo Meneghetti, diretor geral da Bandeirantes RS: Quando a Band vai passar a transmitir os programas locais em HD?  No sinal digital a imagem é muito ruim. É até um decepção não poder ver a Regina Lima em alta definição.
-
HÁ MAIS DE ANO NO AR - No site da TV aquela, um canhão:

Presidente de sindicato de modelos comenta gole de agência em Passo Fundo, RS


Será que ninguém do grupo de comunicação leu isso?
-
NO G1 - Precisão total!!




--


mundo social

Coincidências

Como escrevi lá no "Leitor do Dia", estive ontem no Palácio da Polícia para a entrega da Medalha Tiradentes a um amigo, o Bolo.
Na chegada, enquanto esperava para entrar, encontro meu antigo vizinho da Rua da República - ele morou num edifício colado ao que ainda vivo.
Olhaí:




Sory, periferia!
Hahahahaha!!

--


mundo midiático 2

Mais uma camiseta

Esta todo mundo já conhece:




Agora, está sendo confeccionada esta:


SOU BLOGUEIRO
MAS NÃO TRABALHO
EM GRUPO DE COMUNICAÇÃO
QUE SONEGA IMPOSTO DE RENDA
E COMPRA SENTENÇA NO CARF



--


mundo milagrento

Contra a Fosfoetanolamina?

É, né?
Ontem à tarde, num programa liberado para todas as idades, em uma TV local, um sujeito bem arrumado, dessas religiões picaretas, dizia:
- ... olha, criança de até 12 anos não paga. Você, para fazer a limpeza de final de ano, pode pagar no cartão de crédito em até 60 vezes.
Imagina o que esse crápula não cobra para o infeliz otário pagar em até 60 vezes!
Mais do que, hoje, um consórcio de carro!!

--


porto alegre abandonada

Já imaginou?

Parada de ônibus com uma estrutura 100% reciclável, placas fotovoltaicas, que permitem carregar o celular, e teto verde com reutilização da água da chuva.

Em Florianópolis.

--


mundo de duas rodas

Por uma cidade mais humana

Escreve o Maurício Macedo:

Não é de hoje que o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) e o Coletivo Cidade mais Humana, que atua junto ao mandato, vêm trabalhando pela conscientização no trânsito, com ações voltadas não só a motoristas, mas também a ciclistas e pedestres. Nosso gabinete produziu um folder com dicas para um Trânsito com Gentileza e Segurança. Mais de mil exemplares desse material já foram distribuídos em ações em diferentes bairros de Porto Alegre. Muitos outros ainda serão ao longo dos próximos meses. Também temos, frequentemente, fortalecido essa mobilização em nossas redes sociais. Infelizmente, o alcance que temos é ainda limitado. Mas temos feito o que é possível.
Por outro lado, fica a nossa sugestão ao jornalista que cobre o mesmo empenho do Executivo Municipal, que tem a responsabilidade de promover ações massivas de conscientização no trânsito. Diferentemente do que acontece em SP e Curitiba, Porto Alegre não investe quase nada nesta área, realizando apenas atividades pontuais e de baixo alcance. Não se vê por aqui comerciais de TV, nem se ouve no rádio nada neste sentido partindo da atual administração.
-
E o que é pior: em 2013, a gestão Fortunati-Melo-Cappellari MUTILOU o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), ao aprovar na Câmara Municipal (com forte apoio de vereadores da base governista) um projeto de Lei para acabar com um dispositivo legal que determinava a aplicação de 20% do valor arrecadado com multas de trânsito em campanhas educativas sobre o uso correto da bicicleta, e na construção de ciclofaixas e ciclovias (mais informações neste link: http://vadebike.org/2014/05/plano-cicloviario-de-porto-alegre-20-multas-mutilado-fontes-recursos/).
Vale lembrar que o PDCI foi aprovado em 2009, sendo sancionado pelo prefeito José Fogaça. A emenda dos 20% das multas, inclusive, foi uma proposta do então vereador Beto Moesch (PP) e da Bancada do PDT, partido pelo qual o prefeito Fortunati foi eleito.
-
Por fim, quanto ao modelo de construção de ciclofaixas e ciclovias em Porto Alegre, nossa posição é bem clara. Temos uma série de críticas, todas elas fundamentadas em questões técnicas. O ponto central é que a EPTC continua construindo as faixas exclusivas para bicicletas em desconformidade com os parâmetros técnicos e sem a necessária sensibilização e diálogo com a comunidade.
No caso específico da rua José do Patrocínio, ressaltamos que a ciclofaixa foi construída em desacordo com as normas definidas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PPDUA), que estabelece que faixas bidirecionais devam ter entre 2,8 e quatro metros de largura. Mais detalhes neste link: http://www.cidademaishumana.com.br/site/2013/06/ciclovia-da-jose-do-patrocinio-mais-do-mesmo/

(clica em cima que amplia)






--


mundo das piadinhas






3 comentários:

  1. Tche,sobre essa tal nova Tv Comunitária:Eu vi uns 10-20 minutos da estreia e de inicio eu já pensei a naba que ia ser!!! Meu Deus!!!Piorou a situação!!! E em relação à imagem da Band para colocar em HD eu já conversei com o filho do Paulo Pires (os dois são muito amigos meus) e me disseram que a Band RS não tem $$$$ para comprar e manter o HD!!!E ainda: para colocar o novo sistema precisaria de muito tempo porque é muito equipamento e para arrumar tem que ser com calma,coisa que "eles não tem". Abraço

    ResponderExcluir
  2. Que legal conhecer essa tua história de saúde, da qual foi escritor o dr. Pinilla. No mais, a gente sente falta de mais meninas homenageadas. Ainda bem que teve a Dra. Eda Salete Zanatta de Miranda, juíza de Gravataí, como "bendito o fruto entre os homens."

    ResponderExcluir
  3. Qual é a rádio do programa que foi mencionado, o qual é capitaneado pela ex-assessora do goleiro histérico e cornudo?

    ResponderExcluir