Terça, 14 de setembro de 2021'

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.



PREFEITO, VAI NESSA:
MERCADO PÚBLICO WALTER GALVANI


O texto é do jornalista Nikão Duarte.

Os vínculos culturais de WALTER GALVANI (1934/2021) com PORTO ALEGRE são visíveis a partir de sua intensa atuação como jornalista e intelectual, desde sua entrada na Caldas Junior, coincidente com o aparecimento da Feira do Livro, iniciativa que o teve sempre por perto e que soube reconhecer sua importância ao escolhê-lo patrono da edição de 2003. Eu próprio, como pupilo de Galvani, participei de extensivas coberturas desse evento, como repórter da FOLHA DA MANHÃ, na segunda metade dos anos 1970, e como editor de cadernos especiais, já na FOLHA DA TARDE, entre os anos de 1981 a 1984. A cobertura da Feira do Livro era, para o Galvani-jornalista, um projeto prioritário das primaveras porto-alegrenses; e foi, para o Galvani-escritor, uma extensão de seu lar.

Porto Alegre deve ao mestre o movimento de reação à tentativa da administração municipal de pôr abaixo o MERCADO PÚBLICO, no início dos anos 1970. Seu engajamento chamou a atenção da comunidade, despertou  outras manifestações preservacionistas e resultou na manutenção desse patrimônio histórico. Nada mais justo, portanto, que o Mercado Público Municipal de Porto Alegre leve o seu nome como merecida homenagem.

Assim como à Feira do Livro e ao Mercado, Galvani estendeu seus talentos profissionais e sua cultura a vários outros projetos que hoje conformam o modo de ser dos porto-alegrenses. Lembro dos espaços abertos nas Folhas da Manhã e da Tarde à luta de Leandro Telles pela preservação do PATRIMÔNIO histórico e artístico; à criação do BRIQUE DA REDENÇÃO; ao movimento liderado por José Lutzenberger em defesa do MEIO AMBIENTE; à defesa de políticas públicas para portadores de NECESSIDADES ESPECIAIS.

Muito também se tem dito e escrito sobre o papel pioneiro e imprescindível de Galvani na abertura das redações jornalísticas da Caldas Junior para estudantes de Comunicação – e aí estão representantes de sucessivas gerações, entre as quais me incluo – a comprovar a importância das oportunidades geradas pelos ESTÁGIOS, quando essa modalidade sequer era regulamentada como meio de acesso profissional.

Importa lembrar, ainda, que como redator do Correio do Povo, como principal executivo da Folha da Manhã e da Folha da Tarde, como apresentador da Rádio Guaíba e como colunista de publicações diversas pelo RIO GRANDE AFORA, Galvani fez da cultura a sua linha de conduta profissional. Nessa trajetória, esteve com Clayr Rochefort e o Diário Popular nas batalhas pela preservação dos sítios históricos de PELOTAS, RIO GRANDE e PIRATINI; com Mário Lopes e o Correio do Sul, no reconhecimento da pujança artística de BAGÉ; e com Canabarro Trois e O Timoneiro, na sua CANOAS natal, onde participou ativamente na transformação da Villa Mimosa em centro municipal de cultura. Sob sua orientação, os veículos aos quais dirigiu também dedicaram atenção a movimentos surgidos em MONTENEGRO, pela preservação da antiga Estação Ferroviária; na Fronteira Oeste e na Fronteira Sul, respectivamente em defesa do Theatro Prezewodowski, de ITAQUI, e do Politeama, de JAGUARÃO – assim como valorizaram sítios históricos como os de RIO PARDO, PIRATINI, SÃO JOSÉ DO NORTE e VIAMÃO.   Também o BENTO em Dança, o Festival de GRAMADO e a Festa Nacional do Disco, em CANELA, obtiveram dos veículos sob sua direção espaços que contribuíram para valorizá-los.

Essa extensa coleção de exemplos sobre a sua participação na vida cultural porto-alegrense e estadual se ampliou, após as redações jornalísticas, na direção da ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS, da ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE ESCRITORES e do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA.

É sobre esse alicerce sólido que se apresenta a reivindicação, plenamente justificada, de dar ao Mercado Público da capital gaúcha o nome de JORNALISTA WALTER GALVANI DA SILVEIRA.


************************************************************


PROMOÇÃO DA SEMANA!!

TRÊS LIVROS POR APENAS 80 REAIS!!



A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59


************************************************************


PORTO ALEGRE, 250 ANOS



O prefeito Sebastião Melo quer que os 250 anos de Porto Alegre, no ano que vem, sejam festejados para que ninguém esqueça.
Tudo está sendo coordenado pela 
Secretaria Extraordinária para os 50 Anos de Porto Alegre, integrada por Rogério Beidacki, Eduardo Vidal e  João Bosco Vaz. Uma Secretaria enxuta e ágil para planejar os eventos. O órgão está aberto para receber aqueles que pretendem incluir seus trabalhos na agenda oficial.
A Secretaria fica na rua General João Manoel, 50 - 9º andar. 

-


ABANDONO DE ANIMAIS - Cansei de ver cachorros e gatos abandonados na praia, principalmente em março. Em Porto Alegre, esses dementes fazem isso quando começa as férias. Já tentei salvar vários cachorros perdidos na friuei, mas eles ficam sempre "apressados". E os cães abandonados sempre estão correndo porque querem encontrar os seus "donos".
Fico mal cada vez que vejo um gato ou cachorro perdido.
Mas também me dói quando vejo um cavalo apanhando para correr puxando uma carroça absurdamente pesada. E passam o dia sem comer e muito menos beber água.
Por isso, apoio o fim das carroças em todo o Rio Grande do Sul. 
Será que não existe um deputado com coragem de apresentar um projeto que termine com esta prática medieval?
...

Adorei esta matéria do Zero Hora de ontem:
Uma mulher de 53 anos e sua filha, de 26, foram detidas às 19h30min de domingo (12) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, após serem vistas arremessando uma cadela adulta e cinco filhotes pela janela de um carro. O crime ocorreu na Estrada do Quilombo, no bairro Lomba Grande. Um dos filhotes morreu. As mulheres foram presas em flagrante e encaminhadas à Penitenciária Feminina de Guaíba nesta segunda-feira (13).
De acordo com o delegado Ivair Matos Santos, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, um cidadão que estava próximo ao local presenciou o crime e seguiu o veículo.
— Ele mesmo deteve as mulheres com ajuda de vizinhos e aguardou a chegada da Brigada Militar — diz o delegado.
As duas mulheres responderão pelo crime de maus-tratos qualificados contra animais. A qualificadora do delito ocorre por se tratarem de animais domésticos. Segundo Santos, a pena varia de dois a cinco anos de detenção, com aumento de um sexto a um terço da pena, já que um dos filhotes morreu.
Os cinco animais sobreviventes foram recolhidos e entregues ao Canil Municipal de Novo Hamburgo. Em breve, os cães estarão disponíveis para adoção.
— São feitos trabalhos de prevenção recorrentes em locais que são reconhecidos pelo abandono — diz o secretário municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura.
Também são feitas palestras e reuniões com a comunidade, segundo a secretaria. Denúncias podem ser feitas pelo número 3097-9400, neste site ou nos telefones da Brigada Militar.


-


JORNALISMO CANALHA




-


SERÁ QUE ELE VIU
ESTA HOMENAGEM NA EXPOINTER?



-

INACREDITÁVEL - Aod Cunha, que foi um excelente secretário da Fazenda de dona Yeda, está fechadinho com o Dudu Milk.

Não intindi.
Ou ele não quer voltar ao RS.


-


PT FORA DO INTER!
AGORA VAI!!




-

DUAS HOMENAGENS

Na frente da casa do Renan Calheiros:


Na frente da casa da Gleisi Hoffmann:


-


CONFIRAM OS PREÇOS.
ISSO É PORTO ALEGRE!! -
Onde esta gente pensa que está? Olha só o preço da costela e do filé.
Não tem a menor lógica!!

(clica em cima que amplia)



-


SOBERBA DE SOBRA - Quem diria que a rádio líder do RS precisasse fazer propaganda nas TVs... Mas jamais perdem a soberba: dizem que a rádio "pode ser ouvida GRATUITAMENTE" através de um aplicativo.
HAHAHAHA!!!!

-

DEVE SER MONTAGEM... HAHAHA!!!


-


RUA MAIS BONITA DO MUNDO? - 2 - Mais duas ruas de Amsterdam, que derruba a história de que a Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, é a rua mais bonita do mundo:

(clica em cima que amplia)



-



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X






X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


INTERVALO


Cervejaria Continental, na rua Cristóvão Colombo

(clica em cima que amplia)




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


PIADINHA


8 comentários:

  1. Nossa,tem no Youtube comerciais da
    Rádio Gaúcha dos anos 90 na RBS TV.
    Quanta novidade,Prévidi.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É novidade em tempos recentes, sim. Mas que esse expediente é antigo, não há dúvidas. E se utilizam dele sempre que a maré da emissora baixa. Nisso o Prévidi está certíssimo.

      Excluir
    2. Bah,o Zambiasi estourava lá na
      Farroupilha e tinha comerciais
      da rádio na RBS TV.Conta outra...

      Excluir
  2. Os comerciantes praticam esses preços pq as pessoas aceitam.
    Aposto que se andar ao lado consegue preços mais em conta.
    Claro que devo admitir que a vida na capital custa mais do que em São leopoldo e Novo Hamburgo.
    Quanto a placa especificamente eles não dão nem o refri " de gratis" aí complica kkkk.

    ResponderExcluir
  3. Amsterdam tem diversas ruas bonitas mas uma me chamou atenção e não sei se ainda existe da mesma forma (conheci em 1991 quando acompanhei meu ex patrão da espanha para ver um jogo do Real Madrid) era uma rua estreita nao passavam carros mais linda ainda onde as mulheres ficavam expondo seus corpos em roupas íntimas em vitrinas todas de ótimo gosto
    (as vitrinas kkk) era a rua da luz vermelha vivia cheia de turistas.

    ResponderExcluir
  4. Mas o dirigente do Inter vai mudar da água para o vinho, só porque se desfiliou do PT? Essa cegueira que vemos por aqui de "se é PT não presta..." Bastou o cara se desfiliar e "agora o Inter vai decolar". Acho que o cara vai seguir com as mesmas rateadas lá. Bueno, quero ver se o Lula vai pra outro partido... Aí vira gente fina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa sai do PT, mas o PT não sai dela.

      Excluir
  5. Ali naquele prédio "foncionou" POR LONGO PERÍODO a fábrica da Cervejaria BRAHMA.

    ResponderExcluir