Quarta, 30 de março de 2016



Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










DIÁRIO DO PARAÍSO


Tinha planejado estar ontem em Porto Alegre. Mas não consegui. Uma "força estranha" faz com que fique em Oeisis International. Fiquei triste por não ter ido - quanto mais o dia escurecia, mais ficava triste.
Acontece que ontem o meu queridíssimo amigo Denison Mendes lançou o seu segundo livro: Neblinuras.



A festa foi no Olaria, na Rua Lima e Silva, na Cidade Baixa. Lá pelas tantas liguei pro Marco Polui, que já tinha estado lá. Saiu cedo porque teve que voltar rápido para casa - a síndica ligou dizendo que sua garagem estava aberta (ah, porto alegre abandonada...).
Nesse meio tempo o Gustavo, o Previdi menor, ligou para falar do Denison.
Não demorou muito ele ligou e botou o meu amigão no telefone,
Bah, muito legal!

Gustavo, Denison e Luciana Xuly
O Gu era muito pequeno quando conheceu o Denison. Quando ele ia lá em casa era uma festa. Só bobagem.
Teve uma época em que os guris faziam uma coleção de latinhas de cerveja. E eu comprava um monte de latas.Até no Museu da Cerveja, do Helinho Wolfrid, nós fomos comprar. Só que eu não tomo cerveja e os guris ligavam para o Denison, para ele "liberar" as latas. Imagina, as melhores do mundo!
Dos 12 livros que fiz, o DM fez o projeto gráfico de 11. E oito capas.
-
Em 1995, por aí, ele e eu ajudamos uma grande figura, Jefferson Barros, um dos maiores críticos de cinema e teatro do Brasil. Nessa época, eu tinha escritório num edifício no Largo  Visconde do Cairú e ele ia lá todos os dias. Tomava café como água e escrevia muito numa máquina que tinha levado. Perguntei o que tanto escrevia:
- Estou fazendo uma revista de cinema!
- Olha, Jefferson, sou teu parceiro. E sem perguntar a ele, o Denison também é.
Ele ficou muito feliz.
Nesse meio tempo, fechei o escritório e fui para casa. Ele ia lá todos os dias.
E passava para o Denison os textos para que diagramasse na revista.
Meu Deus, tinha textos do Luis Fernando Verissimo, Luiz Carlos Merten, Helio Nascimento, Alberto Crusius. Só fera. Acreditem, todos os bambambãs do cinema estavam lá.
E o Jefferson era muito engraçado.
Toda vez, ele chegava seriíssimo para falar com o Denison na frente do computador.Cofiava o bigode e com voz de falsete dizia: "Oh Denison, você coloca esse texto em corpo 7 sobre 9".
 Era um parto a tal revista. Não terminava nunca. Ele almoçava todo dia lá em casa, alugava o Denison e nós entusiasmados.
Num sábado estávamos lá, dando uma conferida nos textos impressos, e nos visitava o Alberto Crusius.
Este, curioso, perguntou:
- Jefferson, como vai se chamar a revista?
- Cahiers du Cinéma!!
Ficamos sem falar. Porque Cahiers du Cinéma é uma revista francesa, a mais importante do mundo sobre cinema. Editada desde 1951.
O Crusius saltou - e deu palpite até porque iria ajudar com grana.
- Jefferson,  isso  não dá! Coloca outro nome.
- Não! É Cahiers du Cinéma!
Aí começou todo mundo falando e só ele defendendo o Cahiers du Cinéma.
Uns 15 minutos depois, de  muitos gritos, levantou-se e saiu. Nunca mais apareceu. Nem para pegar os originais. Sumiu.
Ele morreu em 2000, aos 58 anos. Pouco antes, o encontrei casualmente ma Casa de Cultura Mario Quintana. Cumprimentei-o efusivamente e ele me olhou, meio estranho, cofiando o bigode. Apenas um "oi, Prévidi".
Até hoje, quando ligo para o Denison, sempre digo:
- Oh Denison, coloca esse texto em corpo 6...
-
Ainda nesta semana publico aqui onde está a venda o Neblimuras, do Denison Mendes.





mundo "legislativo"


AGORA, SIM, ASSUMIRAM QUE SÃO
VEREADORES COM ÓTIMOS SALÁRIOS


Depois da histórica aprovação do Dia do Laço pela nossa Câmara de Vereadores do Rio Grande do Sul - é a nova denominação da Assembleia Legislativa, a Casa do Povo Dos Que Não Tem o Que Fazer -, os nossos edis de luxo mais uma vez surpreenderam!!.
Lembra da foto do governador, promulgando a Lei do Laço? Pela foto, foi um raro momento de lazer. Notaram? Ele está sem laço! E o interesse dos demais?





Pois bem, ontem, os nossos bravos ex-deputados, hoje vereadores de luxo, aprovaram mais uma pérola,  que tem tudo para se tornar uma notícia nacional, quiçá internacional!!
Instituíram o 

DIA ESTADUAL DO FRANGO E DO OVO


Sério!!
Não são brilhantes?
-
Trata-se do projeto de lei 298 2015, do deputado Sérgio Turra (PP), instituindo no Rio Grande do Sul o Dia Estadual do Frango e do Ovo, a ser comemorado, anualmente, na segunda sexta-feira do mês de agosto. Aprovado com 42 votos favoráveis e um contrário.

Me nego as publicar a "justificativa", mas é uma boa peça de humor:  http://proweb.procergs.com.br/temp/PL_298_201529032016191325_jus.pdf?29/03/2016%2019:13:25


Acreditem 42 votos favoráveis e um contrário (este deve detestar galinha; ou melhor, deve comer só as vivas).

Agora, quando o governador José Ivo for sancionar a lei, o criativo deputado Turra siga o exemplo de seu colega, autor da lei do laço, e também vá fantasiado.
A sugestão ao Sérgio Turra:




-
Se eu fosse vereador, ex-deputado, teria feito uma sugestão para ilustrar a homenagem a galinha e ao ovo.
SUGESTÕES:







-

FUNDAMENTAL SERÁ APROVAREM LOGO A LEI DO


JOGO DA GALINHA

É ESTE:





--



mundo político

O mais interessante é que abandonaram o navio, como fazem os ratos, na maior seriedade. Só debochando!





Ontem a noite assisti ao tal do romero jucá anunciando o rompimento do pmdb com o governo de dona Dilma. Aí me lembrei que ele mamou nos governos petistas por 12 anos. Fora os anteriores.  Era líder.
Ao lado do Jucá, estava o eduardo cunha.
Lideranças do impeachment!!
-
A propósito, veja a ficha criminal de outro líder do impeachment, o Paulinho da Força, do Solidariedade.
Se acha o Lech Walesa...


--


mundo das perguntinhas


Quantos pedidos de impeachment o PT apresentou quando era oposição constante e injusta, além de cruel? (E comandada pelo bandido zé dirceu, entre outros)



--



mundo vergonhoso

Olhem essa manchete:

Gilmar Mendes é o “setorista” da Globo no STF e Celso de Mello ouviu quieto o chamarem de “juiz de merda”

Confira no http://www.tijolaco.com.br/blog/gilmar-mendes-e-o-setorista-da-globo-no-stf-e-celso-de-mello-ouviu-quieto-o-chamarem-de-juiz-de-merda/



--


mundo midiático 1

Aula de jornalismo.
Como não "construir" uma matéria

O título até está direitinho:

Jovem desaparecida em Passo Fundo é encontrada morta em Marau

Agora, olha a linha de apoio:

Ex-namorado matou a vítima admitiu ter jogado corpo da vítima em um poço, segundo polícia

O corpo é uma pérola. A melhor parte éqwuando o suposto autor do crime admitiu que matou a guria! Genial!! E o submergir? Os caras nem conferem no Google!!

O corpo da jovem Carina da Silva Abreu, de 28 anos, natural de Passo Fundo e que estava desaparecida desde o último dia 13, foi encontrado no final da manhã desta terça-feira em um poço na localidade de Passo do Tope, interior de Marau. O suposto autor do crime, o ex-namorado da vítima, um agricultor de 39 anos, morador de Ibirapuitã, levou a polícia até o local onde tinha deixado o corpo.

A mãe da vítima revelou no dia 14, ao registrar o boletim de ocorrência na polícia, que a filha havia viajado a Ibirapuitã para encontrar o ex-namorado e não havia dado mais notícias. Desde então, o caso vinha sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD) de Passo Fundo.

Desde o início, o agricultor era o principal suspeito do sumiço da jovem. Nesta terça-feira, segundo a polícia, ele teria admitido o crime e levou os policiais até o local onde havia jogado o corpo. O agricultor contou que estrangulou a jovem, enforcou com fio de computador e depois jogou o corpo no poço de uma casa abandonada no meio da lavoura de propriedade da sua família, colocando pedras em cima para não submergir. O acusado alegou questões passionais para o crime.

O agricultor teve a prisão preventiva decretada pela justiça a pedido da titular da DEHD, delegada Daniela de Oliveira Mineto. Ele será encaminhado para o presídio regional de Passo Fundo.



--


mundo reflexivo

Da Marciane Faes

RENUNCIAR

Adoraria que a única renúncia (e suprema) que tivesse ouvido falar na vida, fosse aquela do ritual de profissão de fé. Nós e nossos dindos, dindas na maior convicção.
B. - Renunciais a Satanás e a todas as suas obras e seduções?
c. - Renuncio
B. - Renunciais ao demônio?
c. - Renuncio
B. - E a todas as suas obras?
c. - Renuncio
B. - E a todas as suas seduções?
C. - Renuncio
B. - Para viver na liberdade de filhos de Deus, renunciais ao pecado?
C. - Renuncio
B. - Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?
C. - Renuncio
B. - Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
C. – Renuncio


--


mundo político 2





--



mundo midiático 2

Variadas

GUAÍBA CONTRATA - O repórter Felipe Nabinger estreia em abril na equipe de esportes da Rádio Guaíba.  No momento, atuava pela Bandeirantes AM/FM. Nabinger chega na Guaíba para se juntar a um grupo que já tem os narradores, Marco Antônio Pereira, Mário Lima e Orestes de Andrade. Os comentaristas, Nando Gross, Carlos Guimarães e Cristiano Oliveira. Os repórteres, Cristiano Silva, Geison Lisboa, Flávio Dal Pizzol, Rafael Pfeiffer, Gutiéri Sanchez e Ananda Muller. Os plantões, Franklin Berwig e Rogério Boelke e os produtores João Vitor Ferreira, Vivian Leal e Léo Jorge.

“Trabalhei com Nabinger em outra rádio, onde foi produtor, repórter e apresentador. É um grande profissional e vai contribuir muito para esta nova etapa da Guaíba, que está se modernizando e investimento cada vez mais em talentos. Tecnologia é importante, mas nada substitui a qualidade de um bom profissional”, afirma.Nando Gross, gerente gral da Guaíba.
- RIC TV PARANÁ - Além do Marcel Pazzin, que é chefe do telejornal Paraná no Ar, estão na RIC TV o colunista político Denian Couto, de longa carreira na Band RS, e a repórter Mariane schlindwein, recém chegada do RS.
-
MAIS UMA XAROPICE - A globo vai aumentar, em abril, o horário do programa "Como Será?", nos sábados, daquela pernóstica Sandra Annemberg. Vai ser das 7 às 9 da matina. Depois entra outra xaropada, o "É de Casa". Aí, meus amigos, terminam os programas regionais. Na real era o que se sabia desde o ano passado.
E se inventarem mais uma bobagem antes do programa da Angélica?
-
TIOZÃO  METIDO A GURI - Piada pronta: seu programa numa rádio FM começa no dia primeiro de abril. Hahahahaha!!!!


--


mundo estranho

Pode? Será que é mesmo?

Ontem apareceu um pedido de amizade no Facebook de uma cubana. Uauuu!!
A moça mora em Havana, onde nasceu.



--



mundo das piadinhas







3 comentários:

  1. Essa Assembleia Legislativa a mim não surpreende. Eles enfiam os pés pelas mãos, isto para não dizer que fazem cagadas e mais cagadas já faz muito tempo.
    Eles decidiram que o Quero-Quero é o pássaro símbolo de nosso Estado já faz muitos anos. O Quero-Quero habita ou ocupa nosso continente desde a Patagônia ao sul da Argentina até a Ilha de Marajó ao norte de nosso país. Esperar o que desse bando de inúteis?

    ResponderExcluir
  2. Já faz um bom tempo que ocorreu no recinto da Câmara MUNICIPAL e não de vereadores de Porto Alegre um encontro de blogueiros do qual participei e ali conheci uma periodista cubana que se tornou minha amiga e inclusive me passou esclarecimentos sobre a presença das Pedras que Rolam lá pela Ilha. Devo postar ainda na corrente semana. Desde o encontro em Porto Alegre já passaram não menos do que quatro anos.

    ResponderExcluir
  3. Prévidi, foram apenas 50 tentativas de impeachment em 12 anos.
    Muito pouco, você não acha?

    ResponderExcluir