Quinta, 24 de março de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










DIÁRIO DO PARAÍSO






Cheguei ontem à tarde em Oeisis International. Sol e temperatura mais do que amena.  Na friuei uns pingos, nada mais do que isso. No final da tarde, um moletom resolveu um ventinho mais frio.
Perfeito.
E sem aquilo que existe em porto alegre abandonado, que não me acostumo mais: achacadores de cigarros e moedas, craqueiros zumbis, pichadores e bandidos em geral. Fora aqueles tipos que não sobreviveriam por aqui - cabelos coloridos e com cortes "diferenciados", tatuagens na cara, rapazes de coque e roupas de brechó.
Aqui, nenhum desses tipos tem espaço.
-
Não é o caso dessa vez, mas quando venho sozinho passo dias sem falar com humanos - apenas pelo telefone. É muito bom. Cumprimento quem passa pela frente, os lixeiros, um vizinho que mora aqui ao lado e trabalha em Tramandaí, e os passarinhos que alimento todos os dias de manhã.
Ah, sim, quando vou a um supermercado bato papo com  os donos e atendentes. Coisa rápida.
Incorporo o ermitão, o Ermitão Lacoste.
-
Hoje de manhã dei uma banda pela praia. Poucos pescadores. Mar cristalino. Vento chatinho.
Por favor, só aquela invejinha boa.







mundo midiático 1

TV RECORD RS, MAL DAS PERNAS,
PODE SER ADMINISTRADA PELA RIC TV 

Rede do PR caracteriza-se por equipes enxutas e eficientes






Para quem não conhece, a  a Rede Independência de Comunicação tem sede em Curitiba e suas emissoras e retransmissoras cobrem a totalidade do Paraná e Santa Catarina. Fundada em 1987, a RIC retransmite nos dois estados do Sul a programação da Record. Ao contrário de outras redes regionais, especialmente do RS, a paranaense é um sucesso em 28 anos de existência. As TVs são comandadas pelo  presidente Mário Gonzaga Petrelli.
O Grupo Petrelli de Comunicação, que tem também como executivos Marcelo Petrelli e Leonardo Petrelli Neto, é formado por 11 emissoras de TV (143 retransmissoras), operações de rádio, internet e jornal impresso, com dois veículos diários, Notícias do Dia, em Joinville e Florianópolis.
Entenderam? São parceiros da região Sul do Grupo Record.
-
Desde que a TV Record foi implantada no RS, em 2007, raros foram os momentos de glória. O mercado gaúcho jamais admitiu as trocas constantes na Presidência, com passagens completamente desastradas de alguns "executivos". Aliás, o único presidente que trouxe novos ares foi Fabiano Freitas, em duas oportunidades rápidas. Imaginem, a cada novo presidente,  vindo de  outro Estado, o tempo que demora para conhecer a gauchada...
Hoje, com raras exceções, o Balanço Geral em alguns horários é líder de audiência, mais pela competência do apresentador Alexandre Mota e repórteres.
Na real, a TV Record RS, no geral, "consolidou-se" no terceiro lugar. O SBT RS ocupa, há um bom tempo, a vice-liderança de audiência.
Além da falta de comando -  internamente, os funcionários chamam Alexandre Mota de "presidente" - a emissora enfrenta uma série de processos trabalhistas e, agora, tem problemas junto ao Ministério Público do Trabalho.
-
A ideia  que está em desenvolvimento é simples: me informam que a RIC tem "uma gestão primorosa, pode  reduzir custos da operação e assumir os passivos".
Para o Grupo Record  pode ser um grande negócio. Vai se ver livre de um pepino, que continua sendo uma ameaça para as praças lucrativas. Dizem até que é a pior praça do país.
-
Calma, não é necessário correrem para desmentir o Blog do Prévidi, como aconteceu recentemente quando dei com exclusividade a efetiva venda das operações em SC por um grupo gaúcho.e inclusive com o horário do anúncio oficial da transação, quando dois bilionários assumiram as operações.
Esta possível transformação em RIC Record TV é uma especulação, apenas.
Mas,  podem ter certeza, é bem provável que aconteça.
Bom para os bispos, para a família Petrelli e para os telespectadores.
-
Só uma coisinha: Não me informaram se o Grupo Petrelli de Comunicação vai comprar a TV Record RS.
E o Correio do Povo e a Rádio Guaíba?
Bem, aí já estou querendo saber muito.


--


mundo histérico

Chiliques, gritinhos e unhadas!

(clica em cima que amplia)




Li pouca coisa sobre a Lista de Odebrecht.
Conferi os nomes da gauchada.
Apostaria, se fosse um empreiteiro corruptor e/ou corrupto, na maioria dos nomes. Vários de relevância.
Aliás, é o que fazem os empresários que não se caracterizam por serem corruptores e/ou corruptos. Basta conferir, o que sempre faço, a prestação de contas dos candidatos a qualquer cargo.
-
Sobre a tal Lista é simples: se os candidatos declararam as doações ao TRE, tudo bem.
Se declararam o recebimento de 10 e tomaram da Odebrecht 20 ou mais é uma tarefa das polícias descobrir. Sério,  pelo que aconteceu em eleições passadas,  acredito que a justiça não considera caixa 2 um crime grave. De repente, hoje, mudaram de opinião.
Depende qual será a orientação do paladino.
-
No entanto tem bastante gente na lista que está a um passo da cana. Outros, quase.
Bandidos de verdade.
Outros mafiosos que conseguem se safar há anos.
-
Os jornais de hoje dizem que os documentos com a Polícia Federal há mais de dois meses. Cerca de 50% do dinheiro não consta da declaração da Odebrecht; o paladino decretou sigilo e a globo diz não ter tempo pra aprofundar a notícia.



--


mundo midiático 2


Variadas


MORREU O O TURFMAN VERGARA MARQUES - O texto é do jornalista Rogerio Böhlke:
Morreu nesta madrugada em seu apartamento, no bairro Menino Deus, por volta das 4 horas, o jornalista, radialista e "turfman" Luiz Carlos Vergara Marques. Natural de Jaguarão, estava com 85 anos- era de sete de novembro de 1930.
Radialista e jornalista especializado no "esporte das rédeas", foi o criador e apresentador do programa "Turfe e Boa Música" na rádio Itaí de Porto Alegre, que alcançou grandes índices de audiência nos anos 50,60 e até metade da década de 70. O narrador de turf, foi também diretor da Rádio da Universidade do Rio Grande do Sul em 1984 e administrador do Planetário de Porto Alegre.
Trabalhou, ainda, na Gaúcha, Farroupilha e Guaíba. Também foi responsável pelo surgimento da atual, e talvez, última geração de narradores do esporte, como Marco Oliveira e Marcos Rizon, além do já falecido, Mário Mazeron, este, também, integrante por mais de 20 anos, do quadro de locutores da rádio Guaíba.
Vergara Marques, por sua atuação profissional, foi um dos mais laureados cronistas do turf brasileiro. Ganhou vários prêmios como o "Negrinho do Pastoreio", o "J. Bronquinha" e o da "do Artista Riograndense", no Rio Grande do Sul. Em nível nacional, foi agraciado com o prêmio da Gazeta de São Paulo, da Associação dos Cronistas de Turfe de São Paulo, do Jóquei Clube de São Paulo e o prêmio Jóquei Clube Brasileiro. Em 1988, foi-lhe atribuído o título de cidadão de Porto Alegre.

O velório de Vergara Marques começou hoje de manhã, no São Miguel e Almas, local do sepultamento, ás 16 horas.
-
ELES SÃO GENIAIS - Hoje, de manhã, no principal noticiário de uma rádio: "... estavam em um veículo em situação de roubo...". No mesmo, mais uma pérola: "gestor municipal". Vou te contar, estão reinventando a roda.
-
ELES SÃO GENIAIS - 2 - E demanda? A-d-o-r-a-m dizer ou escrever demanda. Em qualquer situação. Como usar "complicado" - tudo é complicado, principalmente no trânsito. Desde que a globo começou a usar "vândalos", para designar os bandidos das manifestações, todos imitam. 
-
CANALHAS!! - Esse Diego Esccosteguy, editor da época, não me engana. Não é à toa que trabvalhapara a globo. Tipo o cid moreira do século 21.
-
ALIÁS - Os canalhas jamais estiveram tão a vontade para mostrar suas caras.
-
AULINHA - Isso é relevância!!
-

Após nudez em novela, Klebber Toledo recebeu até propostas de casamento

-
A CASCATA DO ANO - Com a queda das tiragens de todos os chamados grandes jornais brasileiros, incluindo os regionais, a modinha, agora, é juntar a edição impressa com a digital. Quer dizer, a versão digital também entra como "circulação. HAHAHAHA!!!!
-
APROXIMAR O AGRONEGÓCIO DAS NOVAS GERAÇÕES URBANAS - Na semana de seu aniversário de dois anos, a AgroEffective, agência de comunicação especializada no setor do agronegócio, está lançando nova campanha. Com o slogan "Todas as Formas, Todos os Públicos", o objetivo é começar a inserir o tema do agronegócio nas discussões e debates das novas gerações, desmistificando e traduzindo temas do campo para a cidade. A primeira ação foi a criação de um vídeo institucional de cerca de um minuto e meio feito com vídeos da licença Creative Commons e produzido e editado pela própria equipe da AgroEffective.
De acordo com o sócio-fundador e diretor de Planejamento da AgroEffective, Nestor Tipa Júnior, a ideia é começar a trabalhar conteúdos de clientes e parceiros da agência também em uma linguagem de fácil entendimento para os jovens urbanos, mas sem esquecer também de manter a comunicação com o público do campo. "O maior desafio hoje é trabalhar estes temas com os novos formadores de opinião, que são estes jovens das novas gerações que dominam especialmente as redes sociais e que muitas vezes têm uma visão distorcida do setor rural. Queremos trabalhar em conteúdos que também expliquem temas interessantes e até polêmicos de forma clara para este público", salienta.
Para a diretora de Conteúdo da Agência, Rejane Costa, com uma nova concepção de informar o setor agropecuário, a AgroEffective busca a excelência em seu atendimento aos clientes com foco nas novas linguagens da comunicação .“Hoje vivemos conectados praticamente na maior parte do  dia em busca de informação e o  nosso objetivo é proporcionar que a informação do setor agropecuário chegue de forma rápida e consistente a este novo perfil de leitor”, enfatiza.
Já o e diretor de Negócios da empresa, Emerson Alves, destaca que comunicação corporativa é essencial para valorização e posicionamento da marca no mercado. "Acreditamos que é fundamental que o principal setor da economia brasileira se comunique com todos os públicos, por isso a estratégia de trabalhar com formas diferentes para cada atividade do agronegócio", afirma.
-
A AgroEffective anuncia também um novo cliente em sua carteira. A partir deste mês vai trabalhar com a Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), especificamente no primeiro momento para o Terceiro Encontro Latinoamericano para Pequenas e Médias Empresas Lácteas, que ocorre de 27 a 29 de abril em Bento Gonçalves (RS) e é organizado em conjunto com o Portal Lechero, do Uruguai.
-
Fundada em 24 de março de 2014, a AgroEffective tem entre os clientes atendidos a Trajano Silva Remates, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a  Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), o Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), a RiceTec Sementes, a Tovese Corretora de Seguros e o Centro Gaúcho de Formação em Equinocultura (Cegafe).
-
Acompanhe o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eRTOKye2QOU


--


mundo gentil

Esgoto na calçada e no pátio.
UAUUU!!! O DEP FOI RESOLVER!!

Lembra do post da abertura de ontem?
Recebi uma mensagem da jornalista do DEP Adriana Nascimento Machado:
"Boa tarde José Luiz Prévidi. Pedi uma vistoria para a Seção Norte de Conservação do DEP. Depois mando um retorno sobre o resultado."
-
Também uma gentil vereadora está empenhada em resolver o problema:
"Solicitei  ao diretor do DEP que envie uma equipe para resolver o problema  da rua Dom Luíz Guanella em frente ao número 518."
-
Hoje de manhã, o Departamento de Esgotos Pluviais foi resolver o problema!!
Muita eficiência!!
-
E ainda nem telefonei para o diretor do DEP Tarso Boelter!!






--


mundo insatisfeito

Médicos de Santo Antônio da Patrulha em greve

Médicos municipários de Santo Antônio da Patrulha decidiram, em assembleia realizada ontem entrar em greve a partir da próxima semana. Inicialmente, a categoria deflagrou estado de greve e, até o final de março, devem paralisar os serviços, mantendo o mínimo de 30% do atendimento.
Os médicos reivindicam reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. A categoria tomou a decisão após mais uma reunião com o prefeito do município, o médico Paulo Roberto Bier, com a participação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).
No encontro, o prefeito sinalizou com a criação de um plano de cargos e salários para a categoria e sugeriu que seja criado um grupo de trabalho para avaliar a proposta. No entanto, mesmo que a lei seja aprovada neste ano, a mudança só valeria a partir de 2017. No total, são 12 médicos ligados ao município. O SIMERS vai notificar o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina (Cremers) sobre a paralisação.

“O prefeito apresentou uma proposta que não tinha viabilidade prática. Dessa forma, os médicos decidiram entrar em greve”, salientou o diretor do SIMERS, Jorge Eltz, que acompanhou o encontro.


--


mundo do dízimo em crise

Gostei da crise!


Esse picareta, Agenor Duque, se fantasia de Barney, dos Flinstones
A matéria está no tvefamosos.uol.com.br e foi feita por Ricardo Feltrin:

Crise derruba dízimos
e já tira programação de igrejas da TV

A crise econômica já  afeta de forma profunda a sociedade, inclusive as igrejas evangélicas. Algumas denominações  já demonstram isso de forma clara. A Igreja da Plenitude, do evangélico Agenor Duque, acaba de ficar fora do ar por uma semana no canal RBI, devido a falta de pagamento.
Já a Igreja Mundial de Valdemiro Santiago, vem "penando": perdeu praticamente todos os horários que comprava na RedeTV! --também por atraso no pagamento-- e agora mal consegue manter sua emissora na TV fechada (Rede Mundial).
Ainda assim, logo que viu a crise do rival Duque, no final de fevereiro, Valdemiro tentou abocanhar o horário vago na RBI, mas a empreitada não vingou muito. A Mundial tem perdido fiéis principalmente para a Plenitude.
Nas últimas semanas a igreja de Valdemiro aumentou as campanhas e "desafios" (leia-se "carnês"), nos quais fiéis colaboram com uma doação "extra" mensal, que pode ser de R$ 200 a R$ 2000. A justificativa é que, sem doações, será impossível manter a TV Mundial no ar e as rádios.
Estima-se que a Mundial tenha ao menos R$ 11 milhões mensais fixos em aluguéis de horários em TVs, rádios e aluguel de templos. Aliás, há inúmeros casos de aluguel atrasados na Mundial país afora.

CRISE TAMBÉM DERRUBA A FÉ

Segundo levantamento desta coluna, essas duas igrejas --Mundial e Plenitude-- estão aumentando o percentual de minutos/dia nos quais pastores e líderes pedem apoio aos fiéis para que os seus programas/canais não saiam do ar.
Fontes da RBI já haviam "vazado" um mês atrás, prevendo eventual calote, que a igreja de Agenor Duque já era dada como fora da grade a partir do início de março. Dito e feito.
O horário da Plenitude saiu da grade por mais de uma semana, mas agora voltou --assim que pagou a dívida com a emissora. A igreja colocou sua primeira-dama, Ingrid Duque (mulher de Agenor), para agradecer "a todos que ajudaram" com doações para que "a obra continue".
Já Valdemiro está "proscrito" da TV aberta há quatro anos, desde que perdeu horários na Band e na RedeTV.
O líder da Mundial  tem vivido na pele a mais madrasta das crises, aliada a uma inédita fuga de fieis.  E tudo começou com longa reportagem do "Domingo Espetacular" (Record), que denunciou o líder da Mundial por lavagem de dinheiro de fiéis, em 2012.
Ministério Público, polícia e --o pior-- a Receita Federal causaram grande perda de patrimônio ao auto- intitulado apóstolo, que foi obrigado a vender bens e fazendas milionárias.
Só que também a Igreja Universal assiste à queda no pagamento de dízimos,  mês a mês, desde o ano passado.
Pastores ouvidos nos últimos dois dias pela coluna sob a condição de anonimato confirmam a queda, mas afirmam que a orientação da direção da igreja, no momento, é "entender o momento econômico" e, ao contrário das demais, não forçar a doação, fazer exigências ou lançar grandes "desafios" aos fiéis.

A "IGREJA" DO JUSTIN BIEBER

A crise econômica também tem assustado a outras entidades religiosas internacionais, que previam desembarcar no Brasil (país conhecido pela intolerância política, mas respeito à liberdade de culto.
A musical e australiana Igreja Hillsong já deveria ter aberto seu primeiro templo na zona norte de SP em dezembro. Os planos agora são para julho.


--


mundo ingrato


Mesmo com telhado de vidro...




Mas ele está certo.
Quem rouba tem que estar preso.
Golpistas, que pedem doações para doentes inexistentes, tem que pagar.
Quem não respeita a criação dos colegas merece, ao menos, ser execrado.
Todo tipo de bandido, pé-de-chinelo ou poderoso, merece cana!!



--





8 comentários:

  1. Quando ele trabalhou comigo na Rádio Farroupilha, sugeri á ele escrever um lçivro narrando os bastidores do futebol e as histórias que não foram divulgadas, em função de várias que ele contava. Sugeri á ele: "escreva um livro. quem sabe o titulo de "O que Vi, ouvi, não contei, vou contar agora".
    Gostou da ideia, mas jamais publicou. Eis que fico sabendo, agora, que publicou, colocou titulo parecido e sequer teve a audácia de convidar-me para o lançamento.
    Quanto mais conheço determinados homens, mais admiro os cães.
    Não é pelo fato de não ser convidado, mas pelo fato de não perceber humildade neste moço, que poderia ser um baita profissional, não fosse o número de pessoas "doentes" que ele precisa "ajudar" constantemente, muitas vezes, tendo que comer só biscoitos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal tuas páginas hoje, tudo lidinho...passe bem o "Caníquel Fest" como "ticem os alemongs" Festa do Coelho...

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei na simpática e gostosa por lá faz frio de verdade, Cambará do Sul a qual visito com alguma regularidade. Lá é produzido o MEL BRANCO, produto derivado da CARNE DE VACA. Isto mesmo. Oportunamente até posse explicar o que isto significa. Cambará faz uns três anos, quando da importação de médicos por que os filhinhos de papai formados em Faculdades Públicas não admitiam trabalhar longe da noite de Porto Alegre pagava a médicos salário na ordem dos R4 12.000,00 mensais. Cidades pequenas que pagam sete ou oito mil reais a um Vereador podem sim pagar tal valor aos médicos. Óbvio que mesmo assim os filhos de papais muito ricos irão considerar esse salário irrisório. Bem, aí só resta abrirem o próprio consultório perto da casa do papai rico, não?

    ResponderExcluir
  4. Já nem vou falar nos biscoitos, pois foi uma vergonha ímpar, isto para quem tem vergonha na cara. E o "brimo" médico morto sobre a cama com várias facadas nas costas, fato ocorrido em Capão da Canoa e que foi abafado. Que fiasco. Fico por aqui, pois a história é triste e vexatória.
    Prévidi se quiseres saber mais sobre isto visita-nos ou nos convida para visitarmos a vocês onde tomo o melhor café que já tomei nesse país.

    ResponderExcluir
  5. Por falar em Record, a tal da interatividade Record não- solicitada tinha consumido minha carga no celular Vivo. O brabo é que vi que essa situação vem acontecendo com muitos, há tempo.

    ResponderExcluir
  6. Igreja, não importando a denominação é na verdade uma praga. Escrevi faz muitos anos algo que penso mais atual do que nunca. Escrevi que o nosso remoto ancestral para explicar para si mesmo coisas que não compreendia criou a religião e logo depois o dinheiro. Juntando ambos resultou em merda, isto mesmo, merda. Religiões tão somente exploram o lado fraco das pessoas que têm preguiça de pensar. Hoje sabemos que o universo é praticamente infinito e por isto não consigo aceitar que nosso planeta seja o único em que haja vida inteligente. Nossos ancestrais criaram fantasias infantis como, por exemplo, a arca do Noé. Essa barca teria recolhido todas as espécies vivas no planeta. Como poderia uma grande canoa romper as barreiras de gelo ao sul para apanhar os pinguins e ao norte para apanhar os ursos polares. Esqueço agora a tal canoa e retorno ao presente. Faz pouco tempo o vigarista Edir Macedo mandou um repórter seu aos Montes Ararat na Armênia em busca de vestígios da tal canoa, barca ou coisa que o valha. Não encontrou e não vai encontrar por razões óbvias. Nesse planeta nasceram humanos dotados de inteligência muito acima da normal como Aristóteles, Platão, Cícero e outros. Estes mercê de sua inteligência privilegiada nos legaram textos maravilhosos. Sempre houve os privilegiados. Um deles foi o judeu Jesus cristo que contestava a presença romana em Jerusalém, tanto é verdade que quando o imperador romano ingressou pelo portão daquela cidade montando um cavalo branco o Jesus igualmente precedeu ingressando em portão secundário montando um burro branco. Os romanos cansados desse importuno decidiram livrar-se dele como sempre fez a raça humana. A ignorância do povo fez ali nascer mais um deus. Religiões todas elas tomam dinheiro de incautos e o resto não passa de tertúlia flácida para dormitar bovis. Por que o Governo Federal de um estado laico de faz de conta como o nosso que entregou três canais de TV ao império romano não entrega canais aos demais vigaristas deixando assim que tomem tanto dinheiro quanto possam desses incautos?
    Adentramos no terceiro milênio e nossa espécie continua com preguiça de pensar. Já faz um bom tempo que recebi no blog manifestação de um leitor indignado comigo por malhar esses vigaristas e suas igrejas. Respondi ao cretino que a humanidade é tão burra que eles ainda continuam colocando sobre o peito de suas imagens grandes corações, quando qualquer racional sabe que o coração apenas faz circular o sangue no organismo e que cabe ao cérebro o restante. Nunca mais o sujeito manifestou-se. O império romano por certo ainda lava o dinheiro da máfia americana na Europa. Esse império fala em paz, mas é sócio da Beretta na fabricação de armas. Petróleo e armas são o mais lucrativo dos negócios no planeta e por isto a carnificina vai continuar no oriente, gostem ou não.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, Jorge. Nada a acrescentar!!! Também sempre afirmei que o homem inventou a religião para escravizar os homens,através do medo do desconhecido e do (para os incultos) inexplicável. Torá, Bíblia, Alcorão, tudo copiado do mais antigo livro religioso do mundo, que é indiano.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mota essa igreja romana é por certo uma das mais sórdidas e nojentas que há. Não faz muito tempo aquele argentino travestido de representante de um deus nesse planeta, vestindo aquele alvo vestido de noiva, tão logo desembarcou em nosso país se postou a frente das câmeras de TV, ergueu os braços e sentenciou: “Não trago nem PRATA nem OURO”. Para mim foi um deboche inaceitável, pois foram eles em nome desse deus que pilharam toda a prata e ouro que havia no continente americano. Quando os portugueses perceberam que não conseguiriam escravizar os íncolas acostumados ao extrativismo decidiram ir a terras africanas. Lá desembarcando viram grandes símios com seus corpos cobertos de pelos e logo depois criaturas completamente pretas e com traços semelhantes a eles que se julgavam os únicos humanos. Bastou isto para decretarem que fossem aqueles bichos capturados para serem usados como escravos.
      Felizes mesmo são os analfabetos que a tudo veem e nada ou quase nada percebem. Essa tal igreja, depois que os mouros invadiram a Europa, indignada mandou organizar a primeira das cruzadas. Foram camponeses franceses que partiram e foram dizimados. Já na segunda cruzada foram homens bem treinados e fizeram um faxina em Jerusalém. A civilização oriental era muito mais desenvolvida que a ocidental e em razão disto sofreu forte retrocesso.
      Os romanos tinham um sistema numérico limitado e então foram adotados os algarismos arábicos pelos ocidentais. Os orientais eram muito mais desenvolvidos nas ciências em geral, tanto é verdade que as ditas grandes navegações portuguesas tiveram como pilotos orientais que conheciam a navegação orientada pelas estrelas.
      Hoje encerro por aqui, mas há ainda muito mais a ser dito sobre esse assunto.

      Excluir