Golpe na Câmara de Vereadores de Porto Alegre?
Em 1981 o PDT tinha o direito de indicar o presidente da Assembléia gaúcha. Recém criado, o partido tinha uma excelente chance para crescer e se estruturar no Estado - afinal, era o cargo mais importante que os partidos de Oposição poderiam ocupar. O governador ainda era nomeado - Amaral de Souza. Lembre que a eleição para governador foi em 1982 e para prefeito de Porto Alegre em 1985.
Pois bem, no início de 81 o primeiro deputado do PDT lançado foi Aldo Pinto, um parlamentar experiente, com trânsito nas bancadas do PMDB e do PDS. Aí Américo Copetti decidiu também aspirar a vaga. Também tinha experiência parlamentar. Aí um deputado de primeira viagem decidiu que também gostaria de ser presidente, José Antônio Albrecht.
Muitos debates, muitas matérias nos jornais, mas quem decidiria, apenas, eram os próprios deputados do PDT. Lógico que Brizola e os dirigentes estaduais iriam dar palpites. E, para quem não sabe, Brizola tinha um peso enorme nas decisões.
Um dia, pouco antes da reunião final dos deputados, estavam numa mesa, em uma Comissão Permanente, vários jornalistas e dois deputados: Porfírio Peixoto, hoje conselheiro do Tribunal de Contas e um dos postulantes a presidente, José Albrecht. Papo descontraído. Lá pelas tantas, Albrecht pergunta para o colega:
- Porfírio onde tem banheiro neste andar?
Com um leve sorriso, Porfírio indicou.
Quando Albrecht se levantou, Porfírio passou a mão na calva, sorriu e disse para os jornalistas, em voz baixa:
- Para um deputado ser presidente da Assembleia tem que conhecer, primeiro, os banheiros da Casa.
Imagine as gargalhadas.
-----
Me contaram ontem que o PDT terá o direito de indicar o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Hoje, são 5 vereadores titulares; João Bosco Vaz, Mauro Zacher, Tarciso, Márcio Bins Ely e Doutor Thiago, que entrou na vaga de Juliana Brizola.
O natural, o lógico, uma demonstração de bom senso é a indicação de um vereador que conheça "os banheiros da Câmara"; ou seja, um vereador experiente. Nesta categoria estão os dois primeiros da relação, João Bosco e Zacher. O primeiro é secretário da Copa e não vai voltar ao mandato. Naturalmente, Zacher seria o indicado.
Mas, pelo jeito, os "novatos" se rebelaram.
Tarciso e o Doutor comprometeram-se formalmente com a candidatura de Bins Ely.
É verdade? É.
-----
Com a palavra os dirigentes municipais e estaduais do PDT.
É golpe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário