Sexta, 18 de março de 2016



HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.


















DIÁRIO DO PARAÍSO




 Estou em Porto Alegre. Ontem fui apenas ver o Pedro e a Maya, meus netos. Hoje vou ter que encarar o Centro. E o final de semana enclausurado. Segunda de manhã resolvo um negócio e me mando para Oeisis International.
Algumas mocinhas não gostam das fotos de bumbuns que estava publicando neste final de verão.
E aí, gostaram da foto de hoje?
Ficaram satisfeitas? Fizeram um comentário, tipo "a violência tomou conta da nossa cidade!".
Não se preocupem, a partir de segunda o meu Horário de Verão termina. Claro, já estaremos em pleno outono. Eca! E depois o inferno do inverno. E a contagem regressiva para o verão maravilha.
-
Ontem, o meu filho mais velho, Guilherme, marcou hora num desses barbeiros metidos, na avenida 24 de Outubro. Dia e hora marcada - 13h25min. Pô, estou há pouco mais de um mês cultivando a minha barba e não tem nada a fazer. Sei não, me cheira a viadagem.
Mas vou conferir.
-
Não é pra me exilar, mesmo, no Paraíso de Oeisis?
NA COMISSÃO DO IMPEACHMENT DE DONA DILMA, UM QUARTO DOS BANDI... DEPUTADOS ESTÃO ENVOLVIDOS NA LAVA JATO. E NESTA COMISSÃO (DE QUANTO?) ESTÁ O MALUF.
E QUEREM QUE EU LEVE A SÉRIO.
COMO JÁ CANSEI DE ESCREVER, SÓ IMPLODINDO O CONGRESSO.





mundo real

A REPÚBLICA DOS JUÍZES






Há muito tempo que leio sobre a ingerência de ministros, desembargadores, juízes e membros do ministério público em tudo que é assunto. Especialmente os últimos, que dão mostras de "saber tudo". Se metem em qualquer assunto, palpitando, tentando calar a boca de todo mundo.
O STF se mete também em tudo, mesmo. Até se um travesti quer trocar de nome eles decidem.
Em compensação, em todas as esferas, existem zilhões de processos parados - conhecidos bandidos, como renan calheiros, tem um processo no STF desde 2008.
-
Não costumo guardar matérias, mas arquivei uma do melhor site de notícias e opinião do Brasil, o brasil.elpais.com.
Tem este título:
Ex-premiê espanhol Felipe González 
alerta sobre um possível “governo dos juízes” no Brasil

É com o ex-presidente do Governo da Espanha (1982-1996), Felipe González
Selecionei alguns trechos:
(...)
O ex-mandatário, que deu uma aula magna na USP,  também frisou a importância de que os três poderes da democracia representativa – o Executivo, Legislativo e Judiciário – estejam em equilíbrio. Para ele, o mais sensível é o Judiciário, que precisa ser independente ao aplicar a lei, mas que pode sofrer distorções durante o desenvolvimento democrático. Especialmente quando, segundo ele, existe um “Governo dos juízes”.

Isso pode estar ocorrendo no Brasil, segundo o socialista. “O que vejo é que a política, como em todas as partes, se degradou. Novos atores precisam inclusive se apresentar como antipolíticos. Então os juízes podem acabar se transformando em heróis que representam a emoção e a aspiração das pessoas, e em um poder muito mais importante do que o que emana da vontade popular”, explicou. E acrescentou: “Gosto dos juízes, mas prefiro os que se dirigem às pessoas por meio de sentenças, resoluções e autos judiciais. São os mais sérios e respeitáveis”.

-
Meu amigo Ruy Gessinger foi juiz, desembargador e professor. Hoje, advoga e é pecuarista. Ontem escreveu mais um primor de texto:

JUIZ MORO, PROTAGONISMO DA JUSTIÇA,
OU GOVERNO DOS JUÍZES E OUTROS QUEJANDOS

Juiz, singular, ou em grupo, significa poder.
Poder de ordenar o afastamento de alguém do lar,  anular um concurso,  ordenar uma prisão, essas coisas. Nalguns lugares, são eleitos; noutros nomeados  por notável saber jurídico e ilibada conduta, noutras por concurso.
Acontece que o juiz pensa. É um ser humano que tem sua ideologia.
Ele leva para sua sentença a marca de quem ele é: se veio de berço, se não teve berço, se é neurótico, se é liberal, se é conservador. Se está mal, se está bem.
Códigos milenares já dispuseram sobre condutas de juízes: o Código de Hamurabi, o Deuteronômio, as Ordenações, etc
Para se ver que, quando na época de Cristo, os romanos invadiram o que podemos chamar de Germânia;  sabem quem os exércitos levavam junto? Os juízes.  Para julgar os litígios entre invasores e invadidos. Juízes romanos.
Esse assunto espinhoso até permeou um filme: Lemon Tree. A história trata da luta de uma viúva palestina na justiça de Israel para que sua plantação de limões não seja destruída pelo seu novo vizinho, o Ministro da Defesa de Israel. Vale a pena ver e chorar ante a sentença dada pelo Tribunal.Mas é assim.
Também vale lembrar, na Alemanha, a teoria do Direito Nulo, Direito Injusto. Ou, ainda, até entre nós, o Direito Alternativo.
No Brasil o sistema jurídico e judiciário já se comprovou  não funcional.
Processos demoram; é litigância exagerada.  Tribunais levando a julgamento, por sessão, um quaquilhão de processos.
Enquanto isso setores do Judiciário entenderam que, sem embargo de leis garantistas, de pletora de recursos, poder-se-ia dar  mais efetividade às decisões.
Tudo, em termos ortodoxos e conservadores, "agredindo as  garantias constitucionais e o "due process of law"".
É o que estamos assistindo no Brasil: um protagonismo judicial sem precedentes. Hoje quem administra a distribuição de remédios é o juiz.  Quem administra tarifas de ônibus é o juiz.
Quem dita os rumos da política é um juiz e é o novo STF.
Vamos ver no que dá.
-
O Ruy postou este texto num grupo ao qual faço parte.
Lá pelas tantas, apareceu outra visão sobre o mesmo tema, no mesmo grupo:

O golpe
Moisés Mendes, jornalista

A direita tirou um peso das costas. Não precisa mais de Mourões, Castelos, Costas e Silvas, Médicis e Geisels. Temos agora a direita golpista sem a escora de alguém de farda. A criatividade brasileira inventou o golpe de toga. Finalmente, temos um golpe totalmente civil. E os juristas e legalistas brasileiros o que fazem? Os grandes juristas, os que enfrentaram a ditadura, quase todos morreram. Os vivos, em grande parte (e com bravas exceções), devem estar por aí divagando e estudando Hegel.
Aberta dos Morros, 17 de março de 2016.

-
Pra encerrar, um pequeno texto de um velho amigo, Neto Goulart:

Estamos a beira de uma guerra civil no Brasil. Insuflada, sabemos bem por quem. Como será? Segundo a ultima pesquisa, a "elite branca" ou pseudo "elite", é formada por pessoas acima de 50 anos, com curso superior e renda alta. Não vão arriscar seus carrões e suas camisas da CBF para ir à luta. Não pegarão em armas. Como será? Terão que pagar milícias para lutar por eles?
Como será?



--


mundo da grana farta

O salário do paladino do povo brasileiro


(clica em cima que amplia)




--


mundo midiático

A globo é a favor? Sou contra!

O jornalista Roberto Andrade escreve:

A ‪TV Globo‬ exibiu uma montagem rasteira e venal do grampo criminoso feito pela Polícia Federal - sem autorização judicial - nos telefones da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.
A família Marinho já havia me dado motivos para exercer opiniões críticas aos seus veículos e ao ‪jornalismo‬ (?) que praticam.
Agora a TVGlobo atinge níveis absurdos de irresponsabilidade ao envolver-se dessa forma com atos ilícitos na tentativa desesperada de criminalizar Lula e Dilma antes das instâncias legais. O jornalismo da TV Globo foi para a lata do lixo, onde já se encontram políticos, empresários e um bom número de agentes públicos.
O Brasil vive um momento desastroso em termos de informação, liberdades individuais e respeito às leis. Vamos todos pagar caro por isso, já nas próximas eleições.

-

HAHAHAHAHA!!!!!!!




--


mundo dos grampos

A Polícia Federal está acima de tudo!!

Duvida?
Leia esta matéria: PF gravou Dilma e Lula após Moro interromper interceptação telefônica

No http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/16/gravacao-entre-dilma-e-lula-foi-feita-depois-de-moro-decidir-pela-interrupcao-do-sigilo.htm


--


mundo midiático 2

Variadas

CANALHAS - Consegui assistir 3 minutos ontem do jornal nacional. Aí tive que tomar um Dramin, porque fiquei com ânsia de vômito. Em minutinhos, a parceira do Cid Moreira do século 21 omitiu duas informações importantes. Blerch!!!




--
PEPINO - Segunda trato de uma encrenca relativa a TV Record RS. Investigação está em curso. Calma, na segunda explico.
-
DEVE SER CULPA DO MORO -

Gilmar Mendes acumula maioria das ações contra posse de LulaDos dez processos, seis estão sobre a relatoria do ministro considerado o mais crítico ao governo federal


-
DEVE SER CULPA DO MORO - 2


Comércio de Santa Maria é convocado a fechar as portas por uma hora nesta tarde em Santa Maria


-
DEVE SER CULPA DO MORO - 3 - A melhor!! Como será que foi? O ônibus levantou as rodas da frente?


Violência

Transporte coletivo é assaltado em Caxias do Sul


-
DUAS CAPAS 10!






--



mundo dos bons conselhos

Do Mestre Dado Schneider

Dica para um país melhor:
- pensar duas vezes antes de teclar;
- evitar teclar assistindo noticiário;
- não romper amizade por política.


--


mundo do trabalhador


A águia pousou




Gelson Santana*

A águia pousou, mas não consegue definir qual será o seu próximo vôo. Sem rumo, voou em círculos, chegando a lugar nenhum.

Do alto da montanha, apenas observa milhões de brasileiros que ganharam as ruas protestando contra o governo. A falta de governo.

Muitos deles, sem emprego. Outros, sem esperança. E a grande maioria, sem nenhum deles.

Quem ainda tem o seu emprego, tem medo. E quem está fora do mercado de trabalho, não consegue voltar. Em apenas um ano, os desempregados aumentaram 41.5% e o número chegou a 9,1 milhões.

Eles não respeitam nada. E ninguém. Não assinaram e rasgaram a Constituição.

Vivem na mentira e da mentira para os outros e para si próprios. Sem nenhuma culpa.

Vivemos em um país rico em escândalos e carente de quase tudo.

Somos milhões de brasileiros que não sabem dimensionar os escândalos, mas entendem muito bem a diferença entre uma moradia digna e uma vida difícil sem transporte adequado, educação de qualidade, infra-estrutura e atendimento médico precários.

Nunca antes na história deste país, uma história foi tão mal contada e não deverá ter um final feliz. Só depende de nós.

A UGT, segunda maior central sindical do Brasil, que congrega 1.277 sindicatos, entre os quais o STICC , que representam 1,458 milhão de sindicalizados, não vai participar dos atos deste 18 de março, convocados por grupos que apoiam o governo e os atos de corrupção que foram comprovados em esquemas como o “Mensalão” e o “Petrolão”.

Também não aceitamos o retorno da CPMF e somos contra a reforma na Previdência Social, que retira direitos e iguala a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres.

Vamos seguir mobilizados para mudar a política, através do Impeachment, e ajustar a economia, com pleno emprego,valorização dos salários e aposentadorias e taxas de juros que favoreçam o consumo e o crédito para empresas e população.

Neste dia 18 de março, não iremos às ruas. A águia pousou.

* Gelson Santana
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil 


--



mundo literário

Meus amigos estão limpando as gavetas!

Lembro rapidamente de alguns que lançaram ou vão lançar livros: Ruy Gessinger, Paulo Motta e, agora, o Denison Mendes, jornalista dos bons!






--


mundo dos eventos

Um jubileu de avanços pelo consumidor


Alexandre Appel falou das experiências na direção do PROCON/RS 



O mais importante conjunto de leis para regular as relações de consumo no Brasil completou 25 anos. O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) chegou ao seu jubileu com a reputação de representar leis que realmente “pegaram” no País. Para celebrar essa trajetória, foi realizado na quarta, dia 16,, o evento Código de Defesa do Consumidor – 25 anos de Lutas e Conquistas. O jantar, restrito a homenageados e convidados, contou com cerca de 250 pessoas e ocorreu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC), pela Revista Consumidor e pelo Projeto Consumidor RS.
-
O CDC representa um importante instrumento de cidadania criado pela Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e sancionado em 1990. Além de estar na ponta da língua dos consumidores e disponível em todo local de comércio e de prestação de serviços, o Código mobiliza uma série de atores públicos, corporativos e civis em sua defesa. São esses representantes nacionais e do Estado que estarão sendo homenageados no evento. “Com a homenagem, reconhecemos a atuação de órgãos governamentais, entidades públicas e civis e entidades de classe empresariais pelas conquistas representadas ao longo de 25 anos de avanços no direito do consumidor”, ressaltou José Luiz da Silva, presidente do INEC.
-
 Reportagem completa no Programa Jornal do Consumidor dia 28/03/2016 às 22h30 na TV Urbana - www.tvurbana.tv.br - tvuplay.tv.br



--



mundo das piadinhas





-





11 comentários:

  1. Prévidi,

    Eu fico louco a cada vez que ouço ou leio algum político ou sindicalista dizer ( ou escrever ) que é contra a reforma da previdência. Se a Dilma a fizesse, pra mim, já estaria redimida dos seus ( inúmeros ) pecados. Só uma mente insana não entende a importância e a profundidade dessa reforma ( precisamos de outras, principalmente a trabalhista. Fui microempresário e falo com experiência. Hoje, de cada três funcionários que saem do emprego - dois entram na justiça do trabalho para levar, ou tirar, mais algum do patrão. Uma grande empresa resiste - repassa ao custo do produto - pequenas não têm a menor chance!). Eu tenho caso de amigos (eu trabalhei numa indústria química) que se aposentaram com 38 anos!, há vários - não de trabalho, de idade). A reforça tem que ser para TODOS - funcionários públicos e da iniciativa privada. Manter o status quo de hoje é odioso. Vou citar só mais uma vez ( não citarei mais, juro) o caso dos policiais e dos professores públicos: um brigadiano se aposenta, tranquilamente, aos 50 anos. Como viverá 80, 30 anos será sustentado por pelo agarrador de lingote quente da siderúrgica riograndense que, para se manter, terá que trabalhar até os 70 anos. Como, pelo amor de Deus, razão, pessoal! Como o nosso Estado - RS - vai segurar a barra desse sistema injusto, discriminatório, e continuar aposentando professores, brigadianos, policiais civis e outros com 50 anos de idade ( 25 de trabalho!)? Como continuarmos mantendo Coronéis aposentados - 370 - e somente 15 na ativa? O Brasil hoje, mantendo esse injusto sistema previdenciário, é o mesmo que a França pré revolução onde a plebe trabalhava para sustentar os nobres e o clero! Manter esse sistema é legar ao futuro ( não distante, no máximo 10, 15 anos) o caos!
    FIM: o estipendio de um coronel aposentado é tão bom que eles negam-se morrer. Como morrer? por que morrer? ui, que delícia, até posso morrer, mas que será injusto, isso será!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Paulo precisamos uma nova Constituição e não essa coisa que nos foi legada em 1988. Quando da elaboração da mesma aposentadoria foi dada a nada menos do que 3,5 milhões de trabalhadores rurais que jamais haviam contribuído. Isto sim absurdo.
      Quanto as “Rainhas da Inglaterra”, os ‘coronés’ da polícia ostensiva é um verdadeiro absurdo. Segundo sei eles somam mais de quinhentos e como há pelo menos três batalhões ambientais presumo que os mesmos não tenham o efetivo de batalhão e sim meia dúzia de gatos pingados para dar emprego a mais uma Rainha da Inglaterra. Essas figuras jamais são vistas nas ruas, pois a nobreza não lhes permite se somarem aos demais guardas em nossas ruas.

      Excluir
    2. Mas ela quer fazer a reforma. O problema é a oposição naquele congresso nefasto, que está só esperando pelos carguinhos com o impeachment, e trancou a pauta.

      Azar o dela, também. Se aliou ao PMDB. Agora aguenta.

      Excluir
  2. valeu pela divulgação do livro. grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Para mim, os dois ministerios se equivalem. Ambos cantam a Internacional Socialista. Sem sotaque!

    ResponderExcluir
  4. Sobre "O salário do paladino do povo brasileiro", referindo-se ao Juiz Sérgio Moro, quero manifestar minha opinião. Comparado aos salários recebidos pela maioria dos brasileiros, sem dúvida, ele ganha muito, mas, se consideramos o custo/benefício do trabalho dele, podemos afirmar que ele merece cada centavo recebido.
    Em 2 anos da operação Lava-Jato já foram recuperados cerca de R$ 2,9 bilhões, sem contar o "enjaulamento", até há bem pouco tempo inimaginável ou improvável, de vários figurões dos meios empresarial e político.
    Para mim, tanto ele quanto o pessoal do MPF, ainda que vivam 1.000 anos já terão justificados seus salários pelos resultados benéficos à sociedade produzidos até agora.
    Tem muito político, juiz, empresário, jogador de futebol é dirigente de clube de futebol por aí, que ganham até mais do que o Dr. Sérgio Moro e, no entanto, todos nós sabemos o que de fato eles produzem de útil à sociedade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inaceitáveis tais argumentos. Moro ao que eu saiba não é doutor e atropela princípios legais assim agindo. Não bastasse isto ele investiga apenas o que convém ao lado que lhe é simpático. Exemplo claro disto é que nos tempos de FHC o então deputado federal Alberto Goldman que foi vice-governador de São Paulo criou Lei Federal pela qual a Petrobras foi obrigada a receber e armazenar todo o álcool produzido por usineiros paulistas estocá-lo por tempo indeterminado e quando da retirada do mesmo a Petrobras não podia cobrar um único centavo e sendo obrigada a INDENIZAR aos pilantras pelo volume evaporado durante a armazenagem. Outro detalhe: aqui em nosso estado não se produz gasolina e sim apenas nafta. O Polo recebe essa nafta para desenvolver todos os seus produtos e dentre este está o MTBE, derivado que adicionado à nafta eleva a octanagem da mesma fazendo com que possa ser queimada nos motores como se fosse gasolina. Quando a lei que acima referi passou a viger foi PROIBIDA a adição do MTBE a nafta sob a cretina alegação de que o mesmo era poluente. A Europa importava e ainda adiciona o MTBE à nafta para ser queimada como se fosse gasolina. Os europeus são burros? Essa quadrilha a que me refiro nem de longe interessa aos propósitos desse magistrado. Carecemos de informação e assim os golpistas vão ditando normas que são engolidas pelos mal informados.

      Excluir
    2. Pois e tem que reclamar dos outros juízes que ganham tanto quanto e não trabalham.

      Excluir
  5. Não entro no mérito do salário do juiz Moro, o homem que é, com todos os méritos, a referência nacional em termos de retidão, probidade, ética e eficiência. A minha bronca é contra os salários dos funcionários públicos (todos , o juiz Moro incluso, federais principalmente) que literalmente explodiram durante a gestão petista. Não é recalque de quem não é marajá, just like me: no mundo civilizado há uma regra, uma proporção salarial entre o público e o privado que não passa de 1,4 ou 1,5 ( o valor médio dos salários dos funcionários públicos dos americanos do norte, por exemplo, é apenas 40 ou 50% maior do que os da iniciativa privada!). Um país onde a maioria da sua população ainda anda, quando anda, de chinelos de dedo, e onde o salário mínimo orbita 200 dólares, não é moral, um funcionário, pago com o suor ( ou sangue) da massa trabalhadora, receber 10 mil dólares, ou maior, por mês. Isso é, como diz o sujeitinho aquele da TV, uma vergonha!
    Em tempo: sou a favor de se ganhar bem, todos!

    ResponderExcluir
  6. Saiu truncada uma parte do meu comentário sobre "o salário do paladino do povo brasileiro": onde se lê "... jogador de futebol é dirigente de clube de futebol..", leia-se "JOGADOR DE FUTEBOL E ATÉ DIRIGENTE DE CLUBE DE FUTEBOL".

    ResponderExcluir
  7. Cabe uma correção no texto do meu comentário: Onde se lê "...jogador de futebol é dirigente de clube...", leia-se "...JOGADOR DE FUTEBOL E ATÉ DIRIGENTE DE CLUBE..."

    ResponderExcluir