Sexta, 11 de dezembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


Não puxo o saco de ninguém. Só elogio o que realmente gosto. Sempre fui assim, desde guri, e minha mãe me dizia que eu não podia ser turrão. Cabeça grande e dura não dá o braço a torcer.
Claro que existem assessorias de imprensa em órgãos públicos da mais alta competência. Mas eu já escrevi que gosto da forma com que o pessoal de Canoas fez o trabalho. São dezenas de matérias por dia e leio a maioria. Eventualmente publico.
Quem é esse pessoal que trabalha para o prefeito Jairo Jorge?
Luciene Machado (diretora de jornalismo), Ronaldo Botelho, Eloá da Rosa, Daniel Soares, Patricia Duarte, Alessandra Obem, Rosilaine Pinheiro, Sandro Fávero, Silvana Barletta; e os fotógrafos Ireno Jardim, Paula Vinhas e Gustavo Garbino.
A secretária de Comunicação da Prefeitura de Canoas é a Lurdes Nascimento.


Bom dia, Lurdes e equipe!







Semana Ivan Lins


Não conhecia.










mundo da promoção pessoal


"QUER FAZER UM PROGRAMA?"
NÃO É UM LIVRO DE SACANAGEM







Sei que estou decepcionando alguns.
Infelizmente para estes não tem sacanagem, mesmo.
Não é um livro para um público juvenil ou muito menos infantil.
O programa do título não tem nada a ver com TV ou rádio e muito menos com computadores. É programa, mesmo, como se referiam as gurias que batalhavam nas ruas atrás de clientes para seus favores sexuais. Mas não se entusiasmem, a figura do programa é en passant.
-
Vamos ao formal. O material que foi distribuído:

Convite muito especial:
Quer fazer um programa?

Na próxima segunda, dia 14/12, o jornalista José Luiz Prévidi lançará seu 12º livro – o primeiro de ficção: “Quer Fazer um Programa?”. Será a partir das 19 horas, no Piano Bar do Hotel Plaza São Rafael (rua Alberto Bins, 514).
- Comecei a pensar sobre a história e a rabiscar os primeiros parágrafos há 11 anos. Acreditem. Aí larguei por alguns anos, voltei, corrigia, recomeçava, até que no início deste ano resolvi finalizar. Mesmo assim, só em novembro foi para a revisão – explica Prévidi.
O livro, de 100 páginas, tem  capa do designer Cezar Arrué, o planejamento gráfico do Denison Mendes e a revisão de Flavio Dotti Cesa.
- As três feras tornaram o “Quer...” muito mais agradável!

A história?
Ele adverte, no próprio prefácio:
“(...) enquanto caminhava no parque, dirigia, fumava na sacada de casa fui montando a história que tomou um rumo que, inicialmente, não imaginava.
Não só não concebia como jamais o tema predominante havia sido uma das minhas preocupações filosóficas ou mesmo religiosas: a morte. Para escrever este romance tive que me despir de todo dogmatismo que ainda restara em mim, dos tempos do catolicismo.
Peço aos leitores que façam o mesmo.
Abram mão de suas verdades inconcussas, daquelas que não admitimos discutir nem mesmo em mesa de bar.”

“Quer Fazer um Programa?” estará a venda em Porto Alegre na Banca da República, esquina avenida João Pessoa. O livro, também, pode ser obtido através do Blog do Prévidi ou pelo email jlprevidi@gmail.com

-


mundo dos eventos

Vamos fazer um programa?


Aos amigos, conhecidos, colegas e leitores:
Na segunda, dia 14, vamos fazer uma festa muito legal. Nada daquele formalismo dos tradicionais lançamentos de livros - o autor numa mesinha, com toalha branca, uma cansativa fila e um garçom, sem o menor saco, servindo umas tacinhas de vinho de garrafão quente.
Nada disso, desta vez - e mais uma vez - me supero.
Vai ser no Piano Bar do Hotel Plaza São Rafael. De chegada, o Paulo Pinheiro no piano e o Jorge Gerhardt na guitarra. Confortáveis cadeiras, uma decoração glamorosa. Espumante na temperatura ideal e acepipes variados. Para os fanáticos por cerveja, o maître vai determinar o horário ideal para serví-la. Uísque? Aí só sabendo a senha, que deve ser dita a um dos garçons. Hahaha!!!
-
Segunda!! Ninguém faz nada legal!! A maioria fica em casa, vendo TV ou disfarçando no computador.
Então, vai lá!
Está aí o convite:





--


mundo político

Como dá voltas esse mundo, hein?

Pensei que tinha ouvido mal. Não podia ser. A deputada estadual Juliana Brizola propôs que a Assembleia concedesse a Medalha do Mérito Farroupilha a Carlos Lupi, o eterno presidente nacional do PDT, o Lupi, o Falso.
Fui no Google e a primeira matéria que aparece é esta, de 15 de março de 2013, do Sul 21:

Vieira da Cunha divulga vídeo onde Juliana Brizola faz elogios a Carlos Lupi
O clima de guerra interna no PDT gaúcho ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (15). O deputado federal Vieira da Cunha divulgou via redes sociais um vídeo da campanha de 2010, onde a deputada estadual Juliana Brizola faz elogios veementes a Carlos Lupi, presidente nacional da sigla e contra quem o grupo de Juliana se ergueu na campanha que apontará o novo diretório nacional do partido.
Entre outros elogios, Juliana diz que seu avô Leonel Brizola escolheu Lupi “a dedo” para a presidência do partido e que o então ministro do Trabalho era um homem “íntegro”, “coerente” e um “baita brizolista”. “Lupi era o maior amigo do meu avô Leonel Brizola. Era como um filho do meu avô”, diz Juliana no vídeo, de pouco menos de seis minutos de duração.
“Juliana Brizola rasga elogios ao Lupi. Será que ela está pagando com traição?”, ironizou Vieira da Cunha na divulgação do vídeo. Atualmente, a visão de Juliana sobre Lupi é bastante distinta da que aparece no vídeo divulgado pelo deputado federal. “É inacreditável que o PDT/RS prefira Lupi do que (Alceu) Collares para presidir o partido nacional”, diz a parlamentar em um post no Twitter, datado do último dia 12.

Imagina o tamanho da bronca, há pouco mais de dois anos.
-
Aí, confirmo hoje:

A Assembleia Legislativa concede a Medalha do Mérito Farroupilha ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em cerimônia às 19h, no Salão Júlio de Castilhos, por proposição da deputada Juliana Brizola (PDT).

--


mundo da perguntinha

Carlos Lupi não pediu demissão do Ministério do Trabalho de dona Dilma por várias denúncias de irregularidades?

-




mundo político 2

Pau no senador Lasier Martins

Não me contaram, escutei hoje no programa Agora, da Rádio Guaíba, o senador Lasier Martins levando um ferro do ministro das Comunicações André Figueiredo. Foi um pau educado, mas um pau.
Claro, por fazer oposição a dona Dilma e apoiar o impeachment.


--


mundo midiático

Variadas

SENSACIONAL - Recebo de um amigo:
Pensar que, quando começamos no jornalismo era o motorista que perdia a direção, acertava árvore, destruía o carro e a vida.
Enfim, a escola agora é outra.

(clica em cima que amplia)

-

-
AMADORISMO - Escreve o Alecsandro, de São Leopoldo:
Comento o programa de comentários esportivos da Nova TV Comunitária no domingo à noite.
O programa foi realizado em um restaurante no horário de funcionamento, o apresentador e os convidados em uma mesa, uma câmera na mesa ao lado, com o corredor no meio. Os convidados falando, o programa em andamento (acho que era ao vivo) e as pessoas que entravam no restaurante passavam na frente da mesa com os comentaristas, o garçom ficava servindo a mesa desses comentaristas e ficava na frente da câmera também.
Não entendo nada de TV mas pareceu muito amador, se crianças fizessem um program de TV não fariam isso com pessoas passando na frente da câmera. Será que nem estúdio tem mais para fazer o programa?
-
(clica em cima que amplia)

-
TIROTEIO EM BAIRRO NOBRE - Escutei essa expressão hoje de manhã em uma rádio. Fiquei imaginando a cena. Os cavalos das carruagens em disparada, os barões e condes correndo, perdendo suas perucas brancas nas calçadas, damas e donzelas desmaiando, um horror!!


--


mundo midiático 2

Por que alguns insistem em ler o Blog do Prévidi?






Antes, eu peço que leiam a crítica da jornalista Gabrieli Chanas ao Blog do Prévidi.
Até porque fazia muto tempo que não recebia uma crítica assinada e tão delicada, educadíssima.
Sou acostumado com essa gente, que escreve que "o que é teu tá guardado", "vamos te pegar, te cuida" e por aí, tudo recheado com um monte de palavrões. Quando é por email, só indago o motivo de ainda me ler, mas quando fazem aqui nos comentários não publico porque não sei de quem se trata.
O post da Gabrieli está no https://www.facebook.com/gabrielichanas/posts/898673920228952
-
Não a conheço, mas gostava muito dela no rádio. Sempre a considerei uma das melhores apresentadoras de rádio - quem sabe, a melhor. E algumas vezes conversamos por email. Lembro de uma vez que batemos um papo sobre o Cerâmica, clube de futebol de Gravataí, sua terra natal.
-
Um dos pontos que ela trata é sobre "o desempenho dos meus colegas".
Não tenho esta pretensão, sério, mas tem gente que diz que faço o papel de ombudsman, só que de todos os veículos. São muitos os absurdos diários que só uma lesma não se dá conta disso.
"E às vezes, na nota em que falavas do quão horrível era aquele erro, havia um erro de digitação na sua frase logo acima", escreves. É fácil saber o motivo de acontecer isso diariamente. Simplesmente porque eu trabalho sozinho, não posso pagar um revisor. Ao contrário dos teus ex-colegas, que poderiam chamar um colega da mesa ao lado para dar uma rápida lida para ver se tem alguma bobagem. Simples, não? Já que os bostas dos chefes não pagam editores e muito menos revisores não custava nada os colegas, mesmo inexperientes, dizerem: "Cara, dá uma lida aí pra ver se tem alguma cagada".
Te garanto que reduziria muito esse monte de absurdos.
Se não fazem isso, só posso definir isso com uma palavra: arrogância.
-
Bundas.
Antes te conto uma historinha.
Um amigo advogado, daqueles requsitadíssimos, me contou que foi contratado por um dono de jornal de Torres. Uma guria estava o processando por publicar uma foto dela de costas, na praia. A mocinha estava com um minúsculo biquíni na foto. No dia da audiência, em que o advogado dela pedia uma robusta indenização, o meu amigo advogado pediu ao juiz que fosse feita uma espécie de "acareação" entre a foto do jornal e o derrière da moça. O juiz aceitou o pedido e ela pulou fora. Terminou a audiência.
Tenho pavor desse negócio de tudo ser politicamente correto. Autorização para tirar uma foto de bunda na praia!! Sabe de uma coisa? Tenho quase certeza de que tu nunca viu os meus posts de bundas (não faço comentários, como dizes - "Costumas dar notas, falar do quanto são redondas, durinhas"). E porque publico de todos os tipos, dentro daquela tese da Fernanda Torres: Mulher de verdade tem estria e celulite!
É uma brincadeira que faço no verão, apenas isso!
(Pô, no meio do teu comentário sobre as bundas, me chamas de "nobre jornalista". Isso é ofensa grave! Hahaha!)
Outra coisa, não sou um bundólogo, mas mulheres de 30, 40 anos, geralmente, tem bundas maravilhosas. As griladas deveriam passar alguns dias no Rio, por exemplo, para constatarem como as cariocas não dão bola para estas frescuras existenciais em relação às nádegas.
Estás enganada, o meu público não é majoritariamente masculino.
-
Calendário Pirelli.
Talvez não saibas, mas o tradicional calendário SEMPRE foi daquele tipo de parede de borracharia. Umas gostosas, fotografadas por grandes profissionais de todo o mundo. Um trabalho apreciado pelos homens e creio até pelas mulheres.
Neste ano inventaram de "homenagear" 12 mulheres nada a ver com a tradição.
Uma delas foi a tenista.
Meu Deus, "empoderamento feminino"! Aí nós não podemos conversar.
Claro que todo mundo sabe que a Serena Williams é a maior tenista do mundo e todas aquelas mulheres são geniais - A madame Ono, não, ela foi a responsável pelo fim dos Beatles, não?
Mas, Gabrieli, é o mesmo de o Blog produzir o Calendário Prévidi com Maria do Rosário, Graça Foster, Rita Lee, Thammy Miranda, Gretchen, a ministra do Meio Ambiente e por aí! Todas bravas mulheres, corajosas, mas nada a ver. Imagina este calendário numa borracharia?
Olha, realmente não entendo algumas mulheres: "É óbvio que eu admiro a Gisele Bündchen e pediria o corpo escultural dela...".
A mulher é osso, tem silicone nos peitos e não tem bunda!!
Homem de verdade, Gabrieli,  é mil vezes a Juliana Paes.
-
Chega! Já escrevi muito e até me dá a impressão de que estou conversando contigo.
Pra encerrar uma informação, só pra ti.
Tu não imaginas o que meia dúzia de ex-colegas teus me contaram sobre a tua saída da rádio.
Todos com a mesma história.
Não confiaria tanto assim nos teus "amigos-irmãos" colegas.
-
Gabrieli, sério, não lê mais o Blog do Prévidi. Aí tu não te irrita!
Faz como eu: não leio há anos o Reinaldo Azevedo e o Paulo Henrique Amorim.
Bom final de semana!!


--


mundo das piadinhas


Pra ti, Gabrieli Chanas





8 comentários:

  1. Essa radialista a quem te referes não é parenta do senhor Sergio GABRIELI, ex Presidente da Petrobrás? É apenas uma curiosidade minha.
    Volto mais tarde e depois de ter lido e relido a edição de hoje, pois tenho hora marcada no Posto de Saúde aqui em Nova Tramandaí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Jorge, não tem nada a ver a não ser o "Gabrieli". O do Sérgio é sobrenome, o da Chanas é nome.

      Excluir
  2. Sei não, gente, mas parece-me que a colega Gabrieli Chanas levou muito na porrada a linha editorial do Previdi. Aliás, o mundo está carecendo de mais tolerância, bom humor e um olhar mais sereno sobre tudo, pois se algo desagrada alguém já é motivo para recebermos a taxação de preconceituosos. Querem que percamos o que ainda nos resta de grátis, que é o bom humor, a criatividade, o estado de espírito, mesmo que não tenhamos a mínima intenção de desqualificar o objeto do chiste; na verdade estamos fazendo graça da graça. Se formos por este caminho do politicamente correto, que criou raízes nesta gurizada com menos de 40 anos, os coitados do caricaturistas vão perder seus empregos, já que uma caricatura é justamente destacar o "defeito" do modelo.
    E nisto falando, destaco que as correções dos erros dos neófitos serve antes de mais nada para sacudí-los e fazê-los perceber que estão escrevendo asneiras. Quando acontece uma, duas vezes, é erro do corretor(que aliás não deveria ser usado, pois pessoas cultas não precisam de um), mas quando são repetidos e já usados como certos, a "porca torce o rabo". Afiurmar que um carro fugiu em alta velocidade ou que um carro passou atirando ou ainda que uma viatura da polícia trocou tiro com os bandidos, é coisa de semi analfabeto(ou não?); é próprio de quem não lê e só usa o conhecido contro c control v e não lê nada além de 140 caracteres. Quem lê, escreve bem. Isto é certo!
    Para provar que não sabemos de nádegas, parece que não podemos falar das bundas caídas nem das mulheres com corpos masculinos, mas podemos ser "humilhados" pelas mulheres quando não temos uma barriga de tanquinho nem um corpo de Adônis. O mesmo aplica-se quando deixamos uma barba de 3, 4, 5 dias. Logo nos rotulam de sujos, relaxados; mas quando é aquele rapagão sarado(principalmente se for "modelo" ou destes canastrões da TV ou do cinema) que deixa a mesma barba mal cuidada, elas chamam de sexy.
    As opiniões, as preferências, o bom(e também mau) humor são característicos da raça humana, tanto que o homem(e mulheres, claro) é o único animal que ri. Pre3cisamos de bom humor, sem a paranóia do que é ou não correto; como podem riri com as pegadinhas ou video cassetadas na internet, se são os primeiros a condenar e crucificar quem ainda acredita que riri é o melhor remédio? Portanto, Previdi, se não puderes mais publicar fotos de bundas, passe a publicar de chanas.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Carlos! Essa tua "recomendação" (últimas duas linhas) matou a pau, literalmente...

    ResponderExcluir
  4. Mundo midiático 2: Perfeito teu comentário. Li a crítica da Chana (desculpem o palavrão, mas é o nome dela)e concordo com a tua resposta. Finalmente, quem fala em "empoderamento feminino", tem que ser descartado mesmo.

    ResponderExcluir
  5. A jornalista em questão é tão insignificante que apagou seu post! Não teve coragem de mantê-lo no ar.
    Prévidi, segue firme com teu trabalho.
    E à jornalista, siga seu trabalho com noivas e esqueça o jornalismo.

    ResponderExcluir
  6. Que me perdoem se trago o outro sentido, que existe para a situação, mas é um caso de Nem..nem. Nem de bundas, nem de Chanas. Afinal, de pessoas ordinárias já estamos fartos(as), e uma seção de genealogia por aqui?

    ResponderExcluir
  7. Uma Chanas reclamando de bundas? Medo de concorrência?

    ResponderExcluir