Vinhos e Afins - 21 de julho de 2011

Larentis lança nova marca de vinho para comemorar 10 anos
Nada melhor do que comemorar 10 safras lançando uma nova marca, seguindo o mesmo conceito. A Vinhos Larentis, que festeja sua primeira década na elaboração de vinhos, se prepara para apresentar seu primeiro assemblage. É um vinho tinto, resultado do perfeito equilíbrio entre quatro variedades, todas cultivadas em vinhedos próprios, no Villagio Larentis, propriedade da família no Vale dos Vinhedos. O lançamento será entre amigos, clientes, fornecedores, parceiros e imprensa em evento que acontece no dia 27 de julho na própria cantina.
Do plantio à colheita, da elaboração à comercialização, todo processo é desempenhado por três gerações da família Larentis, uma rotina que iniciou em 2001, quando a produção deixou de ser artesanal e passou a priorizar a elaboração de vinhos finos. Quem visita a vinícola hoje, se depara com os membros da família desempenhando diversas funções, especialmente no atendimento que é prestado no varejo da cantina. Eles sempre estão no entorno da vinícola.

O patriarca Cilo Larentis e os filhos Celso, Larri e Olivar


Com uma estrutura de tanques de aço inox, barris de carvalho norte-americano e equipamentos de última geração, a Vinhos Larentis se dedica a produção de vinhos finos com a identidade do Vale dos Vinhedos. Seus vinhedos próprios são cultivados em sistema espaldeira e o manejo recebe atenção especial com raleio de cacho, desfolha, desbrote para limitar a produção e seleção manual de cachos nos próprios vinhedos durante a colheita. Este mesmo tratamento é destinado ao visitante que recebe atendimento diferenciado, cuidados que passam integralmente pelas mãos da família.
Nos 18 hectares da família são cultivadas variedades superiores como Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot, Pinotage, Ancellotta e a branca Chardonnay. Com uma capacidade fabril de 100 mil litros a vinícola produz atualmente 80.000 litros por ano. Hoje com uma linha composta pelos vinhos Reserva Especial (Ancellotta, Merlot, Cabernet Sauvignon e Marselan), pelos Varietais Nobres (Pinotage, Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay), pelos Espumantes (Brut e Moscatel), pelo Bag-in-box Vigna D’Oro (tinto e branco seco) e pelo Vigna D’Oro (tinto e branco suave), a Vinhos Larentis aposta no controle da qualidade em todo o processo.
Os vinhos e espumantes Larentis podem ser adquiridos no próprio varejo da empresa ou através do site www.larentis.com.br. O principal canal é a venda direta ao consumidor.
Fotos de Janquiel Mesturini.

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Ibravin apoia curso ''Negócios do Vinho"

Voltado para empreendedores da área enogastronômica, produtores, importadores, distribuidores, consumidores ou simplesmente apreciadores da bebida, o inédito curso “Negócios do Vinho”, lançado em parceria exclusiva entre PEC-FGV (Programa de Educação Continuada da Fundação Getulio Vargas) e ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), tem como objetivo ampliar, aprofundar e atualizar o conhecimento de seus alunos sobre os negócios deste ramo.
Além de aulas expositivas, o curso que terá duração de 60 horas, contará também com discussões orientadas, degustações e análises sensoriais, exercícios em sala de aula e palestras. Entre os temas abordados estão: História sócio econômica do vinho, O vinho na atualidade, A produção e o consumo, Serviço do vinho e a Enogastronomia, Planejamento de negócios do vinho e Logística e pontos de venda.
As empresas apoiadoras Salton, World Wine e Wines of Argentina, oferecerão seus melhores vinhos para as análises sensoriais realizadas durante as aulas. Já o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin) patrocinará a estada de três dias dos alunos na região vinícola do Brasil. A turma fará visitas técnicas a algumas vinícolas, entre elas, a centenária Salton. Na ocasião, os alunos conhecerão detalhes das etapas de produção, logística e comercialização. Neste dia, a visita à fábrica e a aula serão comandadas por enólogos destas vinícolas. “Sem dúvida, esta será uma oportunidade única para os nossos alunos”, enfatiza o coordenador do curso, Túlio Rodrigues.
Dentre os renomados professores estão José Luiz Borges, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), Arthur Azevedo e Mário Telles Junior, diretores executivos da ABS-SP,  Gustavo de Paula, diretor de degustação da ABS-SP e Bruno Vianna, diretor de cursos da ABS-Campinas. “Este curso capacitará multiplicadores que trabalharão na formação da cultura de novos consumidores de vinho. No Brasil, percebemos o aumento na capacidade de compra dos consumidores, mas os hábitos de consumo ainda não mudam na mesma velocidade”, analisa Rodrigues.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de agosto. As aulas acontecerão às terças-feiras das 19h30 as 22h45 na FGV, Rua Itapeva, 432. O requisito para se inscrever é ter graduação em qualquer área ou tempo de experiência comprovado na área do vinho. Mais informações: http://www.fgv.br/pec.

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