Segunda, 21 de março de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










DIÁRIO DO PARAÍSO


Continuo na porto alegre abandonada. E se tudo der certo, amanhã estou partindo para  Oeisis, para recarregar as baterias.
Mas, como já escrevi várias vezes, para qualquer chamado relevante, no máximo em duas horas estou em Porto Alegre ou em cidades próximas, no local combinado. Simples.
-
Hoje já estamos vivendo no outono e terminou o meu horário de verão. Volto a atualizar o Blog diariamente até o meio-dia.
-
Na quarta, dia 23, o prefeito da porto alegre abandonado, o José Fortunati, estará no "Tá na Mesa" da Federasul.
Antecipo, com exclusividade, os principais momentos de sua palestra:




Agora, tem um detalhe: se ele começar a discorrer sobre as obras inacabadas e abandonadas da cidade vai estourar o tempo do blablablá.
Ah, sim, também pode referir-se a força que dará ao seu candidato a prefeito, Sebastião Melo. Já anunciou que a partir de julho os salários do funcionalismo devem atrasar.









mundo pessoal

SABE QUEM ESTÁ EM CIMA DO MURO?
O FIOFÓ DA MÃE DESSES BOBALHÕES






Quem gosta de muro é gato fugindo de cachorro. Ou caco de garrafa de refri. Também cerca elétrica.
Tenho ouvido, aqui ou ali, menções de que estou em cima do muro em relação ao que o nosso Brasil está passando nas últimas semanas. Também já ouvi que estou muito petralha ou "lulista". Algumas menções de que continuo "de direita" e até mesmo de "muçum ensaboado".
Jamais me importei com isso, porque acredito que sempre tenho opiniões a respeito de situações que acredito certas ou erradas. Não que opine sobre qualquer tema, como fazem os "entendidos em tudo". Longe disso.
-
No entanto, tenho pavor do definitivo.
Jamais consegui me acostumar com esse negócio de torcer pelo Internacional ou Grêmio. Até há pouco me considerava Colorado e, por isso, sempre acreditei que tinha o direito de criticar o time. Mas isso "é proibido". Colorados e Gremistas só podem elogiar os seus times e criticar os adversários - tem regra mais babaca do que essa? Por isso que, há algum tempo, não sou mais torcedor. Vejo jogos de futebol porque gosto. E até posso torcer para um dos principais times gaúchos. Assim como sempre torço contra o Flamengo e o Corinthians.
-
Sobre o nosso Brasil atual.
Para os "analistas políticos" que dizem que estou em cima do muro.
Primeiro, estou há quase 13 anos fazendo este site/blog. Durante todo este tempo os amigos, leitores e até mesmo os eventuais leitores sempre destacaram o meu caráter independente. E, dentro disso, dou pau e elogio quem quer que seja. Aliás, elogio mais pessoas que não conheço. Mas o pau é geral.
Não vou, agora, com quase 62 anos, fazer um papel ridículo de ser opositor ferrenho a este ou aquele e muito menos vou ficar defendendo este ou aquele. Escrevo rigorosamente o que entendo como justo e correto.
-
Por isso, que desde que começaram as manifestações contra dona Dilma escrevi que não iria participar. Brinquei até, afirmando que o Parcão era longe de onde moro.
Vários amigos dizem e escrevem que o importante é o impeachment da presidente e que não importa quem assuma o seu lugar. Pô, acredito que isso é uma irresponsabilidade. Podemos ficar nas mãos de bandidos como eduardo cunha ou renan calheiros. Ou de um magistrado que mal dá conta de julgar processos que se acumulam em sua mesa - renam espera julgamento do STF desde 2008.
Não quero nem considerar a possibilidade do "mordomo de filme de terror" assumir o lugar de dona Dilma. Mas há este risco.
-
O raciocínio é simples.
Suponha que o impeachment não prospere e dona Dilma prossiga no cargo, ao lado de Lula ou não.
Ela só tem duas alternativas: seu governo deslancha, começa a dar tudo certo e o bolso da população brasileira, especialmente da classe média para cima, tem uma aliviada, com a redução do preço da energia elétrica e dos combustíveis, além dos supermercados darem uma trégua.
Ou acontece um fracasso total e ela renuncia. Volta para o seu apartamento em Ipanema, em Porto Alegre, e vai chorar no ombro do Carlos Araújo, seu ex-marido. E vai paparicar a família.
Na primeira hipótese, como não há uma oposição competente, ela elegeria o seu sucessor, provavelmente o Lula, se estiver solto.
Na outra, ela levaria o PT para a sepultura.
Não há uma terceira alternativa.
-
Sobre paladinos.
Nem vou dar exemplos históricos.
Trato apenas dos recentes: collor, Joaquim Barbosa, eduardo cunha e Sérgio Moro.
O primeiro paladino, o "caçador de marajás", foi criado para enfrentar duas "ameaças": Brizola e Lula. E a rede globo foi fundamental nesta criação. Assim como fizeram o paladino, se encarregaram de destruí-lo, quando não prestava mais para os interesses dos grandes conglomerados.
Joaquim Barbosa meteu na cadeia notórios bandidos do PT. Teve o apoio necessário da rede globo e de grande parte da população para fazer um bem para a política. O paladino se aposentou e muitos acreditaram que ele iria entrar pra política. Nada disso, mora praticamente em Miami e, de calça branca e camisa floreada, se dedica a namorar estrelinhas que se acham celebridades. Está aproveitando a vida.
Sei que alguns não se lembram, mas o eduardo cunha foi cantado em prosa e verso em algumas manifestações por este Brasil. Foi temporariamente um herói até a rede globo decidir mostrar a sua face bandida. É execrado, hoje. E curtiu a imagem de paladino por pouquíssimo tempo. Aliás, foi um "bravo" quando derrotou um petista para a eleição da Câmara dos bandid... deputados.
Sérgio Moro é, sem dúvida, o mais esperto e mais competente de todos. É inegável o seu trabalho na Lava Jato, botando na cadeia a bandidagem milionária e recuperando bilhões de reais. É um símbolo de competência. Só em colocar em cana o Marcelo Odebrecht merece todo o respeito.
Mas, pelo amor de Deus, de uns tempos para cá, ele dá a nítida impressão de que assumiu esta postura de paladino que joga para a torcida.
Guarde os seus argumentos e pense.
Outro dia ele foi num evento de um bolha, chamado João Dória Júnior, que será candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Ele jogou, sim senhor, pra torcida ao divulgar os telefonemas de Lula e outros. Por uma bobagem - e é apenas um exemplo - ele conseguiu terminar com a carreira política do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Todos nós sabemos que numa conversa telefônica se diz muita coisa que não se falaria normalmente. Aí os magistrados se irritaram porque Lula, numa conversa informal, deu um pau no Judiciário. Pô, meu Deus, uma conversa íntima que foi tornada pública por um magistrado que estava entristecido porque não vai ter a chance de colocar Lula na cadeia. Coisa de mimadinho.
-
Está bem desenhado?
-
Meus amigos, claro que qualquer analfabeto sabe que dona Dilma está completamente perdida, que o país está parado e ninguém, especialmente os que produzem, acredita em mais nada. Basta ver a flutuação do mercado financeiro. Assim como está não pode continuar. Mas, de todo coração, digo que não quero que o mordomo..., o eduardo, o renan ou um magistrado assuma o lugar de dona Dilma.
Para mim, estamos numa sinuca de bico.
Hoje, é muito diferente de quando Collor foi tirado da Presidência. Itamar Franco tinha uma carreira política opaca, mas sem escândalos. E assumiu naturalmente, sem contestação - mesmo que ninguém acreditasse nele. Entrou para a História ao fazer o Plano Real e por insistir numa bobagem, a volta do Fusca. Escândalos? Lembro de um, quando num carnaval ficou ao lado de uma estrelinha que estava sem calcinha.
O Governo Itamar foi bom para todos nós.
Só que, hoje, os substitutos de dona Dilma são um temor. Ou pior do que isso.
-
Reitero que NÃO vou fazer do Blog do Prévidi um veículo xiita. Só isso.

Deixo todas as alternativas para os "entendidos em política" ou para uma casta que ganha bom dinheiro para defender este ou aquele.
Felizmente, nenhum dos lados tem coragem de me oferecer qualquer coisa para escrever a favor ou contra. E eles sabem que tenho alguns milhares de leitores por este Brasil e pelo mundo.
Coluna ereta.
-
Estamos entendidos?
Se não, tudo bem, escreva para jlprevidi@gmail.com

Mas reitero: NÃO QUERO PARTICIPAR DE DEBATES E/OU DISCUSSÕES TIPO TORCEDOR COLORADO OU GREMISTA, OK?

-

Ia esquecendo (para irritar os fãs da globo e do bonner, o cid moreira do século 21)







--


mundo reflexivo 1

"É uma batalha em que o que vencer estará tão destruído como se tivesse perdido".
Em espanhol: Es una batalla en la que el que gane estará tan destrozado como si perdiera.

José Mujica, ex-presidente do Uruguai, em entrevista ao jornal argentino Clarín, sobre a situação atual do Brasil. Ele falou umas bobagens na entrevista, mas esta reflexão é incontestável.



--


mundo da História

Quem conta é o jornalista e publicitário Sérgio Gonzalez:

A edição de 02 de maio de 1964 da revista O Cruzeiro (um mês após o golpe militar) publicou uma entrevista com o presidente deposto João Goulart, já em exilio político no Uruguai. Foi concedida ao jornalista do RS Tabajara Tajes*. O exemplar faz parte da coleção pessoal que herdei de meu pai, Demósthenes Gonzalez. Destaquei uma parte das declarações de João Goulart que julgo pertinente para entender o que ocorre hoje no Brasil. Especialmente no que diz respeito ao comportamento do Congresso Nacional e à corrupção entranhada na classe política desde então. João Goulart, dotado de personalidade conciliadora, acho que acreditava sinceramente que o governo militar teria força para punir os corruptos e os saqueadores do povo brasileiro. Errou na sua avaliação.

(clica em cima que amplia)




--


mundo da trairagem

Isso é sacanagem!







--


mundo político eleitoral


EXCLUSIVO!!


CRISTÃOS UNIDOS VÃO DISPUTAR
ELEIÇÃO PRESIDENCIAL PELO PERA


Ainda neste primeiro semestre de 2016, deverá estar registrado o PARTIDO ECUMÊNICO REVOLUCIONÁRIO AUTÔNOMO - PERA, reunindo evangélicos, com a liderança do Bispo Edir Macedo, e católicos, liderados pelo cantor bonitão Padre Fábio de Melo.
Democraticamente, a dupla decidiu que Edir será o candidato a presidente. Claro, é bilionário e tem mais fieis em todo o país. Fábio, explicam eles, entra com o rostinho bonito e suas canções de exaltação a Deus.
'VAMOS MASSACRAR BOLSONARO E QUEM MAIS SE ATRAVESSAR EM NOSSO CAMINHO" é a palavra de ordem da dupla Edir e Fábio.
"SOMOS IMBATÍVEIS!!"
-


AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES



--



mundo midiático


Variadas

ATÉ HOJE O MELHOR TÍTULO DO ANO! - Adivinha? E persistiu por todo o domingo!!

Salah Abdeslam pasa sua primimeira noite na prisão na Bélgica

-
ATÉ HOJE O SEGUNDO MELHOR TÍTULO DO ANO! - Adivinha? No domingão!!


Nove migrante morrerm e cerca de 600 são resgatados em frente à costa líbia


-
ATUALIDADES PAMPA - Uma pena que um baita jornalista, Cláudio Andrade, não esteja mais na TV Pampa. Quem perde é o telespectador e a própria TV.
Não entendi. Tiraram o Cláudio para colocar a mal humorada Beatriz Fagundes? Será que é isso mesmo? Será que a direção da TV Pampa acredita numa pessoa que não sorri? O doutor Gadret, o nosso Silvio Santos, é bem humorado e sei que não deve assistir a atração comandada pela bela Magda Beatriz (não tô me fresqueando, não, ela é minha querida amiga).
Sempre assistia - isso, assistia - a reprise a meia-noite e, ao mesmo tempo, conferindo outros canais. O programa era muito bom, tudo encaixado dentro de uma baguncinha saudável. Agora, com a presença dessa senhora que está sempre de mal com o mundo, não dá para aguentar. O próprio Paulo Sérgio Pinto, vice-presidente da Rede Pampa, já ouviu muita gente afirmar que não assiste mais o programa. Ora, meu Deus, precisavam de um contraponto petista? Bah, tem tanto petista aí na praça competente e bem humorado!!
É uma pena!! Estão terminando com um bom programa de debates!!
(me dá a impressão de que está sempre com vontade de dar um pum, por isso aquela cara fechada)
-

GENIAL! A NÁDEGA DIREITA É PRIMÁRIA!!


Segundo informou a Brigada Militar, o atirador tem antecedentes por roubo, lesão corporal e ameaça. Com uma pistola calibre 380, ele disparou contra outro homem, de 34 anos, que fazia compras no local. A bala atingiu a nádega esquerda dele, que também tem antecedentes criminais por tráfico e furtos.



--



mundo da perguntinha

Apenas uma perguntinha, nada mais

Esse ministro Gilmar Mendes não é aquele que concedeu um habeas corpus para aquele médico estuprador, condenado a 278 anos de cadeia, e que fugiu do país?

-
Na veja.com.br, de 20 de agosto de 2014:

O médico Roger Abdelmassih desembarcará na cidade de São Paulo nas próximas horas e será enviado para a penitenciária de Tremembé, no interior do estado, segundo a Polícia Federal. Foragido desde 2011, ele foi capturado nesta terça-feira na cidade paraguaia de Assunção. Condenado a 278 anos de prisão pelo estupro de 37 mulheres, Abdelmassih passou a noite na carceragem da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, no Paraná, e embarcará às 15 horas num voo para São Paulo.
(...)
Abdelmassih começou a ser investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2008. Foi acusado de 56 estupros contra 37 vítimas - todas pacientes do então médico. "Uma avalanche de fatos absolutamente repulsivos e, não por outro motivo, as vítimas descreveram as sensações que possuem em relação ao mesmo como dor, raiva, asco, nojo, humilhação e medo", escreveu a juíza Kenarik Boujikian Felippe, na sentença que o condenou em novembro de 2010.
Em 2009, o ex-médico chegou a ser preso, mas foi solto por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A 16.ª Vara Criminal de São Paulo decidiu, em 2011, decretar novamente sua prisão, depois que o então médico pediu a renovação de seu passaporte - para a Justiça, era um indicativo de que pretendia fugir.
"Ele fugiu quando o caso ainda estava em primeira instância, claramente para evitar o cumprimento da punição penal", afirmou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa.
Cerca de quatro meses após a fuga, a polícia acreditava que o ex-médico havia viajado para o Paraguai, depois se deslocado para o Uruguai, onde teria obtido passaporte falso para voar até o Líbano, terra natal dos seus pais - o país do Oriente Médio não tem acordo de extradição com o Brasil. No entanto, o Líbano informou à Interpol que o foragido não havia entrado no território.



--


mundo da fotografia

Fiquei muito feliz em ver este registro





O meu querido amigo Paulo Ricardo de Moraes, o Baiano ou Negão, com o filho Horácio:
Dia importante na minha vida. Formatura do meu filho Horácio, Arquiteto Ufrgs. 
-
Lembro de ter encontrado o Paulo com o Horácio apenas uma vez. No Posto de Saúde Modelo. Eu estava levando o Guilherme para ser vacinado e ele fazia o mesmo com o Horácio. Imagina, quase 30 anos!!
Mas sempre soube notícias dele e das duas gurias através do pai orgulhoso.
-
Vendo a foto me lembrei de uma extraordinária figura, Horácio Goulart, um bom amigo, e o melhor amigo do Paulo Ricardo. Morreu cedo e o Negão o homenageou dando o seu nome ao filho.
Como escrevi no post no Facebook: "UAUUUUUU!!!!!! O Horácio!!!! O outro, Negão, deve estar feliz da vida!!!


--


mundo reflexivo


As mulheres vivem insistindo para levantarmos a tábua da patente antes de fazer xixi. Mas por que elas não levantam a tábua depois de fazerem xixi? Economizariam saliva e evitariam o stress.


--


mundo literário

Caso Varig - a maior tragédia da aviação brasileira


O livro Caso Varig - a história da maior tragédia da aviação brasileira aborda a trajetória difícil de milhares de funcionários que tiveram seus direitos podados com a falência da empresa e explica as decisões políticas que levaram a Varig à crise.
Quem conduz com maestria e sensibilidade esta narrativa é o autor e piloto Marcelo Duarte Lins, 58 anos. O carioca bacharel em Ciências Aeronáuticas trabalhou na Varig, viu de perto a queda e lutou pela preservação da companhia quando ocupava o cargo de diretor Administrativo e Financeiro da Apvar - Associação de Pilotos da Varig -, e, posteriormente, foi vice-presidente da Associação.  Com a vivência, aliada à bagagem de mais de 18 mil horas de voo, Marcelo traz um panorama importante do inacabado capítulo da história da aviação brasileira.
O conteúdo denso, com relatos sobre encontro dos trabalhadores e decisões de comissões políticas, é essencial para a compreensão do panorama no qual a Varig se encontrava. O quebra-cabeças é costurado pela escrita precisa e  anotações e visão do autor, representando os trabalhadores que participaram de todo o processo de tentativas de reerguer a empresa.  O Caso Varig é a biografia de uma coletividade, formada por indivíduos que trabalharam e tiveram seus direitos silenciados, enfatizando que é  frustrante, porém necessário, reconhecer que existe um absoluto desrespeito aos direitos trabalhistas e humanos.  Na espera da restituição, mais de 1.300 trabalhadores faleceram sem terem os direitos previdenciários honrados.
-
Editado pela Jaguatirica, o livro tem 404 páginas e está disponível nas principais livrarias do País, preço de capa sugerido por R$ 65,90.
Serviço:
O quê: Lançamento do livro  Caso Varig - a história da maior tragédia da aviação brasileira
Quando: 23/03/16, quarta-feira
Horário: 19h.
Local: Livraria Cultura, no Bourbon Country (Túlio de Rose, 80).



--


mundo musical "religioso"

The Voice Brasil Kids evangélicos


Perdi o interesse de ver essas crianças cantando - qualquer programa de calouros é muito legal - quando constatei - e conferi no Google - que a maioria dos participantes é evangélica. E, pior, filhos daqueles cantores irritantes que faturam em cima dos pobres dizimistas.
Mas ontem assisti a parte final.
E casualmente foi quando começou a cantar uma guriazinha daqui do Sul, uma gracinha, Rafa Gomes. Logo depois um guri que era totalmente evangélico - para os mais antigos com pinta de TFP.
Bom, quem se classificou foi a Rafa.
E o apresentador perguntou se o guri evangélico queria falar:
- Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, se não fosse Ele eu não estaria aqui...
Entra a Rafa, logo depois:
- Em primeiro lugar, quero agradecer a minha mãe, porque se não fosse ela eu não estaria aqui.
HAHAHAHA!!!
Vou votar todo dia na RAFA GOMES!!
E se o amigo tem saco, entre lá: http://gshow.globo.com/realities/the-voice-kids/



mundo artístico






--


mundo das piadinhas

4 comentários:

  1. Em março de 1970, quando comecei o curso de Jornalismo na Ufrgs, abandonei a militância política. A independência intelectual e política é uma premissa básica para quem quer ser jornalista profissional, e não assessor de imprensa ou militante. É claro que cada empresa e cada direção de redação tem a sua linha de atuação, e é preciso se adaptar ou pedir demissão. De uns anos para cá, está cada vez mais difícil encontrar jornalistas que não sejam também militantes. Pior: o não-militante é acusado de não tomar partido, de ficar em cima do muro. O jornalista já não é,por princípio ético, um profissional que vê os dois lados da moeda, o outro lado do muro, duvida das promessas dos governantes, investiga as denúncias antes de publicar. Esta realidade tem tudo a ver com a decadência do jornalismo neste país em que é raro um profissional que escreve duas ou três linhas sem erros de português - apesar dos corretores de grafia instalados nos computadores.

    ResponderExcluir
  2. Grande Prévidi,
    Vou "torrar" o saco do meu amigo Prévidi, mas a frase abaixo, tecnicamente, não está errada ( está, sim, estranha, mas não errada):

    "...A bala atingiu a nádega esquerda dele, que também tem antecedentes criminais por tráfico e furtos..."

    Nesse caso o pronome relativo "que" está introduzindo um oração subordinada adjetiva. Nessa segunda oração o "que" retoma o nome/pronome "dele", então a segunda oração é: "ele também tem antecedentes policiais" - e não a nádega esquerda dele (ou seja, a função sintática do "que" na oração subordinada é de sujeito).

    Se eu estiver errado, aceito, tranquilamente, a reprimenda dos doutos. Mas acho que estou certo. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Algumas observações sobre Atualidades Pampa:
    -Realmente, a Beatriz Fagundes está muito mal-humorada no vídeo. O que me causa espanto, pois no rádio dava dicas de motivação e até contava piadas.
    -Apesar disso, o programa ficou mais interessante, pois com o contraponto há mais debate, enriqueceu a participação dos outros participantes que andavam apagados. Antes, parecia uma missa (todos só dizendo amém). É só a equipe tomar cuidado para não virar um Sala de Redação que o programa vai melhorar.
    -Devido aos últimos acontecimentos políticos do nosso Brasil, toda a conversa gira em torno disso. Para o telespectador se torna cansativo mesmo sem simpatizantes do governo na mesa. A Magda deveria dosar a conversa, e deixar espaço para outros assuntos. Até porque se não há novidades sobre o golpe/revolução/sei lá fica chato repetir dezenas de vezes a mesma notícia. @danielasimoesds

    ResponderExcluir