Segunda, 20 de abril de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para






Um "MENOS UM" QUE ME DÓI MUITO ESCREVER

Quando vi este post do Renan Antunes de Oliveira no Facebook senti que a sua vida estava a perigo. Claro que não comentei nada com ele:





Renan estava em processo de recuperação de um transplante de rim. E antes de postar isto aí em cima, ele tinha escrito que estava com uma bactéria no pulmão. Tinha quedas de pressão, mas ia levando.
Estava se tratando com a hidroxicloroquina, por indicação médica, em sua casa em Florianópolis. Ontem teve uma parada cardíaca. Aos 71 anos, Renan tinha seis filhos e era casado com a Blanca. Na família, mais dois jornalistas: o irmão Paulo Gerson e a sobrinha Edith Auler.
...
Quem não o conheceu não imagina o que ele tem de história. Para terem uma ideia, ele foi o único gaúcho a ganhar o Prêmio Esso de Reportagem - Nacional e também foi o Jornalista do Ano do Prêmio Press em 2005.
Tenho histórias fantásticas dele e com ele.
A mais incrível foi quando cobriu o fenômeno da "maré vermelha" em Hermenegildo. Havia na Secretaria da Saúde do RS (tempo do Jair Soares) apenas UM livro sobre o que tinha acontecido no Balneário. Os jornalistas iam lá, pesquisavam e iam embora. Imagine o que o Renan fez...
Ele tinha um Opalão baleado. Foi a Hermenegildo para investigar o que tinha acontecido na real, inclusive com equipamentos para mergulho.
Qualquer hora conto as histórias dele.
Em 1978 fui trabalhar como repórter do Diário de Notícias. Era minha estreia no jornalismo. Renan era o chefe de reportagem. Quando escrevi a matéria e entreguei a ele, o cara foi no meu fígado: "Tua matéria tá uma merda! Levanta!" Sentou no meu lugar e escreveu em cinco minutos o que eu deveria ter feito. Texto limpo, certeiro. Quase desisti. Mas voltei e na segunda vez melhorei. Todo dia era assim: quando chegava, ele abria os outros jornais, com a mesma matéria que eu tinha feito. "Qual está melhor?". E eu dizia - evidente que não era a minha - e ele, com um sorriso: "Estás sendo honesto".
Teve também a vez que acampou na frente do prédio da RBS em Florianópolis. Isso mesmo, acampou no gramado com os filhos. Ficou muitos dias lá, até que atenderam o que reivindicava, do tempo que trabalhou no Diário Catarinense.
Uma das últimas vezes que falei "ao vivo" com ele foi quando trabalhou na sede do Psol, na Rua da República, em Porto Alegre. Conversamos algumas vezes no Centro.
Qualquer hora conto as histórias do Renan.
(O Paulo Gerson, seu irmão, se quiser, escreve um livro sobre ele)








AS PESSOAS CONSEGUEM
SOBREVIVER SEM ASSISTIR TV?





As modas são cíclicas.
Na década de 70 pouquíssimas pessoas admitiam que assistiam a novelas, como Irmãos Coragem. Era sempre o mesmo papo:
- Fui na cozinha pra tomar água e vi um pedaço da novela.
Esse tipo de desculpa virou até piada.
...
Todo mundo via TV, mas assistir o Chacrinha, por exemplo, era "coisa de empregada". Até que virou cult e as pessoas se reuniam, na casa de um "intelectual", para analisar as estripulias do animador - e, claro, ver as chacretes, que eles sempre afirmaram que aquilo era a "mercantilização do corpo das mulheres".
Anos 80 foi uma gandaia nas TVs. Muita mulher quase pelada! Ninguém reclamava. Esculhambação geral!! Famílias assistiam o Gugu e sempre tinha dezenas de gurias com tudo de fora. Quem não lembra da banheira do Gugu? E o sushi do Faustão? O SBT tinha um programa, apresentado pelo Miele, o Cocktail, que era um sucesso!!
Aí a partir de 90 baixou o moralismo e até as dançarinas dos programas da calourto começaram a usar biquínis da década de 50, apesar de nas praias... deixa pra lá.
...
Neste século voltou a moda de não ver TV.
Ninguém mais vê TV. Acredito que só o Flávio Dutra e eu assistimos a novela das 9. O mais interessante é que ninguém sabe nada de TV. No Facebook, quando alguém escreve algo sobre TV, comentam assim: "O que é isso?" ou "Quem é Faustão?".Interessante.
O mais curioso é que essa gente, que não vê TV, usa todas as modinhas de linguagem das "celebridades" e repórteres: "Gratidão", "demanda", "relativização", "em tempos de...", "protocolo", "empatia"... E começam a frase por "Então,...
...
Nesta semana fiquei apavorado. O Alexandre Garcia, dando entrevista para o Julio Ribeiro, disse que jamais assiste TV e na sua casa só tem o aparelho no quarto de hóspedes. Imagina!! Isso quer dizer que o cara não vê o Esporte Espetacular? Nem o BBB? HAHAHA!!!
Aí fiquei mais apavorado quando a filha do Julio, a Carol, faz um comentário dramático: ela não tem uma TV em casa. Estou quase fazendo uma vaquinha para comprar uma bem grande pra ela,já queo pai não dá!!
Mas, não, é opção da moça. Não v~e TV. E jamais assiste, diz ela, o Casos de Família e nem o Fofocalizando!! Como vive a Carol??
O mundo está perdido!!
Ou não?
De repente,o Alexandre e a Carol passam de vez em quando na cozinha e dão uma olhada na TV.
Pode ser.
Olha, ainda mais agora, exilado, vejo até reprise do Pereirão!!
HAHAHAHAHA!!!!


-


REFLEXÃO


Os governadores foram atrás dos "líderes" bandidos - João Agripino e Wilson José - e do nhonho #foramaia para "proteger a vida". Não importava a Economia, o País. Pois bem, os casos de contaminação crescem a cada dia e a situação do Estados já é insustentável.
Aí, todos os governadores machões querem quebrar de vez o Brasil, com esta ajuda maluca, aprovada pelo Congresso.
Sabem que esta ajuda vai durar um mês, nada além disso. E o que vão fazer depois?
A vida não estava em primeiro lugar?


-


SENSACIONAL!! OS FASCISTAS DO LOCKDOW - 
Por Guoherme Fiuza:

https://soundcloud.com/user-315574014/os-fascistas-do-lockdown

Algumas tuitadas do Fiuza:

Só faltava mesmo o show dos milionários. Como eles são bonzinhos (e charmosos). Só q essa vaquinha não vai aplacar um milionésimo da tragédia provocada pelo confinamento totalitário e burro - q a própria OMS já admite não poder ser indiscriminado. Mas no CoronaFest está tudo bem.

Existem poucas coisas no mundo mais deprimentes e deletérias do que burguês avarento querendo parecer solidário. Mas isso vai passar. E a patrulha que está barbarizando geral vai responder pelos seus abusos.

Num barraco com seis pessoas espremidas - duas tuberculosas e todas famintas - o desempregado da quarentena soube do show "Juntos em Casa" e pergunta se pode ser na casa do Mick Jagger. Ele topa na da Lady Gaga também.


-


ASSISTAM! A OMS MUDOU?





-



A GLOBO E O PT QUEREM MAIS GASTOS, PARA FALIR GERAL! - ATENÇÃO, ESTE É UM CÁLCULO SEM A TAL AJUDA APROVADA PELO CONGRESSO: O secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, afirmou que o país gastará 1,2 trilhão de reais com o o bicho chinês. Um cálculo simples: se 1 milhão ficarem doentes, cada um custará 1,2 milhão de reais. Custará para cada cidadão 5,5 mil reais. Se contar apenas os economicamente ativos, 12 mil reais.


-



AULA DE JORNALISMO CANALHA - Na Folha de S.Paulo:



-


CONTRIBUIÇÃO DA PANVEL
PARA O COMBATE AO BICHO CHINÊS

O flagra do absurdo foi do jornalista Luciano Nagel, na  Panvel Farmácias do Shopping Center Lar (Assis Brasil x Sertório)



No detalhe:




-


PERGUNTINHA QUE ME FAZEM

Sabes alguma coisa a respeito da Rede Pampa ter sumido da Internet? Desde Sexta-feira, 17, não consigo acessar a página das emissoras de rádio da empresa.


-


COPACABANA - Escreve o jornalista Clovis Heberle:

Uma amiga carioca que passou a páscoa em Copacabana conta que nas calçadas semidesertas pedintes disputam as pessoas que saem para comprar remédios e comida. Sem restaurantes, bares e lojas abertas, eles passam fome. Quatro semanas de isolamento social deixam suas marcas nas ruas e avenidas, com lixo amontoado e um forte cheiro de fezes e urina dos moradores de rua.
Esta é a realidade visível do bairro. A invisível está entre as paredes dos apartamentos, a maioria de quarto e sala ou "quitinetes" de um só ambiente com uma pequena cozinha e banheiro. Neles, 146 mil pessoas se amontoam em apenas 4,10 quilômetros quadrados. É o bairro com maior densidade demográfica e mais alta percentagem de idosos do Brasil.
Nos anos 50 e 60, ter um apartamento em Copacabana para morar ou passar temporadas era um sonho de consumo da classe média/alta.brasileira. As construtoras realizaram este sonho fazendo também edifícios com unidades cada vez menores e a preços mais acessíveis.
Hoje, estes proprietários - e seus filhos - são idosos, e o bairro, um asilo sem atendentes, já é o primeiro do Rio de Janeiro em mortes pelo coronavírus.
...
Quando minha mãe morreu, herdei um apartamento na esquina da Rua Bolívar com N.S. de Copacabana. Um belo quarto e sala, com um jardim de inverno. Depois do inventário vendi e não me arrependo. Aluguei algumas vezes por temporada. mas não valia a pena - sempre tinha uma bronca.
Não me arrependo.
...
Para terem uma ideia, em 2010, no último censo, Copacabana tinha 43.431 pessoas com mais de 60 anos.


-


IMPERDÍVEL! NO FERIADO!!




-



JOGO DURO - O Botafogo ataca o presidente e depois incorpora a Madre Teresa de Calcutá.

Do vereador Carlos Bolsonaro sobre Rodrigo Maia, o Nhonho.
A explicação está no http://flaviopereiranews.com/:
...
O vereador Carlos Bolsonaro, o 03, criticou no seu Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados,deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) pela reposta que deu ao presidente Jair Bolsonaro. Carlos tratou Maia pelo apelido BOTAFOGO,que lhe foi atribuído nas denúncias de propina da Operação LavaJato.
O que disse Crlos Bolsonaro:
“Botafogo ataca DIARIAMENTE o Presidente nas entrelinhas como um belo frouxo e quando recebe uma resposta aberta incorpora a Madre Tereza! Quanto tempo até vir com papinho de que está sendo atacado por robôs do gabinete do ódio como se a humanidade morresse de amores por ele?”


-


CHINESES TOMAM CONTA DE TUDO!
NEM A JAMAICA ESCAPA!





-


ESSE VICTORIO PÍFFERO, EX-DIRIGENTE DO INTER, SÓ PERDE - A última que ele perdeu foi uma ação movida contra o jornalista Fabiano Baldasso. E vai ter que pagar as custas do processo e o advogado  do Baldasso.
HAHAHAHAHA!!!!
...
Quem quiser ler a decisão do juiz é só pedir pelo jlprevidi@gmail.com.


-


VÍTIMAS DA UNICK FOREX - Os investidores que foram prejudicados pela Unik Forex criaram a Associação em Defesa dos Direitos dos Investidores da Unik Forex - ADDI/UNIK - com o objetivo de buscar a condenação na esfera criminal dos sócios da empresa. A ação penal tramita na Justiça Federal do RS. A entidade entrou com mandado de segurança no TRF-4 para ingressar como assistente de acusação do Ministério Público Federal. A entidade já reúne associados de diferentes Estados.

"Caso todas as vítimas ingressem com ações individuais a Justiça pode negar os pedidos argumentando tumulto processual. Por isso fazendo de forma coletiva é a alternativa mais viável na busca pelo Direito de quem foi prejudicado pela Unick, algo que está garantido pela Constituição como Direito de Propriedade. Eles são os reais proprietários dos valores aportados na Unick. Tanto as vítimas imediatas [nesta ação o Sistema Financeiro Nacional] como as mediatas [os associados] têm legitimidade para ingressar no processo como assistente de acusação. O interesse da Associação é ver os responsáveis condenados criminalmente", explica o advogado Demetrius Teixeira.

O Departamento Jurídico da Associação também busca ingressar na ação penal como assistente de acusação para que os sócios da Unick Forex respondam pelo crime contra a economia popular, também conhecido como Pirâmide Financeira. "Este crime não está na denúncia do Ministério Público Federal, mas acreditamos que existe conexão com a prática de lavagem de dinheiro, evasão de divisas entre outros. E portanto cabe à Justiça Federal conduzir a ação quando existe um crime de esfera estadual com conexão. O entendimento é do STJ", reforça o advogado.

A pandemia de Coronavírus impacta a economia brasileira com a redução da atividade produtiva como um todo. Para milhares de pessoas em todo o País a preocupação com as finanças é enorme,  mas para as vítimas da Unick Forex a situação é ainda mais crítica, pois o dinheiro que investiram poderia servir de poupança neste momento para as despesas mais urgentes. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas foram prejudicadas em todo Brasil.

"Em condições normais a prática do crime de pirâmide financeira é repugnante, pois ilude as pessoas com promessas de ganhos irreais, fazendo com que gastem recursos de poupanças e mesmo os próprios bens. A pandemia da Covid-19 torna o delito praticado pelos sócios da Unick mais grave assim como a necessidade da condenação criminal de todos, pois os investidores poderiam usar o dinheiro aplicado agora para necessidades pessoais e muitos estão passando sérias dificuldades", frisa.

Sócios da Unick Forex presos preventivamente foram soltos

A ADDI-Unick observa com cautela a decisão da Justiça Federal do Rio de Grande do Sul em soltar os sócios da Unick Forex, presos na Operação Lamanai, da Polícia Federal, em outubro passado, devido a Pandemia de Coronavírus. A magistrada Karine da Silva Cordeiro atendeu pedido da defesa do presidente da Unick Forex, Leidimar Lopes, e dos diretores da empresa, Danter da Silva e Marcos da Silva Kronhardt.

Ledimar Bernardo Lopes é monitorado por tornozeleira eletrônica e foi proibido de usar telefone celular e acessar à internet. A operação da PF recebeu o nome de Lamanai em referência a um sítio arqueológico localizado em Belize, na América Central, e que as autoridades suspeitam ter sido usado para aplicação de recursos obtidos dos clientes.

Como ingressar na Associação

Para ingressar na Associação, o interessado deve pagar uma taxa única no valor de R$ 50,00. O recurso será utilizado para o pagamento das despesas da entidade. Ao final do processo o valor que sobrar será doado para uma instituição filantrópica.

Contato: (51) 3781.9580 ou (51) 98661.0577


...

MUNDO NOVO DO TURISMO - Escreve o especialista na atividade turística José Justo:

Assim como ocorreu depois do Dilúvio, da Peste Grega, da Peste Negra, da Gripe Espanhola, do Vibrião Colérico e depois dos Coronavírus, 2021 será diferente. O Frontdesk* ouviu 20 especialistas de diversos setores e detectou sinais de evolução na crise, porem, com muito
sofrimento e uma guinada histórica nos conceitos de hospitalidade.
O cenário do turismo aponta que:
- entre 10% e 13% dos hotéis isolados existentes em 2019, fecharão as portas definitivamente;
- 1 em cada 4 hotel embandeirado ostentará uma outra bandeira, de uma administradora
diferente;
- uma em cada 6 empresas aéreas desaparecerão dos ares e
- 2 em cada 10 estabelecimentos de refeições fora do lar, não voltarão a funcionar;
- Desaparecerá 1 em cada 8 postos de trabalho.Ao mesmo tempo assistiremos o florescimento (da mesma forma que nas outras
tragédias) de novas formas técnicas e de expressão como:
- trabalho remoto, ou tele-trabalho;
- automatização e robotização de funções essenciais,
- desaparecimento de intermediários humanos na comercialização de hospedagem;
- Crescimento exponencial da tele-entrega de comida e remédio;
- acirramento da concorrência no setor de TI com o surgimento de novas formas de
"transformar conhecimento em bem comum", tanto no setor como na cadeia de fornecedores de insumos;
- uso intensivo de novas formas de contratação de mão-de-obra, prevalecendo majoritariamente a forma “PAY PER TASK”.
Na maioria dos países onde a pandemia recrudesceu, em 40 dias poderá haver uma retomada tímida em direção à normalidade, como ocorreu na China e na Coréia do Sul e está prevista para Alemanha e Portugal.
No Brasil não deverá ser diferente, com a abertura ocorrendo em maio de 2020, também timidamente, mesmo que ainda haja um cortejo fúnebre e funesto para ser resolvido. Os motivos para essa premissa? O “sistema” precisa tentar salvar as férias de julho e as eleições
municipais de outubro.
...
* FrontDesk boletim informativo com assuntos de interesse da Cadeia Produtiva do Turismo, enviado para 27.809 endereços.
Envie-nos sua opinião ou informação para o frontdesk@frontde




-----X.....


ALUGUE NA CIDADE BAIXA

Casa com 8 peças, 2 banheiros
8 peças: 2 quartos de frente, um outro quarto no meio, sala e varanda, cozinha, dispensa, área descoberta e 2 banheiros.

120 metros quadrados

Rua da República, 153 - parte de cima da casa (parte térrea está alugada)
Aluguel: R$ 3.000,00
Contato pelo jlprevidi@gmail.com


-----X.....



PIADINHA OU NÃO É PIADINHA






-


NÃO É PIADINHA


Reitero: NÃO É PIADINHA!

(clica em cima que amplia)





-


PIADINHA

Como está o César?


- Bom dia, é da recepção do Hospital São Jorge? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente. Queria saber se está melhor ou piorou.
- Qual é o nome do paciente?
- Chama-se Cesar e está no quarto 302.
- Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem.
- Bom dia, sou a enfermeira Lurdes. O que deseja?
- Gostaria de saber as condições clínicas do paciente César  do quarto 302, por favor!
- Um minuto, vou localizar o médico de plantão.
- Aqui é o Dr. Anderson Chaves plantonista. Em que posso ajudar?
- Olá, doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do César que está internado há três semanas no quarto 302.
- Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente. Um instante. Aqui está: Foi retirado o respirador, ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação hidroxicloroquina prescrita e vai ser
retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias.
- Ah, graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!
- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!
- Não, sou o próprio César telefonando aqui do 302!
E concluiu:
- É que todo mundo entra e sai do quarto e ninguém me diz nada! Eu só queria saber como estou...


Um comentário:

  1. Prévidi,
    Praticamente desisti de ouvir a Grenal, à exceção das manhãs, nas quais temos o Reche, mais um guri muito bom, o Gal, uma turma boa e cabeça.
    Hoje, por volta das 15 horas, o áudio da Band falhou e sintonizei meu celular na Grenal, meu Deus - que horror! Havia um guri falando - Rossi, baixando um pau no Bolsonaro e discursando sobre os 'votos do bilu, da bibi, do...' , acho que falava do tal BBB. (bota cultura nessa gurizada!). Mas isso, esse festival de asneiras, não parou. De repente, passou a dar um boletim da crise do Inter (enfim, futebol, e a rádio é Grenal - imagina-se que alguém ligue o rádio para ouvir sobre esportes, futebol, dupla grenal). Curtam o festival de desinformação 'O Inter deve 100 milhões nos Bancos e paga por mês de juro 5 ou 6 milhões' - uau! - 6% de juro??? nem a pau, Juvenal, no máximo os nossos clubes pagam 1 ou 1,2% de juro ao mês, pois têm patrimônio para garantir empréstimos. e seguiu, 'o Inter espera economizar uns 43 milhões ao mês para sair da crise!!! 43 milhões ao mês por 12 meses, dão 516 milhões. É claro que a besta leu errado, mas que diferença faz 43 ao mês ou ao ano? E pau no Bolsonaro! Acho que está cavando um empreguinho na 'Cuba Livre', pois tem as ferramentas, cultura 'zero' e da esquerda!

    ResponderExcluir