Bom Dia! Quarta, 13 de julho de 2011

Sabe quem é esse repórti?
 Tem que ter muita paciência para ouvir rádio
Não tem dia que não receba e-mails criticando as chamadas rádios de jornalismo. Raríssimas exceções. Quanto mais a frente estão no Ibope, maior o número de críticas.
Uma das coisas que mais me irrita é ouvir conselhos e mais conselhos de "repórteres" com voz de aluna de jardim de infância ou de rapazes assexuados. A impressão que tenho é que usam ainda aquelas calças plásticas, para as fraldas não vazarem. E desde cedo ficam lá, que tenho que ter atenção, que tenho que ter atenção especial, que a pista está escorregadia porque está chovendo, que por causa da chuvas os faróis devem ser ligados, dentre dezenas de outras asneiras, como se os ouvintes fossem idiotas. Se fosse um que outro dia, tudo bem, mas é desde a hora que levanto, por volta das 7 da manhã.
Ma não é só isso.
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Ontem recebi um e-mail do Ruy Gessinger:
Tá brabo aguentar os  lugares comuns dos repórteres de rádio.
- Assaltaram um banco! Ninguém foi preso. A Polícia dá buscas na região. 

Se alguém fosse preso, aí seria notícia, né?! E dar buscas na região? Será que os meliantes sempre ficam nas redondezas?
É brabo.

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Pobres crianças !!
 Dois caminhões batem de frente? "A polícia rodoviária ainda não sabe as causas do acidente".
Cai um avião? "Ainda não se sabe a causa do acidente". Pô, os caras levam anos para saber as causas de um acidente aéreo!! Será que essas figuras nunca escutaram isso??!!
É comum também escutarmos que determinada estrada está bloqueada por um acidente ou por mais uma baderna do mst, e o repórter lasca: "Os motoristas devem ter atenção redobrada". Ora, meu Deus, se o infeliz vai ficar parado na estrada (ah, eles dizem rodovia) por que tem que ter mais atenção?
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O jornalista Wilson Rosa também escreveu ontem. Na pleura:
O Comercial tá superando o Jornalismo. Nas rádios, termina o bloco de comerciais, tocam a vinheta do próximo programa, o apresentador dá a hora e a temperatura e lê toda a lista de patrocinadores. Alguns falam meia dúzia de observações e retornam para o intervalo.
Na volta dos comerciais é a mesma coisa: "Esse é o Programa X, oferecimento.."
O pior é quando repetem os mesmos patrocinadores que acabamos de ouvir.
Deve ser orientação do Comercial.

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O chato do comercial
 Quer saber de uma coisa, Wilson? O maior chato com esse negócio de patrocinadores é o Lauro Quadros. Duvido que um diretor comercial responsável apoie o cara brincar com uma funerária que banca o programa há anos. Qualquer profissional do comercial sabe que essa repetição é gol contra, o ouvinte pula de estação, quando o apresentador começa a puxar o saco demais.
Para ficar só na Rádio Gaúcha: o André Machado não faz o que o chato do Lauro Quadros insiste, todos os dias.
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Pensando bem, não sei o que me irrita mais: os/as "repórteres" ou os comerciais.
Já escrevi e repito: vai chegar o dia que até arroto de apresentador vai ser patrocinado.
Tipo:
"O bocejo do Fulano é um oferecimento de Maracujina".
"O tapa na mesa do Limão é um patrocínio de Móveis Todeschini".
"O arroto do Beltrano é um oferecimento de Olina"
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Quem viver verá!!

Esse, pelo menos, teve a felicidade de não ver essas barbaridades

Um comentário:

  1. Boa matéria.
    TEmos que pensar e repensar o rádio no Brasil. Tem coisas boas, mas sinceramente, tem coisas INSUPORTÁVEIS NAS RÁDIOS

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